Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Pro - Problemas RAID Card ( HDs Sumiram )


danijungle

Posts Recomendados

Ola galera tudo bom?

Esse é meu primeiro post, estou precisando de uma ajuda.

Eu tenho um Mac Pro modelo: A1186 foi lançado em 2006.

É o seguinte ele tem 4 HDs, 1 de 250 GB e 3 HDs de 500 GB, todos eles estavam no esquema de RAID 0.

Do nada a bateria do cartão RAID começou a apresentar problemas, informando o erro de bateria insuficiente.

Certo dia fui ligar o Mac Pro e para minha supresa os HDs não estão mais no conjunto RAID, o de 250 GB que é do sistema até aparece o sistema inicia de boa, mais os outros 3 HDs de 500 GB sumiram, e indo ao utilitário RAID, eles aparecem, mais apenas 2 de 500 GB, esta faltando 1 HD de 500 GB, e aparecem não montados no esquema RAID, gostaria de saber se perdi todos meus arquivos? se tem jeito de reverter essa situação, no aplicativo do utilitário RAID ele diz como desabilitado devido a carga insuficiente de bateria.

Porém entrei com o disco de inicialização do Mac, e em restauração de disco, aparece o HD de 250 GB e um com 1.52 GB que seria os 3 HDs de 500 GB montados, e mostra a quantidade de arquivos, creio eu que eles não foram deletados,(formatado dos HDs) vou postar as imagens, e gostaria de saber como faço para dar um jeito nesse problema sem perder os arquivos que são muito importantes, até procurei a bateria do cartão RAID para comprar, mais não encontro em nenhum lugar, seria esse o problema?, ou ele auto recarrega depois de um tempo, pois também apareceu uma mensagem de desativado no período de 72 horas para recarregar, sou leigo em tudo isso, mais qualquer dúvida de vocês estarei a disposição para tentar informar com mais clareza meu problema, vou postar as fotos das telas que sitei no comentário, desde já meus agradecimentos galera!

as imagens estão no seguinte ordem:

1º imagem do utilitário RAID

2º imagem é o utilitário de disco, entrando no sistema com o CD de restauração do sistema

post-43189-0-33921200-1358275129_thumb.j

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você tem raid 0 e não faz backups de arquivos tão importantes assim pelo time machine?

Raid 0 não tem tolerância a falhas mas tenta dar o boot com um live cd com linux tipo ubuntu para ver se acha algo. Qualquer coisa leva numa assistência se não tiver conhecimento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara você tem raid 0 e não faz backups de arquivos tão importantes assim pelo time machine?

Raid 0 não tem tolerância a falhas mas tenta dar o boot com um live cd com linux tipo ubuntu para ver se acha algo. Qualquer coisa leva numa assistência se não tiver conhecimento

Ola Fernando, obrigado pela ajuda, infelizmente só fui ter um pouco de conhecimento sobre RAID 0 depois do estrago que já havia feito, eu segui seu passo, tentei dar o boot com um live CD do ubuntu, porem não consegui, até instalei o rEFIT, utilitário para se dar cd de boot do linux no mac e nada =/

estranho que quando uso o cd do mac, para restauração, ele me mostra os HDs, com os números de pastas, e arquivos certos, até o tamanho, tudo como estava antes. eu até liguei para uma assistencia de recuperação de dados, só que o preço esta muito salgado, de 800 a 2,500 (cada HD) dependendo da complexidade, mesmo assim obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pena que só vi esse tópico hoje.

 

Geralmente quando RAID dá problema desse tipo é a controladora. E quando da pau na controladora, o melhor é levar numa autorizada apple, eu algum especialista em HDs pra recuperar esses dados. É pra recuperar, não é pra voltar a usar... é recuperar e depois concertar a controladora e refazer o RAID.

 

O que eu tenho a sugerir é remover a controladora e dar o boot assim, sem a controladora. Eu fundamento essa tentativa, no fato do OSX gereciar RAID0 e RAID1 via software. Talvez o OSX consiga fazer o papel da controladora e salvar tudo. 

 

Eu uso RAID 0, via software. Funciona extremamente bem. 

 

O boot via CD não funcionou porque a controladora faz a ponte entre o OS e os dados. Como ela está com defeito, não consegue acessar os dados corretamente.

 

Mudando um pouco o assunto, qual o motivo que o levou a usar uma controladora para fazer RAID 0? Pergunto, exatamente porque o OSX consegue fazer, sem perda de desempenho, o RAID 0 e RAID 1. Do meu ponto de vista, a controladora seria mais útil no caso de um RAID 5, que o OSX não faz, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...