Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[IMEI] Bloqueio de Aparelhos não Certificados pela ANATEL


Posts Recomendados

O Lucro das operadoras está nos planos e não na venda de aparelhos. O fundamental para elas é a fidelização do cliente com a venda de novos planos. Não fosse isso, a TIM não venderia os aparelhos sem fidelização. O teu raciocínio está plenamente correto, mas do ponto de vista das operadoras a idéia é ao contrário. É melhor amarrar o cliente pelo Plano do que pelo aparelho. Se fosse antes de haver a portabilidade, podes ter certeza de que essa medida seria aplicada de cara.

 

Mas eu falei de plano também, pois se uma operadora bloquear, certamente todas vão, justamente por isso, pra te amarrar, pois não vai adiantar você mudar de operadora pois todas vão estar bloqueadas, e assim você vai ficar amarrado de qualquer forma.

 

O que quis comentar seria isso, que o bloqueio do meu iphone americano não vai fazer eu ficar sem o meu número, sem minha linha, sem minha internet 3g... não estou dizendo que eles bloqueando eles vão ganhar dinheiro vendendo iphone / celulares.. mas, quero dizer que perder não vão.. a não ser que alguma operadora não bloqueie, ai certamente que tem migra para a outra e por ai vai..

 

Sacou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu falei de plano também, pois se uma operadora bloquear, certamente todas vão, justamente por isso, pra te amarrar, pois não vai adiantar você mudar de operadora pois todas vão estar bloqueadas, e assim você vai ficar amarrado de qualquer forma.

 

O que quis comentar seria isso, que o bloqueio do meu iphone americano não vai fazer eu ficar sem o meu número, sem minha linha, sem minha internet 3g... não estou dizendo que eles bloqueando eles vão ganhar dinheiro vendendo iphone / celulares.. mas, quero dizer que perder não vão.. a não ser que alguma operadora não bloqueie, ai certamente que tem migra para a outra e por ai vai..

 

Sacou?

 

Sim, mas essa medida não foi adiante por causa das próprias operadoras, pois elas estavam autorizadas, desde 2012, a bloquear os IMEI. O teu raciocínio eu entendi perfeitamente, mas a minha postagem era de natureza política e não de natureza econômica. Acho que daí a nossa divergência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas essa medida não foi adiante por causa das próprias operadoras, pois elas estavam autorizadas, desde 2012, a bloquear os IMEI. O teu raciocínio eu entendi perfeitamente, mas a minha postagem era de natureza política e não de natureza econômica. Acho que daí a nossa divergência.

 

Certo.. as vezes por texto é complicado fazer esta divisão. Mas acho que este assunto realmente vai ficar na gaveta, no mínimo, por todo 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo.. as vezes por texto é complicado fazer esta divisão. Mas acho que este assunto realmente vai ficar na gaveta, no mínimo, por todo 2014.

 

Eu vejo que a ANATEL não vai colocar em prática. É algo muito complexo e que pode gerar a ira de consumidores fiéis, que têm planos como o Da Vinci da TIM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

É curioso e preocupante.

 

Pelas informações que coletei, os celulares que serão bloqueados serão os Aparelhos "Não Certificados", adquiridos após o mês de Setembro, bem como que forem ativados como quando SIM-Card de uma das quatro grande operadoras.

 

Então temos o seguinte cenário: um iPhone 5S - A1533 ou um Nexus 5, ambos comprados no Exterior e sem o selo de homologação da Anatel, estão funcionando normalmente, com um SIM-Card já ativo. Esse aparelho não deve ser atingido pela medida. Isso vale para todos os aparelho. Agora, se é ativado após o final da coleta de dados do sistema chamado de SIGA, pois bem, daí parece que o celular nem entrará em funcionamento, de acordo com os protocolos SMP da ANATEL.

 

O Blog do iPhone deu uma explicação bastante lúdica:

 

 

 

É possível sim que o futuro iPhone (6?) encontre problemas no Brasil para modelos vendidos em outros países que sejam diferentes daquele homologado pela Anatel. Hoje, apenas alguns países da Europa, Oriente Médio e Chile vendem o mesmo modelo que o vendido em território brasileiro (veja a lista completa aqui). Outros lugares, como os Estados Unidos, o modelo é diferente, apesar do aparelho em si ser o mesmo. Não seria muito justo a Anatel bloquear modelos seguros e certificados por outros países, com os mesmos argumentos usados para os inseguros aparelhos piratas.

Fonte: 
http://blogdoiphone.com/2014/03/anatel-colocara-em-pratica-sistema-para-bloquear-celulares-nao-homologados-no-brasil-entenda-o-que-isso-significa/

 

 

Estrangeiro que vier ao Brasil não poderá usar celular? Ou as empresas do setor enviarão para homologação todos os modelos existentes?

 

Estrangeiro que vier ao Brasil poderá usar o seu aparelho sem problemas. A questão é: se ele ativar o seu aparelho, depois do mês de setembro, haverá o bloqueio do IMEI do mesmo, logo essa é uma medida totalmente desproporcional, visa impedir que usuários brasileiros adquiram modelos de alto padrão que não são comercializados por aqui e/ou adquiram modelos idênticos aos aqui vendidos, mas que atendem a protocolos de Rede diferentes, da mesma forma que quer forçar os estrangeiros a usar os serviços de Roaming Internacional fornecidos pelas operadoras nacionais.

 

Minha opinião: o foco não são os aparelhos Xing-Ling e sim uma justificativa barata para que os usuários, sejam eles brasileiros ou estrangeiros paguem a conta dos investimentos de natureza pública realizado pelas operadoras, no que diz respeito à Rede 4G.

Editado por Gustavo Jaccottet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olha o detalhe do segundo trecho da ação da ANATEL:

 

O segundo passo, que ainda não está confirmado, seria o bloqueio dos telefones que já estão em funcionamento. Segundo Martins, porém, a Anatel pode optar por não adotar essa medida. “A tendência é que esses aparelhos não certificados que estão em operação desapareçam com o tempo. Eles terão que ser substituídos eventualmente e, quando a pessoa fizer isso, não vai mais poder dar entrada na rede com celular irregular.”
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha o detalhe do segundo trecho da ação da ANATEL:

 

Atenção para o "pode optar". Nada confirmado ainda. Me cheira perigoso.

 

É curioso e preocupante.

 

Pelas informações que coletei, os celulares que serão bloqueados serão os Aparelhos "Não Certificados", adquiridos após o mês de Setembro, bem como que forem ativados como quando SIM-Card de uma das quatro grande operadoras.

 

Então temos o seguinte cenário: um iPhone 5S - A1533 ou um Nexus 5, ambos comprados no Exterior e sem o selo de homologação da Anatel, estão funcionando normalmente, com um SIM-Card já ativo. Esse aparelho não deve ser atingido pela medida. Isso vale para todos os aparelho. Agora, se é ativado após o final da coleta de dados do sistema chamado de SIGA, pois bem, daí parece que o celular nem entrará em funcionamento, de acordo com os protocolos SMP da ANATEL.

 

 

Na questão dos estrangeiros eu vi uma declaração de alguém da Anatel falando que eles estão seguros, que pelo caráter provisório do uso deles não haverá bloqueio. Porém não encontrei nada (recente) sobre os aparelhos não-homologados comprados antes de setembro (como o meu A1533, por ex). Você disse que os que já estão ativados estão seguros, qual a fonte disso? Estou um pouco preocupado. Acabei de comprar, heh. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão dos estrangeiros eu vi uma declaração de alguém da Anatel falando que eles estão seguros, que pelo caráter provisório do uso deles não haverá bloqueio. Porém não encontrei nada (recente) sobre os aparelhos não-homologados comprados antes de setembro (como o meu A1533, por ex). Você disse que os que já estão ativados estão seguros, qual a fonte disso? Estou um pouco preocupado. Acabei de comprar, heh. 

 

Eu, como você, tenho um A1533, e estou, igualmente, preocupado. A fonte que eu tenho é que o saiu na mídia, justamente sobre a possibilidade da Anatel não bloquear os aparelhos que já estão em funcionamento e sim, tão somente, bloquear os que foram ativados após o mês de Setembro. Todos os aparelhos, sejam homologados ou não, vão servir para a criação desse tal banco de dados. Num segundo momento ocorrerá o bloqueio de aparelhos novos ativados após o mês de Setembro (sendo que esse bloquei será programático, ou seja, aos pingados e de acordo com as operadoras. Num terceiro momento, o que segundo a Anatel pode vir a não ocorrer, será o bloqueio dos aparelhos não-homologados que estão em funcionamento.

 

Disso eu fico com algumas dúvidas: quais serão os critérios para a formação desse Banco de Dados? Não seria coerente a Apple, a Nokia... levarem esses aparelhos comercializados no exterior para serem homologados, a fim de evitar transtornos, pois afinal de contas se as grandes interessadas são as operadoras, as grandes prejudicadas podem ser as Fabricantes.

 

Sobre o "Não Optar", eu entendo como uma visão de que diante da obsolência programada, esses aparelhos em dois, três anos, estarão fora do mercado.

 

Eu a pouco, via ANATEL, fiz uma consulta sobre como esse procedimento vai funcionar, pois pela Lei de Acesso à Informação, temos o Direito de saber de todos os passos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas viajando um pouco aqui, pois não entendo das variáveis envolvidas, mas o que impede a Apple (e as outras) de enviar os aparelhos americanos para homologação da Anatel? Tem algo que de fato impede o A1533, por exemplo, de ser homologado aqui? Sei que a frequência do 4G dele não é suportada aqui, mas dessa forma o 4G fica simplesmente desativado, não?

A própria Apple não vendia aqui iPads com 4G incompatível com o nosso? Ou estou me confundindo?

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas viajando um pouco aqui, pois não entendo das variáveis envolvidas, mas o que impede a Apple (e as outras) de enviar os aparelhos americanos para homologação da Anatel? Tem algo que de fato impede o A1533, por exemplo, de ser homologado aqui? Sei que a frequência do 4G dele não é suportada aqui, mas dessa forma o 4G fica simplesmente desativado, não?

A própria Apple não vendia aqui iPads com 4G incompatível com o nosso? Ou estou me confundindo?

 

Rott,

 

Não estás viajando. Basta a Apple querer levar o A1533 para homologação, pois ele será homologado apenas como aparelho 3G, tal qual o A1428, os iPad 3a e 4a Geração e o iPad Mini. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Lei está com assinatura de Telecom mas tem espírito TRIBUTÁRIO: não querem que a gente compre celulares mais baratos de jeito NENHUM!

 

A questão é que a Lei existe desde que a ANATEL foi instituída. E creio que ela pelo menos pode dar uma dor de cabeça, pois são justamente as operadoras que financiaram de seu próprio bolso a instalação do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rott,

 

Não estás viajando. Basta a Apple querer levar o A1533 para homologação, pois ele será homologado apenas como aparelho 3G, tal qual o A1428, os iPad 3a e 4a Geração e o iPad Mini. 

 

Então eu não me confundi ao lembrar que já houve iPads 4G homologados por aqui em bandas não suportadas, correto?

Basta a Apple tomar a iniciativa de enviar os modelos americanos para homologação, então. Me parece óbvio que eles fariam isso, caso o bloqueio venha mesmo a ocorrer, não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu não me confundi ao lembrar que já houve iPads 4G homologados por aqui em bandas não suportadas, correto?

Basta a Apple tomar a iniciativa de enviar os modelos americanos para homologação, então. Me parece óbvio que eles fariam isso, caso o bloqueio venha mesmo a ocorrer, não acha?

 

Exato. É exatamente esse o caso. Eles suportavam rede 4G, mas foram homologados por aparelhos 3G.

 

Com relação à Apple, sim, basta ela tomar a iniciativa e levar os modelos não homologados para serem certificados. Agora, se é óbvio que eles venham a fazer isso, caberia mais uma sugestão ao MM, consultar a Apple sobre essa possibilidade. Só que isso traria um "problema para a Apple", pois ela seria obrigada a prestar a garantia a todos os modelos certificados. Será que ela está disposta a agir de forma correta com os seus consumidores? Eu espero que sim. O número de variáveis que estão envolvidas são tantas que o MM deve consultar o Sindicato das Operadoras, cada operadora individualmente e os fabricantes, não só a Apple, mas a HTC, a Google, a Nokia, a Motorola, a Samsung... justamente com relação aos aparelhos vendidos no exterior.

 

Vou te colar um argumento que estou usando nas minhas ações judiciais contra a Apple:

 

 

1. O Autor é proprietário de um Smartphone da marca Apple, iPhone 5, de referência A1533, adquirido em revenda da empresa nos Estados Unidos da América, cujo número de série é xxxxxxxxxxxx, cf. doc. 01 em anexo, tendo o mesmo sido ativado em 09 de Novembro de 2013.

2. Em contato com a Apple US, via e-mail, (doc. 01), acerca da pertinência da existência ou inexistência de garantia no Brasil, fui informado de que apenas o modelo de referência A1457, o qual é comercializado no Brasil, é coberto pela garantia da Ré.

3. A Ré entende que pelo fato de o modelo A1533 não haver sido lançado no Brasil, não existe possibilidade de se oferecer qualquer espécie de garantia pelo mesmo.

4. Para fins de esclarecimento, há de se ter em mente que existem quatro modelos de referência para o iPhone 5S, cuja única diferença diz respeito ao suporte, ou não, da Rede de Dados 4G LTE, cujos modelos de referência compatíveis com o SMP são o A1457 e o A1530, cf. doc. 01.

5. O modelo A1533 é compatível com toda a rede SMP presente no Brasil, não sendo compatível, tão somente, com a Rede 4G LTE (Banda 7, Frequência 2,6GHz).

6. Dessa forma a Ré, pelo mesmo motivo, nega qualquer possibilidade de garantia ao aparelho, sendo que é cediço a pertinência da “Garantia Global”, pois a Ré, braço da Apple Inc. no Brasil, atua em nível global, estando presente em praticamente todos os países do mundo.

 

Eu utilizo o argumento de que se o aparelho é 100% compatível com a rede 3G do Brasil, o problema está apenas na sua compatibilidade com a Rede 4G. Quarta-Feira, dia 19, temos duas audiências. Em cerca de 45 dias sairá a sentença. Assim que tiver novidades com relação a esse processo, eu aviso, mas nota que a coleta de dados que pus na petição é lógica, pois é o mesmo que aconteceu com os iPad 4G e com iPhone 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a Apple não vai enviar os aparelhos para homologar no Brasil. O que ela ganharia com isso? Nada, na verdade, só perde, justamente por essa questão de garantia e tudo mais...

 

O fato é que, provavelmente, temos vida para os iPhones de fora até setembro deste ano. Depois disso, sabe-se lá o que vai ser... só espero que meu iPhone não se torne um iPod Touch...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza a Apple não vai enviar os aparelhos para homologar no Brasil. O que ela ganharia com isso? Nada, na verdade, só perde, justamente por essa questão de garantia e tudo mais...

 

 

Ela ganha que não vai ter uma legião de clientes putos da vida por terem seus iPhones subitamente transformados em tijolos, nem a perda de mercado dos clientes que estão acostumados a importar e deixariam de comprar pois não vão pagar 3k num iPhone nacional.

 

Eu vejo isso como uma possibilidade. Os iPhones não-homologados mais antigos (5, e até mesmo os 5S/5C  do ano passado) já estarão fora da garantia de qualquer forma, homologados ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Rott. Realmente a única coisa que obsta seria a garantia, mas lembrando que a Apple não é obrigada a dar garantia, ela tem apenas o dever de respeitar o CDC, ou seja, dar a garantia de 90 dias. Ela pode muito bem levar para homologação o A1533, informar os seus consumidores, e dizer que estes modelos só terão a garantia do CDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...