Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook em Closed Clamshell (tampa fechada)


Rod Takehara

Posts Recomendados

Uso um Macbook Air (11 polegadas, 2012, Mountain Lion e Windows 8 em BootCamp) com teclado, mouse e monitor externos e tampa fechada. Gostaria de compartilhar experiências e duvidas com quem também usa assim ou quer usar.

 

post-4828-0-15853100-1363200358_thumb.jp

 

Acessórios

 

Uso um monitor LG conectado com um adaptador thunderbolt/DVI na resolução nativa do monitor e tampa do laptop fechada.

 

Uso um Mouse Microsoft com 5 botões, não configurei nada e ele automaticamente usa o botão 4 para abrir o Mission Control, achei ótimo! o botão do meio abre links em nova aba no safari (lembro que em versões anteriores como Snow e Leopard, ele abria o dashboard e tinha que desconfigurar para abrir links)

 

Uso um teclado Leadership ABNT2 e um adaptador para USB, tive que baixar um layout personalizado do teclado, fácil de instalar usando esse guia http://spagbas.wordpress.com/2009/10/13/teclado-abnt2-no-mac/. Ele tem teclas multimidia que funcionam nativamente pra alterar o volume ou controlar a reproduçao de musicas.

 

Também uso caixas de som externas Goldship, sem nenhum segredo aqui.

 

Como o Laptop tem 2 entradas USB 3.0, comprei um USB Hub de 4 portas 2.0 da leadership, funciona bem e posso acrescentar um HD externo pois o SSD do Air é limitado.

 

Uso e Bateria

 

pra funcionar nesse modo, ele precisa estar conectado a fonte de alimentação. se tirar da tomada, ele entra em sleep, inclusive, é assim que eu faço quando vou dormir, em vez de desligar, tiro da tomada, no dia seguinte, conecto-o de novo e dou um clique no mouse para que ele acorde.

 

Deixar na tomada com 100% da bateria e sem estar em uso também não é recomendado, portanto, nao deixe fora da tomada se nao estiver usando.

 

Tive um Macbook Branco que usava o tempo todo na tomada, a bateria estufou e nao funciona mais, fiquei traumatizado e de tempos em tempos deixo a bateria do Air descer até uns 10% só pra exercitar as pernas hehehe

 

Desempenho e Temperatura

 

Usando safari, Archicad (programa 3D de arquitetura, leve, mas dependendo do tamanho do projeto, pode ficar bem pesado...) ouvindo musica nem dá pra ouvir o cooler, vendo conteúdo com flash e jogando jogos como Diablo 3, Starcraft 2, League of Legends e SimCity o cooler dispara e o processador esquenta.

 

Quanto a temperatura com a tampa fechada, há varios rumores, relatos, experiencias, argumentos dizendo que estraga o monitor, sobrecarrega a maquina, diminui a vida util... outros dizem que foi projetado pra isso, e eu me preparei pra tudo, se der certo, ok, se nao der, compro um stand com cooler e resolve o problema.

 

O que eu notei foi que, com a tampa aberta, usando o monitor nativo, jogando diablo 3, as temperaturas passam de 70º C podendo chegar a 80, e o cooler parece que esta gritando de agonia hehe. mas com a tampa fechada, jogando diablo 3 com graficos no médio e monitor externo, a temperatura nao chegava a 60º, não sei explicar, minha teoria é que o monitor também gera boa parte desse calor, com ele desligado, a temperatura cai, e a circulação de ar com a tampa fechada nao é tao comprometida como dizem. Mas sinceramente, eu nao sei os motivos, só sei os fatos.

 

Bem, é isso, essa é minha experiencia, como material desse assunto é muito disperso, resolvi juntar tudo aqui.

 

Se alguém tiver alguma duvida, comentário, experiencia, posta aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu notei foi que, com a tampa aberta, usando o monitor nativo, jogando diablo 3, as temperaturas passam de 70º C podendo chegar a 80, e o cooler parece que esta gritando de agonia hehe. mas com a tampa fechada, jogando diablo 3 com graficos no médio e monitor externo, a temperatura nao chegava a 60º, não sei explicar, minha teoria é que o monitor também gera boa parte desse calor, com ele desligado, a temperatura cai, e a circulação de ar com a tampa fechada nao é tao comprometida como dizem. Mas sinceramente, eu nao sei os motivos, só sei os fatos.

Interessante essa parte que com o display fechado a temperatura é mais baixa. Será que alguém que usa desta forma pode confirmar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante seu relato.

 

Aqui utilizo o MacBook White de 13" (mid-2010) em uma TV de 32" full hd, com Apple Wireless Keyboard e Magic Trackpad.

 

Sobre a bateria, não tem problema nenhum em deixar a máquina conectada após a bateria atingir 100%, inclusive utilizo meu MacBook assim, sem preocupações com bateria, há 2 anos e meio, e a bateria está perfeitamente saudável. Mas concordo que é bom fazer a bateria trabalhar de vez em quando hehe.

 

Sobre temperatura, aqui acontece o contrário. Inclusive desisti de utilizar ele fechado devido ao aquecimento. Com ele aberto, geralmente nem ouço o barulho do fan e as temperaturas ficam aceitáveis. Já com ele fechado, as temperaturas sobem e o fan trabalha mais pra resolver isso. Não estou dizendo que seja um problema, utilizei por muito tempo também com a tampa fechada. (Considerando que periodicamente desmonto meu mac completamente para limpeza interna)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a bateria, faça um ciclo completo de carga a cada 15 dias e esta tranquilo.

Quanto a temperaturas, o meu MBP 13" chega facilmente acima dos 90º quando estou convertendo videos, seja com ele fechado e ligado na tv / monitor ou aberto.

 

Seria interessante a Apple fazer algum tipo de dockstation pra quem usa o Macbook como desktop tambem... Mas ai ja é pedir demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho um monitor externo para testar mas achei interessante assim mesmo. Como eu ainda almejo comprar um de 27" seria interessante usar o Mac fechado, ainda mais se a temperatura fosse menor. Mas pelos relatos dos colegas o Rod Takehara é um sortudo  :P !

 

O que eu sei é que usando a minha base mStand a temperatura fica bem menor e a ergonomia bem melhor :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Sobre a bateria, não tem problema nenhum em deixar a máquina conectada após a bateria atingir 100%, inclusive utilizo meu MacBook assim, sem preocupações com bateria, há 2 anos e meio, e a bateria está perfeitamente saudável. Mas concordo que é bom fazer a bateria trabalhar de vez em quando hehe.

 

Obrigado pela informação! Inclusive, notei esses dias que o próprio OS X muda o icone da bateria. <100% o icone é um raio indicando que está carregando, com 100% o icone é de uma tomadinha, dizendo apenas que está conectado, mas sem carregar. Achei interessante o cuidado com o detalhe da apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom as informações. Sobre a bateria também faço o mesmo. Mas deixo descarregar uma vez na semana. Como faço Engenharia de Computação e estou no começo do curso praticamente, uso apenas alguns softwares próprios da Apple para programar, o Xcode. Até agora no meu MacBook pro não rodei nenhum programa que exigisse muito dele e aumentasse a temperatura. Mas acredito que se for rodar um AutoCad teria que ter um pouco mais de paciência.

Mas enfim, achei muito interessante esse seu jeito de usar, tem praticamente uma boa CPU. E sobre esse seu mouse, não querendo ser muito metido, qual o valor médio dele? Sinto falta de um mouse porque uso bastante o meu na escrivaninha de casa e cansa um pouco usar o trackpad por muito tempo. Já que o magic mouse esta um pouco fora do meu orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Mas enfim, achei muito interessante esse seu jeito de usar, tem praticamente uma boa CPU. E sobre esse seu mouse, não querendo ser muito metido, qual o valor médio dele? Sinto falta de um mouse porque uso bastante o meu na escrivaninha de casa e cansa um pouco usar o trackpad por muito tempo. Já que o magic mouse esta um pouco fora do meu orçamento.

 

Esse mouse é tao antigo que eu nao acho que vá achar...

 

Procurando agora, na amazon custa 40 um usado, 150 um novo, chama se Microsoft Intellimouse Optical Mouse. Devo admitir que ele é bom, pra ser velho do jeito que é, (acho que é um dos primeiros mouses opticos da microsoft)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mouse é tao antigo que eu nao acho que vá achar...

 

Procurando agora, na amazon custa 40 um usado, 150 um novo, chama se Microsoft Intellimouse Optical Mouse. Devo admitir que ele é bom, pra ser velho do jeito que é, (acho que é um dos primeiros mouses opticos da microsoft)

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Macbook de 15" e não consigo usar ele fechado quando está usando mais processamento ou a placa de vídeo, esquenta muito! No meu caso quando estou conectado no monitor externo (Dell 24") a placa de video dedicada fica o tempo todo ativada e não tem como desativar por causa do monitor, ou seja, temperaturas sempre altas (58-60º)! Quando jogo CS:GO vai pra 80-90º tranquilo.... =S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...