Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook na Faculdade


Vinicius95

Posts Recomendados

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Na boa... já estudei na UNESP (Matemática), na UFSCAR (Engenharia) e na FATEC (Computação). De início eu teimei em levar notebook (tinha um Tablet-PC da HP), mas durante as aulas o cooler do bixinho teimava em acionar e eu passava o maior carão... (naquela época ainda não existia os iPad). Depois comecei a levar meu MacBook White (esse era super silencioso), mas acabei largando de mão, pois eu era o único que levava notebook na faculdade... ficava parecendo um "jacuzão" uma vez que as cadeiras com apoio de braço para cadernos não comportam um laptop...

Hoje, tudo o que levo nos meus cursos de Pós ou MBA, é o iPad... esse sim vale a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vinicius, eu faço Ciência da Computação e desde o primeiro semestre tenho um Air 13" e nunca tive nenhum problema. Meu curso possuí muitas disciplinas de programação, em todas os professores usam ferramentas no windows, e ainda assim, com uma rápida busca no google eu encontrava os mesmos programa, ou similares, para o OS X. Não sei que softwares você vai precisar no seu curso, pesquisa antes se eles possuem versões para OS X.

Outros pontos mais gerais:

- Muitas vezes eu era o único que conseguia conectar com o wi-fi da faculdade, não sei pq, mas mesmo outros colegas com bons pc (como sony vaio) não conseguiam.

- Apresentações feitas no powerpoint eu consigo visualizar e editar no Keynote, exceções a alguns poucos efeitos/fontes. O mesmo ocorre com as apresentações que eu crio no Keynote, posso exportar para ppt, assim envio para quem possui windows.

- Pen drives as vezes são problemas. Se seus colegas utilizam pen drives formatados em ntfs, vc não conseguirá acessá-los no OS X.

Lembrei desses pontos. A facilidade de transporte do Air, e a beleza e confiabilidade do OS X me fazem muito satisfeito em possuir um Mac e superam qualquer pequeno incômodo que tenho, as vezes, ao ter que procurar uma alternativa diferente para realizar algo que foi passado em sala para windows.

Bons Estudos e boa adaptação ao Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião não vale investir em um Macbook visando apenas o uso na faculdade. Um Macbook é uma maquina que vai te acompanhar em vários outros momentos da vida, principalmente na vida profissional.

Outra coisa, no ciclo básico do curso de Engenharia vai precisar muito é de papel e caneta, não vejo outra coisa melhor para se aprender cálculo, álgebra física e química. Com relação aos softwares, fique tranquilo, não ira encontrar nenhum problema. Pelo contrario so encontrara facilidades, principalmente no quesito estudo.

Boa sorte na Engenharia e no mundo Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei de terminar minha faculdade e posso te dizer que vale muito a pena você usar um mac na facul! Antes de comprar meu MacBook eu usava um note com Linux mas ele me deixava na mão algumas vezes como por exemplo quando era necessário usar o Adobe Flash Professional entre outros programas, com o Mac eu nunca mais tive esse problema pois a maioria dos softwares conta com versões para o OS X.

Sem falar também na duração da bateria, que dependendo do caso você pode precisar bastante!

Além do que já foi citado anteriormente, você vai conseguir abrir todos os documentos feitos no windows e também exportar versões compatíveis com ele, fora que o Keynote que é usado para fazer apresentações no Mac é incrível cara, as ferramentas presente nele vão te ajudar muito, posso te dar até um exemplo, quando eu precisei apresentar meu TCC o Keynote foi minha salvação pois ele conta com um recurso chamado Presenter Display aonde você pode controlar o tempo da sua apresentação e também incluir anotações para te lembrar caso te dê um branco no meio da apresentação srsrs

Quanto ao problema com os pen drives que o colega comentou, você pode contorná-lo usando aplicativos que tornam o Mac compatível com o NTFS, sem esses aplicativos você só é capaz de ler os arquivos em partições NTFS ;)

Abrass e boa sorte ae!

Editado por Rafael Almeida
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço Engenharia e tinha um Macbook. Vendi...

Porque? Máquina cara demais pra ter que ficar virtualizando Windows toda hora. Pelo menos eu precisava. Minha aula de estatística era toda no Excel 2007 e no BioEstat, ambos os softwares não existem pra Mac. E não adianta falar que o Excel 2011 do Mac é melhor e blá blá blá. Sim ele é mais bonito e tals, mas na hora de tratar dados e seguindo o passo-a-passo do professor naquelas ferramentas malucas de cruzamento de dados e formação de tabelas e o escambau não dava pra ficar perdendo tempo procurando a função no Excel do Mac, e por isso eu passava o tempo todo com o Windows XP rodando no VMWare Fusion. E isso fazia o tempo da minha bateria cair pela metade.

Ta certo mas isso é na disciplina de estatística, e nas outras? Mesmo problema. Tive que usar um Software chamado Pro Engineer (...) e lá vamos nós de novo pra máquina virtual.

O Mac que eu tinha era um Early 2011 15" com i7 2635QM, 4Gb de RAM e Radeon HD 6490M 256Mb dedicados. Eu gostava de jogar (no passado, agora não da tempo), e passava raiva por causa da placa de vídeo também. Uma máquina de 6k não rodar Battlefield 3 em pelo menos em qualidade média? Não dava mais pra evitar, vendi a máquina.

O que digo pra ti é o seguinte:

1 - Tu não vai usar notebook na faculdade pra fazer nada além de digitar trabalhos pelo menos até o segundo semestre do segundo ano do curso. Até lá são apenas matérias básicas de engenharia que vai exigir muito papel e caneta / lápis.

2 - "Ah mas terei aula de computação no primeiro período!". Sim terá, mas terá um laboratório cheio de PC pra usar tbm, então nem usará o notebook na aula.

3 - Os softwares se simulação térmica, mecânica, e essa putaria toda que teu curso estuda, se não forem da AutoDesk, e olhe lá ainda, não existirão pra Mac, ou seja, tu terá de usar máquina virtual.

Se tu ta disposto a usar máquina virtual boa parte do tempo então compre um Mac que tu leva alguns benefícios principais, que ao meu ver são: a duração de bateria, a construção do Macbook, o trackpad é bom demais. E para por ai. O Windows 7/8 não deixa nada a desejar se comparado ao OS X. Claro que ele tem todo o glamour que a Apple dá a ele, é cheio de gestos no trackpad e essas coisas todas que o tornam diferente do Windows, mas no "grosso" da coisa ambos possuem mesma estabilidade e velocidade.

Tu precisa definir seus pontos cruciais e ver o que vai esperar o notebook. Se não quer jogos e quer que a bateria dure bastante, então compre um Mac. Não que não exista soluções de outras marcas com boa duração de bateria. O Sony Vaio S Séries 13.3" tem uma bateria que dura mais de 5 horas e tem vídeo dedicado de 1Gb e 384 CUDA Cores, tela 1600x900 anti-reflexiva, i7 dual-core, Windows 8, e tudo isso sai por pouco mais de R$3500,00 a vista na Sony Style Store.

Apesar de ser um fórum sobre Macs gosto de ser imparcial nesse tipo de comentário, mostrando os dois lados da moeda.

Trocando em miúdos, seja com Mac seja com PC, comprando uma máquina boa tu estará bem servido :D

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que na época em que eu fiz minha graduação, estávamos na transição do Desktop para os Laptop e qualquer notebook "meia-boca" custava o preço de um carro popular.

Outro problema é a infraestrutura. As faculdades não dispõem de tomadas suficientes para todos, muito menos os alunos terão uma mesa capaz de acomodar um laptop.

Como o Sichieri disse (e também aconteceu comigo), as aulas de exatas se baseiam em papel, lápis e muita borracha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, obrigado pelas suas explicações. Ainda tenho 2-3 meses para analisar essa questão, mas a minha maior preocupação é com relação a compatibilidade dos programas e a adaptação com o OSX. Além disso tenho em mente um Macbook Air 11" 128GB ou um Macbook Pro 13", e se for um Windows não sei nem qual modelo escolher devido a variedade dos modelos ( se puderem sugerir algum modelo ).

Agradeço desde já

Att,

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu quer um notebook pequeno procure pelos Sony Vaio S Series no site da Sony Style Br. Ele tem basicamente o mesmo hardware do Macbook Pro de entrada, mas o video é uma NVIDIA GT 640M LE com 1Gb Dedicado e custa mais ou menos R$2800,00 a vista.

Esse link tem os modelos da Serie S: https://store.sony.com.br/br/site/catalog/LeafCategory.jsp?category=informatica&id=cat6620007

Esse Inspiron 15R SE recomendado pelo amigo acima é bonitão também mas é pesadão, no site da Dell diz 2,67kg se não me engano.

Falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o Inspiron 14R, que não é bombadão em termos de config, mas é um ótimo notebook. Usei um por algum tempo, gostei da tela e do teclado, além de pesar um pouco menos que esse 15R - 2,3Kg.

Edit: esse Sony Vaio que o Sichieri indicou, embora caro, é lindo, forte e muito leve :blink:

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maddo, não acho ele caro não. Custa US$999,00 nos EUA e aqui sai por menos de R$2800,00 com os 12% do Pagamento a Vista na Sony Style Store.

Comparando o hardware dele é mais negócio que um Pro de 13.3" por exemplo, principalmente pelo vídeo dedicado que é sensivelmente melhor que a Intel HD 4000.

E realmente, ele é bonitão. Um amigo da faculdade tem e o bicho é leve pacas também, e a bateria passa de 5 horas no modo Stamina.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O peso do SSD e do HDD não são muito diferentes, o que diferente é a construção e o jeito que funciona. Existem sim ultrabooks mais pesados que esse VAIO devido ao tamanho. Esse S Série é pequeno e leve mesmo, pesa menos aproximadamente isso ai mesmo que o site fala. Ele é bem compacto, tem o chassi todo em alumínio pintado de preto. É muito bem construído, pesa pouco por ser pequeno mesmo.

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vou fazer engenharia esse ano e comprei um MacBook Pro de 15" pra levar comigo. Nem sei com o que vou usar o computador ainda, mas pelo menos já tenho um potente :P e os programas é fácil... Se tiver todos os que eu precisar pra Mac, uso eles. Caso contrário, pego as versões de Windows e instalo no BootCamp, já que não gosto de virtualizar o Windows no Mac. E vou ter mais desempenho se rodar o Windows sozinho.

Fiquei até com vergonha pelo peso do meu MBP agora(2,5kg)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...