Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Danimalves

Vendas de iPhone 5 em São Paulo

Posts Recomendados

Olá,

Sou nova no fórum, e resolvi começar aqui levantando uma questão que tem me intrigado um pouco.

Quem mora em São Paulo deve estar ciente do quão difícil está achar algum iPhone 5 pra comprar nas operadoras, em shoppings e etc. Eu comecei minha busca essa semana e consegui comprar o meu ontem. Mas o que me intrigou foi o fato de que indo nas operadoras, todas elas me informaram que eles só estavam vendendo o iPhone 5 se você adquirisse o plano deles (pós-pago, é claro), e isso, que fique claro, não resultava em nenhum tipo de desconto, o preço seria normal.

Fui até na Oi, onde eu já sou cliente pós pago e falaram que eu teria que mudar de plano pra conseguir comprá-lo.

Na Tim, era ainda "pior", eles só vendiam se você adquirisse o plano e o seguro contra roubo, eu acabei comprando na Tim porque foi o único lugar que eu encontrei e quanto ao seguro, eu iria adquirir de qualquer forma, mesmo. Mas o que me intriga é.. Até onde as operadoras tem o direito de te "forçar" a comprar algum serviço deles? Porque todas elas vendem o iPhone desbloqueado, mas com essa imposição o sentido de comprar um aparelho desbloqueado cai por terra, porque você é quase obrigado a usar a operadora na qual você está comprando.

Enfim, alguém sabe dizer se isso está acontecendo só em SP ou se é no Brasil inteiro? Alguém tem uma experiência parecida? Alguém sabe dizer se tem alguma lei que permite isso, ou não?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é venda casada, o que vai contra o código de defesa do consumidor. Na teoria, você consegue comprar somente o produto que quer, avulso de qualquer coisa. Liga no procon, informa isso, e ve o que falam. A única coisa que compro em loja no Brasil é comida, móveis e ticket pro cinema, então não passei por isso pra saber como é na prática.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em todo lançamento de iPhone eles tentam empurrar isso. Chama um gerente e cita o Procom que eles te vendem rapidinho. Aqui no fórum mesmo houve alguns relatos de pessoas que conseguiram fazendo isso, nos anos passados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é compra casada?

Se você, por exemplo, já entrou em alguma loja e, além de comprar o que desejava, gastou também com algum tipo de serviço oferecido, mesmo sem desejar adquirir, preste atenção: você foi vítima da Venda Casada.

Das muitas maneiras possíveis de induzir o consumidor a uma compra, a Venda Casada é a mais "disfarçada" delas. O Código de Defesa do Consumidor proíbe expressamente essa conduta, definida como crime contra a ordem econômica e contra as relações de consumo.

Tanto a venda casada stricto sensu quanto a lato sensu são consideradas práticas abusivas, pois interferem indevidamente na vontade do consumidor, que fica enfraquecido em sua liberdade de opção.

2. Disposições Legais e Jurisprudência.

O que diz a Lei a respeito do tema venda casada? O Código de Defesa do Consumidor, artigo 39, esclarece de forma inequívoca:

“Art. 39 - é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas

Inciso I: "condicionar o fornecimento de produtos ou serviços ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos".

Geraldo Magela Alves explica tal preceito legal:

“Quer-se evitar que o consumidor, para ter acesso ao produto ou serviço que efetivamente deseja, tenha de arcar com o ônus de adquirir outro, não de sua eleição, mas imposto pelo fornecedor como condição à usufruição do desejado”.[2]

No que se refere a limite quantitativo, entende-se que diz respeito ao mesmo produto ou serviço. No entanto, neste caso, o Código Consumerista não estabeleceu uma proibição absoluta. Assim o limite quantitativo é admissível desde que haja justa causa para imposição.

A justa causa, porém, só tem aplicação aos limites quantitativos que sejam inferiores à quantidade desejada pelo consumidor, isto é, o fornecedor não pode obrigar o consumidor a contratar a maior ou menor do que as suas necessidades.

Em outras palavras, o legislador também quis coibir aquela prática denominada “consumação mínima”. Então, nenhum fornecedor pode condicionar a entrada de um consumidor em seu recinto ao pagamento de certa quantia mínima, determinando-lhe previamente quanto tem de pagar. Permite-se apenas a cobrança fixa de ingresso de entrada, ou qualquer valor sob rubrica semelhante.

O cliente tem direito de consumir apenas alguma ínfima parcela dos produtos vendidos pelo fornecedor, e, em conseqüência, de pagar só aquilo que consumir.

Se a consumação mínima for apresentada para pagamento, incluída na nota de débito, o consumidor tem todo o direito de se recusar ao pagamento.

Aliás, a prática da consumação mínima se traduz em enriquecimento sem causa do estabelecimento comercial, pois permiti a este cobrar por produto ou um serviço não consumido pelo cliente.

Eventual quantia paga pelo consumidor a tal título enseja a este o direito à repetição em dobro do que desembolsou, corrigido monetariamente e acrescido dos juros legais.

Nesse diapasão, importante mencionar as palavras de Antônio Herman de Vasconcelos e Benjamin:

“O fornecedor não pode obrigar o consumidor a adquirir quantidade maior que as suas necessidades. Assim, se o consumidor quer adquirir uma lata de óleo, não é lícito ao fornecedor condicionar a venda à aquisição de duas outras unidades. A solução também é aplicável aos brindes, promoções e bens com desconto. O consumidor sempre tem o direito de, em desejando, recusar a aquisição quantitativamente casada, desde que pague o preço normal do produto ou serviço, isto é, sem desconto."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imprima a parede de texto acima e deixa guardado na carteira. Sempre que for preciso basta mostrar ao vendedor/ gerente. Deve ajudar heuehehehueheue

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também concordo que é venda casada, porém o procon não esta adiantando, pois eles dizem que vende desbloqueado mas estes que eles tem no estoque São só para ser vendido com plano então dizem para vc deixar o telefone que quando chegar te ligam, e por este motivo o que devemos fazer??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Haha então até recorrendo no Procon esses caras inventam moda. O jeito é ir embora daqui o mais rápido possível mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Giuliano Petroni
      Bom dia pessoal, estou fazendo uma cotação na loja Mônaco (Mac) achei os preços legais em relação à concorrência. Gostaria de saber se alguém do grupo já comprou lá, se é uma compra segura? Desde já agradeço!
    • Por Marina Mafort
      Ontem tinha um anúncio no mercado livre de um iPhone 7 Plus de 128gb por 1497, mesmo sendo um risco e com um preço bem diferente  de outros vendedores, eu resolvi arriscar porque tudo seria feito pelo mercado pago, e se der problema o ML devolve o dinheiro. Comprei pra dar para a minha mãe, porque o celular dela tá muito ruim. 
      Hoje de manhã o anúncio havia sido excluído e o cara cancelou a compra. Eu fiquei muito irritada pq eu já tinha falado pra minha mãe que tinha comprado, e agora ela ficou super triste pq estava esperando mt ter um iPhone. 
      Alguém sabe de algum golpe que pode ser feito a partir disso? O cara tinha 29 compras e avaliações positivas, e como tudo foi feito pelo mercado pago, não vejo uma forma de golpe, a não ser talvez, pq ele oferecia um desconto para 1003 se pagasse por boleto, o que eu não fiz, pq achei q teria um risco.
      Enfim, vi pessoas comentando em outros tópicos sobre pessoas confiáveis que vendem iPhones aqui, alguém sabe onde posso encontrar?
    • Por Mateus Avila
      Boa noite! 
      Galera tem um vendendor no Mercado Livre que está vendendo um iPhone 6s 32 GB por 1700 reais (promoção). Estou achando que pode ser um golpe mas o mesmo já vendeu 28 iPhones. Ele aceita mercado pago. 
      O que vcs acham é golpe compro ou não compro? 
      O mercado pago me dá alguma segurança ???
    • Por Ga_Quessada
      Bom dia, Galera.
       
      Estou com um dinheiro guardado que economizei para compra algo bacana e estou meio que pendendo pra Philips Hue.
       
      Mas eu não conheço ninguém que tenha esse brinquedo pra conversar sobre... E Algo desse valor, é bacana você ter um ponto de apoio, ou seja, alguém que te recomende! Afinal, não tenho como testar.
       
      Queria saber se alguém daqui possui a Hue e, sinceramente, se vale a pena o investimento.
       
      (eu já uso lâmpadas de LED, falando em consumo energético. Vamos debater o lado ~funcional~ da coisa.)
       
       
    • Por Vicente Cancella
      Galera,
       
      Depois do falecimento precoce do meu macbook pro late 2011, eu precisava adquirir um novo macbook pro. Como a tela de 13 polegadas é muito pequena, na minha opinião, resolvi adquirir um modelo básico do modelo de 15 poledas.
       
       
      No meio das minhas pesquisas, descobri um guia do site Apple insider, que tem descontos exclusivos muito bons.
       
      Um MBPRetina de 15, modelo mediano, com Apple Care e Apple TV grátis saindo 20 doláres mais barato que o modelo básico com AppleCare pelo site/loja da Apple!
       
      Achei que a dica era interessante, não me responsabilizo por problemas  .
       
       
      Abraços
    • Por mersocarlin
      Olá pessoal!
       
      Sou novo aqui no fórum e não encontrei nenhuma dúvida parecida com a minha. (Desculpem se, por acaso, for repetida).
       
      Estou prestes à comprar um Macbook pela primeira vez e tenho algumas dúvidas quanto à qual comprar.
      Atualmente o site da apple possui três modelos de 13.3" e dois de 15.4". 
       
      Percebi que apenas o modelo mais caro entre os de 15.4 vem com a placa de vídeo dedicada, e achei o preço um pouco acima do meu orçamento. No final, fiquei na dúvida entre dois tipos de configurações e gostaria da ajuda e recomendação de vocês:
       
      Modelo de 15.4", processador i7 quad core 2,2 GHZ, 16GB de memória e HD de 256 SSD 
      Modelo de 13.3", processador i7 dual core 2,8GHZ, 16GB de memória e HD de 512 SSD.
       
      Qual a recomendação? 
       
      Ir para um com tela maior, processador melhor e abdicar de um pouco de espaço em disco ou escolher o de tela menor, processador um pouco inferior e com o dobro de espaço? 
       
      Desde já obrigado pela compreensão! 
       
      Valeu!
    • Por tarlanbrunet
      Pessoal estou com um probleminha ao comprar qualquer coisa pelo iTunes e Mac App Store. 
      Clico para comprar o item, digito a senha como solicitado, mas ai aparece a mensagem abaixo:
       

       
      clico em ok e aparece esta outra:
       

       
      Só pra constar, tenho cartão devidamente registrado - e liberado para USD - na conta, e até comprei e compro Apps e músicas pelo iPhone e iPad, mas no computador nada! 
      Até ai, isto não é um grande incomodo já que posso comprar pelo iPhone meus Apps e Músicas, mas no caso da Mac App Store não! 
      Inclusive perdi várias promoções legais no fim de semana que passou, o que me deixou frustrado. Um detalhe é que, como sou novo no Mac - faz uma semana que meu Mac Mini Chegou - então não sei se é algum problema nas configurações ou se é birra da Apple comigo, porque se compro pelo iPhone, porque não no Mac? 
       
      Por isto conto com a ajuda de algum de vocês que tenham passado ou estejam passando pelo mesmo problema, e claro, se há uma solução sem que antes que eu perca a cabeça com as atendentes. 
      Desde já, obrigado! 
    • Por Gabriel M. Biff
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482232424-celular-iphone-3gs-8gb-a1303-preto-desbloqueado-sem-servico-_JM
      O que vocês acham? É fácil de desbloquear? Vale a pena pelo preço?
    • Por Danimalves
      Hoje recebi um e-mail dizendo que o iPhone 5 tá disponível na Fnac, eles só tem o modelo de 16GB (branco e preto) e está saindo por R$ 2.489,00.
      E aí, alguém vai? Rs.
    • Por Gabriel Koeche
      Olá, estava pesquisando por sites de compras no exterior e acabei encontrando o boxbrazil.com que é muito parecido com o skybox.net. Gostaria de saber se ele é um site confiável e se é tranquilo de fazer compras por sites deste tipo.
      Obrigado
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      48.588
    • Total de Posts
      414.986
×
×
  • Criar Novo...