Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo no iMac - GRANDE problema


PedroNovak

Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

Vou tentar ser breve: possuo um HD externo USB 2.0 da marca Buffalo,1.5 TB que sempre usei para os backups do TimeMachine,assim como para guardar alguns arquivos.

 

Instalei o Parallels Desktop 7,e com ele o Windows 8.Quando a máquina virtual é iniciada,uma janela do Parallels Desktop aparece,perguntando o que eu quero que seja feito com o dispositivo USB conectado: mantê-lo conectado ao Mac ou conectá-lo ao Windows.

Pois bem,selecionei para deixar o HD conectado ao Windows,porém não li o aviso que dizia que isso seria feito "forçando" o HD a se desconectar do mac,o que "poderia causar perda ou dano aos dados".

 

Aí começa meu problema: o HD está completamente inutilizado,quando plugo ele no USB (já tentei todas as portas e em outros 2 computadores diferentes) recebo a seguinte mensagem: "O disco que você inseriu não podia ser lido por este computador".Já tentei absolutamente tudo,no utilitário de disco não consigo fazer nada (reparar,verificar,etc),pois todas as opções estão desativadas.

Já resetei a PRAM e o SMC,tentei programas de recuperação de dados (Disk Drill e TestDisk),este último tentei tanto no Windows quanto no Mac,nenhum deles consegue fazer nada no HD.

Estou desesperado,pois como eu disse,neste HD não havia apenas os backups do TimeMachine,mas também muitos arquivos pessoas importantes.

 

Se alguém tiver uma luz,serei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Buffalo deve a marca do case externo. Veja qual a marca do HD e procure ferramentas de recuperação específicas dessa marca, no site oficial dela deves achar alguma coisa. Geralmente essas ferramentas são apenas para windows.

 

Se tiveres um desktop PC que possa ser aberto, ligue o HD diretamente nele e instale o aplicativo MacDrive, que permite a leitura de HDs formatados para mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,muito obrigado pela resposta.

 

Já pluguei ele em um notebook com Windows 7,e por lá o HD também não é reconhecido.

Tentei utilizar o aplicativo TestDisk no Windows,porém o HD sequer aparece nos discos nas opções do programa.

 

Vou procurar descobrir a marca do HD como me indicou,mas se estes programas de recuperação de disco não funcionaram,será que algum outro pode funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O último recurso é pagar uma empresa especiaiizada para recuperar os dados do HD. Se o que vc tinha nele realmente for de valor, vale a pena gastar o dinheiro (que não é pouco).

Sim,tenho algo em torno de 10 mil fotos RAW neste HD,além de muitos outros arquivos pessoais originais.

Vou deixar como último recurso o suporte de uma empresa de recuperação,pois não consigo acreditar que,de um segundo para o outro,1,5 TB de dados sumiram assim,do nada.

 

Conhece algum software para me indicar nisso tudo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma dica, se você tem muitos arquivos importantes, melhor levar o quanto antes para uma empresa de recuperação. Falo isso por experiência própria. Quanto mais tentar recuperar o HD sem as ferramentas e programas apropriados, a chance de recuperar os dados diminui. Outra dica, geralmente HD externo é usado para backup, não com HD principal, pois a chance de ele vir a dar problema é muito maior do que um HD interno. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma dica, se você tem muitos arquivos importantes, melhor levar o quanto antes para uma empresa de recuperação. Falo isso por experiência própria. Quanto mais tentar recuperar o HD sem as ferramentas e programas apropriados, a chance de recuperar os dados diminui. Outra dica, geralmente HD externo é usado para backup, não com HD principal, pois a chance de ele vir a dar problema é muito maior do que um HD interno. Abraços.

 Olá,muito obrigado pela resposta.

No momento não estou mais tocando no HD,deixei ele fora da tomada e com o cabo USB desconectado.

E realmente foi um grande erro meu guardar arquivos pessoais omportantes neste HD,de agora em diante,nunca mais.

 

 

 

Para reparar o HD - www.alsoft.com - DiskWarrior - leia as instruções com atenção

 

Para recuperar dados - Prosofteng - DataRescue - quando recupera os arquivos eles perdem os nomes

 

Por acaso seu HD foi formatado?

 

Vou ver se tento utilizar este software que me indicou.

O HD estava sendo usado para os backups do TimeMachine e também para armazenar alguns outros arquivos.

Obviamente não formatei o HD,porém quando conecto ele no Mac,acontece o que eu descrevi no início do tópico: o HD é mostrado no Utilitário de Disco,porém na descrição está escrito que o HD não está formatado,além de não me permitir fazer nada (nem mesmo formatá-lo,se eu quisesse).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada a ver que HD externo tem mais tendência de dar problema. O que tem mais tendência de dar em HD externo é a controladora, mas o HD em si não tem diferença, afinal HD interno ou externo é a mesma coisa.

 

Aliás, o HD que geralmente dá problema é o HD com o OS instalado, justamente por estar sofrendo esforço mecânico constantemente.

 

Pode continuar guardando dados importantes no HD externo sem preocupação. Como todo HD pode dar problema, o negócio é ter sempre um backup, independente do HD ser interno ou externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer com o HD externo ter mais chance de dar problemas, é que é mais fácil derrubar, perder etc. E eu já tive caso de colocar um HD numa porta USB problemática, e queimar a placa do HD. Tenho um cliente que tinha todas as fotos de casamento que ele faz (era um fotografo) e dem um problema parecido com o amigo, e ele teve que levar para uma empresa de recuperação de dados. E volto a afirmar HD externo é para backup, nao principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não entendi direito, mas quando vc formata para Windows, a formatação não é outra? Não foi isso que apagou seus dados não? Tipo vc apagou a formatação do MacOs (journaled ) e formatou para Windows?

Se você ler o post dele vai perceber que ele não formatou para Windows. O HD está com problema pq aparentemente o Windows via Parallels ejetou "à força" o HD do Mac OS X.

É basicamente o que pode acontecer quando se despluga o HD da porta USB enquanto ele está em operação. O risco de destruir o HD é alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei utilizar os Softwares que o colega Malek me indicou,porém sem sucesso.

 

No caso do DiskWarrior,criei um PenDrive "bootável" seguindo as instruções no próprio site,o Mac iniciou o boot com o programa,porém continua a mesma coisa: na lista de HD´s não aparece o HD externo,mesmo ele estando plugado corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai ta com cara de GPT corrompida.

 

Infelizmente HFS+ não é popular, eu mesmo não conheço um sequer que lide com isso, já pra recuperar MBR tem um monte.

 

Eu achei isso: http://7bits.nl/blog/2012/01/02/mac-gpt-partition-table-recovery

 

Quando você pluga o HD em uma maquina, chegou a ver se ta batendo disco? ele gira? gira e para? Dependendo pode ser a placa lógica que foi pro saco mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tem que acabar com o mito que MOVER arquivos para um HD externo é backup. Backup é COPIA, não uma unidade externa... Se algo esta SOMENTE em um HD externo, e realmente for importante, compre um SEGUNDO HD e mantenha nos dois lugares.

 

Tente o DataRescue para recuperar esses arquivos... Se não conseguir, leve a uma recuperadora e prepare o bolso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser que:

1: o HD esta com problemas fisicos

2: o case pifou.

Se puder desmontar o case e colocar o HD num novo case usb (que custa uns R$50,00) você vai saber ao certo.

Acho a segunda dica boa. Se bobear é só conectar dito numa baia SATA e testar. De repente o problema é na controladora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu fiquei com um caso parecido e tive que abrir o terminal para remontar a unidade:

 

Abrindo o terminal, digite:

 

diskutil list

 

Ele listará os discos, montados ou não.

 

Vendo qual é o seu disco de backup, digite o comando:

 

mount /dev/nome do disco, exemplo: mount /dev/disk1s10

Se montar, ai voce repara pelo utilitario de disco, reparando disco, permissão e tudo mais sem medo.

 

Pelo parallels, é melhor mapear o drive externo do que abri-lo com o S.O.

 

Veja se dá certo!

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiquei com um caso parecido e tive que abrir o terminal para remontar a unidade:

 

Abrindo o terminal, digite:

 

diskutil list

 

Ele listará os discos, montados ou não.

 

Vendo qual é o seu disco de backup, digite o comando:

 

mount /dev/nome do disco, exemplo: mount /dev/disk1s10

Se montar, ai voce repara pelo utilitario de disco, reparando disco, permissão e tudo mais sem medo.

 

Pelo parallels, é melhor mapear o drive externo do que abri-lo com o S.O.

 

Veja se dá certo!

 

Boa sorte!

 

Segui sua dica,porém recebi a seguinte mensagem : " unknown special file of file system".

 

O que poderia significar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...