Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Opinião] Desmistificando a supremacia do iOS


Allewar

Posts Recomendados

Galaxy%20vs%20Iphone%20banner.jpg

.

Olá Pessoal. Estou escrevendo um artigo comparando as soluções de design do iOS e do Android. Irei postar aqui no Fórum a medida que for escrevendo. Todas as imagens e o artigo foram feitos por mim. Espero que gostem!

.

Há um certo consenso entre os entusiastas de tecnologia que o design do iOS é superior ao do Android. Essa retórica tem sido sustentada desde os tempos em que o iPhone foi apresentado ao mundo no memorável e histórico keynote de 29 de junho de 2007. Foi revolucionário e firmou o iOS, juntamente com o iPhone, como modelos a serem seguidos pela indústria. Foi mais ou menos nessa época também que o Android (que já esteva sendo desenvolvido, diga-se de passagem) teve que redesenhar todo o seu sistema para padronizar ideias novas que o iOS havia trazido. Sim, o Android é inspirado no iOS, isso é indiscutível. Mas de lá pra cá já se passaram 6 anos. Ambos sistemas já estão bem consolidados no mercado e, apesar das semelhanças, seguem alguns padrões bem característicos como veremos a seguir. Será mesmo que o iOS ainda pode sustentar a coroa de melhor design em sistemas móveis?

Farei uma análise das soluções em design de ambos os sistemas para os itens mais importantes (Homescreen, painel de notificações, Widgets etc). Também falarei do controle e gerenciamento de aplicativos e da facilidades em customizar ambos os sistemas sem precisar fazer jailbreak, ou algo parecido. Porém, para que possamos começar a falar de cada item é necessário antes desmistificar uma coisa:

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Essa é uma discussão recorrente entre Fanboys... tanto da Apple quanto do Android. O argumento é que o Iphone ditou tendência primeiro, ou que o iOS veio antes, ou até que o iPad foi o primeiro tablet a realmente fazer sucesso. Sendo assim todo o resto é cópia e a apple reina suprema e soberana. Não há o que discutir.

O problema é que há. Se o fato de ter surgido primeiro fosse tão relevante assim a Kodak não estaria em falência. A general motors ou a Krysler não teriam quebrado na crise de 2008. E o latim ainda seria a segunda língua a ser aprendida por todos no mundo. Não importa quem surgiu antes. A não ser que o intuito da Apple seja virar nota histórica da Wikipédia ou da enciclopédia Barsa, o que é relevante no mundo da tecnologia é quem faz melhor. Quem faz bem feito. Simples...

Ou vai dizer que a Apple nunca copiou nada de ninguém? Copia mesmo, copia na cara dura. Mas eu parto do principio Darwiniano. Aquilo que melhor se adapta se prolifera. Nesse caso as soluções de design do iOS apresentadas ao mundo lá em 2007 foram as que melhor se adaptaram a sistemas touch. Então porque não copia-las, perpetuá-las e aprimorá-las? É o que o Android está fazendo e, em menor escala, o Windows 8.

Então chega de discutir a legitimidade do design do Android. Deixaremos essas questões legais para os tribunais e discutiremos aqui apenas a funcionalidade vs beleza dos sistemas. Preparados para sair da caverna em forma de maça?

obs.: Como as versões para Android variam os elementos de design significativamente entre as diversas empresas que os adotam, devido a aplicação de skins, irei restringir a minha analise a versão do Galaxy SIII. Mas isso não é aleatório. O Galaxy SIII foi o primeiro celular High-end não-apple a ter uma tiragem significativa de vendas e é, atualmente, o seu maior concorrente. Sendo assim, nada mais justo comparar o sistema do GSIII com o do Iphone.

Homescreen

Homescreen2.jpg

Eu diria que a Homescreen é a área mais importante de um celular. É por ele que temos que passar para acessar outras partes do sistema e é nele que colocamos os ícones dos programas que mais usamos. Sendo assim, uma boa solução de design é primordial para que tenhamos uma boa experiência.

O Android e iOS, diferentemente do Windows 8, organizam os ícones de suas respectivas homescreens em grade (elemento de design que a Apple tentou patentear). Ambos apresentam uma dock na parte inferior e um painel de notificações da parte superior na cor preta. E as semelhanças terminam por ai.

No Galaxy SIII há uma grade 4 x 4, permitindo 16 ícones na homescreen, com maior espaçamento entre eles do que no iphone. Os ícones também são iguais aos que estamos acostumados nos computadores, sem um padrão pré-definido, ao passo que no iPhone eles são quadrados de tamanhos iguais. A dock do Galaxy, assim como no iPhone, permite a inclusão de 4 itens porém no galaxy há um quinto ícone fixo que dá acesso a todos os aplicativos instalados no celular, bem como aos Widgets. Sendo assim a dock do galaxy S3, diferentemente da do iPhone, fica assimétrica em relação a grade de ícones.

Outra diferença importante é que no Android podemos incluir widgets na Homescreen e organizar os ícones da maneira que quisermos e na quantidade que quisermos, coisa que não é possível no iOS. Sendo assim há uma gama grande de variações na homescreen do Android. A do iOS é quase sempre estática.

Outra peculiaridade do Android é a possibilidade de mudar completamente a homescreen facilmente adotando Launchers diferentes... Mas iremos abordar os launchers mais adiante.

Por enquanto iremos nos ater as soluções padrões para oferecidas pelos sistemas. E, ao meu ver, a solução padrão do iPhone, embora bonita, perde para o Android por ter os icones muito próximos um do outro e por ser completamente simétrica em relação a dock. Além disso o Android é muito mais versátil permitindo o rearranjo de ícones e widgets de maneira fácil. No iPhone você terá sempre o mesmo padrão de Homescreen. Tá, bonitinho... mas chaaaato. Eu, pelo menos, enjoo logo.

E vocês, o que acham da Homescreen do iPhone? E da do Android? Existe algo que vocês acham que o iOS deveria adotar do Android?

obs.: Postarei os outros tópicos do artigo amanha. flws!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preliminarmente, vc escreve bem. Gostei da exposição de suas ideias.

Vou me ater ao tema inicial: a Homescreen.

Uma coisa concordo: ela realmente está defasada. São praticamente cinco anos do mesmo. Nisso a Apple dormiu no ponto. Acredito que com o lançamento do iOS 7.0, vai haver uma nova interface. Vamos aguardar.

Mas o fato do design ser o mesmo no iOS desde seu nascimento não o faz inferior ao do Android. Como vc disse o Android é mutável e sendo um sistema aberto, pode ser modificado ao bel prazer do fabricante do hardware, mas isso não é bom. Alguns trabalham bem, outros fazem uma porcada na interface do pobre sistema. A Samsung, em alguns dispositivos (os mais baratos), faz uma bagunça, uma poluição visual desagradável aos olhos dos mais exigentes. O iOS não: é sempre limpo, organizado, não importa se é um iphone 2G ou 5; tudo bem, isso ocorre por ser um sistema fechado, controlado pela própria Apple, mas isso assegura sua uniformidade nos dispositivos.

Não sou usuário de Android. Decidi não ser. A interface organizada e funcional do iOS é superior a eventuais vantagens do Android. Prefiro o jeito formal da home do iOS do que a bagunça do Android. Quando pego um tablet Android, como o Galaxy (tenho amigos que os possui) tenho a impressão de desorganização, de que tudo está meio oculto; algo do tipo: "se vira procurando que está por aí". E o quanto eles (meus amigos) ficam perdidos! Muitas vezes eu (usuário iOS) tenho que socorrê-los.

Sim, vc pode organizar seu apps favoritos na dock do Android. Mas no iOS, embora vc não possa modificar a dock, vc tem a solução de incluir seu apps mais usados na Homescreen. É o que faço.

Embora inicialmente o Android tem a leve vantagem que vc citou (organizar o dock a seu gosto), o iOS tb tem a solução para isso.

Para mim, o iOS não perde pontos no quesito tela inicial.

Editado por E-merson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preliminarmente, vc escreve bem. Gostei da exposição de suas ideias.

Vou me ater ao tema inicial: a Homescreen.

Uma coisa concordo: ela realmente está defasada. São praticamente cinco anos do mesmo. Nisso a Apple dormiu no ponto. Acredito que com o lançamento do iOS 7.0, vai haver uma nova interface. Vamos aguardar.

Mas o fato do design ser o mesmo no iOS desde seu nascimento não o faz inferior ao do Android. Como vc disse o Android é mutável e sendo um sistema aberto, pode ser modificado ao bel prazer do fabricante do hardware, mas isso não é bom. Alguns trabalham bem, outros fazem uma porcada na interface do pobre sistema. A Samsung, em alguns dispositivos (os mais baratos), faz uma bagunça, uma poluição visual desagradável aos olhos dos mais exigentes. O iOS não: é sempre limpo, organizado, não importa se é um iphone 2G ou 5; tudo bem, isso ocorre por ser um sistema fechado, controlado pela própria Apple, mas isso assegura sua uniformidade nos dispositivos.

Não sou usuário de Android. Decidi não ser. A interface organizada e funcional do iOS é superior a eventuais vantagens do Android. Prefiro o jeito formal da home do iOS do que a bagunça do Android. Quando pego um tablet Android, como o Galaxy (tenho amigos que os possui) tenho a impressão de desorganização, de que tudo está meio oculto; algo do tipo: "se vira procurando que está por aí". E o quanto eles (meus amigos) ficam perdidos! Muitas vezes eu (usuário iOS) tenho que socorrê-los.

Sim, vc pode organizar seu apps favoritos na dock do Android. Mas no iOS, embora vc não possa modificar a dock, vc tem a solução de incluir seu apps mais usados na Homescreen. É o que faço.

Embora inicialmente o Android tem a leve vantagem que vc citou (organizar o dock a seu gosto), o iOS tb tem a solução para isso.

Para mim, o iOS não perde pontos no quesito tela inicial.

Obrigado por ter lido o artigo e respondido!

Uma coisa eu tenho que concordar com você: O android parece bagunçado, bem bagunçado! Mas eu creio que isso é apenas impressão.

Eu sou usuário apple e, antes de ter um android, tinha um iPhone. Atualmente tenho um Galaxy SIII e confesso que quando optei pelo SIII fiquei alguns dias em "crise existencial". O android sempre me pareceu uma bagunça, com widgets gigantes horrorosos, ícones feios e mal desenhados etc. Mas com o passar dos dias eu percebi que o Android não é feio, as empresas é que não sabem selecionar bons ícones, bons widgets e wallpapers.

Mas isso é facilmente contornavel. É fácil mudar um ícone no android. Tão fácil quanto mudar um ícone no OS X. É fácil mover os ícones e rearranja-los na homescreen. Deixa-la cheia ou minimalista. Tão fácil, novamente, quanto mudar os ícones da mesa do OS X. A questão é que no Android temos opções. E quando optamos por deixar o Android simples, elegante e funcional eu diria que, em termos de design, ele fica superior ao iOS.

Digamos que o iPhone é bonito independente do seu dono e o Android é bonito se o dono é bonito hahahaha.

Ou seja, o Android tem potencial para ser muito bonito e funcional ou muito feio e confuso. Claro que nas imagens acima eu mostrei o melhor, a parte bonita e funcional. Mas foram as escolhas que eu fiz, sem precisar de jailbreak. Nada complicado. Apenas deixando o sistema do meu gosto. Assim como eu faço com o meu Macbook, arrumando minha dock!

Mas é basicamente isso. Por mais que a Motorola, Sony, Samsung façam skins feias há sempre a opção de modifica-las facilmente. E quando eu digo facilmente não é "fácil" no nível nerd-geek de ser. Fácil fácil. Fácil para leigos. Drag em drop.

O importante é que o básico da homescreen sempre estará ali (Dock, ícones em grade, widgets e menu de notificações) independente da skin. Então é só saber usá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo texto cara, continue com ele!

Ja estou quase certo que assim que meu iphone 4 morrer, pegarei o Nexus

ou o Galaxy sIII, e voce esta me convencendo bem mais :P

So acho realmente a tela dos Androids muito confusas no comeco, sao telas e telas, e um menu (o que imita um botao fisico) que abre mais telas ainda!

É tudo questao de se acostumar. Mas 4 anos usando a mesma tela do iOS ainda nao enjooei, acho que nao aceitaria uma mudanca drastica, a homescreen do iOS é classica e sempre sera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera... trago hoje mais dois itens. Espero que gostem!

LockScreen.:

GSIIILOCKERS.jpg

Essa é outra peça de design na qual o iPhone ditou tendência. É curioso ver que pequenos detalhes, como uma simples tela para desbloquear um gadget, pode virar um padrão a ser seguido tamanha é a eficiência com a qual foi projetada. "Slide to unlock"... simples, eficiente... como diria Jobs: Mágico. E eu tenho que concordar com o velho Jobs, a tela de desbloqueio do iOS é tão mágica que chegou a ser emulada no Android e copiada, mais descaradamente, pela Samsung. Foi inclusive, item em processos judiciais que a Apple moveu contra a empresa.

O "Slide to unlock" consiste basicamente de uma tela minimalista, com data e hora, e uma seta que deve ser guiada com os dedos por uma barra para destravar o aparelho. Dependendo da configuração você será guiado ou a uma segunda tela para introduzir uma senha ou a sua homescreen. No Galaxy S3 o processo é parecido e se chama "Swipe to Unlock". A tela de bloqueio também apresenta data e hora, porém ao invés da barra com a seta que deve ser guiada com os dedos você deve, simplesmente, passar seus dedos pela tela, em qualquer ponto da tela. Quando seus dedos tocam a tela ela se move com uma animação que imita um fluido fazendo barulho de água. Dependendo da configuração, você será guiado ou a sua homescreen ou a uma segunda tela para introduzir uma senha. É ai que o bicho pega...

A samsung tem, nada menos, que sete opção de segunda tela de bloqueio. Todas com um ar minimalista-transparente, lembrando um pouco o aero do windows 7. Além disso há a opção de desativar o "Swipe to Unlock". Sendo assim, quando você ligar a tela do aparelho ele irá direto para um dos sete padrões de desbloqueio. O mais bacana é que, diferentemente do iOS, é possível incluir ou excluir elementos na tela de desbloqueio do Android facilmente, como widgets. Mais do que isso, é possível mudar completamente a tela de desbloqueio usando os launchers.

Portanto, além das várias opção nativas do sistema é possível incluir opções extras de customização disponíveis na Play Store. A maioria de graça. Há inclusive, pra quem gosta, diversas opções de launchers que emulam a "slide do unlock"do iOS. Mas falarei dos launchers mais adiante...

... O importante aqui é deixar claro que apesar das muitas opções de tela de desloqueio oferecidas nativamente pelo Android o processo de mudança, escolha e customização é feito de maneira simples e prática. Nada envolve mais do que 3 toques... até minha mãe faz sozinha!

.

.

Painel de Notificações.:

Notification%20panel.jpg

Esse é um dos itens no qual a versão do Android rodada no GSIII (chamada de touchwiz) se distingue bastante da versão default em termos de aparência.

Como vocês devem saber, o painel de notificações do Android fica incluso na notification bar (aquele tracinho preto encima da homescreen que tanto o iOS quanto o Android tem). Basta deslizar o notification bar para baixo para ter acesso ao Painel de notificações. No Android, diferentemente do iOS, há acesso rápido a algumas configurações através desse painel. Na versão padrão é possível, com um toque, Ligar ou desligar Wifi, GPS, som e screen rotation. Além, é claro, de mostrar aplicativos de fundo e notificações de sistema e aplicativos. É também através do painel de notificações que se tem acesso rápido ao controle de música (pausando, adiantando ou pulando a faixa) e, no caso do GSIII, controle exato da intensidade do brilho na tela.

No Android Touchwiz do GSIII é possível ligar ou desligar, através do painel de notificações.:

- Wifi

- Gps

- Sound

- Screen Rotation

- Power Saving

- Blocking mode

- Mobile data

- Bluetooth

- Sync

- Brightness and auto brightness

Além disso, no GSIII há um ícone em forma de engrenagem que dá acesso ao painel de controle geral. O painel de controle geral ("Settings") também pode ser acessado pelo botão de led esquerdo do aparelho que se encontra ao lado do botão principal. Esse botão de acesso rápido também aglomera outras funções como a adição de aplicativos ou widgets, criação de pastas, wallpaper, edição de página e busca.

No iOS, por outro lado, é preciso uma "via crucis" para configurar itens simples do aparelho que precisamos alterar a todo momento, como brilho e wifi. Isso porque o painel de notificações só mostra... notificações. Tudo bem, é legal saber como vai o clima ou qual o percentual de queda da nasdaq. Mas se tem um espaço no iOS perdido esse seria o painel de notificações. Porque não incluir acesso rápido a configurações de base da mesma forma que o Android faz?

Por fim, acho que as soluções de design do Android nesse quesito muito superiores a do iOS. Já passou da hora da maça rever algumas funções do painel de notificações.

.

.

.

Amanha falarei do controle e gerenciamento de aplicativos, Widgets e Launchers!

Flws

Editado por Allewar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não vi muita vantagem assim do Android a ponto de dizer que ele é superior ao IOS.

Acho que ambos têm vantagens e desvantagens, mas os pontos que você citou como superior vai muito do gosto de cada um.

Certamente a flexibilidade do Android é muito bom para aqueles que gostam de customizar o visual e a forma de acessar os aplicativos e outras funções; mas para muitas pessoas é mais funcional o que já vem prontinho sem ter que se preocupar com a customização do visual mas sim com a praticidade.

Raramente tive que ficar reconfigurando o WiFi ou brilho da tela então não é sempre que fico acessando os "Settings" dos aparelhos a ponto de sentir necessidade de acesso rápido para ele, mas não sei com é para a maioria das pessoas.

Também não acho que o UI do IOS esteja desgastado; confesso que se viesse um visual novo seria bem vindo (pois sabemos que raramente a Apple regride no quesito visual) mas a interface vigente não me incomoda.

De qualquer forma o post é bom pra saber o que está rolando fora do mundo Apple e sem dúvida a Samgung está crescendo muito nesse mercado (Celulares eram dominados pela Nokia e Motorola) e tem que haver um bom motivo para isso.

Só uma observação; o correto é Chrysler e não Krysler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Obrigado por ter lido o artigo e respondido!

Uma coisa eu tenho que concordar com você: O android parece bagunçado, bem bagunçado! Mas eu creio que isso é apenas impressão.

Eu sou usuário apple e, antes de ter um android, tinha um iPhone. Atualmente tenho um Galaxy SIII e confesso que quando optei pelo SIII fiquei alguns dias em "crise existencial". O android sempre me pareceu uma bagunça, com widgets gigantes horrorosos, ícones feios e mal desenhados etc. Mas com o passar dos dias eu percebi que o Android não é feio, as empresas é que não sabem selecionar bons ícones, bons widgets e wallpapers.

Mas isso é facilmente contornavel. É fácil mudar um ícone no android. Tão fácil quanto mudar um ícone no OS X. É fácil mover os ícones e rearranja-los na homescreen. Deixa-la cheia ou minimalista. Tão fácil, novamente, quanto mudar os ícones da mesa do OS X. A questão é que no Android temos opções. E quando optamos por deixar o Android simples, elegante e funcional eu diria que, em termos de design, ele fica superior ao iOS.

Digamos que o iPhone é bonito independente do seu dono e o Android é bonito se o dono é bonito hahahaha.

Ou seja, o Android tem potencial para ser muito bonito e funcional ou muito feio e confuso. Claro que nas imagens acima eu mostrei o melhor, a parte bonita e funcional. Mas foram as escolhas que eu fiz, sem precisar de jailbreak. Nada complicado. Apenas deixando o sistema do meu gosto. Assim como eu faço com o meu Macbook, arrumando minha dock!

Mas é basicamente isso. Por mais que a Motorola, Sony, Samsung façam skins feias há sempre a opção de modifica-las facilmente. E quando eu digo facilmente não é "fácil" no nível nerd-geek de ser. Fácil fácil. Fácil para leigos. Drag em drop.

O importante é que o básico da homescreen sempre estará ali (Dock, ícones em grade, widgets e menu de notificações) independente da skin. Então é só saber usá-la.

 

 

Lí o tópico até o momento a esse quote, e digo que concordo com o E-merson acima do sua resposta. Eu dando apenas um exemplo,sobre o sua resposta,eu acho completamente desnecessário vc por exemplo ter o trabalho de alterar um ícone no sistema móvel,eu acho que o sistema móvel deve sim chegar próximo a perfomance de uso e ter aplicativos que bate de frente com os de PCs e MAC , mas o sistema em sí tem que ser fácil uso e sem perda de tempo,tanto visual quanto usual, por isso eu optei por iOS , eu não quero por exemplo (ainda em resposta a sua resposta) não quero ter a perda de tempo de ter que alterar um ícone porque a empresa que fez um aplicativo super bacana,mas não soube fazer um ícone legal pra homescreen, isso é bagunçado,isso é como procrastinar antes de fazer algo que vc deveria estar fazendo!

 

Filosofia louca essa mas que a uma porcentagem do que o Jobs achava por exemplo e que eu concordo plenamente,apesar que a dele era extrema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...