Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Java e o fim de mais uma Era.


Quirogasandi

Posts Recomendados

Olá,

Posso e espero estar errado. Mas com fato da Apple ter travado o Java 6 (já há como contornar, mas não é oficial e nem seguro) e o 7 e somente ter liberado uma atualização oficial para a versão 7 mostra que a empresa achou uma outra forma de tornar os computadores "antigos", obsoletos por completo. Para quem tem um Core2Duo em diante com a possibilidade de mudar para o sistema mais novo se ainda estiver com o 10.6.x faça a atualização do sistema e a do java. Para atualizar o java, se ainda não estiver aparecendo no Software Update, é só ir na página www.java.com e baixar a versão Oracle Java 7 Update 13 (7u13). E talvez, hoje, não precise ler o resto (mas em breve verá o mesmo ocorrendo em suas máquinas).

Bom, para quem tem um computador "velhinho" igual ao meu, que parou no 10.6.8 com java 6, mais precisamente 1.6.0_37b06-434, seguem algumas reflexões. Eu já entendia que o meu Imac CoreDuo não poderia fazer atualização do sistema, mesmo assim ainda troquei recentemente o HD velho, "com clique da morte" anunciando o fim da vida útil dele, por um SSD. Foi a melhor coisa que fiz, boot em 15 segundos! Penso (pensava) em ficar mais um tempo com essa máquina, afinal quando comprei era o mais top de linha e se hoje for comprar o "equivalente" custa os mesmo 10 mil reais! Mas para o que eu faço e com a troca do HD a máquina que tenho está ótima!

O fato de ir ficando com um sistema obsoleto, que não poderia atualizar mais não é o problema, pois a Apple há algum tempo já tem a política de deixar de atualizar os sistemas muito rapidamente. Tanto que hoje, virtualmente, até o 10.7.x é obsoleto, já que versões abaixo da 107.2 não atualizam o java. Agora, o ponto onde quero chegar é que a Apple desta vez parece que passou dos limites. Uma coisa é deixar o sistema envelhecer, outra é bloquear, sem nenhum aviso, se nenhuma opção de "por sua conta e risco mantenha ativo", um aplicativo. Não há nenhum comunicado "a vista" na página deles, não vi ou li nada muito destacado na mídia, apenas pequenas notas do tipo "está bloqueado e vai sair uma atualização", como se fosse uma pequena pane. Não, não é uma pequena pane! Para a Apple e a Oracle resolverem trancar todo mundo que usa duas versões do java é algo grande e complicado. Mas a correção veio somente para o sistema 10.7.3. E assim a Apple achou uma forma de tornar os computadores "antigos" e o sistema 10.6.x (que tem 3 anos!) totalmente decrepto! Para não dizer quase inutilizável. Que deixem o usuário escolher, continuar usando um sistema antigo, com seus riscos (como todo e qualquer sistema antigo!). Mas se bloquearam totalmente é porque foi "mal desenvolvido e tem muitas brechas de segurança" que façam uma solução para todos os atingidos. É como recall!! Está com problema de fábrica, tem que ser mudado... e isso vale para os antigos também. É aqui que a Apple vai pecar! E vai pecar porque "em nome da segurança do usuário", como lí em vários fóruns enquanto buscava a solução, não vai oferecer o "recall" para os produtos que ela mesmo, em conjunto com a Oracle, resolveu admitir que tem grandes problemas. Vai pecar porque está forçando uma situação que leva ao usuário médio, aquele que não vai mudar nenhuma linha no terminal e nem abrir o "show package Contents", a migrar/comprar um computador mesmo sem nenhuma necessidade, simplesmente porque algo que é parte do todo (não vou falar do sistema, pois é a parte de o um software terceiro) do funcionamento de alguns sites foi bloqueado e assim ficará para alguns sistemas "antigos".

A oracle desenvolveu uma atualização para os sistemas mais novos, mas a Apple para se eximir tirou da atualização automática, como sempre era realizado as do Java, agora você tem que ir na página da Oracle. Isso mosra claramente que não é a Apple, que é um software de terceiros...claro o estrago foi grande e se antes vinha pelo sistema, era do sistema, mas agora não é mais.. pois tem muitos problemas e isso não é bom para a Apple. O que mostra que essa vontade de controlar tudo da Apple também tem seus limites. Para mim se a Apple distribuiu e se ela resolveu bloquear, o problema é da Apple com co-responsabilidade de Oracle.

Para fechar... não lembro de ter pedido nenhuma atualização do sistema antes ou depois do dia 31/janeiro, o que mostra que estando na internet a Apple controla nossos computadores, hehe... pois ela modificou um aquivo interno do sistema. E é exatamente esse arquivo que precisa ser modificado manualmente para quem está com sistema antigo e não pode atualizar.

Mas isso tudo nos já sabiamos, do controle, da não liberdade de decisão. Então Georg Orwell nunca esteve tão certo... vivemos 1984 como nunca.... e a Apple já tinha anuciando isso, naquele clássico comercial do Super Bow, mas ao inverso. Ela clamava "And you'll see why 1984 won't be like 1984" ... mas hoje cada vez mais vemos que a Apple está criando uma "Information Purification Directives. We have created, for the first time in all history, a garden of pure ideology". Meio radical, talvez, (pois outros sistemas também devem fazer o mesmo!) mas é uma "brincadeira" com algo que realmente foi um marco publicitário da Apple e uma "analogia" a um livro que até hoje faz pensar muito sobre a nossa atual sociedade.

Abraço,

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. acaba de sair a atualização: Update para o 10.6 versão 12, atualizando para 1.6.0_39. Então agora as duas verões (java 6 e 7) tem atualizações completas. A primeira pelo software update e a segunda, se ainda não disponível nele, pela página www.java.com.

Mas igual o susto e reflexão estão ai.... não temos domínio do nosso computador, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc ainda tem um Core Duo, dê parabens para a Apple que fez um hardware bacana, pq a sua maquina esta com ao menos uns 5 anos e ainda esta viva!

Quanto ao sistema, concordo. O Snow e o Tiger foram os melhores OSX que eu ja usei ( começei no Tiger ).

A manha de quem tem Mac, é não ter nem o ultimo ( que é caro ) e nem ficar com o Mac por muito tempo. Vendi meu iMac Core 2 Duo primeiro pq não o usava, ficava apenas com o MacBook, e segundo pq sei que apesar dele ter sido o ultimo Core 2 Duo lançado ( com memoria DDR3 e mini display port ) no maximo vai aguentar o proximo OSX.

Vc deve ter um MBP 15" ou 17" com o Core Duo. Usou o Tiger ( que foi o OSX que ficou mais tempo no mercado, mais de 2 anos ), usou o Leopard e morreu no Snow. Vamos dizer que o seu investimento de 10.000,00 ja esta extremamente bem pago!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.8k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...