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Samuel Gomes

[Assustado] Apple troca produtos novos em garantia por produtos refurbished

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Eu acho que ele quis dizer que não havia nada dentro da caixa, inclusive o iphone. Isso é revoltante mesmo, já teve que esperar esse tempo todo, ter que esperar de novo para mandarem outro, considerando que não vão questionar a sua queixa. Corra atrás dos seus direitos mesmo, essas empresas têm que pagar pelo erro delas, pois nós já pagamos muito caro por esses produtos superfaturados vendidos no Brasil. Ah e a apple geralmente transfere a sua garantia original para o replacement, com a mesma data de expiração e não 3 meses, sendo, que logiacamente, se estiver para vencer, dá os 90 dias a mais. 

 

É, realmente li pelo iPad e me confundi. Peço desculpas ao autor do topico pelo meu descuido ao ler o tópico!

PQP, ja não bastava o descontentamento com a Apple a agora um roubo.... Espero que a Apple seja mais cuidadosa e resolva o quanto antes.

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Eu acho que ele quis dizer que não havia nada dentro da caixa, inclusive o iphone. Isso é revoltante mesmo, já teve que esperar esse tempo todo, ter que esperar de novo para mandarem outro, considerando que não vão questionar a sua queixa. Corra atrás dos seus direitos mesmo, essas empresas têm que pagar pelo erro delas, pois nós já pagamos muito caro por esses produtos superfaturados vendidos no Brasil. Ah e a apple geralmente transfere a sua garantia original para o replacement, com a mesma data de expiração e não 3 meses, sendo, que logiacamente, se estiver para vencer, dá os 90 dias a mais. 

 

Então, quem recebeu foi o meu porteiro...

Quando peguei a caixa ela estava lacrada sem nenhum sinal de alguma tentativa de abertura e tudo mais, inclusive nem amassada estava.

De principio achei muito rapido o tempo de diagnostico do meu aparelho e a volta do mesmo, mas tudo bem.

Abri a caixa e tinha um papel do diagnostico e uma caixa que era pra ter o meu Telefone lá dentro, que também estava lacrada.. quando eu abri não tinha NADA, NADA. 

 

Liguei pro suporte avançado da apple que inclusive esta me acompanhando por um ramal separado, e eles estão investigando e desde o ocorrido o prazo e de 7 dias.

Compareci a uma delegacia de policia pra registrar minha ocorrencia pois não posso tomar um prejuizo desse, e fui aconselhado pela delegada a não registrar ainda pois existe uma possibilidade da empresa se manifestar ao meu favor.

 

Acredito que essa investigação vai apurar aonde o telefone sumiu, acredito eu que dentro da propia apple pois a embalagem estava em plenas condições.

O que me intriga e que o peso registrado na embalagem deu de 0,140 gramas.

Pesando em um mercado aqui perto de casa com todos os papeis se deu por volta de 0,250 gramas sem o celular

 

É MUITO FRUSTRANTE, muito abrir uma caixa esperando seu produto reparado e perceber que foi roubado... espero que o meu caso seja resolvido pacificamente e se não for vou registrar um boletim de ocorrencia e entrar no juizado de pequenas causas.

 

E assim que puder também e o caso se resolver irei bloquear o IMEI do meu aparelho em todas as operadoras que puder, nunca passei por situação parecida e não recomendo a ninguém

 

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Então, quem recebeu foi o meu porteiro...

Quando peguei a caixa ela estava lacrada sem nenhum sinal de alguma tentativa de abertura e tudo mais, inclusive nem amassada estava.

De principio achei muito rapido o tempo de diagnostico do meu aparelho e a volta do mesmo, mas tudo bem.

Abri a caixa e tinha um papel do diagnostico e uma caixa que era pra ter o meu Telefone lá dentro, que também estava lacrada.. quando eu abri não tinha NADA, NADA. 

 

Liguei pro suporte avançado da apple que inclusive esta me acompanhando por um ramal separado, e eles estão investigando e desde o ocorrido o prazo e de 7 dias.

Compareci a uma delegacia de policia pra registrar minha ocorrencia pois não posso tomar um prejuizo desse, e fui aconselhado pela delegada a não registrar ainda pois existe uma possibilidade da empresa se manifestar ao meu favor.

 

Acredito que essa investigação vai apurar aonde o telefone sumiu, acredito eu que dentro da propia apple pois a embalagem estava em plenas condições.

O que me intriga e que o peso registrado na embalagem deu de 0,140 gramas.

Pesando em um mercado aqui perto de casa com todos os papeis se deu por volta de 0,250 gramas sem o celular

 

É MUITO FRUSTRANTE, muito abrir uma caixa esperando seu produto reparado e perceber que foi roubado... espero que o meu caso seja resolvido pacificamente e se não for vou registrar um boletim de ocorrencia e entrar no juizado de pequenas causas.

 

E assim que puder também e o caso se resolver irei bloquear o IMEI do meu aparelho em todas as operadoras que puder, nunca passei por situação parecida e não recomendo a ninguém

 

 

Samuel,

 

Fico muito triste em ver a forma de como estás sendo tratado. Deves ser reparado pelos danos morais sofridos, pois ficar com esse descaso, passando de suporte comum para avançado, depois para o suporte sênior, é prova de que nem a Apple sabe direito como manejar o teu caso. 

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Samuel,

 

Fico muito triste em ver a forma de como estás sendo tratado. Deves ser reparado pelos danos morais sofridos, pois ficar com esse descaso, passando de suporte comum para avançado, depois para o suporte sênior, é prova de que nem a Apple sabe direito como manejar o teu caso. 

 

Já passei por duas pessoas do suporte avançado Gustavo, o prazo da investigação fica pronto até amanha... confesso que estou muito decepcionado com o pós venda da apple.

Que de começo ofereceu a troca de um aparelho novo por um recondicionado e depois aconteceu o furto que acredito que seja ocorreu na própria assistência  apple! pois recebi uma embalagem lacrada com outra caixa dentro que era pra ter meu telefone mas não tinha.

Até hoje não tive qualquer resposta deles... preciso de alguma solução pois estou sem telefone desde o dia 12 de Fevereiro.

Houve um roubo, isso é muito sério! Alguém está com o meu telefone ai usando numa boa, estou cansado de toda essa situação

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Já passei por duas pessoas do suporte avançado Gustavo, o prazo da investigação fica pronto até amanha... confesso que estou muito decepcionado com o pós venda da apple.

Que de começo ofereceu a troca de um aparelho novo por um recondicionado e depois aconteceu o furto que acredito que seja ocorreu na própria assistência  apple! pois recebi uma embalagem lacrada com outra caixa dentro que era pra ter meu telefone mas não tinha.

Até hoje não tive qualquer resposta deles... preciso de alguma solução pois estou sem telefone desde o dia 12 de Fevereiro.

Houve um roubo, isso é muito sério! Alguém está com o meu telefone ai usando numa boa, estou cansado de toda essa situação

 

Este teu relato contém um fato inaceitável. Isso é uma falha não grave, mas imperdoável. A Apple, pelos relatos que tenho lido, parece ter desqualificado o seu serviço de Pós-Venda, o que é uma pena. Eu fui muito bem atendido em todas as vezes que precisei do Pós-Venda, sendo, em todas as vezes, contatado pelo Suporte Avançado no mesmo dia, seja para a realização de Assistência Remota, seja para aferição de problemas dentro do prazo de arrependimento de 14 dias, cf. a política de vendas da Apple Store.

 

Nos últimos meses apenas me dirigi para a AT SOMA, que fica em Porto Alegre, onde fui igualmente atendido de forma impecável.

 

Agora, esse teu relato, cujo tópico já se anda por quase 30 dias é a prova de que algo de errado está acontecendo na Apple Brasil. O que deveria ser um serviço de plena qualidade, prestativo, ético e eficiente, deixou de sê-lo no teu caso. Creio que deves acionar a empresa judicialmente, a fim de que os teus direitos, pelos dias em que ficastes sem o aparelho, sejam reparados a título de danos morais e danos materiais (se existirem, como custos de deslocamento até a AT, ligações telefônicas, correio, aquisição de um novo aparelho e etc).

 

Vamos esperar a resposta e novamente fica a minha repulsa pela forma como a Apple trata um cliente tão assíduo quanto a tua pessoa.

 

Abs.

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Só uma dica que deixo para todos aqui, li o caso do Samuel acima, infelizmente aconteceu algo errado com a distribuição do aparelho. 

Em questão dos produtos refurbished, no brasil não é autorizada a venda, nos EUA é normal a venda desses produtos.

Agora você me diz o site da apple EUA vende vários Refurbished e muitos brasileiros compram e revendem por aí então tome cuidado.

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quando meu iPad 2 deu defeito ano passado fui ultra bem atendido e eles trocaram em 2 dias por um Reacondicionado, eu não liguei muito pois estava precisando dele e estava perfeito, agora meu ipad 3 deu defeito e já vai se passar um mês na garantia, algumas pessoas me falaram que se passar de um mês eu iria poder exigir um novo lacrado ou a quantia dele com reajustes, alguém sabe se isso é verdade? pois estou com muita raiva, quase um mês e nada, eu levei esperando que fossem 2 dias como ocorreu com o segundo.. completamente decepcionado.

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quando meu iPad 2 deu defeito ano passado fui ultra bem atendido e eles trocaram em 2 dias por um Reacondicionado, eu não liguei muito pois estava precisando dele e estava perfeito, agora meu ipad 3 deu defeito e já vai se passar um mês na garantia, algumas pessoas me falaram que se passar de um mês eu iria poder exigir um novo lacrado ou a quantia dele com reajustes, alguém sabe se isso é verdade? pois estou com muita raiva, quase um mês e nada, eu levei esperando que fossem 2 dias como ocorreu com o segundo.. completamente decepcionado.

De acordo com o Código de defesa do consumidor, após 30 dias o cliente pode exigir a devolução do valor devidamente corrigido, ou a troca do produto, e a escolha e do cliente e não da empresa.

Segue o que consta no artigo 18 do CDC

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

Editado por Leandro Sasso

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a troca por produtos recondicionados no brasil é proibida, como sua venda também

 

Decidam-se. Tou acreditando mais no outro cara que fala advogadês.

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A troca por produtos recondicionados é permitida, desde que com o expresso consentimento do consumidor. A venda, também. Não é comum que isso aconteça, mas pode acontecer. Não é a política da Apple Brasil, mas os relatos do Samuel Gomes, desde que ele começou a relatar o seu problema, me deixaram na dúvida, mas ainda prefiro acreditar na boa-fé da Apple. 

 

 

 

De acordo com o Código de defesa do consumidor, após 30 dias o cliente pode exigir a devolução do valor devidamente corrigido, ou a troca do produto, e a escolha e do cliente e não da empresa.
Segue o que consta no artigo 18 do CDC

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.

 

Sobre a aplicação do art. 18 do CDC, é até possível que isso ocorra pela via judicial, pois as empresas relutam em restituir o valor pago, pois ele deve ser corrigido monetariamente, da mesma forma que as perdas e danos só podem ser pedidas em juízo ou por acordo comum, o que também é muito raro.

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A troca por produtos recondicionados é permitida, desde que com o expresso consentimento do consumidor. A venda, também. Não é comum que isso aconteça, mas pode acontecer. Não é a política da Apple Brasil, mas os relatos do Samuel Gomes, desde que ele começou a relatar o seu problema, me deixaram na dúvida, mas ainda prefiro acreditar na boa-fé da Apple. 

 

 

 

 

Sobre a aplicação do art. 18 do CDC, é até possível que isso ocorra pela via judicial, pois as empresas relutam em restituir o valor pago, pois ele deve ser corrigido monetariamente, da mesma forma que as perdas e danos só podem ser pedidas em juízo ou por acordo comum, o que também é muito raro.

Realmente, a maioria das empresas fazem de tudo para fazer a troca ao invés de devolver o dinheiro, tive um caso com a HP, e só se prontificaram a devolver o dinheiro após reclamação procon. Quanto isso aí da troca de produtos refurbished, nesse artigo 18 não fica explicito que tem que ser novo, não sei se fica claro em outro artigo, nesse diz produtos em perfeitas condições de uso, o que poderia ser produto não novo. Mas acredito que se informares que o produto e refurbished, o cliente pode recusar, ou não?

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Realmente, a maioria das empresas fazem de tudo para fazer a troca ao invés de devolver o dinheiro, tive um caso com a HP, e só se prontificaram a devolver o dinheiro após reclamação procon. Quanto isso aí da troca de produtos refurbished, nesse artigo 18 não fica explicito que tem que ser novo, não sei se fica claro em outro artigo, nesse diz produtos em perfeitas condições de uso, o que poderia ser produto não novo. Mas acredito que se informares que o produto e refurbished, o cliente pode recusar, ou não?

 

Pode sim. Só se pode vender ou dar em troca produto refurbished com expressa aceitação do cliente. Essa aceitação pode se dar no ato da compra, caso da Dell, na compra de um PC novo, com relação às peças de reposição, que podem ser novas ou recondicionadas, já que isso consta do termo de garantia e está de acordo com o CDC, ou durante o processo de troca ou manutenção. Mas como o CDC deixa claro, uma coisa é essencial: o cliente tem que saber que está levando para casa um produto recondicionado. Se não me engano, nesse tópico, eu juntei um projeto de lei, em que o governo pretende regulamentar os produtos refurbished.

 

Editado: seria um claro abuso eu pagar o preço de um produto novo, que vem na caixa, como um produto novo, com todos os seus acessórios, mas esse produto não é novo, ele está em perfeito estado, passou por todos os testes, mas mesmo assim ele não pode ser vendido como novo, o consumidor não pode ser enganado. Aí é que reside a dúvida sobre a venda de produtos dessa natureza no Brasil. Ela é permitida, desde que o cliente saiba o que leva para casa. Eu sempre comparo à compra de um produto que ficou exposto na vitrina por 3 meses ou que foi colocado em saldo de ponta de estoque. A chance de aconteces problemas como estes produtos é muito maior do que com um produto novo, sendo que nestes casos são vendidos como novos, pois não são refurbished, então olhem bem que os produtos recondicionados não representam o maior dos problemas, desde que o consumidor pague menos por um produto que já passou por um processo de reciclagem.

Editado por Gustavo Jaccottet

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Só pra ilustrar, já me aconteceu de comprar um produto achando que era novo e só depois descobrir que era refurb. Foi um GPS TomTom, comprado em loja da Vivo em um shopping daqui de SP. Realmente estava mais barato que o normal, mas só fui descobrir que era refurbished quando cheguei em casa (está escrito embaixo da caixa, em letras grandes).

 

Enfim, nem fui atrás, não estava com paciência pra discutir e realmente não tenho nada contra produtos refurbished. Só achei errado não me avisarem.

Ah, detalhe: isso faz uns 3 anos, e o TomTom ainda está lá no carro sendo usado diariamente.

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Rufurbished nem é um problema tão grande se eu sei que estou comprando um, mas ja vi lojas vendendo refurbished como novos, só de olhar pra o estado da caixa dava pra ter uma ideia, isso é um absurdo, e muitos compram sem saber achando até que é só a caixa e tal, alguem sabe se o fato de não ter a nota fiscal impediria de ir no procon? pois eu só guardo nos primeiros dias as notas dos meus iGadgets pois  sei que produto apple na garantia n precisa da nota...

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Rufurbished nem é um problema tão grande se eu sei que estou comprando um, mas ja vi lojas vendendo refurbished como novos, só de olhar pra o estado da caixa dava pra ter uma ideia, isso é um absurdo, e muitos compram sem saber achando até que é só a caixa e tal, alguem sabe se o fato de não ter a nota fiscal impediria de ir no procon? pois eu só guardo nos primeiros dias as notas dos meus iGadgets pois  sei que produto apple na garantia n precisa da nota...

Acredito que seja problema sim, pois eles pedem nota, certificado de garantia , e a nota seria para comprovar que o aparelho e seu e que foi adquirido por você.

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Ué seu aparelho saiu da caixa também nao é mais novo? Se fosse consertar o seu nao ia dar na mesma, consumidor é fogo se arranja uma forma de agilizar o processo reclama se demora na entrega do aparelho em reparo reclama nossa ainda bem que nao sou de area comercial, bem fique claro que é somente minha opiniao já tive um iphone 4s com 3 meses deu pau e peguei um recondicionado até hoje está jóia com meu pai...

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Só pra ilustrar, já me aconteceu de comprar um produto achando que era novo e só depois descobrir que era refurb. Foi um GPS TomTom, comprado em loja da Vivo em um shopping daqui de SP. Realmente estava mais barato que o normal, mas só fui descobrir que era refurbished quando cheguei em casa (está escrito embaixo da caixa, em letras grandes).

Enfim, nem fui atrás, não estava com paciência pra discutir e realmente não tenho nada contra produtos refurbished. Só achei errado não me avisarem.

Ah, detalhe: isso faz uns 3 anos, e o TomTom ainda está lá no carro sendo usado diariamente.

Meu primeiro Laptop era recondicionado. Fui informado na hora da compra, num Duty Free Shop na Fronteira com o Uruguai. Mas poderia haver honestidade. No teu caso o preço estava em conta, mas o vendedor, se sabia que era um um produto recondicionado, deveria ter sido honesto.

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