Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Atrasos dos Correios (má prestação do serviço - Sedex)


de75

Posts Recomendados

Sou usuário até frequente dos serviços dos Correios, e notei que gradativamente o serviço veio piorando nos últimos 10 anos. Em diferentes pontos, mas um dos que mais me incomoda e mais recentes, são os recorrentes atrasos de entregas via Sedex.

A propaganda sempre diz que o serviço é rápido, e informa que a entrega é em 1 DIA ÚTIL (ou 2 para alguns locais), e justamente cobram mais caro o serviço devido a isso, portanto deveriam cumprir os prazos. OU ENTÃO falar a verdade e colocar os prazos máximos verdadeiros atuais.

Comigo já foram 3 casos de atraso nos últimos meses (um recebimento, e 2 envios). No último, vendi recentemente meu MBP 2010 (aqui pelo MM mesmo), para um comprador de SP. Lógico, é um produto de valor, portanto tomei extremo cuidado no embalo, fiz seguro, aviso de recebimento, mão própria, e a escolha do envio foi Sedex (com prazo de entrega de 24 horas, para São Bernardo do Campo). Fui pago na segunda a tarde, enviei na terça feira, dentro do horário para postagem no mesmo dia. A entrega deveria ter sido feita na quarta-feira conforme o prazo informado. Mas chegou com atraso de 2 dias, na sexta-feira. Por culpa exclusiva do Correio (quem quiser ver no rastreio: SA739286904BR).

Ok, chegou, foi entregue tudo em ordem, mas se fosse pra demorar e o comprador ficar esperando sentado não teria pago via Sedex. Talvez deveriam mudar aquela foto do Papa Léguas que usam de símbolo, e colocar uma tartaruga ou uma lesma, e cobrar menos pelo serviço.

Pela Web há diversas reclamações, inclusive pelo serviço de Sedex 10, com atrasos maiores que esse meu que comentei, e usuários que processaram os Correios, pois dependiam justamente da rapidez prometida para entrega de documentos importantes e medicamentos.

Quem passar pela mesma experiência de serviço mal prestado, saiba que pode (e deve) reclamar e pedir indenização, pelo próprio site do Correio. Embora a indenização seja ridícula (apenas 30% do valor do Sedex, valor que eles mesmo estipularam e é discutível, mas tempos atrás era 100%), é bom fazer, pois quem sabe com mais gente reclamando, coloquem ordem nessa bagunça. Link para o formulário de reclamação:

http://www.correios.com.br/servicos/falecomoscorreios/default.cfm

Fica a dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Será que se você fizesse uma reclamação no Procon, não daria mais "efeito"?

Provavelmente sim, mas pelo menos no meu caso, que foi "apenas" atraso, não me valeria a pena procurar o Procon, pela minha própria perda de tempo. Apenas se fosse algo mais sério, dano ao produto em si (ou coisa pior, já ouvi até sobre casos de roubo de mercadorias, até por isso hoje em dia só com seguro), e o próprio Correio não resolvesse, certamente o Procon seria uma das opções.

Mas a princípio, nesse próprio formulário do Correio, onde entre outras coisas o cliente pode reclamar do atraso, existe o campo para preencher dados bancários e tudo mais (o remetente que tem que fazer), pois prometem a indenização automática referente ao problema. Reclamei dia 21, o prazo é 5 dias para a resposta, depois vou divulgar se me "indenizaram" ou não. O valor em si é irrisório, mas quero é ver como estão agindo em relação a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente sim, mas pelo menos no meu caso, que foi "apenas" atraso, não me valeria a pena procurar o Procon, pela minha própria perda de tempo. Apenas se fosse algo mais sério, dano ao produto em si (ou coisa pior, já ouvi até sobre casos de roubo de mercadorias, até por isso hoje em dia só com seguro), e o próprio Correio não resolvesse, certamente o Procon seria uma das opções.

Mas a princípio, nesse próprio formulário do Correio, onde entre outras coisas o cliente pode reclamar do atraso, existe o campo para preencher dados bancários e tudo mais (o remetente que tem que fazer), pois prometem a indenização automática referente ao problema. Reclamei dia 21, o prazo é 5 dias para a resposta, depois vou divulgar se me "indenizaram" ou não. O valor em si é irrisório, mas quero é ver como estão agindo em relação a isso.

Bom, é verdade... Não tinha pensado por esse lado, e faz sentido.

O chato é que, eles cobram mais caro pelo serviço e algumas vez é mais caro MESMO, e aí você tem que lidar com esse tipo de coisa.

De qualquer forma, espero que eles respondam a sua solicitação e que parem com esse atraso. Depois posta mesmo como ficou resolvido, é bom que caso aconteça, já sabemos como lidar e como buscar nossos direitos. As coisas por aqui só funcionam quando a gente reclama, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, é verdade... Não tinha pensado por esse lado, e faz sentido.

O chato é que, eles cobram mais caro pelo serviço e algumas vez é mais caro MESMO, e aí você tem que lidar com esse tipo de coisa.

De qualquer forma, espero que eles respondam a sua solicitação e que parem com esse atraso. Depois posta mesmo como ficou resolvido, é bom que caso aconteça, já sabemos como lidar e como buscar nossos direitos. As coisas por aqui só funcionam quando a gente reclama, mesmo.

Sem dúvida. Só descobri essa forma de indenização por acaso, após esse terceiro atraso, aí fui ver que a quantidade de reclamações é grande. Alguns exemplos:

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201209052010_trr_81555044

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CONSUMIDOR/197756-DEFESA-DO-CONSUMIDOR-APROVA-INDENIZACAO-DOS-CORREIOS-A-CLIENTES-POR-ENTREGAS-EM-ATRASO.html

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3718.0

O Correio brasileiro já foi sinônimo de qualidade e confiabilidade, e agora está indo por um mau caminho. Depois de alguns casos confirmados de corrupção nos últimos anos, envolvendo justamente os Correios, dá pra imaginar por que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente o Sedex e Pac estao levando exatamente o mesmo tempo de entrega, e a diferenca no valor é grande!

A qualidade do Correios ficou uma merda, virou cabide de empregos e repleto de quadrilhas, nao se pode confiar em mais nada, viramos total refem sem opcoes.

A solucao seria o crescimento das empresas americanas privadas, mas por conta de um valor absurdamente maior cobrado nas tarifas, elas focam mais em servicos para empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara acho que isso e bem particular de São BERNARDO viu pois moro aqui, e recebo muitas encomendas via sedex e realmente o serviço aqui esta ruim, mas acho que é aqui pois também posto bastante e costuma chegar no prazo, e eles fazem simples assim:

Eu tenho uma loja que não fecha de segunda a sabado das 9:00 as 18:30 e eles sempre falam que tentaram entregar e não tinha ninguém!!

Por isso acho que o problema esta localizado aqui, então o que tenho feito agora eu peco quando vão postar pra mim para não entregarem e eu pego na agencia ai não falha!! Veja isso esse serviço se chama Posta Restante verifique as vezes isso melhora

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o sedex não costumo ter problemas, mas com as transportadoras do grupo b2w ai não tem conversa, dificilmente uma compra não se torna dor de cabeça.

A ultima foi um kinect que tinha o prazo de entrega de 10 dias e após a compra me deram um prazo de 1 mês, demorou 3 semanas para chegar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A qualidade do Correios ficou uma merda, virou cabide de empregos e repleto de quadrilhas, nao se pode confiar em mais nada, viramos total refem sem opcoes.

Sem nenhuma dúvida, a origem do problema é má gestão.

Trecho de uma matéria do Estadão:

"Mudanças feitas no Estatuto dos Correios, no ano passado, permitiram à atual diretoria nomear funcionários de outros órgãos públicos para funções técnicas e gerenciais, antes exclusivas de servidores de carreira, cujas remunerações variam de R$ 13,3 mil a R$ 18,7 mil.

Com isso, petistas de outros setores da administração puderam se abrigar na estatal. O Estado obteve a relação dos ocupantes desses cargos na administração central da empresa, em Brasília. Boa parte foi preenchida por militantes ou ex-militantes do PT."

Matéria completa: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,estopim-do-escandalo-do-mensalao-correios-viram-feudo-politico-do-pt,951832,0.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara acho que isso e bem particular de São BERNARDO viu pois moro aqui, e recebo muitas encomendas via sedex e realmente o serviço aqui esta ruim, mas acho que é aqui pois também posto bastante e costuma chegar no prazo, e eles fazem simples assim:

Eu tenho uma loja que não fecha de segunda a sabado das 9:00 as 18:30 e eles sempre falam que tentaram entregar e não tinha ninguém!!

Por isso acho que o problema esta localizado aqui, então o que tenho feito agora eu peco quando vão postar pra mim para não entregarem e eu pego na agencia ai não falha!! Veja isso esse serviço se chama Posta Restante verifique as vezes isso melhora

Abraço

Quando "googleava" pra me informar quando ocorreu esse último atraso, fato, achei muita reclamação por entregas para São Bernardo do Campo. Mas acho que o problema é geral mesmo, pois comigo em 2012 já ocorreu com um Sedex para o RJ (capital), entrega no Centro, que enviei em uma segunda-feira e só saíram para a primeira entrega na sexta (e o destinatário me falou que não foi a primeira vez aquele ano), e comprei um produto da loja JNakao de São Paulo (para entrega aqui em Porto Alegre), que escolhi Sedex ao invés de transportadora, e a entrega levou 2 dias a mais que o estimado. A loja em si enviou muito rapidamente, a entrega que atrasou mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tarde o Correio me respondeu informando que em até 10 dias úteis receberei a indenização automática em minha conta bancária (que precisa ser informada no próprio formulário da reclamação).

Ainda acho que não é o ideal (pois o valor da indenização é apenas 30% do custo do Sedex normal), e preferia muito mais ter um serviço que desse pra confiar (como já foi um dia), mas por hora é isso...

Quem tiver encomendas atrasadas por culpa do Correio, entre com essa reclamação on-line. Mas nada impede qualquer um de entrar com um processo também na justiça, ainda mais em casos em que o prejuízo pelo atraso for grande (no meu caso foi apenas incômodo), pra indenizações muito maiores conforme o dano (moral e financeiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o Correio depositou em minha conta o valor referente a "indenização" (conforme as regras e valores que eles mesmo decidiram) pelo atraso de 2 dias do Sedex.

Paguei R$72,10 pelo envio, sendo que foi 19,00 pelo seguro, 3,00 pelo aviso de recebimento, 4,00 pelo mão própria, e 46,10 pelo Sedex em si. Como desconsideram o valor dos serviços opcionais para indenização, me ressarciram sobre esses 46,10, me "indenizaram" em R$14,88.

Cada um tire suas próprias conclusões, mas na minha isso não serve nem como caráter punitivo ou compensação por um mau serviço. Quem tiver algum prejuízo maior devido ao atraso (pois existem casos em que a entrega expressa prometida é fundamental), precisará entrar na justiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Correios já não é mais o mesmo faz tempo!

Era uma das únicas empresas estatais que funcionava bem...agora não mais!

Isso é o pior de tudo. Estão conseguindo estragar uma das poucas coisas que funcionava muito bem nesse país. E olha que o faturamento dos Correios é alto, mas ao invés de investimentos e contratar pessoal, imagino pra onde está indo o faturamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a unica coisa que nunca atrasou pra mim foram os correios, servico fantastico e simples, vendi varias coisas aqui pelo forum, todas as encomendas de belem para o sul e sudeste, algumas para nordeste, nunca atrasou, nunca terminou o prazo, apenas tive um notebook extraviado, mas isso tem uns 5 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a unica coisa que nunca atrasou pra mim foram os correios, servico fantastico e simples, vendi varias coisas aqui pelo forum, todas as encomendas de belem para o sul e sudeste, algumas para nordeste, nunca atrasou, nunca terminou o prazo, apenas tive um notebook extraviado, mas isso tem uns 5 anos. 

 

Comigo foram 3 Sedex atrasados nos últimos meses, o que achei surpreendente, pois anos atrás nem mesmo seguro eu me preocuparia em fazer.

 

No caso PAC, sempre foi dentro do prazo, mas afinal o PAC já tem um prazo bem mais folgado para a entrega, aí não costumam falhar. Problema é ficar sem um serviço de entrega expressa de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...