Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Gustavo Jaccottet

[Venda Casada] Compra de Nano-SIM em Loja Física TIM

Posts Recomendados

Eis aqui o e-mail repassado pela TIM, após eu relatar a Venda Casada praticada por uma das revendas TIM na cidade de Pelotas, que condicionavam a compra de um iPhone 5 para a aquisição de um simples Nano-SIM de R$10,00:

 

 

"Prezado (a) GUSTAVO JACCOTTET FREITAS, referente ao protocolo de atendimento nºxxxxxxxxxx5

Em resposta ao seu e-mail, informamos que sua reclamação foi registrada e que passaremos para o setor que tomará as medidas cabíveis".

 

Como vocês podem ver, nada vai ser feito!

 

Eu me pergunto: que país tão tolo é esse?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo sua pergunta: Brasil, o país que todo mundo vê a merda e ninguem faz nada.

Abre uma denúncia na ANATEL e tenta mandar entrar em contato com os jornais locais para publicarem sua denúncia.

 

Já fiz todos os procedimentos. Vou processar a TIM na Justiça Comum. Ontem mesmo registrei ocorrência policial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz todos os procedimentos. Vou processar a TIM na Justiça Comum. Ontem mesmo registrei ocorrência policial.

 

Tá certo,

 

Uma dica caso ocorrer isso com alguém:

Informar o vendedor que ele esta fazendo venda casada;

Se quiser, pode ate pedir o CDC e mostrar pra ele, mas não é necessario;

Fazer o Boletim de Ocorrência;

Procurar o Procon.

 

*corrijam se tiver que acrescentar algo nesse procedimento.

 

É uma dor de cabeça a mais, porem é so dessa forma que as coisas funcionam, se nos acomodar-mos

vamos viver nas mãos das empresas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá certo,

 

Uma dica caso ocorrer isso com alguém:

Informar o vendedor que ele esta fazendo venda casada;

Se quiser, pode ate pedir o CDC e mostrar pra ele, mas não é necessario;

Fazer o Boletim de Ocorrência;

Procurar o Procon.

 

*corrijam se tiver que acrescentar algo nesse procedimento.

 

É uma dor de cabeça a mais, porem é so dessa forma que as coisas funcionam, se nos acomodar-mos

vamos viver nas mãos das empresas.

 

 

Correto. No caso eu fui direto à Delegacia de Pronto Atendimento, fiz o BO. Abri um protocolo de atendimento na TIM e logo depois fiz a denúncia à ANATEL. Não comuniquei o PROCON, pois vou aguardar mais uns dias. Se não for tomada qualquer medida, vou ingressar diretamente na justiça comum.

 

 

 

Excelente, agora só esperar e ver no que vai dar. Boa sorte e se der, vai postando aqui o que for acontecendo.

 

Na verdade é a segunda vez que isso ocorre comigo. Na primeira vez comprei um iPhone 4 e eu realmente iria ativar uma nova linha. Era um caso de venda casada, mas que não me causou prejuízo algum, por isso não efetuei reclamação alguma. Agora, nesse caso eu necessitava do Nano-SIM, não queria usar um cortado, então recorri às revendas. Nenhuma fazia outra coisa senão venda casada. Entrei em contato com a TIM e eles me indicaram uma revenda. Fui nessa revenda em que a venda casada era condicionada à compra do aparelho. Eu disse ao vendedor: isso é venda casada e ele me disse que a TIM manda um Nano-SIM para cada iPhone 5 em estoque (para mim isso é balela, um Nano-SIM sei por R$10,00). Depois disso encontrei uma revenda da TIM, que eu nem imaginava existir, e consegui o Nano-SIM, mesmo assim não vou e não posso deixar barato. 

 

E como está isso no restante do Brasil? Foi um caso isolado ou é algo comum?

 

sigma,

 

Já li relatos aqui no Fórum de que na noite de lançamento do iPhone 5, algumas revendas da TIM estavam condicionando a compra do aparelho à aquisição de um plano pós-pago (creio que para atingir metas de venda).

 

Não posso afirmar, mas tenho informações de que o caso não é isolado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eis aqui o e-mail repassado pela TIM, após eu relatar a Venda Casada praticada por uma das revendas TIM na cidade de Pelotas, que condicionavam a compra de um iPhone 5 para a aquisição de um simples Nano-SIM de R$10,00:

 

 

"Prezado (a) GUSTAVO JACCOTTET FREITAS, referente ao protocolo de atendimento nºxxxxxxxxxx5

Em resposta ao seu e-mail, informamos que sua reclamação foi registrada e que passaremos para o setor que tomará as medidas cabíveis".

 

Como vocês podem ver, nada vai ser feito!

 

Eu me pergunto: que país tão tolo é esse?

A velha e boa resposta padrão. Resumindo, vai ficar por isso mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A velha e boa resposta padrão. Resumindo, vai ficar por isso mesmo.

 

Com certeza. Se eu esperar o PROCON, a ANATEL e a própria TIM, vou ser indenizado com um nariz da palhaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo, aconteceu o mesmo comigo em uma loja da Vivo no principal shopping daqui de Belém, mas foi resolvido tranquilamente e de uma forma até engraçada.

 

A vendedora disse que só havia nano sims disponíveis para a compra de novos planos. Eu disse "faça o seguinte.. Pesquise no Google 'venda casada' e 'art. 39 do CPC'. Se quiser falar comigo vou ficar sentado bem ali." E fui para o stand de vendas da imobiliária na qual trabalhava. Cinco minutos depois ela veio falar comigo, pedindo meu cpf para fazer a venda do chip. Nem precisei me levantar, haha, ela ia e vinha de um lado para o outro até finalizar o procedimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo, aconteceu o mesmo comigo em uma loja da Vivo no principal shopping daqui de Belém, mas foi resolvido tranquilamente e de uma forma até engraçada.

A vendedora disse que só havia nano sims disponíveis para a compra de novos planos. Eu disse "faça o seguinte.. Pesquise no Google 'venda casada' e 'art. 39 do CPC'. Se quiser falar comigo vou ficar sentado bem ali." E fui para o stand de vendas da imobiliária na qual trabalhava. Cinco minutos depois ela veio falar comigo, pedindo meu cpf para fazer a venda do chip. Nem precisei me levantar, haha, ela ia e vinha de um lado para o outro até finalizar o procedimento.

Eu cansei de argumentar. Essa situação me estressou pois a principal loja da TIM daqui faz o que quer. É a primeira vez que estou agindo pela via administrativa para ver se dá resultado. Geralmente eu já deveria ter proposto a ação cabível contra a TIM, mas vou tentar acreditar que a via administrativa vai dar resultado. Se não der, já tenho a petição pronta, só aguardando o deslinde para dar início ao processo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ja tem 2 e meio (com 2 iphones 4 e um 4s) q eu tento comprar um micro sim pra ativar linha pre paga e sempre o vendedor vem com o papo furado de nao ter em estoque.

ja desencanei de comprar o micro chip!

Nossa. O Micro-SIM já é bem comum, mas eles forçam a barra para ativar um plano pós-pago ou vender um aparelho, contando que iPhone e iPad usam o Micro-SIM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vergonha. O Brasil é um país maravilhoso, apenas temos pessoas medíocres e desonestas no poder, na fiscalização em especial esta anatel da vida que conivente com tudo isso não faz nada, ela só presta para ameaçar, cobrar multas pra encher cofres públicos. Sinceramente eu não tenho confiança em nenhum órgão publico, pois eles não vêem o lado do cliente prova disso é a constante falta de respeitou da desonestidade destas operadoras que usam de artimanhas para ganhar nossa grana. Fui cliente desta tim por 5 anos. Em dezembro de 2011fui trocar meu iPhone 4 pelo4S e um atendente me disse que pra adquirir o aparelho eu teria que adquiri outra linha, na mesma hora eu cancelei o contrato com eles, tentaram me convencer com conversa cretina e como não sou santo pra viver de promessa desde então só compro aparelho nos EUA. Liguei nesta anatel e tiveram o discrepância de me perguntar se eu tinha prova eu disse pra atendente, a prova é as reclamações sobre este assunto que com certeza assistia no sistema deles. A atendente me disse que iria registrar minha reclamação e pelo que vejo a desonestidade da TIM continua, então isso é uma prova que estamos perdendo tempo em reclamar, embora este seja o proceder a ser adotado, mas ninguém faz nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma vergonha. O Brasil é um país maravilhoso, apenas temos pessoas medíocres e desonestas no poder, na fiscalização em especial esta anatel da vida que conivente com tudo isso não faz nada, ela só presta para ameaçar, cobrar multas pra encher cofres públicos. Sinceramente eu não tenho confiança em nenhum órgão publico, pois eles não vêem o lado do cliente prova disso é a constante falta de respeitou da desonestidade destas operadoras que usam de artimanhas para ganhar nossa grana. Fui cliente desta tim por 5 anos. Em dezembro de 2011fui trocar meu iPhone 4 pelo4S e um atendente me disse que pra adquirir o aparelho eu teria que adquiri outra linha, na mesma hora eu cancelei o contrato com eles, tentaram me convencer com conversa cretina e como não sou santo pra viver de promessa desde então só compro aparelho nos EUA. Liguei nesta anatel e tiveram o discrepância de me perguntar se eu tinha prova eu disse pra atendente, a prova é as reclamações sobre este assunto que com certeza assistia no sistema deles. A atendente me disse que iria registrar minha reclamação e pelo que vejo a desonestidade da TIM continua, então isso é uma prova que estamos perdendo tempo em reclamar, embora este seja o proceder a ser adotado, mas ninguém faz nada.

 

O pior é que eu vi uma menina comprando um iPhone 5 e assinando outro plano pós-pago. Enquanto eu aguardava o atendimento fui até ela e expliquei que aquilo era venda casada e ela estupidamente me disse: é, mas é o necessário para eu ter o meu iPhone 5. Mal sabe ela que a própria TIM vende o aparelho no site por R$200,00 a menos do que a loja estava cobrando pelo modelo de 32GB.

 

Cada vez mais me convenço, mesmo não querendo me convencer, de que o consumidor brasileiro é um palhaço e que se sente realizado com as risadas do público, pois o lugar do brasileiro é mesmo no picadeiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pior é que eu vi uma menina comprando um iPhone 5 e assinando outro plano pós-pago. Enquanto eu aguardava o atendimento fui até ela e expliquei que aquilo era venda casada e ela estupidamente me disse: é, mas é o necessário para eu ter o meu iPhone 5. Mal sabe ela que a própria TIM vende o aparelho no site por R$200,00 a menos do que a loja estava cobrando pelo modelo de 32GB.

 

Cada vez mais me convenço, mesmo não querendo me convencer, de que o consumidor brasileiro é um palhaço e que se sente realizado com as risadas do público, pois o lugar do brasileiro é mesmo no picadeiro.

Pois e, de quem e a culpa? Do próprio consumidor que para estar na crista da onda tecnológica se submete a tudo e mais um pouco. Se não há explorado, não há explorador.

Ah! Pobre povo brasileiro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Culpa do consumidor, realmente.

 

Comprei meu iPhone 4 na Vivo, pouco depois deo lançamento por R$1.150,00. O preço "cheio" era R$1.890,00, mas tive desconto com meu plano.

Quando foi lançado o 4S, o preço cheio era de quase R$2.500,00 e com desconto ficaria por R$1.799,00.

OBVIAMENTE não comprei o aparelho, por causa do preço absurdo e abusivo. Fiquei mais um ano com meu iPhone 4 e só comprei o 5 porque estava na europa e pude comprar por um preço bem menor. Se não fosse por isso, ainda estaria de iPhone 4.

 

O que falta é o resto do povo ter consciência. Não é tão difícil resistir ao consumismo. Mesmo que você tenha MUITO dinheiro, é preciso ter noção do real valor das coisas e pagar apenas o justo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Culpa do consumidor, realmente.

 

Comprei meu iPhone 4 na Vivo, pouco depois deo lançamento por R$1.150,00. O preço "cheio" era R$1.890,00, mas tive desconto com meu plano.

Quando foi lançado o 4S, o preço cheio era de quase R$2.500,00 e com desconto ficaria por R$1.799,00.

OBVIAMENTE não comprei o aparelho, por causa do preço absurdo e abusivo. Fiquei mais um ano com meu iPhone 4 e só comprei o 5 porque estava na europa e pude comprar por um preço bem menor. Se não fosse por isso, ainda estaria de iPhone 4.

 

O que falta é o resto do povo ter consciência. Não é tão difícil resistir ao consumismo. Mesmo que você tenha MUITO dinheiro, é preciso ter noção do real valor das coisas e pagar apenas o justo.

 

 

Verdade. Eu paguei R$1.799,00 pelo meu 4S, era o preço cheio da TIM para compras feitas pelo *144. A questão é que a cada lançamento, por maior que seja o preço, maior será a cobiça. Soa ridículo, mas num grupo de amigos, vale mais ter um iPhone 5 do que um caráter digno. Somos cada vez um produto estereotipado da grande mídia. Daqui a pouco meu nome vai ser meu Apple ID e meu CPF vai ser o meu Serial Number. Eu sei que muita gente entra nesse papo inocente de ser cool, moderno, hipster, de maneira inocente, mas é isso que faz o ser humano ser cozido por sua própria falta de identidade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por hedersacj
      Olá galera! Venho enfrentando esse problemas a quase um ano.
      Sempre que recebo ligações de um usuário da TIM o número que aparece na tela de meu celular é "estranho", exemplo o número (063) 91234-5678 aparece como 00 63 91 2345 678 com esse mesmo espaçamento... E no caso do iOS ainda aparece a sujestão de lugar que nesse caso é de Filipinas, reproduzi esse problema em outros aparelho iOS com diferentes versões do software e em aparelhos Android também com diferentes versões, todos tiveram o mesmo erro, isso ocorre até com número salvos na agenda, e a única coisa em comum é que sempre é de ligações de TIM para VIVO, problema que já causa transtornos, peso que sai ligações Span e às vezes são, mas já ocorreu de perder ligação de pessoas importantes e não retornar pelo número estar aparecendo dessa forma.
    • Por titanium
      Pessoal, eu tenho um iPhone SE e mesmo a TIM possuindo o serviço em SP, e funcionando num Android também TIM do meu pai, eu não consigo utilizar do serviço, configure o 4G para conexão voz e dados, como manda a TIM. 
      Mesmo com tudo configurado, não consigo utilizar o voLTE, toda chamada que faço imediatamente o 4G cai para 3G. 
      Assim, gostaria de saber se tem alguém com iPhone utilizando voLTE em São Paulo com sucesso. Pois não estou conseguindo.
      A versão do meu Carrier é (TIM34.1) iOS 12.1.1
       
      Grato.
    • Por bruno653
      Primeiramente, gostaria de pedir desculpas caso alguma coisa esteja errada. Não entendo muito sobre como funciona fóruns e estou aqui porque estou desesperado já.
      Tenho um iPhone 5, desde 2013, que está num estado final de vida praticamente. Além dele travar muito e esquentar bastante, ontem aconteceu algo estranho. Estava na casa de um amigo com mais 15 pessoas e o wi-fi parou de pegar no meu celular. Ainda estava conectado porém às vezes não pegava, o whatsapp ficava com aquilo de "conectando" e não conseguia usar nenhum aplicativo que precisava de internet. Às vezes voltava a pegar por um período de tempo porém com um sinal bem fraco. Eu achei que fosse porque tinha mais de 20 dispositivos conectados no wi-fi dele então ignorei. Chegando em casa, o mesmo problema aconteceu com o meu wi-fi porém achei que fosse porque realmente houve algum problema na internet e fui dormir. Hoje aconteceu a mesma coisa desde manhã e até agora nada.
      O 3G ainda funciona porém consome muita bateria e esquenta muito o celular que já tem uma bateria de 4 horas aproximadamente (2 horas se estiver com o 3G ligado).
      Gostaria de alguma ajuda nisso, por favor.
    • Por Cláudio Cesar De Mello Xavier Filho
      Ola, possuo um iPhone 5 há algum tempo, alguns meses pra cá, o mostrador  da bateria desregulou e cai rapidamente de 100% e vai diminuindo ate chegar a 3%  e fica horas marcando 3, com isso fui me acostumando não me importei muito com isso, com o tempo  após o iPhone desligar ou reiniciar ele, sempre quando ele liga fica uns 2 minutos ligado e do nada ele reinicia sozinho, mais isso reiniciava 2 ou 3 x e voltada ao normal, só que agora luto para não deixar ele desligar, pois esse tempo que durava 2,3x voltava ao normal agora ele fica reiniciando por 5, 6 horas sem parar, pensei que poderia ser bateria mais a bateria foi trocada começo desse ano, aos técnicos o que pode ser?
      Segue vídeo mostrando como fica
       
    • Por Eduardo Victor
      O flash do meu iphone 5 não está funcionando na câmera, ela simplesmente não bate a foto quando ativo o flash. Usar como lanterna funciona ou em outros apps de lanterna também, mas na câmera não bate a foto! Já tentei restaurar, mas não adiantou, alguém por favor me ajuda!!
    • Por shooter
      Olá, amigos!
       
      Estou pesquisando uma nova operadora para meu celular (atualmente sou Nextel) e estou em dúvida sobre alguns planos.
      De começo fiquei interessado pela Vivo, mas depois vi esse novo Tim Black, e as opções da Claro também..
      O que mais me preocupa é: Cobertura. Não quero me preocupar com perder sinal no metrô (na Nextel eu não perco) e em outros lugares ou ter a internet lenta também.
      Qual operadora vocês me aconselham? Lembrando que moro em SP capital.
       
      Abraços!
    • Por T-Bond
      Galera, você conhecem algum outro smartphone que possua, pelo menos, as dimensões aproximadas do iPhone 5?
      Procuro alternativas que não sejam Apple.
    • Por Jansen Bispo
      Fala pessoal,

      Eu procurei no fórum e não encontrei nada específico deste erro, alguns semelhantes mas nada apresentado nos outros tópicos funcionou até então.
      Bom, eu tinha um 5S americano e há uns 3 meses meses fiz portabilidade da Claro para a TIM para poder utilizar o 4G que acabou funcionando no 5S. Porém há um mês fui assaltado e acabaram quebrando o 5S durante o assalto.
      Semana passada comprei um iPhone 7 com um vendedor aqui do fórum mesmo, lacrado, modelo A1778 com selo Anatel. Inseri o mesmo chip que usava no 5S, configurei como um iPhone novo e tudo funcionou normalmente, com excessão das chamadas telefônicas. Quando o 4G está ligado eu não consigo fazer ou receber ligações, mesmo tendo cerca de duas ou três bolinhas se sinal. Se eu vou lá nos Ajustes e deixo apenas como 3G consigo fazer e receber normalmente. Com o 4G eu consigo receber/enviar torpedos, acessar o pacote de dados e usar todo o restante (Face, WhatsApp, Aplicativos, Internet), só não consigo mesmo fazer as benditas ligações.
      Entrei em contato com a Tim e me orientaram a Redefinir os Ajustes de Rede, coisa que eu já havia feito e mesmo assim não resolveu. Fui até uma loja física da Tim, a única aqui da cidade, e eles também não puderem resolver e me pediram para ligar na Anatel e abrir uma ocorrência, o que irei fazer amanhã. Já fiz o teste com um chip da Claro e não dá problema. Estou vendo se consigo um outro da Tim pra testar também.
      Alguém tem alguma sugestão de algo que posso tentar?
       
    • Por Julia Moreira
      Pessoas,
      estou pensando em comprar o iphone 5s do meu namorado. Entretanto, ele "tinha" a bateria original viciada (aquele caso de que descarrega com 70%, só dura 3h, etc...). O produto está totalmente fora da garantia, e a Apple cobra 450,00 reais para trocar por uma nova. Entretanto, ele optou por comprar uma falsificada, nessas assistências técnicas em Shopping, que custou 120,00 reais. Faz somente uma semana, e está tudo ocorrendo bem. A assistência deu garantia de 3 meses. Entretanto, ele quer vender o celular e eu quero comprar, e estou pensando se vale a pena adquirir pelo preço de 600,00 reais, dado que, passados os 3 meses da garantia da assistência, o celular pode voltar a dar problema e eu teria que recorrer aos 450,00 da Apple numa bateria original (o que não estou nem um pouco disposta a fazer)
      Então: vocês acham que vale a pena comprar o celular nessas condições? 
      E mais: essas baterias de segunda linha, de assistências técnicas "confiáveis" tendem a durar um tempo razoável, etc, vale a pena comprar? 
      PS: sou do tipo de pessoa que não gosta de gastar muito em celular e, por isso, qualquer android seria a melhor opção. Mas já cansei bastante do sistema, queria experimentar o ios, e quero um iphone
    • Por tiulusca
      Bom dia, boa tarde ou boa noite, pessoal! Sou novato aqui, creio estar postando no lugar correto, caso eu esteja errado, mil perdões!
      Então, tenho um iPhone 5 que simplesmente do NADA parou de funcionar o microfone, levei na assistência achando que era problema no hardware do aparelho, troquei o microfone e ainda sim não voltou.
      Dias atrás ele voltou a funcionar e depois parou do nada também.
      Hoje percebi que na SIRI o microfone funciona normalmente, porém, eu já reinstalei o software pelo iTunes e ainda sim o problema persiste, alguém tem alguma solução?
      Obrigado desde já.
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      47.921
    • Total de Posts
      410.577
×
×
  • Criar Novo...