Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desativem o SWAP!


dseroiska

Posts Recomendados

Bom pra min não fez falta, não tem nada de efeito psicológico, trabalho com TI sei do que falo, enfim coloquei pra ajudar, se tiver mais que 8GB ram faça o teste.

Acho que 90% aqui também trabalha com TI e sabe o que diz, trabalho a 15 anos com Unix e já usei sistemas com swap e sem swap, por mais memória que você tenha, quando precisar e não tiver, seu sistema vai 'abrir as pernas'..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que 90% aqui também trabalha com TI e sabe o que diz, trabalho a 15 anos com Unix e já usei sistemas com swap e sem swap, por mais memória que você tenha, quando precisar e não tiver, seu sistema vai 'abrir as pernas'..

Existem casos (raros, que se digam), onde o SO utiliza da SWAP, mesmo com muita memória livre disponível.

Na minha época de TI éramos conhecidos como "Também Ignorantes"

Editado por Anderson Siqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pra min não fez falta, não tem nada de efeito psicológico, trabalho com TI sei do que falo, enfim coloquei pra ajudar, se tiver mais que 8GB ram faça o teste.

Brother, não estou te hostilizando, só estou tentando entender tecnicamente porque o sitema melhoraria ao desativar a SWAP.

Como você é da área, pode me responde essa questão: qual a justificativa técnica para haver melhora de desempenho ao desativar a SWAP sendo que ela é usada somente na falta de memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também trabalho com TI ja ha algum tempo e nem por isso uso isso como pretexto.

Ao contrário, uso informações tecnicas fornecidas pelo próprio fabricante do sistema (como citei logo acima) : http://support.apple.com/kb/HT1342

Esse tipo de "dica" é um pouco controversa e para muitos usuários leigos/espertinhos isso pode gerar uma enorme dor de cabeça.

Editado por TIGOS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também trabalho com TI ja ha algum tempo e nem por isso uso isso como pretexto.

Ao contrário, uso informações tecnicas fornecidas pelo próprio fabricante do sistema (como citei logo acima) : http://support.apple.com/kb/HT1342

Esse tipo de "dica" é um pouco controversa e para muitos usuários leigos/espertinhos isso pode gerar uma enorme dor de cabeça.

Não vai querer desativar o SWAP com 2Gb de memória vai? enfim fiz isso pois tenho muita memória e mesmo trabalhando com VM's não senti "Lag" nenhum coisa que tive quando estava com o swap ativo, agora se um dia eu notar que o sistema está ficando "lento" eu ativo o swap pra ver no que vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando e resolvi checar o meu mac. Aqui tenho 7GB de RAM livre e usou 1,94 GB de troca. Eu pergunto porque está usando a troca com tanta RAM livre?

http://www.dropbox.com/s/jedjihd1ayvels3/Captura%20de%20Tela%202013-01-10%20às%2021.07.47.png

Editado por andrejm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando e resolvi checar o meu mac. Aqui tenho 7GB de RAM livre e usou 1,94 GB de troca. Eu pergunto porque está usando a troca com tanta RAM livre?

http://www.dropbox.c...às 21.07.47.png

Como eu disse anteriormente, mesmo que tu tenhas quantidades exorbitantes de memória RAM, o SO ou mesmo os Softwares de terceiros costumam utilizar a SWAP.

Eu não sei lhe explicar o Real motivo neste momento, porém irei pesquisar mais à fundo e retorno com a solução.

Me lembro de haver lido algo à respeito em uma edição antiga da revista PC&CIA. Na matéria ficava claro que podíamos diminuir o arquivo de troca, mas jamais deveríamos desativá-lo no Disco do Sistema Operacional...

Não importa se você tem 2GB, 4GB, 8GB, 16GB, 32GB, 64GB... o Sistema Operacional irá SIM utilizar o SWAP, mesmo com memória física livre, e se ela não estiver lá... PAU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...porém irei pesquisar mais à fundo e retorno com a solução...

Acho que entendi o que você quis dizer. Mesmo assim nunca me preocupei com isso até porque se existe isso no sistema é porque é necessário para o funcionamento. Apenas achei curioso o meu Mac ter 16GB de RAM e mesmo assim está utilizando a troca no hd.

Para mim não precisa usar o seu tempo para isso, de qualquer forma, caso procure e descubra, estarei aqui para aprender.

Editado por andrejm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

andrejm, você levantou um questionamento que também me surgiu acompanhando este tópico. Possuo 8GB de RAM e não utilizo nada pesado, ficando sempre com uma média de 4GB livres. E mesmo assim, como no seu caso, verifiquei que a SWAP está sendo utilizada.

Acredito que, conforme o Anderson Siqueira explanou, algumas funcionalidades do SO e/ou alguns aplicativos utilizam da SWAP em determinados momentos, independente do fato de se possuir memória física livre para utilização.

Sobre o foco principal, também não vejo lógica no ganho de desempenho após desativar a SWAP. Penso que, se houvesse lógica nisso, seria ao contrário, perdendo desempenho pelo fato da SWAP não poder ser acessada quando necessário. E já sabemos que, em determinados momentos, sim, é necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início de 2012 desativei o swap por conta do SSD e dos 8GB de Ram que possuo ficando uns 3 meses nessa situação. A única coisa que notei foi que o sistema passou a trabalhar melhor o uso da memória Ram, apenas isso. Acredito que por não estar habilitado o swap o sistema gerencia melhor a memória.

No fim habilitei novamente pois não percebi ganho real de performance apesar da minha preocupação com o desgaste do SSD por conta das gravações do swap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(…) no mac fiz [a desativação do swap] depois que passei ele para 16GB de ram. (…)

E aqui está sua resposta: o desempenho de sua máquina não melhorou somente por ter retirado o SWAP, mas por vc ter aumentado a quantidade de memória RAM (os processos que iniciam com o sistema não precisam mais competir por pouca RAM, qnd s tem de sobra). Ainda por conta disso, usando menos o HD, que além de mais lento utiliza mais energia, foi possível perceber que a bateria está durando mais no teu caso.

Um pouco de teoria:

Para que qq programa execute, ele precisa de uma certa quantia de memória alocada a ele. Computadores atuais utilizam a memória RAM como memória principal. Neste caso, para ser executado, um programa precisa ser carregado na memória RAM. Como é mais custosa que a memória secundária, além de ocupar mais espaço físico por MB, é comum encontrarmos máquinas que possuam muitas vezes mais memória secundária (normalmente HD's) que memória principal. Por outro lado, temos máquinas ao mesmo tempo multitarefa e multiusuário, o que significa, de maneira bruta, que temos o potencial de usar toda a memória principal do computador rapidamente.

Porém, mesmo existindo múltiplas tarefas carregadas em memória, e múltiplos usuários logados, em geral, nem todas as tarefas e usuários estão interagindo com o sistema 100% do tempo (dêem uma olhada em qnts processos estão ociosos nos gerenciadores de tarefas de vcs). Para evitar que fiquemos sem memória disponível, então, cada SO utiliza de uma política (ou conjunto delas) para liberar memória constantemente, mesmo que ela não seja necessária especificamente naquele momento (ora, é muito provável que um programa acessado pela última vez há 3 horas não seja acessado nos próximos 10 min tb, mas que algum usuário precise de memória disponível para um novo programa ou mesmo para o que atualmente esteja sendo acessado por ele). Por esse motivo, o SWAP é, sim, utilizado mesmo que ainda haja memória livre. É bom observar que, ainda que sempre feche os programas que não use constantemente, pode ser que o SO escolha partes não utilizadas de programas para o SWAP; ou seja, não há como evitar completamente o uso do mesmo (a não ser que o desative).

Espero ter respondido ao:

Como eu disse anteriormente, mesmo que tu tenhas quantidades exorbitantes de memória RAM, o SO ou mesmo os Softwares de terceiros costumam utilizar a SWAP.

Eu não sei lhe explicar o Real motivo neste momento, porém irei pesquisar mais à fundo e retorno com a solução.

Tá, mas fora a vantagem de liberar espaço em disco (caso esteja realmente curto em espaço), pq não desativar o SWAP? Bem, em muitos casos, sua desativação pode passar despercebida pelos usuários: se vc possuir mais memória principal do que realmente utiliza, nem haverá muita mudança. No entanto, existem processos específicos que, independente da quantidade de memória que vc possua, eles precisariam de mais (tive um amigo que precisava trabalhar com bancos enormes de imagens e vídeos, e tinha que carregá-los e tratá-los em memória, ocupando rapidamente os 48GB que tinha disponível no servidor). Em outras palavras, poderá depender da aplicação. No entanto, note que por mais que sua memória seja suficiente para os seus programas-padrão, lembre-se que há alguns anos, 1/6 ou menos era mais que suficiente tb: ou seja, suas necessidades crescem muito rápido (e, se não as suas, pelo menos as dos programas que vc utiliza).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando falaram que a terra era redonda, chamaram eles de loucos e outras coisas mais...

Li alguns anos atrás sobre desabilitar a SWAP em linux em sistemas que tinha mais + ou - 16Gb de memória, não me recordo completamente, mais a dica do dseroiska e valida sim, nem tudo na informática e 8 ou 80 pode ser 4 ou 40.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o Cristianno Martins acima, tem ainda mais uma coisa: hoje trabalhamos em sistemas de 64 bits mas ainda há aplicações de 32 bits, que só "olham" 4GiB. Quando os 4 GiB de memória desse programa enchem, mesmo em um sistema com 16 GiB por exemplo, obrigatoriamente ocorrerá um swap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o Cristianno Martins acima, tem ainda mais uma coisa: hoje trabalhamos em sistemas de 64 bits mas ainda há aplicações de 32 bits, que só "olham" 4GiB. Quando os 4 GiB de memória desse programa enchem, mesmo em um sistema com 16 GiB por exemplo, obrigatoriamente ocorrerá um swap.

Realmente ainda tem essa questão. Inclusive o limite de 4GB nunca fica 100% disponível, ficam sempre aprox. 3,7Gb disponíveis ao usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, embora o OP tenha se irritado porque não conseguiu provar seu ponto, vou postar minha experiência. Tenho um MBP late 2011 e sou desenvolvedor Java. Tenho 8GB de RAM e esse é um print com alguma das minhas aplicações abertas. http://i.imgur.com/ikDrQ.png

Como vocês podem ver, uso o SWAP mesmo tendo a quantidade de RAM indicada pelo tópico. Como foi postado anteriormente, a própria Apple não recomenda a desativação do SWAP. Com esse cenário da foto, se estivesse com o SWAP desativado, certamente teria um kernel panic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...