Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Gabriel Hoffmann

A GVT limita a velocidade da transferência de download?

Posts Recomendados

Pode ser que ninguém tenha reparado nisso, vou ilustrar o seguinte:

Até há alguns meses, a minha operadora de banda larga era a NET, através do plano de 10 MB/S, testando a velocidade no speedtest.net, nunca passava de 1.1 MB/S, já que eles falaram que só são obrigados a entregar no mínimo 10% da velocidade contratada. Quando realizava downloads de torrents no uTorrents, a velocidade de download também era de 1.1 MB/S.

Resolvi trocar para a GVT, que prometia entregar 100% da velocidade contratada do plano de 15 MB/S, só que eles não conseguiram deixar nessa velocidade por causa de que oscilava demais, resolveram limitar para 10 MB/S.

Feito o teste no speedtest.net, a taxa de download realmente ficou em 10 MB/S, porém quando realizo download de torrents, nunca passa de 1.1 MB/S, inclusive downloads no MEGA, que é top speed unlimited no servidor deles, nunca passa de 1.1 MB/S, quando deveria ser de 10 MB/S.

Chamei o técnico da GVT para verificar isso, e pra mim, as coisas que ele disse não tinha nada a ver, disse que era o provedor que limitava a velocidade de download de arquivos para não causar tráfego na internet e afins.

Estou sendo enganado? Isso também acontece com todos vocês, clientes da GVT?

Editado por Gabriel Hoffmann

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu deve estar confundindo megabit (Mb) com megabyte (MB). Os planos da GVT e de outras operadoras são megabits (Mb). Um plano de 10Mb entregar downloads de 1.1MB/s está com velocidade no talo. Minha GVT 15Mb no talo pega 1.8MB/s ( o mais comum é 1.5-1.7MB/s).

Pega a velocidade que mostra no speedtest (em Mbps) e divide por 8, vais ter a taxa de MB/s que é exibida nos downloads.

Editado por Maddo Garan

Compartilhar este post

Link para o post

Tu deve estar confundindo megabit (Mb) com megabyte (MB). Os planos da GVT e de outras operadoras são megabits (Mb). Um plano de 10Mb entregar downloads de 1.1MB/s está com velocidade no talo. Minha GVT 15Mb no talo pega 1.8MB/s ( o mais comum é 1.5-1.7MB/s).

Pega a velocidade que mostra no speedtest (em Mbps) e divide por 8, vais ter a taxa de MB/s que é exibida nos downloads.

Sim, tem razão. Me confundi neste ponto.

Mas ainda há um dilema: com a operadora NET, o Speedtest, marcava 1.1 Mb, e a velocidade nos downloads ia até 1.1 MB/s. Se fosse para dividir a velocidade marcada no Speedtest por 8, iria somente até 0.3 MB/s, nos downloads, correto?

Agora, com a GVT, que o Speedtest está marcando 10 Mb, continua na mesma coisa, indo até 1.1 MB/s.

E agora?

Sem duvida ele se confundiu nas velocidades.

Realmente me confundi nas velocidades, mas o dilema persiste. Veja a comparação das velocidades de cada operadora, no Speedtest e nos downloads.

Compartilhar este post

Link para o post

A GVT não utiliza estas práticas, até onde eu saiba. Tenho 35 mega e é uma maravilha.

De fato você se confundiu com as unidades. Se a sua linha da NET fazia downloads a essa velocidade, ela estava funcionando corretamente. A máxima velocidade que você vai obter em downloads é essa mesmo.

Uma coisa importante, você usa wi-fi para conectar-se à rede? O problema pode estar aí...

Compartilhar este post

Link para o post

A GVT não utiliza estas práticas, até onde eu saiba. Tenho 35 mega e é uma maravilha.

De fato você se confundiu com as unidades. Se a sua linha da NET fazia downloads a essa velocidade, ela estava funcionando corretamente. A máxima velocidade que você vai obter em downloads é essa mesmo.

Uma coisa importante, você usa wi-fi para conectar-se à rede? O problema pode estar aí...

Com certeza não uso wi-fi para conectar-se à rede, é via cabo mesmo.

Uso wi-fi no smartphone, e a velocidade não é lá essas coisas, pudera se fosse igual ao do cabo.

A sua banda larga de 35 megabits da GVT, consegue quantos de megabytes por segundo?

A máxima velocidade possível é 1.1 megabytes por segundo, mesmo pegando um plano de 100 megabits por exemplo?

Gabriel, tanto na NET quanto na GVT você está/estava tento uma velocidade de download correta.

Pois é, o fato que me intriga, é a velocidade medida no speedtest.net e na velocidade de download.

Com a NET, a velocidade medida no speedtest.net era de 1.1 Mb e a velocidade de download, ia até 1.1 MB/s.

Agora com a GVT, a velocidade medida no speedtest.net é de 10 Mb e a velocidade de download, continua indo até 1.1 MB/s, quando seguindo a mesma lógica da NET, deveria ir até 10 MB/s.

Mudei de operadora para conseguir de fato, aumentar a velocidade de download, e acabou continuando na mesma! :(

Uso o Virtua e tenho 1.2 MB/s de download, ou os 10Mb/s, da no mesmo.

Quando você mede a sua velocidade de download no speedtest.net, quantos Mbps dá?

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza não uso wi-fi para conectar-se à rede, é via cabo mesmo.

Uso wi-fi no smartphone, e a velocidade não é lá essas coisas, pudera se fosse igual ao do cabo.

A sua banda larga de 35 megabits da GVT, consegue quantos de megabytes por segundo?

A máxima velocidade possível é 1.1 megabytes por segundo, mesmo pegando um plano de 100 megabits por exemplo?

Parceiro.

Tais misturando as coisas e començando a falar bobagem.

O calculo é simples:

Uma Internet de 10MB, vai te entregar 1MB/S

Uma Internet de 35MB, vai te entregar 3.5MB/S

E assim por diante.

Estou falando de Download.

Isso não quer dizer que vais sempre ter essa velocidade, pois um link de ADSL varia muito, ainda mais no Brasil.

A GVT, pelo menos no Sul é a melhor e mais garantida.

De qualquer forma, a taxa de Download sempre vai depender de vários fatores e um dos principais é a outra ponta.

As operadoras no Brasil, principalmente a NET, são adeptas do Traffic Shapping. Ou seja, para determinados protocolos/serviços como o YOUTUBE, eles limitam a banda para 200K/S, por exemplo em horários de pico de uso.

Lógico que isso não é divulgado, mais é feito.

Editado por Anderson A. Wehmuth

Compartilhar este post

Link para o post

Parceiro.

Tais misturando as coisas e començando a falar bobagem.

O calculo é simples:

Uma Internet de 10MB, vai te entregar 1MB/S

Uma Internet de 35MB, vai te entregar 3.5MB/S

E assim por diante.

Estou falando de Download.

Isso não quer dizer que vais sempre ter essa velocidade, pois um link de ADSL varia muito, ainda mais no Brasil.

A GVT, pelo menos no Sul é a melhor e mais garantida.

De qualquer forma, a taxa de Download sempre vai depender de vários fatores e um dos principais é a outra ponta.

As operadoras no Brasil, principalmente a NET, são adeptas do Traffic Shapping. Ou seja, para determinados protocolos/serviços como o YOUTUBE, eles limitam a banda para 200K/S, por exemplo em horários de pico de uso.

Lógico que isso não é divulgado, mais é feito.

Interessante! É isso aí então, tal qual a tabela abaixo:

739455840.jpg

Por tanto tempo sempre me senti enganado, seria melhor se as operadoras divulgassem apenas a velocidade de download, nesse caso, o de 1.2 MB/s e não 10 Mbps, que só confunde mais ainda.

O Google Fiber por exemplo, está divulgando que vende 1 GB/s no Kansas City, EUA, e apareceu 993 Mbps no Speedtest.net, porém a velocidade de download deve ser de 993 dividido por 8, que são 124 MB/s, não é?

Aí que o Google Fiber deveria divulgar a velocidade de download real que é de 124 MB/s. A Google sair falando que é de 1 GB/s para impressionar mais ainda os que não entendem essa diferença... :D

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai.

Mais claro que isso só se ficar encarando o sol por uns 10 minutos.

Hahahahaha!

Parei de usar o speedtest.net que só confunde! Achei um outro link que mostra a velocidade real: http://www.baixaki.com.br/teste-de-velocidade/

Deu o resultado abaixo: 1290.1 KB/seg. Confusão nunca mais! :)

Resultado:

Velocidade de Download: 10321 kbps (1290.1 KB/seg taxa de transferência)

Velocidade de Upload: 889 kbps (111.1 KB/seg taxa de transferência)

Latência: 25 ms

2/2/2013 12:09:24

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante! É isso aí então, tal qual a tabela abaixo:

739455840.jpg

Por tanto tempo sempre me senti enganado, seria melhor se as operadoras divulgassem apenas a velocidade de download, nesse caso, o de 1.2 MB/s e não 10 Mbps, que só confunde mais ainda.

O Google Fiber por exemplo, está divulgando que vende 1 GB/s no Kansas City, EUA, e apareceu 993 Mbps no Speedtest.net, porém a velocidade de download deve ser de 993 dividido por 8, que são 124 MB/s, não é?

Aí que o Google Fiber deveria divulgar a velocidade de download real que é de 124 MB/s. A Google sair falando que é de 1 GB/s para impressionar mais ainda os que não entendem essa diferença...

Obrigado!

Em termos tecnicos todas as empresas estao corretissimas ao anunciar 1gbps e 1mbps, abreviados de 1Mb. Foi o que falaram la no primeiro post.

É tudo uma questao de estetica e marketing. O que é melhor, fazer propaganda de 15Megabite ou 1.7megabyte? Alem disso, em todas as operadoras na sua pagina e no contrato de servico ha sempre uma explicacao de Megabite e Megabyte.

Compartilhar este post

Link para o post

É, acho que agora está tudo explicado/resolvido.

Apenas respondendo sua pergunta anterior, aqui consigo taxas de transferência próximas a 4 MB/s em downloads, as vezes até um pouco mais, dependendo da fonte do arquivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo estes post me deu saudade de Paris e minhas ultimas férias com LTE e sem esta besteira de 10% que temos que engolir eu tenho speedy 4megas e os downloads de torrent fechada do bj2.me batem média de 529 kbps

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das coisas que mais me impressionaram nos dois atendimentos da GVT, foram:

1 - No primeiro atendimento, instalaram tudo e só não conseguiram colocar alguns canais em uma das duas TV, afirmando que o problema era da TV.

2 - No segundo atendimento, veio outro técnico diferente, que conseguiu colocar esses mesmos canais que os outros dois técnicos não conseguiram. Não era problema da TV. E me espanta, o cara ter dito que trabalhou anos na área de internet, e ter me dito que eu conseguiria navegar a 10 MB/s em páginas na internet mas no máximo 1 MB/s em downloads por causa de tráfego, capacidade de provedor e enfim. 

Só consegui esclarecer toda essa confusão aqui neste tópico, um assunto que já me atormentava há anos. 

E a internet da GVT tem me dado dor de cabeça porque para de funcionar várias vezes durante o dia. E a TV fica dando chuvisco, e é muito lento para acessar o menu, os submenus e enfim. Não é nada fluido.

Vou ter que chamar de novo um técnico para resolverem problemas que já deveriam ter resolvido no primeiro atendimento.

Nada mal para uma empresa que se auto-intitula como a melhor banda larga do Brasil, hein!? Com a NET, a internet nunca havia caído. Mas darei mais uma chance para eles provarem o que dizem ser. 

É, acho que agora está tudo explicado/resolvido.

Apenas respondendo sua pergunta anterior, aqui consigo taxas de transferência próximas a 4 MB/s em downloads, as vezes até um pouco mais, dependendo da fonte do arquivo.

Wow! Tremenda taxa de transferência! Pena que a GVT não consegue instalar 35 mega aqui, mesmo a sua central ficando a um 1 quilômetro da minha casa. 

A central da GVT mais próxima da sua casa fica a quantos metros?

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahahaha!

Parei de usar o speedtest.net que só confunde! Achei um outro link que mostra a velocidade real: http://www.baixaki.com.br/teste-de-velocidade/

Deu o resultado abaixo: 1290.1 KB/seg. Confusão nunca mais! :)

Resultado:

Velocidade de Download: 10321 kbps (1290.1 KB/seg taxa de transferência)

Velocidade de Upload: 889 kbps (111.1 KB/seg taxa de transferência)

Latência: 25 ms

2/2/2013 12:09:24

A unidade de bits por segundo é antiga e acabou virando padrão, por isso não mudaram pra bytes por segundo.

Compartilhar este post

Link para o post

A unidade de bits por segundo é antiga e acabou virando padrão, por isso não mudaram pra bytes por segundo.

Puts, deviam ter mudado para bytes por segundo mesmo assim. Nunca é tarde demais para mudar e seria para melhor.  

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo estes post me deu saudade de Paris e minhas ultimas férias com LTE e sem esta besteira de 10% que temos que engolir eu tenho speedy 4megas e os downloads de torrent fechada do bj2.me batem média de 529 kbps

Cara voce tem algum convite para me dar *-*? To atras faz tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Puts, deviam ter mudado para bytes por segundo mesmo assim. Nunca é tarde demais para mudar e seria para melhor.  

Mas essa mudança é feita nos órgãos de padrões, como o ANSI, ISO, ABNT, DIN, JIS e etc e não é interesse deles mudar essa unidade pois é muito relativo e mesmo hoje em dia, nós estamos acostumados com Bytes que também é uma unidade defasada pois a maioria dos processadores não trabalham mais com 8 bits mas sim com 32 ou 64 bits (Words).

Se for pra mudar para Bytes por segundo vai ser meramente comercial; o que não seria ruim para os usuários mas as empresas prestadoras querem números grandes.

Compartilhar este post

Link para o post