Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MAC OSX Lion: Poço de travamento e instabilidade


madnando

Posts Recomendados

Pelo que sei, substituição de HD não acaba com a garantia do equipamento. No meu MacBook substituí o HD por um SSD e foi a melhor coisa que fiz. Ele pode substituir, testar e se ficar constatado problema no HD ele retorna com o HD defeituoso e leva na assistência técnica.

Agora não sei se é um procedimento fácil trocar o HD de um Mac Mini. No MacBook é super tranquilo.

Editado por saulart
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o pior que não sou o único que está reclamando dessas instabilidades. Realmente estou vendo muita fragilidade no sistema Apple. Ainda vou me aventurar um pouco mais na máquina, antes de levar na assistencia, mas o sentimento inicial, que era de pura alegria por ter um "Mac" está virando uma grande frustração.

 

 

 

 

O sistema da Apple é conhecido pela estabilidade não por acaso. 

Eu por exemplo, desde 2008 ou 2009 tenho feito upgrade no sistema operacional sem fazer instalações limpas no sistema. E nem por isso esta instável. (nunca usei programinhas pra limpar o sistema).

 

Quando o OSX da problema grande maioria é pelo hardware (do Mini ou quem sabe das RAM que você colocou). Infelizmente você pode comprar uma BMW e vir com defeito. E em forum você vai sempre encontrar pessoas com problemas. Mas não é algo genérico não senão estaria na imprensa. Deve estar nas "estatiscas" normais de defeitos. (só de curiosidade, digita no Google "Ferrari new problem" ahahhah , tem casos das F458 Italia que pegaram fogo sozinhas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei meu macbook pro late 2011 nos eua, veio com um problema parecido. No começo vários arquivos comuns não abriam (fotos, planilhas, músicas). Mais tarde o Numbers e o iPhoto pararam de funcionar (abriam normalmente, mas após uns 10s fechavam inesperadamente). Por fim, ele não estava nem mais ligando, ficava apresentando Kernel Panic. Liguei para a Apple e me indicaram levar para a assistência técnica. Foi constatado problema na placa-mãe e no prazo de 15 dias, eles a substituíram. Para minha sorte ainda estava na garantia, pois o cara da AT disse que se estivesse fora da garantia o custo seria de aproximadamente R$3400,00.

OBS: meu SO na época era o Lion também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, consegui aparentemente resolver o problema :)

 

Depois de muito penar, formatações, instalações e desistalações de programa, leitura de logs, percebi que sempre que dava um crash, o log gravava algo  parecido com USBFAILED.

 

Minha máquina possui dois HDs externos de 1 TB, sendo um pro Time Machine ( o qual funciona maravilhosamente bem) e outro pra dados pessoais. O primeiro é um Samsung Genérico e o segundo é um Seagate GOFLEX que comprei no exterior e aqui no BR é caro pra caramba...

 

Enfim...

 

Por default, o Mac vem configurado com um ótimo sistema de economia de energia. E uma das opções é "Colocar discos em repouso sempre que possível". Essa opção vem marcada.

 

Ao ligar o Time Machine, os discos que estão em Sleep na USB se ativam. E durante essa ativação, a máquina congelava. Desabilitei a função e pronto, nunca mais travou.

 

Achei essa referencia em fórum gringo. Mas poxa, deve ter nego pra caramba com problema semelhante por causa de uma opção default de fábrica.

 

Mas fica o relato, pra quem de alguma forma tenha um problema parecido. Não deixa de ser um BUG...

 

Agora estou mexendo e ainda não travou, faz 3 dias. Vamos ver se fica firme, pra que eu possa recuperar a confiança no S.O.

 

Abraços à todos!

Editado por madnando
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho um macmini 2012 parecido com o seu. Só que um core i7. Também coloquei 16gb corsair nele. E uso um seagate usb com alimentação externa, mas não uso time machine nele. Uso java, jdk, algumas ide de desenvolvimento, programas da app store. E nunca travou.

 

O mountain lion tem um recurso nos mac mais recentes chamado de powernap, onde ele consegue realizar algumas tarefas enquanto tá dormindo, entre elas, backups da timemachine. Lembro de ter lido sobre problemas justamente de hds usb com o recurso de power nap (alguns hd são incompatíveis com o recurso). Voce pode tentar desabilitar esse recurso, uma vez que alguns hd externos esquentam demais se não entrarem em sleep.

Pode ser problema com a alimentação usb tb. Testa um daqueles cabos usb alimentados por duas portas usb.

 

 

Vi muita gente reclamando da função de sleep no mountain lion.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Substituir HD em máquina com garantia? 

 

Não se arrisque a toa. No máximo passe o Apple Hardware test para checar algum problema. Deve ter. 

 

Eu chutaria HD bichado. Leva para assistência e pare de sofrer. 

 

Meu voto também vai para o HD. Quando o Macbook da minha esposa começou a se comportar de forma estranha, com vários diferentes aplicativos travando, desconfiei do HD. Dito e feito. Foi só trocá-lo e tudo se resolveu. 

Sugiro você a fazer um teste com o Superduper e um HD externo. Faça a clonagem e inicie a máquina pelo HD externo e utilize o computador por alguns dias.

 

Se a máquina está na garantia acione a mesma se o problema persistir.

Editado por Joster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho um macmini 2012 parecido com o seu. Só que um core i7. Também coloquei 16gb corsair nele. E uso um seagate usb com alimentação externa, mas não uso time machine nele. Uso java, jdk, algumas ide de desenvolvimento, programas da app store. E nunca travou.

 

O mountain lion tem um recurso nos mac mais recentes chamado de powernap, onde ele consegue realizar algumas tarefas enquanto tá dormindo, entre elas, backups da timemachine. Lembro de ter lido sobre problemas justamente de hds usb com o recurso de power nap (alguns hd são incompatíveis com o recurso). Voce pode tentar desabilitar esse recurso, uma vez que alguns hd externos esquentam demais se não entrarem em sleep.

Pode ser problema com a alimentação usb tb. Testa um daqueles cabos usb alimentados por duas portas usb.

 

 

Vi muita gente reclamando da função de sleep no mountain lion.

Vou pesquisar a respeito. Mas o único jeito de funcionar por hora é manter os HDs sempre ligado. Não tem esquentado muito pois está em lugar ventilado, mas paciencia, por hora vai ficar assim.

 

Mas deve ter bastante gente com o mesmo problema sem saber como resolver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, aposto uma caixa de cerveja que os pentes de memória são o problema. 

 

O hardware e o software da Apple são exatamente o oposto do que você descreveu: Estáveis e gerenciam muito bem a memória. 

 

Já tive um Mac com memórias Corsair que estavam bichadas e que funcionavam, mas o sistema travava direto. Troquei as memórias, tudo voltou ao normal. 

 

É um teste simples a se fazer: Aposto que, colocando os pentes originais, os problemas vão parar. 

 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, aposto uma caixa de cerveja que os pentes de memória são o problema. 

 

O hardware e o software da Apple são exatamente o oposto do que você descreveu: Estáveis e gerenciam muito bem a memória. 

 

Já tive um Mac com memórias Corsair que estavam bichadas e que funcionavam, mas o sistema travava direto. Troquei as memórias, tudo voltou ao normal. 

 

É um teste simples a se fazer: Aposto que, colocando os pentes originais, os problemas vão parar. 

 

 

Abraço!

tcheregati, consegui resolver ajustando o gerenciamento de energia da máquina, e agora está estável. Ainda acho o gerenciamento de memória bem estranho, mas estou me acostumando. Não há demora, mas ele ocupa sempre o espaço livre na memória com dados recém utilizados para agilizar a próxima abertura, e algumas vezes, acaba gerando um I/O de disco desnecessário. Mas até ai tudo bem.

 

Por hora, está tudo operacional. Agora quero ver se ele é tão robusto quando falam. A muito tempo, que não vejo minha máquina Windows tanto da empresa  quanto a que eu tinha em casa, sofrer de travamentos. Varemos com o MAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Madnando, tenho um Mac Mini Mid 2011, sendo que coloquei 8GB e vou te dizer: Nunca tive problemas com ele (só questão de monitor, pois sou muito exigente e resolvi com um Dell Ultrasharp, que recomendo).

E te digo mais: Não quero saber de Windows. Mac é outra coisa!

Ah, como já lhe disseram, não coloque antivirus nele. Fiz a besteira e colocar um avast e bugou tudo. Removi e voltou a ser perfeito de novo.

Gostei tanto que meses depois peguei um MBA, que é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...