Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iPad mini para faculdade - Vale a pena?


Posts Recomendados

Boa tarde!

 

Pessoal, faz tempo que eu venho pensando em pegar um iPad, e agora que entrei para a faculdade me parece um bom momento. Já mexi nos iPads 1, 2 e 3 de amigos e a princípio todos me agradaram, o 1 achei um pouquinho lento, mas nada demais e o 3  tem uma tela bacana, mas não é algo que eu realmente vejo necessidade, conseguiria usar um iPad sem tela retina numa boa, porém sempre achei os aparelhos um pouquinho grandes e pesados...

 

Preciso de um aparelho para leitura, acesso a internet e jogos casuais, e ai surgiu o iPad Mini que me chamou bastante atenção pelo tamanho bem compacto e peso bem atraente, porém fiquei com medo de a tela ser pequena demais e não me agradar... Vou usar o aparelho basicamente no onibus e dentro da faculdade para consulta de material para as aulas e coisas do genero, já tenho um macbook 13 e um s3 e queria a opinião do pessoal que tem um iPad mini ou que já teve alguma experiencia com ele, se ele se torna realmente util no dia a dia, se vale a pena pegar o pequeno...

 

Enfim, quem puder me ajudar  :D

 

Edit: O curso é Eng. Elétrica, se isso ajuda em algo na escolha do iproduct hehehe

Editado por Rodrigobeg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio que vale. A tela é ótima, ele parece ser bem menor do que realmente é por causa das bordas finas em comparação com o ipad menor.

 

Talvez este tópico aqui o auxilie: http://goo.gl/4ndwH

 

Prepare-se para as derivadas, integrais, equações diferenciais.

 

Bom proveito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óbvio que vale. A tela é ótima, ele parece ser bem menor do que realmente é por causa das bordas finas em comparação com o ipad menor.

 

Talvez este tópico aqui o auxilie: http://goo.gl/4ndwH

 

Prepare-se para as derivadas, integrais, equações diferenciais.

 

Bom proveito!

 

Opa, muito obrigado pela ajuda! Já tinha dado uma olhada no tópico, mas estou aproveitando para reler ele!

 

E quanto as derivadas, integrais e demais equações, já estou com uma calculadora HP50G pra me auxiliar  :D

 

To querendo pegar o iPad pra usar também como agenda, achei bacana o aplicativo de calendário, mas no mac fica meio desconfortável de usar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só, um amigo meu comprou um iPad para usar como ferramenta de estudo. Depois de um tempo ele ficou de saco cheio e trocou por um Galaxy Note 10.1.

 

"Mas como assim? Ficou doido?".

 

Ele me justificou dizendo que achava simplesmente um put@ pé-no-saco precisar de usar um computador com iTunes para poder transferir qualquer arquivo, por mais simples que fosse. Ecossistema? Apps? Ele não está muito aí para isso, visto que, como disse, o tablet é basicamente uma ferramenta de estudo para ele. Quando ele não está estudando fica desligado na gaveta. Então, para ele, o Note 10.1 foi um melhor produto, visto que a transferência de arquivos é mais simples - funciona como um simples pen-drive - e ele ainda ganhou uma função bem bacana para anotações na tela do aparelho (a canetiha S-Pen).

 

Você, que já tem um S3, tem uma noção do que seria um Note 10.1. Mês que vem será lançado o novo Note 8.0, num tamanho e peso mais próximos do que você deseja. A integração entre o seu celular e tablet podem ser um fator a favor de ficar nos Android. Antes de comprar um iPad mini, eu esperaria para ver esse produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de citar também, existe a possibilidade de pegar um iPad 2 usadinho e economizar um pouco, não sei se valeria a pena na usabilidade e posterior revenda

O iPad Mini "é similar" ao iPad 2, mas aí o quesito 'tamanho' vai por água abaixo.. apesar de ser leve.

Ele me justificou dizendo que achava simplesmente um put@ pé-no-saco precisar de usar um computador com iTunes para poder transferir qualquer arquivo, por mais simples que fosse. Ecossistema? Apps? Ele não está muito aí para isso, visto que, como disse, o tablet é basicamente uma ferramenta de estudo para ele. Quando ele não está estudando fica desligado na gaveta. .

Eu uso o iPad na faculdade.

Em dois anos, usei o iTunes pra sincronizar o conteúdo da aula entre iPad e Mac umas duas vezes, a segunda vez foi hoje inclusive, mas porque eu já estava no Mac e o iPad estava ao meu lado e passei alguns artigos pra ele rapidinho.

A dependência com o iTunes ainda existe, mas já não é mais aquela limitação de antes.

Os apps pra faculdade que uso nos iPads e iPhones, se aproveitam do servio iCloud, logo, tudo que tenho no iPhone.. também tenho no iPad sem usar o iTunes pra isso.

"Ah, mas aquele material do colega não dá pra passar por bluetooth, nem pendrive e nem cartão de memória!"

Realmente, fica limitado nisso, mas o colega que envie por email ou iMessage ou "n" outras maneiras disponíveis, ou seja, isso não é problema, pelo menos pra mim.

Outra coisa que tira a dependência do iTunes é que, geralmente, a Universidade tem sua rede e como disponibilizar material aos alunos. Pelo próprio Safari do iPad é possível usar essa rede, ir onde estão os arquivos e na hora de visualizar, sempre tem a opção de abrir o arquivo em algum aplicativo no aparelho. Um exemplo disso é o app GoodReader. Uso muito ele justamente por poder manter, visualizar, editar e até criar documentos pra usar nas aulas, além de permitir a edição direta em alguns deles. Além disso, é possível usar apps que permitem baixar os arquivos para o iPad ou usar apps navegadores que façam isso também.

Outro app que usa o iCloud e dispensa o iTunes é o AudioMemos que serve pra gravar as aulas sem limitação de tempo e com algumas configurações bem legais de ajustes como compactar o audio sem perder a qualidade, além de usar o iCloud e deixar as gravações nos aparelhos automaticamente.

Isso eu não sei se poderia ser feito no Android, se alguém souber que fale pra nós.

"Ahh, mas o serviço da Google.." na boa, respeito quem ainda usa os serviços Google. Eu não uso. Fiquei apenas um um único email do Gmail pra "lixão".. pra uso geral, não pessoal e não profissional. Repito, respeito quem use.. eu não aprecio a maneira que a empresa usa a privacidade dos usuários, então fico fora.

Eu ainda não peguei o iPad Mini, mas assim que sair uma nova atualização dele... independente de ter tela retina ou não, pretendo usá-lo por ser menor e mais leve, mas quero um processador melhor, uma câmera melhorada e, quem sabe, 128GB de armazenamento.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro galaxy não, gosto muito do meu s3, mas o ecossistema não é o que eu gostaria e nao costumo transferir muita coisa entre celular e Mac, separo bastante seus usos, mas a idéia é integrar o mac com o ipad...

Vou usar o ipad no ônibus dos estudantes,

iFernada, muito obrigado pela resposta, foi bastante esclarecedora, a idéia é portabilidade, portanto não sei se o ipad normal não vai ficar muito grande, posso transferir entre mac e ipad sem limites? Se a resposta é sim, para mim é suficiente, precisando de arquivos dos colegas, eu tenho o s3 que é livre para enviar e receber arquivos de terceiros!

Editado por Rodrigobeg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iFernada, muito obrigado pela resposta, foi bastante esclarecedora!

Só mais uma detalhe, para o teu curso de Eng. Elétrica o iPad será um auxiliador sim, mas não substituirá o caderno.

Dependendo do curso até dá pra deixar o caderno de lado, como no meu caso, até uso caderno.. mas o principal é o iPad mesmo.

E sobre usar no bus.. bah, não recomendo por questões óbvias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernanda, se importaria citar mais especificamente como o teu ipad te ajuda? Apps, e tal? Sem dúvida que um caderno é fundamental, mas queria saber aonde o ipad te ajuda, ou atrapalha! Hehehe

Quanto ao uso no ônibus, a cidade é pequena e eu conheço quase todo mundo que viaja junto, ja uso o s3 a um bom tempo e nunca ouve tentativa de furto nem nada do tipo, mas vou ficar de olho pra de evitar problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado pela ajuda! Já tinha dado uma olhada no tópico, mas estou aproveitando para reler ele!

E quanto as derivadas, integrais e demais equações, já estou com uma calculadora HP50G pra me auxiliar :D

To querendo pegar o iPad pra usar também como agenda, achei bacana o aplicativo de calendário, mas no mac fica meio desconfortável de usar!

Não sei mais viver sem o aplicativo de agenda e lembretes (uso no iPhone), a mão fica mais simples de usar mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O iPad Mini "é similar" ao iPad 2, mas aí o quesito 'tamanho' vai por água abaixo.. apesar de ser leve.

Eu uso o iPad na faculdade.

Em dois anos, usei o iTunes pra sincronizar o conteúdo da aula entre iPad e Mac umas duas vezes, a segunda vez foi hoje inclusive, mas porque eu já estava no Mac e o iPad estava ao meu lado e passei alguns artigos pra ele rapidinho.

A dependência com o iTunes ainda existe, mas já não é mais aquela limitação de antes.

Os apps pra faculdade que uso nos iPads e iPhones, se aproveitam do servio iCloud, logo, tudo que tenho no iPhone.. também tenho no iPad sem usar o iTunes pra isso.

"Ah, mas aquele material do colega não dá pra passar por bluetooth, nem pendrive e nem cartão de memória!"

Realmente, fica limitado nisso, mas o colega que envie por email ou iMessage ou "n" outras maneiras disponíveis, ou seja, isso não é problema, pelo menos pra mim.

Outra coisa que tira a dependência do iTunes é que, geralmente, a Universidade tem sua rede e como disponibilizar material aos alunos. Pelo próprio Safari do iPad é possível usar essa rede, ir onde estão os arquivos e na hora de visualizar, sempre tem a opção de abrir o arquivo em algum aplicativo no aparelho. Um exemplo disso é o app GoodReader. Uso muito ele justamente por poder manter, visualizar, editar e até criar documentos pra usar nas aulas, além de permitir a edição direta em alguns deles. Além disso, é possível usar apps que permitem baixar os arquivos para o iPad ou usar apps navegadores que façam isso também.

Outro app que usa o iCloud e dispensa o iTunes é o AudioMemos que serve pra gravar as aulas sem limitação de tempo e com algumas configurações bem legais de ajustes como compactar o audio sem perder a qualidade, além de usar o iCloud e deixar as gravações nos aparelhos automaticamente.

Isso eu não sei se poderia ser feito no Android, se alguém souber que fale pra nós.

"Ahh, mas o serviço da Google.." na boa, respeito quem ainda usa os serviços Google. Eu não uso. Fiquei apenas um um único email do Gmail pra "lixão".. pra uso geral, não pessoal e não profissional. Repito, respeito quem use.. eu não aprecio a maneira que a empresa usa a privacidade dos usuários, então fico fora.

Eu ainda não peguei o iPad Mini, mas assim que sair uma nova atualização dele... independente de ter tela retina ou não, pretendo usá-lo por ser menor e mais leve, mas quero um processador melhor, uma câmera melhorada e, quem sabe, 128GB de armazenamento.

Só complementando o que foi dito aqui, depois do IOS 5 a dependência do iTunes foi para o espaço.

Eu coloco todos os meus documentos no Google drive, tem uma pasta no Mac para isto. Qualquer modificação, estando na nuvem, eu pego em qualquer lugar.

Uso o pdfexpert para ler e fazer marcações em PDF, acho o melhor mais não vou entrar em detalhes. O foxit reader é excelente também.

Eu citei o Google drive que uso mas boxnet, dropbox, sky drive são opções.

Para transferir um documento basta que a pessoa mande por e-mail.

O iPad mini é o mais recomendável e o iPad grande TB excelente, só o peso que fica maior e principalmente o tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro app que usa o iCloud e dispensa o iTunes é o AudioMemos que serve pra gravar as aulas sem limitação de tempo e com algumas configurações bem legais de ajustes como compactar o audio sem perder a qualidade, além de usar o iCloud e deixar as gravações nos aparelhos automaticamente.

Isso eu não sei se poderia ser feito no Android, se alguém souber que fale pra nós.

o aplicativo nativo do iOS tem limitação de tempo nas gravações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando o que foi dito aqui, depois do IOS 5 a dependência do iTunes foi para o espaço.

Eu coloco todos os meus documentos no Google drive, tem uma pasta no Mac para isto. Qualquer modificação, estando na nuvem, eu pego em qualquer lugar.

Uso o pdfexpert para ler e fazer marcações em PDF, acho o melhor mais não vou entrar em detalhes. O foxit reader é excelente também.

Eu citei o Google drive que uso mas boxnet, dropbox, sky drive são opções.

Para transferir um documento basta que a pessoa mande por e-mail.

O iPad mini é o mais recomendável e o iPad grande TB excelente, só o peso que fica maior e principalmente o tamanho.

 

Depender exclusivamente do iTunes nem seria um problema já como eu uso o mac como computador principal... Mas de qualquer jeito, tem app do google drive que funciona bem, ou então do dropbox? O dropbox é um aplicativo que eu já uso no mac e no android com bastante sucesso, com 50gb de armazenamento...

 

E continuo minha dúvida, mini ou normal?  :wacko:  hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

]o aplicativo nativo do iOS tem limitação de tempo nas gravações?

Hoje, ele grava por mais tempo. Não sei o total, mas sei que passa de uma hora de gravação direta.

Só que nem sempre foi assim.

Até um tempo atrás, o app nativo gravava 30 minutos. Depois passou a gravar 35 minutos e, posteriormente 37 minutos até chegar nos dias de hoje e gravar muito mais tempo. Ele tem uma boa qualidade, mas tem limitações: não permite compactar o audio, não usa iCloud, não tem como melhorar a qualidade e nitidez do áudio.. Enfim, ele é bom, mas com ressalvas.

. E continuo minha dúvida, mini ou normal? :wacko: hehehehe

Enviei uma Mensagem Privada pra ti aqui pelo fórum com detalhes do meu uso, depois, se puderes, confira.

Eu, como já uso Macs e iPads com tela normal, agora quero os menores.

Como tu já tiveste oportunidade de usar os iPads com tela normal.. Sabe as vantagens pra ler e jogar, mas o mini tem conquistado a galera. Relatos aqui no fórum de quem usa o Mini pra ler, tem sido mencionado. Mesmo com a falta da tela retina.

Eu, vou aguardar uma atualização do mini pra ver se vem com os 128GB. Antes eu não pensava nele pela falta da retina, mas quer saber, não adianta ter uma retina e perder rendimento de bateria e comprometer a parte gráfica com aquecimento pra sustentar a tela.

Editado por iFernanda
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravar as aulas é interessante, acredito que o app nativo já de conta para isso, não acredito que seja necessário gravar toda a aula, apenas os momentos críticos da explicação...

 

Respondi tua mp fernanda! Tive a oportunidade de testar mas não por muito tempo, fiquei no máximo 1 2 dias com os aparelhos, não tive uma ideia aprofundada das qualidades e defeitos dos aparelhos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito mais do iPad original. O iPad mini não tem retina display e isso é muito, mas muito ruim depois que vc se acostuma com essa tela. Já usei um e posso afirmar que o tamanho menor não disfarça a ausência da definição incrível do retina display. Só vale a pena para aqueles que realmente precisam de algo mais compacto e leve. Se esse não for seu caso, vá de iPad 4 mesmo que é bem melhor! Se não puder comprar um desses, lógico que o mini é melhor que o iPad 2. Eu sou um dos que dão valor para o retina display, pois acho indispensável. 

Editado por Burtonswix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravar as aulas é interessante, acredito que o app nativo já de conta para isso, 

 

 

O ipad não tem app nativo para gravações. Tem?

 

Não, não tem. Infelizmente.

 

Mas o app nativo do iPhone é muito bom em termos de qualidade de áudio.. 

 

Outra coisa seria um rumor de iPad Mini 2 nos próximos meses, abril a junho... rumor.. nada comprovado.

Como eu quero ver se os 128GB virão futuramente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...