Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Google levará internet a 3 bi de pessoas


Odigooogle

Posts Recomendados

Me deparei hoje, no Blog do Google Brasil, com uma notícia que me deixou no mínimo "com um pé atrás".

O Google e outras três companias globais estão apoiando, tanto financeiramente quanto operacionalmente, uma empresa chamada O3B Networks criada com o "inocente e louvável" fim de levar internet rápida e barata a 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo que ainda não possuem o acesso a essa maravilha do mundo moderno. Essas 3 bilhões de pessoas cuja O3B pretende "ajudar" residem nos mercados emergentes/subdesenvolvidos da Ásia, África (principalmente), América Latina e do Oriente Médio.

A O3B criará até 2010 uma rede de satélites espaciais "estacionados" em média altitude (cerca de 1/3 da altitude dos atuais satélites geo-estacionários) ao redor da Terra que permitirão acessar a internet com velocidades entre 1 Mbps e 10 Gbps. A idéia é começar a oferecer o serviço a partir do final de 2010.

Mais detalhes vocês podem ler no Blog do Google e no site da O3B Networks, nos links anteriores.

Mas o que me preocupa é quão poderoso o Google está se tornando, ele já controla a maior parte dos anúncios da internet, é o principal motor de buscas da WEB, oferece serviços de e-mail e SOHO já extremamente difundidos, e mais uma série de serviços já implantados que nem me lembro agora.

Esse mês já ocorreu uma polêmica envolvendo os termos de uso do seu mais novo produto, o Google Chrome, e mês que vem ele irá ingressar num dos maiores mercados da atualidade: o de telefonia móvel, com o Android.

Já não basta estar entranhado na Internet de tal forma, detendo informações importantes de bilhões de pessoas, agora ele quer também oferecer o acesso à internet(?!), e vejam, em países onde o acesso é precário ou inexistente! Ou seja, as sociedades (incluindo os governos) de muitos desses países ficarão a mercê da O3B Networks (Google) se quiserem trafegar seus dados pela internet, legal né?

Podem me chamar de paranóico, mas a cada dia cresce mais em mim a sensação de que o Google quer "algo mais". Não acho bom uma empresa ter tanta influência assim, principalmente sobre países cuja maior parte da população é miserável. Acho que já está mais do que na hora de o governo norte americano entrar com um processo anti-truste contra a Google, Inc. Ou será que o Google não "trabalha" pra ele? O que vocês acham?

Só por curiosidade, as outras três empresas que estão financiando a O3B Networks são a LibertyGlobal, Inc. (empresa que oferece serviços de telecomunicações por cabo), a HSBC Holding, Inc. (Conglomerado financeiro internacional) e uma tal de Allen & Company LLC, que segundo este site do Yahoo, parece ser um "banco de investimento" para o setor de entretenimento, com participação de grandes empresas do setor nos EUA.

No site da O3B Networks diz que a sede da "O3B Networks Limited" fica na Ilha Jersey, uma das ilhas que compõem o arquipélogo das Ilhas do Canal, ou Channel Islands, na Grã-Bretanha. E a sede da "O3B Networks LLC" fica em Englewood, no estado americano do Colorado, e é dessa sede a foto seguir:

(Clique para ampliar)

Não sei por quê, mas toda vez que vejo muitas anteninhas dessas juntas me vem a mente a idéia de conspiração. :unsure:

Editado por Odigooogle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Já tinha lido no blog do google, além de outras fontes, e um ponto legal é a idéia de levar internet ao países emergentes, mas ai vem as letras miudas, você somente poderá utilizar o google como mecanismo de busca, nada de Safari, Firefox, e o IE é o chrome e nada mais, que Symbiam o quê, Android e nada diferente disto.

Existem rumores por ai de num futuro não tão distante um Google OS.

O que veremos daqui a algum tempo:

154x114_iLyROoaftvJC_2.jpg

A invasão das setas do Google - kewego

Editado por MrHawkins
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...