Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NAS para pequena empresa - Dúvida Mac + PC


Posts Recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

Eu tenho uma pequena empresa - pequena mesmo, por enquanto sou eu e minha assistente - onde eu uso um Macbook Pro com Lion (Mid 2011) e a minha assistente um Windows 7.

Eu preciso acessar arquivos grandes no servidor e faço frequentemente backups com gigas de tamanho - sou consultora de softwares Adobe e preciso mover arquivos com Layouts de Photoshop, indesign, arquivos de demonstração da Adobe gigantes, betas de mais de 16 gb (com menos frequencia claro - mas sempre movendo arquivos gigantes.

Eu tenho um NAS D-Link com 1 HD de 2 Tb, que não está segurando a velocidade por aqui e o meu principal problema é em relação o Mac.

Comprarei um Modem Wifi Gigabit (muamba) para deixar as coisas mais velozes e aproveitarei para trazer um NAS mais parrudo, gigabit, mas tenho dúvidas.

Qual é a melhor marca? Lacie?

Lacie

O Lacie que me parece mais "user" e "mac" friendly. Mas também me pareceu meio "júnior"neste mundo

2big_right.jpg

Site do fabricante: Lacie e Produto na Amazon

NetGear:

READYNAS ULTRA 2 PLUS (DISKLESS)

Ultra2Plus-Product-Image-Large38-14716.png

Site do fabricante: NetGear e Produto na Amazon

Eu pensei "netgear" é bem famosinho no mundo dos NAS, marca renomada, etc...mas vi muitos macusers - e dummies como eu - descendo a lenha na dificuldade de configuração. Daí vi muitas declarações de "amor a metro" para um tal Synology

Synology

DS212j.jpg

Site do fabricante e Produto na Amazon

Pessoal, o que vocês me recomendam?

Lacie "bonitinho e honesto", NetGear "sou fodão mas difícil de configurar" ou o Synology "ninguém me conhece mas eu sou legal"???

Meu esposo entende de redes, configurações e creio que não será grande problema a configuração em geral, o que me deixa maluca é: eu até me viro bem em mac - ou uso o bom e velho google - mas quando se tratam de arquivos grandes, todos os administradores de redes ficam de cabelo em pé: ou não entendem que preciso e pronto - não da para quebrar um psd de 500 mb ou simplesmente não sabem lidar com a maçã. Quando o mundo é Windows, daí a cabaça sou eu.

O fato é:

Estações PC trocam poucos arquivos, MsWord e tudo via Rede/cabo

Macbook Pro: quando os arquivos são grandes, da-lhe cabo e pequenos wifi, precisa de time-machine e um itunes library

iPad/IOS: que bom seria que também entrassem na brincadeira

Qual é a melhor escolha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense em um Drobo! http://www.drobo.com/products/professionals/drobo/index.php

Preço bom e alta qualidade e fácil manuseio.

Para wifi recomendo um Asus RT-N66U ou Cisco EA4500. Tive um Cisco e é excelente (o Asus é melhor ainda).

Eles ja possuem porta gigabit e tenho certeza que não irão engasgar com o alto volume de trafero na rede cabeada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Netgear é legal, eu particularmente tenho um Iomega com 4 hds de 2tb.

Acho que tens que se preocupar com um storage com pelo menos 2 LAN gigabit ( seu dlink só tem 1 lan )

Para o Wireless pode usar o cisco AE5400.

Sinceramente, acho que com um Storage desse, vc nunca vai ser feliz em termo de velocidade de transferencia ( que é oque acontece comigo )

Esses Storages SOHO são muito legais para ter em casa, fazer backup e deixar o repositorio de arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer as transferências usando rede Wifi, a opção mais rápida é o Airport Extreme. Você pode conectar um HD USB nele para compartilhar com Windows e Mac.

http://www.apple.com/br/airportextreme/features/harddrivesharing.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, 5 baias este drobo? é muito grande, por mim usaria só duas baias, vou muambar e não pode ser grande!

Airport Extreme: nossa, me soou muito bem... o mesmo preço (lá fora, of course) que o tal Cisco rapaziada... eu gosto de Apple coisas - sem configurações estanhas, etc - mas para os Windows acessarem esta belezura, tem alguma complicação???

O uso deste dispositivo me "liberaria" de usar um NAS? eu teria que ter apenas um HD externo - quem sabe firewire?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua situação é profissional. Não vale a pena usar recursos mais simples.

Verifique o site da Qnap, eles tem produtos "gold Standard" nesta área.

Eu tenho um de 2 baias que há anos só atualizo (automaticamente) o firmware. Passa meses sem sequer ser desligado. 24x7.

Eles tem muitos recursos, são time machine compatíveis, podem espelhar discos e etc.

E lamento dizer, não há almoço grátis. Qnap só vindo de fora, aqui o preço é proibitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisando na Amazon vi este: Qnap Network Storage Server (TS-219PII-US) achei bom e honesto (não é o top mas 300 doletas, se QNAP for mesmo a última bolacha do pacote, tá valendo). o TS-259 - último modelo com duas portas gigabits e tudo mais - só tem um usado por USD 615 dolares...

Xray, estou em uma fase de investimento - a minha empresa continua pequena - mas quero algo profissional. A questão aqui não é investir pouco ou muito - ainda chego num ponto em que eu gaste sem pensar no custo x benefício, eu acredito que não, mas quem sabe um dia eu terei esta mentalidade - a questão é: investir em algo de qualidade que me atenda - velocidade, não precisa de mais de duas baias pois eu tenho 2 HDs de 1,5 e 1 Tb que estão, honestamente, na metade - eu já gastei rios de dinheiro com equipamentos que não me atendiam!

Pensei: com este valor compro o Cisco AE5400, um NAS bom e honesto e ainda sobra troco para o almoço...rs...

Será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense em um Drobo! http://www.drobo.com...drobo/index.php

Preço bom e alta qualidade e fácil manuseio.

Para wifi recomendo um Asus RT-N66U ou Cisco EA4500. Tive um Cisco e é excelente (o Asus é melhor ainda).

Eles ja possuem porta gigabit e tenho certeza que não irão engasgar com o alto volume de trafero na rede cabeada.

Malek, Tigo: este drobo me parece sensacional, mas tem baia para 5 hds! O bichinho é grande demais para meu amigo muambar, um amigo vai para NY no Carnaval e vai fazer esta gentileza para mim, acho abuso pedir um de 5 baias!

Olha só na Amazon, um Drobo de 5 baias (Drobo 5N 5-Bay NAS Storage Array, Gigabit Ethernet DRDS4A21) com uma portinha Gigabit - umazinha, sem Firewire, sem USB, sem opção! - custa 600 dólares, rapaziada!

Hum... será que não vale a pena comprar o tal Qnap 259 :excl: das galáxias???

Editado por Fabiana GO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer as transferências usando rede Wifi, a opção mais rápida é o Airport Extreme. Você pode conectar um HD USB nele para compartilhar com Windows e Mac.

http://www.apple.com...ivesharing.html

Apple Airport Extreme: tem um lado em mim que diz: Apple, oba! Airport Extreme, sensacional! (Apple Nerd) e outro lado diz: horas, quem entende de rede é a Cisco, compra o Cisco que não é bonitinho mas é o cara! Razão ou emoção? O desenho do Aiport Extreme no link me convence fácil, fácil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, 5 baias este drobo? é muito grande, por mim usaria só duas baias, vou muambar e não pode ser grande!

Airport Extreme: nossa, me soou muito bem... o mesmo preço (lá fora, of course) que o tal Cisco rapaziada... eu gosto de Apple coisas - sem configurações estanhas, etc - mas para os Windows acessarem esta belezura, tem alguma complicação???

O uso deste dispositivo me "liberaria" de usar um NAS? eu teria que ter apenas um HD externo - quem sabe firewire?

Funciona bem, tanto com o Windows quanto com o PC. No caso bastaria ter um HD externo USB 2.0. Não tem opção para Firewire.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HD's USB 2.0 no maximo 40 MB/s!!!!

Se for um RAID por uma porta gigabit deve chegar a uns 120 MB/s.

Qual a performance que você precisa?

Pra que firewire se voce vai ligar na rede?

Tem uns HD's da LaCie também. Vale a pena pesquisar.

http://www.lacie.com/us/products/range.htm?id=10007

http://www.lacie.com/us/products/product.htm?id=10584

Os cabos de rede, seria bom serem Cat6!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novos competidores:

QNAP TS-219P (bom e honesto, 1 porta gigabit)

TS219P2_04.JPG

Site do fabricante e Amazon Preço (300 dolares)

ou

Sr. Drobo N (não o firewire)

drobo-fs.gif

Site do Fabricantee Preço na Amazon (500 dólares) mas ele é enorme e pesa 13lb = 5kg

e o Drobo, competindo diretamente com o Sr.

QNAP TS-269L

TS269L_00.png

site do fabricantee preço na Amazon (489 dólares)

Bem...

Pensando no Drobo com 5 portinholas, o custo benefício é um arraso! Mas o danado é enorme - imagino - e pesa 5 kg! contra 3 kg! Mas vendo os videos não parece tão grande...

Editado por Fabiana GO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabiana, ultima viagem que fiz pro EUA ano passado eu trouxe uma mala inteira de roupas para uma conhecida no eua (para a familia dela aqui).

Tudo depende da sua amizade. Esse Drobo não é grande assim não. Cabe numa mala.

Tenho um amigo que possui essa versão 5 baias e não troca por nada no mundo.

Se voce quer solução user friendly e de qualidade é o que eles oferecem.

Se quer algo mais barato ai teria que ligar com um NAS mais simples com porta Giga e um bom router (citei o EA4500, 5400 não tem heheeh) ou também um Asus RT-N66U (veja um review detalhado do mesmo aqui: http://www.smallnetbuilder.com/wireless/wireless-reviews/31687-asus-rt-n66u-dark-knight-dual-band-wireless-n900-gigabit-router-reviewed

A Iomega também tem um NAS bem interessante voltado pro user friendly: http://go.iomega.com/en-us/products/network-storage-desktop/storcenter-network-storage-solution/network-hard-drive-ix2/#tech_specsItem_tab

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...