Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Down Down Down no High Society...


Allewar

Posts Recomendados

Artigo produzido por mim, espero que gostem!

Down Down Down no High Society...

Se o iPhone tivesse sido inventado no início do séc. XX ele seria de plástico. E o Galaxy SIII de vidro!

Se havia algum metal no século XIX com o qual o tio patinhas faria moedas e encheria a sua banheira esse seria... o ouro? Não, errado. Esse metal seria o alumínio. Nessa época o grama do alumínio custava custava em torno de U$ 545. Yeah baby, doláres. Mais caro do que o ouro. Mais caro do que a prata. Mais caro do que o ouro e a prata juntos. Só não mais caro do que o iPhone brasileiro de hoje, mas o que é mais caro do que o iPhone não é mesmo?

O alumínio era tão caro e tão nobre que uma das principais aplicações dele na época eram faqueiros, bandejas, estatuetas, placas comemorativas, anéis, alianças etc. Reza a lenda que o Napoleão III, em pessoa, tinha um conjunto completo de faqueiros em alumínio com o qual fazia questão de receber os convidados para jantares em sua residência.

Andando um pouco mais adiante, no início do século XX, temos a invenção do plástico sintético. Um material completamente inovador em termos de propriedades. Seu processamento e fabricação era relativamente fácil e barato, logo se tornou bastante popular. Porém esse material, tão comum hoje em dia, também teve os seus anos de glória entre a "alta-burguesia". Logo no começo, nos primeiros anos, o preço do plástico ainda era alto. Os utensílios fabricados com ele eram objetos de cobiça e apenas aqueles que tinham dinheiro podiam pagar o "espólio". Entre os exemplos memoráveis de aplicação do material estão as bonequinhas de porcelana (não mais feitas de porcelana) com as quais as filhinhas dos ricos brincavam. Provavelmente se o iPhone tivesse sido inventado nessa época ele, também, seria revestido de plástico... para as filhinhas ricas também brincarem.

O que eu quero deixar claro, com toda essa mini aula de história, é que pra cada época há algo que representa estatus, luxo e poder. Foi assim com o alumínio e o plástico no século XIX e XX, é assim com o vidro hoje em dia. Sim, o vidro em detrimento do plástico. A única diferença de nós para os nossos queridos antepassados é que nós invertemos o processo. O vidro não é mais raro do que o plástico. Na verdade o vidro é um dos materiais mais banais encontrados na natureza, produzido a partir da areia. Nem mesmo o seu processamento e fabricação é mais complexo do que o do plástico. É, em verdade, extremamente simples. Então ora, se não é por sua raridade ou dificuldade de obtenção, o que tornaria o vidro um dos revestimentos mais cobiçados para celulares? Suas propriedades? Hum... não. Não mesmo.

O vidro é altamente quebradiço e extremamente rígido. Ou seja, além de não ser resistente a contusões e quedas transfere a energia absorvida para os componentes internos do aparelho. A pouca absorção de impacto que ele recebe se traduz em estilhaçamento. É claro que a suas propriedades, assim como a de qualquer outro material, depende de suas características estruturais resultantes dos diferentes processos de fabricação, com a adição de outros elementos. Contúdo, as faixas de aplicação destas formulas são restritas, já que perdem a sua qualidade a medida que as mudanças na composição provocam mudanças estruturais. Resumindo, podem inventar "gorillas glasses" o quanto for mas as propriedades do vidro são flexíveis a mudanças até um certo ponto. Por outro lado temos o plástico. Um material com técnicas de produção e aplicações enormes. Extremamente flexível, eficaz em absorver impactos e barato. Além disso, não sei se vocês perceberam mas há mais areia no mundo do que petróleo.

Novamente, se não é por sua raridade, por sua dificuldade de obtenção, por suas propriedades superiores... se não é por tudo isso, porque diabos tantos blogueiros enchem a língua para falar que o iPhone é revestido com vidro e metem o pau quando lançam um celular revestido de plástico? Só há uma resposta plausível: Campo de distorção da realidade de Steve Jobs fazendo efeito. Elevando um material pelo design e suprimindo a real utilidade do mesmo.

Usar vidro para revestir um celular é o mesmo que andar de salto agulha nas ruas e Ouro Preto. Você não consegue dar um passo sem cair ou quebrar o pé. Mas pelo menos você continua Fashion! Straight the pose!

Editado por Allewar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Gostei da aula, e concordo com seu ponto de vista porem não posso deixar de concordar com a distorção que o tio Steve fez em relação a beleza do vidro, se bem que o material não é o mais importante para mostrar a beleza já que tanto com o plástico como com o vidro da para fazer varias coisa bonitas e um monte de celular de merda. A real é que nem todos se preocupam em ter um celular resistente a queda, geralmente as pessoas que compram o que acha mais bonito, por exemplo não lembro onde vi na internet falando sobre um celular que pode cair de 100m e funciona embaixo d'água faz até chamada mas quem se interessaria em um celular do tamanho de um HD de 3,5"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...