Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Inovação de iTV será hologramas?


JoeD

Posts Recomendados

Segundo as mais recentes notícias, a tal inovação que traria a televisão desenvolvida pela Apple seria então uma televisão com transmissão holográfica? Dizem que se trata de um cubo que ficará no centro da sala, acima da mesa de centro, e que projetará 4 telas holograficas que podem ser assistidas de diversos ângulos da sala. Cada tela funcionaria independente da outra e as pessoas poderiam fazer assistir ou executar tarefas diferentes em cada tela. Ah, todos os comandos são executados a partir de sensores que detectarão o movimentos das mãos. Assim como já fazemos no iPad/iPhone, porém no caso "tocariamos" o holograma.

Hmmmm... apesar de inovador... será que pega? Será que holograma bateria uma tela de LED em qualidade, definição, etc e tal?

Já experimentei hologramas várias vezes. A maioria das vezes foram em parques de diversão. Todos apareciam em ambientes muito escuros. Será que a partir desse lançamento só se veria TV no escuro então? E pra ser sincero: a maioria dos hologramas nessas atrações que experienciei eram fantasmas, personagens futurísticos, etc. Ou seja: nada que requisitasse muita definição de imagem.

E aí? O que sabem? O que acharam da notícia? Vai comprar quando - e se - sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Qual é a fonte dessa informação? Bem surreal, hein?

Aposto em um iTV 3D com lançamento simultâneo de iPhones, iPads e iPods 3D para que os próprios usuários possam gerar conteúdos 3D e assistir na sala de estar. Além disso haveria parcerias da Apple com produtoras de filmes e jogos também visando a produção de conteúdos 3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a fonte dessa informação? Bem surreal, hein?

Aposto em um iTV 3D com lançamento simultâneo de iPhones, iPads e iPods 3D para que os próprios usuários possam gerar conteúdos 3D e assistir na sala de estar. Além disso haveria parcerias da Apple com produtoras de filmes e jogos também visando a produção de conteúdos 3D.

Blogs e a própria revista brasileira Veja tem 2 páginas escritas sobre o assunto com figuras e tudo o mais.

O que vc usou antes de postar isso?

Eu usei o meu repertório do que li na semana... ou seja... meu conhecimento.

Você pelo jeito usou a mesma cabecinha dura que sempre vê o lado negativo em tudo - como comprovado em seus posts - e sua falta de educação também. Insinuar que eu estav drogado quando escrevi isso, baseado em notícias que vi por aí, é muita baixaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blogs e a própria revista brasileira Veja tem 2 páginas escritas sobre o assunto com figuras e tudo o mais.

Conheço apenas uma patente da Apple sobre holograma e como é de 20 de março de 2008 quem sabe a Apple já pretenda lançar algo agora pois já se passaram cinco anos, tempo suficiente para amadurecerem a tecnologia. No entanto o problema pode não ser a tecnologia mas sim a produção de conteúdos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi a matéria da Veja, mas acredito que a tecnologia de holograma ainda está muito crua para se tornar uma tv. E vai demorar muito mais para o holograma fazer frente ao LED/Plasma atuais.

Basta ver que os projetores de hoje estão bem aquém das tvs no quesito qualidade.

Acho que o maior desafio da Apple até hoje será reinventar a TV. Por isso que até agora ela não a lançou, ficando apenas com a Apple TV. Simplesmente ela não quer lançar apenas uma tela com conteúdos interativos como as que existem hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim... só aceitaria assistir uma coisa assim na minha sala de estar se o corpo do holograma por exemplo bloqueasse a luz do holofote atrás da tela holográfica de vazar a imagem. Isso provável que demore muito pra acontecer. Não dá pra aceitar uma coisa dessas quando um bom LED rende mais.

E essa holografia está meio estranha... parece mais uma projeção. Que eu saiba, holografia vem de um campo de luz de baixo para cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de baixo pra cima? porq vc acha isso?

aliás, uma projeção de cima pra baixo deixa mais espaço

Quando era criança fui a um arcade (acredito que no Brasil se chama fliperama) em um shopping center, e lá havia uma máquina com um jogo de holograma. A impressão era que os personagens eram tridimensionais, que estavam ali em carne e osso, mas se vc tentava toca-los, percebia que eles estavam sendo projetados em uma tela na horizontal, abaixo de um vidro transparente. Era muito louco.

Pelas sketches que vi da TV da Apple, o conceito de projeção é o mesmo. Agora vai se saber o quanto esta tecnologia já não avançou desde que vi isso em pessoa na década de 90!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando era criança fui a um arcade (acredito que no Brasil se chama fliperama) em um shopping center, e lá havia uma máquina com um jogo de holograma. A impressão era que os personagens eram tridimensionais, que estavam ali em carne e osso, mas se vc tentava toca-los, percebia que eles estavam sendo projetados em uma tela na horizontal, abaixo de um vidro transparente. Era muito louco.

Pelas sketches que vi da TV da Apple, o conceito de projeção é o mesmo. Agora vai se saber o quanto esta tecnologia já não avançou desde que vi isso em pessoa na década de 90!

A tecnologia de hologramas avançou muito desde os anos 90.

Esse arcade que você viu é apenas uma tv deitada com a imagem refletida num espelho inclinado, que dava uma impressão incrível de profundidade mas é muito semelhante a recursos que utilizavam em parques de diversão de 100 anos atrás.

O que tenho visto de holografia hoje em dia é bem diferente mas a qualidade ainda não é lá essas coisas, tem muita transparência e pouca qualidade de definição e contraste, como a aparição do 2Pac no show do Snoopy Dog, mas acho que é o que tem demais avançado no momento.

O problema é que esse tipo de projeção não tem fundo (cenário ou paisagem) e por isso é muito limitado se for pensar num filme ou mesmo na maioria dos games atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Holograma seria bom, mas somente na iTV 2, 3 ou 4 , pode ser a 5 versao, e não teria muito conteúdo, o que adianta ter uma iTv com resolução de 8000 x 6000 pixels em 32 polegadas com holograma se somente o logo da Apple é projetado nessa resolução, coisa que já acontece com o MacBook retina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tecnologia de hologramas avançou muito desde os anos 90.

Esse arcade que você viu é apenas uma tv deitada com a imagem refletida num espelho inclinado, que dava uma impressão incrível de profundidade mas é muito semelhante a recursos que utilizavam em parques de diversão de 100 anos atrás.

O que tenho visto de holografia hoje em dia é bem diferente mas a qualidade ainda não é lá essas coisas, tem muita transparência e pouca qualidade de definição e contraste, como a aparição do 2Pac no show do Snoopy Dog, mas acho que é o que tem demais avançado no momento.

O problema é que esse tipo de projeção não tem fundo (cenário ou paisagem) e por isso é muito limitado se for pensar num filme ou mesmo na maioria dos games atuais.

Sim... como eu disse, a tecnologia provavelmente avançou muito desde aquela época.

Só que eu meio que discordo, ou talvez a forma que você transmitiu sua mensagem me confundiu, e me fez pensar que você não sabe muito bem sobre o que seria de fato um holograma real. Pelo que compreendo, holograma seria uma projeção tridimensional que pode ser experimentada por pessoas sem artifícios de óculos ou lentes especiais. Pois assim: o lance do Tupac com o Snoopy Dog é holograma entre aspas. Aquilo lá é o velho e bom efeito conhecido como Pepper's ghost - este sim é usado em parques de diversões de 100 anos atrás como você pontuou (embora segundo sei, esse efeito já era usado no século 16!!!). No caso dessa apresentação - que já tinha sido feita com imagens de Elvis, e também uma apresentação de Gorillaz com Madonna, portanto NADA de revolucionária - era uma animação em 2D sendo refletida numa tela.

Veja:

Tupac-hologram.jpeg

Isso aí é mais velho que a guerra... a tal plasticidade conferida ao Tupac é meramente uma arte bem feita no computador e que no telão, com iluminação bem feita, pegou bem... mas queria ter visto de um ângulo lateral pra ter uma idéia se também funcionou.

No caso do arcade que comentei, lá não tinha tela nenhuma... como disse, eu podia meter a mão que o máximo que acontecia era tocar no fundo da caixa onde o game estava instalado. Possível que fosse também a técnica de Pepper's Ghost (ou variação da mesma), porém, entre tudo que já conferi em pessoa, era o que mais se encaixava no que definem como sendo um holograma. Parecia ser mais tridimensional do que este show que de cara você pode olhar e dizer: isso é uma projeção. Poxa: o cara nem está "pisando" no palco... dá pra ver que está suspendido dentro da tela! Rs.

Acho que o que estão buscando desenvolver, é um holograma que seja 3D de fato. Algo que você possa andar em volta de uma figura holográfica de uma pessoa, e vê-la de todos os ângulos, assim como você veria uma pessoa em carne e osso se desse uma volta ao redor dela. Se for isso o que pretende-se ter por holograma, bem... acho que ainda está meio longe de um resultado real ser alcançado. No entanto, se a TV da Apple fosse uma coisa tipo vimos aí no show de Tupac, ou desse video que foi anexado neste tópico, bem... parece que a tecnologia está mais que afinada! Só não compreendo como que isso seria projetado sem uma tela... pois como podes conferir, em todos esses eventos um material transparente foi utilizado para que a projeção funcionasse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim... como eu disse, a tecnologia provavelmente avançou muito desde aquela época.

Só que eu meio que discordo, ou talvez a forma que você transmitiu sua mensagem me confundiu, e me fez pensar que você não sabe muito bem sobre o que seria de fato um holograma real. Pelo que compreendo, holograma seria uma projeção tridimensional que pode ser experimentada por pessoas sem artifícios de óculos ou lentes especiais. Pois assim: o lance do Tupac com o Snoopy Dog é holograma entre aspas. Aquilo lá é o velho e bom efeito conhecido como Pepper's ghost - este sim é usado em parques de diversões de 100 anos atrás como você pontuou (embora segundo sei, esse efeito já era usado no século 16!!!). No caso dessa apresentação - que já tinha sido feita com imagens de Elvis, e também uma apresentação de Gorillaz com Madonna, portanto NADA de revolucionária - era uma animação em 2D sendo refletida numa tela.

Veja:

Tupac-hologram.jpeg

Isso aí é mais velho que a guerra... a tal plasticidade conferida ao Tupac é meramente uma arte bem feita no computador e que no telão, com iluminação bem feita, pegou bem... mas queria ter visto de um ângulo lateral pra ter uma idéia se também funcionou.

No caso do arcade que comentei, lá não tinha tela nenhuma... como disse, eu podia meter a mão que o máximo que acontecia era tocar no fundo da caixa onde o game estava instalado. Possível que fosse também a técnica de Pepper's Ghost (ou variação da mesma), porém, entre tudo que já conferi em pessoa, era o que mais se encaixava no que definem como sendo um holograma. Parecia ser mais tridimensional do que este show que de cara você pode olhar e dizer: isso é uma projeção. Poxa: o cara nem está "pisando" no palco... dá pra ver que está suspendido dentro da tela! Rs.

Acho que o que estão buscando desenvolver, é um holograma que seja 3D de fato. Algo que você possa andar em volta de uma figura holográfica de uma pessoa, e vê-la de todos os ângulos, assim como você veria uma pessoa em carne e osso se desse uma volta ao redor dela. Se for isso o que pretende-se ter por holograma, bem... acho que ainda está meio longe de um resultado real ser alcançado. No entanto, se a TV da Apple fosse uma coisa tipo vimos aí no show de Tupac, ou desse video que foi anexado neste tópico, bem... parece que a tecnologia está mais que afinada! Só não compreendo como que isso seria projetado sem uma tela... pois como podes conferir, em todos esses eventos um material transparente foi utilizado para que a projeção funcionasse.

Caramba, eu não sabia que a projeção do 2Pac foi no mesmo processo.

Mas o lance do arcade, se for o mesmo que estou pensando (aquele de dar tiros), era o mesmo princípio só que era um espelho (na verdade um vidro com fundo escuro) inclinado sobre uma TV.

Já acompanhei esse tipo de recurso em alguns trabalhos promocionais e como a tela era inclinada realmente parecia que a projeção era no ar.

Mas ainda não inventaram uma forma da luz ser projetada no ar sem que haja algum tipo de anteparo, mas hoje em dia estão usando alguns tipos de vapores controlados (água ou clicerina) para a imagem se formar sem ter uma tela.

No séc XVI não havia esse tipo de recurso, no máximo projeções em paredes em câmaras escuras.

Em meados do séc. XIX Daguerre inventou o Diorama, que eram telas pintadas com retroiluminação por velas que dava a impressão de estar num cenário bucólico estando dentro de uma tenda.

Algumas décadas depois mas ainda no séc. XIX veio a fotografia e em seguida os Lumiére estavam projetando filmes curtos em telas (também dentro de tendas em feiras [parques] como o Daguerre fazia).

É possível que no Renascimento estivessem fazendo estudos sobre reflexão mas o vidro e espelhos eram privilégio de muito poucos e isso só foi possível com a ascensão da burguesia e a popularização com a criação das feiras nacionais e internacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No livro do steve, ele mostra um portátil finíssimo, acho que antes de sair da apple. Os estudos e os conceitos sempre estão anos na frente. É possível que haja algo muito bom, que ainda não apareceu na mídia.

A um tempo, vi um campeonato de carros sem motorista, realizado por uma Universidade americana eu acho, tudo muito sem funcionar direito etc. Hoje, pouco tempo depois, empresas como honda etc já estão apresentando carros que rodam sem motorista.

Quer dizer, quando eu vi o programa, os estudos sobre isso estavam muito mais adiantados que aparentavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...