Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade Mac Pro 4.1 (início de 2009) - Placa gráfica


adrianortv

Posts Recomendados

SENSACIONAL Electro!!!! Achou justamente a prova (mais uma) que eu queria para comprovar que o método funciona direitinho!!!
Agora é segurar a ansiedade.....hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!! FUNCIONOU!!!!!
Comprei a placa, e depois de MUITO procurar, achei o cabo de força da placa....e neste momento, acabo de ligar o mac Pro com sua nova placa gráfica.....

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senti uma diferença pequena no Final cut....nos renders e exports! Mas no Premiere e no After.....a coisa voa!!!!
Só tive um problema (que ainda estou buscando a solução) com o Final Cut....inclusive existem vários usuários pelo mundo com o mesmo problema, sem relacão com o fato de trocar a placa gráfica: Meu preview está totalmente zuado....ficou MUITO escuro..como se o gamma tivesse sido totalmente alterado...
A placa funcionou de primeira....sem sustos!!! A única coisa diferente foi que quando se inicia o mac, não aparece mais a tela cinza com a maçã....fica uma tela preta até chegar na tela de login!! Mas depois vai tudo normalmente!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal....uma dica!!
Placas da NVIDIA permitem habilitar o CUDA no mac....mas para que isso seja feito com sucesso...segue um tutorial bacaninha!!!!

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei por diversas vezes anexar fotos do processo aqui no macmagazine, sem sucesso!!
Portanto, segue 2 links para que possam ver que a placa realmente funciona....Uma das fotos mostra a placa instalada, e a outra, como o sistema ficou antes e depois!!! :)

 

https://mega.co.nz/#!98xXCa6T!YO9uNiA2bwI9KhIT8ojc8w_0ogYRttm5O7IJUdwHQqQ

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
5 horas atrás, alessko disse:

Olá. Apesar de se passarem quase 3 anos, tb estou nesse dilema de substituir minha velha GT 120 para uma Nvidia. Alguém saberia dizer qual placa (mais atual) eu poderia adquirir e instalar em um MAC Pro 4.1?

 

Tenho a venda Nvidia Quadro 4000 2GB , R$ 1600, mac edition

Ou Ati Radeon 5870 1GB R$ 1300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7/18/2016 at 11:25, alessko disse:

Olá. Apesar de se passarem quase 3 anos, tb estou nesse dilema de substituir minha velha GT 120 para uma Nvidia. Alguém saberia dizer qual placa (mais atual) eu poderia adquirir e instalar em um MAC Pro 4.1?

 

Boa tarde amigo,

Depende do que você pretende fazer com a máquina, jogos, edição de vídeo, correção de cores, edição 1080p, 4K, etc...etc...

Basicamente temos duas categorias de placas, as "Mac Edition" e as de PC comum. As Mac Edition são oficialmente suportadas no Mac Pro e as de PC comum funcionam (com alguns tweaks ou ressalvas) mas não são oficialmente suportadas, portanto, tudo fica por sua conta e risco.

Placas nVidia oficialmente suportadas, temos hoje:

* nVidia Quadro K5000 for Mac que custa o valor do Mac Pro, não compensa pelo custo/benefício, uma GTX da geração Kepler equivalente tem o mesmo poder de processamento com um custo bem inferior.

* EVGA GTX 680 Mac Edition, uma ótima placa, moderna e com 2GB GDDR5 de VRAM, difícil de achar a venda e não suporta muito bem 4K, mas é uma boa opção para quem precisa do CUDA engine.

Placas ATi/AMD (linha Radeon) oficialmente suportadas, temos hoje:

* Saphire HD 7950 Mac Edition, a melhor placa oficial para Mac Pro na minha opinião, com 3GB GDDR5 de VRAM, suporte pleno a 4K e com todas as saídas que um Mac Pro deve ter, 1 Dual-Link DVI-I, 2 Mini-DisplayPort e 1 HDMI com suporte 3D, dificil encontrá-la no Brasil além de seu preço que é elevado pela geração da placa, ótima em aplicações que fazem uso intensivo de OpenCL como por exemplo Final Cut e Logic Pro.

* Radeon 5870 Mac Edition, a melhor placa de sua geração, performance single precision de 2,7 TFLOPS, roda muito bem Final Cut Pro X para edições até 1080p, é meio cara mas considero a placa excelente. Pena que ela possui apenas 1GB GDDR5 de VRAM, se tivesse mais memória diria que até hoje essa placa seria uma ótima alternativa de upgrade. De quebra ela tem 1 Dual-Link DVI e 2 Mini-DisplayPorts.

* Radeon 5770 Mac Edition, tem aproximadamente a metade da performance de uma 5870 mas tem uma vantagem, é possível usar duas 5770 no Mac Pro sem qualquer adaptação adicional, algumas aplicações se aproveitam bem disso e 2x5770 são superiores a 1x5870 em tarefas específicas. A 5770 também possui 1GB GDDR5 de VRAM e conta com 1 Dual-Link DVI e 2 Mini-DisplayPorts.

 

Agora vou falar das placas não suportadas oficialmente (Placas de PC), aqui temos uma miríade de possibilidades, nossos Mac Pro (raladores de queijo) ainda tem muita lenha pra queimar e essas placas deixam os novos Mac Pro (lixeiras) comendo pueira em determinadas tarefas.

Placas nVidia de PC

* GTX 980, essa placa hoje na minha opinião é a melhor e mais segura para se usar num Mac Pro, muito potente e conta com 4GB GDDR5 de VRAM, gosto dela pois o modelo de referência usa os 2 conectores PCIe-AUX de 6 pinos padrão do Mac Pro e sua eficiência energética e tão otimizada que em nada compromete o conjunto fonte + logic board do sistema.

* GTX Titan, bom, o que falar das Titan né...são as mais potentes mas exigem muito do sistema de alimentação, não recomendo seu uso em Macs Pro sem alterações significativas como por exemplo a adição de uma segunda fonte de alimentação. Mas quem instalou não se arrepende, há tantas versões que nem vou colar specs aqui.

Obs.: A linha GTX 9xx teve uma melhoria significativa em relação as outras linhas no que se refere a eficiência energética, são placas extremamente poderosas porém com consumo de energia baixo se comparado com modelos de gerações anteriores. Para nossos Mac Pros que estão limitados (limites seguros) a 225 Watts (75W PCIe slot + 75W PCIe-AUX1 + 75W PCIe-AUX2) essa geração é excelente e totalmente segura de ser usada.

Placas ATi/AMD (linha Radeon) de PC

* R9 280X é a placa de PC mais recomendada para Mac Pro, basicamente é uma reedição da clássica 7970 com algumas sutis melhorias, tem a vantagem de ser facilmente flashada com firmware EFI de MAC (mais sobre isso depois), conta com os mesmos 3GB GDDR5 das 7950 mas tem poder de processamento equivalente a 7970 e funciona perfeitamente com os drivers nativos do OSX.

* Radeon HD 7970, da mesma forma que a R9 280X a 7970 pode ser facilmente flashada com firmware EFI de MAC, tem performance superior a 7950 Mac Edition e funciona perfeitamente com os drivers nativos do OSX.

Obs.: As placas da linha Radeon (ATi/AMD) são devoradoras vorazes de energia, a eficiência energética não é priorizada e isso pode causar problemas aos nossos Mac Pros, fica o alerta !

Placas de Mac ou PC, Vantagens e Desvantagens:

Qual o problema em usar uma placa de PC ? Por qual razão não comprar uma placa própria para Mac ? Placas de PC funcionam ? Eu vejo a tela de boot de atualizar os drivers ?

Agora vou tentar desmistificar essas dúvidas.

As placas próprias para Mac seriam perfeitas se não fossem 2 detalhes, primeiro que elas são extremamente caras, o selo "For Mac ou Mac Edition" adicionam uma carga de royalties e o custo "Apple" também ajuda para isso. Outro porém é que as placas oficiais para Mac sumiram do mercado, com o advento dos New Mac Pro (cilindros/lixeira) os fabricantes e a própria Apple largaram mão de lançar produtos novos e/ou atualizados para máquinas das gerações anteriores. Nos EUA e Europa ainda há uma oferta boa de empresas especializadas em "turbinar" Mac Pros das gerações antigas, infelizmente isso não acontece no Brasil. Pra piorar a coisa a Apple de alguns anos pra cá esqueceu que existe mercado consumidor PRO, parece que hoje só importa mesmo vender iPhones e iPads. Triste mas é a realidade.

As placas de PC e Mac possuem as mesmas características técnicas, porém claro, há diferenças, algumas sutis e outras mais específicas.

As placas para Mac possuem um firmware EFI preparado para operar em conjunto com o EFI dos Macs, isso permite que o sistema reconheça os parâmetros operacionais da placa e faz com que ela seja utilizada com a melhor performance e estabilidade (é um pouco mais complexo que isso mas o intuito aqui não é criar um documento de referência técnica).

As placas para PC possuem firmware em BIOS ou EFI mas são diferentes das dos Macs e por isso o sistema nem sempre funciona da melhor forma possível já que alguns parâmetros não são encontrados ou devidamente reconhecidos. O maior exemplo disso é a perda da tela de boot na inicialização do Mac, quando vc instala uma placa de PC num Mac você só irá ver imagem a partir do momento que o OSX carregou o driver (kext) da placa na memória, por isso, quando usamos placas de PC só vemos imagem quando o OSX está na tela de login. Isto explica por quê para algumas placas (principalmente as nVidia) os drivers devem ser instalados no OSX antes de encaixar a placa no slot do Mac.

Isso pode fazer diferença mais para uns do que para outros, geralmente não chega a ser nada grave mas por exemplo, para fazer uma instalação limpa do OSX (do zero) num Mac você precisa trocar a placa por uma Mac original já que você precisa ver telas de boot e do instalador do sistema já que estes ainda não contam com drivers especializados (apenas drivers genéricos).

Outro problema comum (nada sério também) de usar placas de PC em Macs é a velocidade de negociação do link PCIe, em placas oficiais Macs Pro de 2009 em diante negociam em 5GT/s, placas de PC são negociadas em 2.5GT/s. Claro que há perda de performance mas não é tão gritante quanto possa parecer, alguns programas de benchmark sintéticos demonstram que as taxas de perda oscilam na ordem de 4-10 FPS. Há como contornar essas limitações mas muitas delas envolvem a remoção de componentes, soldas, ligação de fios, etc. Nada de outro mundo mas se algo der errado você pode perder facil facil uma placa que custa um valor consideravelmente alto.

Ainda com relação a tela de boot, não adianta você instalar drivers no OSX, a tela de boot não irá aparecer, lembre-se que o processo de boot é antes da carga do sistema operacional, portanto, nenhum driver que você instale será carregado neste momento.

Então com placas para PC eu dou adeus as telas de boot, instalações do zero, etc ? Não necessiaramente, existem algumas placas que podem ser flashadas, alguns modelos específicos que com algumas ferramentas de sofware (flashers) podem ter suas ROMs (BIOS ou EFI) regravadas com código EFI para Mac e passam a funcionar como se fossem "Mac Editions" e você terá de volta as telas de boot e inicialização do sistema. O processo não é tão complexo mas também não é tão simples para algumas pessoas. É importante lembrar que se o processo falhar as chances de tornar a placa inoperante é grande.

Se eu flashar uma placa de PC, a velocidade do PCIe vai ser de 5GT/s ou 2.5GT/s ? Bem, geralmente essa negociação do barramento PCIe não fica no firmware mas sim no hardware, nas Radeon 7970 e R9 280/280X a remoção de um resistor resolve mas isso pode não servir para todas as placas de mesmo modelo, para fabricantes diferentes ou mesmo para gerações de placas diferentes, cada uma tem seu próprio metódo de desbloqueio que pode ou não funcionar.

Uma placa de PC flashada se comportará igual uma Mac Edition real ? Bem, a grande maioria dos usuários está satisfeita mas há sim casos de bugs como artefatos na tela, performance aquém do esperado, reboots do Mac, etc. O processo de flashar uma placa para torná-la Mac Edition é um hack e como tal não é suportado oficialmente por fabricantes ou pela Apple. É fruto do trabalho de desenvolvedores ou empreendedores técnicos que não se contentam em esperar uma solução comercial pois ela não virá, e para não deixar seus Mac Pros juntando poeira o caminho é correr o risco !

Eu sou obrigado a flashar uma placa de PC para usar no Mac ? Bem, se você não se importar em perder a tela de boot e inicialização do sistema não há essa obrigação, a grande maioria das placas funcionam "bem" mesmo com seus BIOS e EFIs originais para PC, algumas exigem a instalação do driver antes da instalação da placa (maioria das novas nVidia), outras tem a sorte do próprio OSX ter o driver nativo (Radeons 7970 e R9s).

Existe uma placa de PC mais compatível ou são todas iguais ? Existem sim, os modelos de referência são os mais seguros para usar em Macs, isso acontece pois esses modelos não são overclockados ou utilizam componentes especiais que permitam exceder suas especificações técnicas originais. Também a questão dos modelos, geração das GPUs e fabricantes. Tudo isso pode influenciar o quanto ou não uma placa de PC irá funcionar bem no Mac, portanto, minha sugestão é ver o modelo que melhor te atende e pesquisar um pouco em forums e comunidades se há relatos de uso dessa placa em Macs e como foi o resultado.

Riscos

Muitos não sabem, os Mac Pros diferentes dos PCs comuns possuem os conectores PCIe auxiliares na própria logic board e não diretamente na fonte de alimentação. Isso implica que caso o consumo de energia seja excessivo você não corre o risco de danificar apenas a fonte mas sim toda sua logic board, as trilhas dos conectores PCIe-AUX da logic board do Mac Pro 4.1 e 5.1 estão especificadas para fornecer até 75W de potência, isso resulta em conectores de 6 pinos mas há placas gráficas que exigem 8 pinos, esses conectores de 8 pinos podem fornecer até 150W o que excede e muito as especificações originais do Mac Pro, portanto, eu não recomendo utilizar adaptadores de 6 pinos para 8 vendidos como agua no eBay e em outros sites.

Há quem use e funciona ? Há sim, vários usuários utilizam adaptadores de 6 para 8 pinos, outros usam adaptadores que convertem 2 SATA Power em PCIe-AUX 8 pinos, adaptadores que convertem os 2 PCIe-AUX do Mac Pro em 8 pinos, enfim, há várias combinações possíveis e com elas muitos relatos de sucesso mas também muitos relatos de experiências ruins.

Os maiores riscos são o dequeimar a fonte do Mac Pro, não é uma fonte barata e não é fácil achá-la mas dá pra trocar ou queimar a logic board do Mac Pro, aí realmente o bicho pega, dificil achar logic boards usadas em perfeito estado e se achar se prepara pois o valor irá assustar.

E agora, sabendo de tudo isso, devo atualizar a placa do meu Mac Pro ou deixo ele quietinho morrendo aos poucos ?

Como disse no inicio, o Mac Pro (ralador de queijo) principalmente os 4.1 e 5.1 (2009 em diante) tem muita lenha pra queimar e na minha humilde opinião ainda merecem ser tratados com respeito. O preço de um new Mac Pro é algo inconcebível no Brasil, então, um upgrade de digamos uns R$ 2.000,00 numa placa gráfica ainda vale muito a pena.

Minha única ressalva é, primeiro estabeleça o que pretende fazer com a máquina, tipo de aplicação, softwares, etc. Depois veja a compatibilidade das aplicações com as placas que existem, exemplo: as ATi/AMD funcionam perfeitamente com Final Cut, Logic Pro, Compressor, Motion, já as nVidia funcionam melhor para aplicações Adobe, DaVinci, etc. Entenda que o forte das nVidia é o CUDA e o forte das ATi/AMD é o OpenCL, ou seja, aplicações que fazem uso intensivo de CUDA são melhor aproveitadas com placas nVidia, aplicações que fazem uso intensivo de OpenCL são melhor aproveitadas nas ATi/AMD.

Outra coisa, as placas da nVidia suportam CUDA e OpenCL já as ATi/AMD só suportam OpenCL já que o CUDA é proprietário da nVidia.

Mas afinal o que são o CUDA e OpenCL e por quê eles são importantes na minha placa de video ? Bem, não vou detalhar muito por que o que seria uma resposta virou um artigo mas vamos lá. CUDA e OpenCL são "engines", "arquiteturas", linguagens ou qualquer nome que vocês vejam em outros lugares que se refere a uma coisa só, que é o GPGPU (General Purpose Graphics Processing Unit) que em tradução livre significa Unidade de Processamento Gráfico de Propósito Geral.

O GPGPU nada mais é que uma técnica para se beneficiar do poder de processamento das GPUs modernas para realizar tarefas antes executadas exclusivamente nas CPUs (o bom e velho processador do computador). Há anos o poder de processamento das GPUs ultrapassou e muito o poder de processamento das CPUs, mas antes estavam restritos apenas a processamento gráfico, com a evolução tecnológica algumas linguagens de programação bem como alguns engines tornaram possível "transferir" o processamento de algumas tarefas para a GPU dos computadores e isso gera ganho em performance e redução de tempo no processamento de tarefas complexas.

O poder de processamento de processadores padrão de mercado geralmente é medido em FLOPS (Floating-point Operations per Second) que é a escala que mede a velocidade de processamento em Operações de Ponto Flutuante por Segundo, pra quem não sabe, processadores sejam eles CPUs ou GPUs executam em nível lógico operações matemáticas basicamente aritméticas, operações de ponto flutuante são a grosso modo operações com vírgula (,), lembre-se quanto mais valores depois da vírgula mais preciso é o cálculo. Portanto, é possível medir a capacidade de realizar cálculos avançados usando a escala FLOPS. Se é a melhor ou não para este fim não vem ao caso mas vamos usá-la como base.

Para se ter uma idéia agora, vou comprar um processador potente de Mac Pro com uma boa placa gráfica também potente do Mac Pro.

-CPU Intel Xeon X5670/6 cores/2.93GHz: Aproximadamente 70 GFLOPs

- Radeon 5870/1600 cores/850MHz: Aproximadamente 2,72 TFLOPs ou 2.720 GFLOPs

Bem é isso, bora juntar dindin e fazer upgrade no Mac Pro pois vale e muito a pena !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Pollaris pela atenção e dedicação. Ficou muito bom e muito explicativo seu post. Li atentamente todo o texto e relerei novamente.

Consegui uma ajuda com um ex-colega de trabalho que entende bastante de Macs e me deu uma luz. Percebi que esses cabos de 6 pinos não se encontra em qualquer lugar. Então segui o conselho dele:

_ fiz a compra pelo AliExpress de dois cabos de força 6 pinos para PCI-E do Mac Pro (com previsão de chegada de 2 meses);

_ farei a aquisição da placa Nvidia GTX960 2GB (Zotac ou Gigabit) daqui a 2 meses, onde o dólar provavelmente irá baixar;

Vou usar basicamente para Jogos pesados e programas como Photoshop CC e Luxology Modo 3D.

Como tenho esse tempinho de espera, estou minimizando os problemas de compatibilidade pesquisando qual seria a melhor fabricante Nvidia: Zotac, MSI, Gigabit, etc... Aguardo qualquer informação adicional.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alessko disse:

Muito obrigado Pollaris pela atenção e dedicação. Ficou muito bom e muito explicativo seu post. Li atentamente todo o texto e relerei novamente.

Consegui uma ajuda com um ex-colega de trabalho que entende bastante de Macs e me deu uma luz. Percebi que esses cabos de 6 pinos não se encontra em qualquer lugar. Então segui o conselho dele:

_ fiz a compra pelo AliExpress de dois cabos de força 6 pinos para PCI-E do Mac Pro (com previsão de chegada de 2 meses);

_ farei a aquisição da placa Nvidia GTX960 2GB (Zotac ou Gigabit) daqui a 2 meses, onde o dólar provavelmente irá baixar;

Vou usar basicamente para Jogos pesados e programas como Photoshop CC e Luxology Modo 3D.

Como tenho esse tempinho de espera, estou minimizando os problemas de compatibilidade pesquisando qual seria a melhor fabricante Nvidia: Zotac, MSI, Gigabit, etc... Aguardo qualquer informação adicional.

 

Alessko,

A marca da placa julgo algo muito pessoal, já que todas as marcas hoje oferecem qualidade com preços competitivos e equivalentes. Lá fora na gringa o pessoal gosta muito das EVGAs pelo suporte pós-venda e as Sapphire por já ter feito placas Mac Edition e são mais fáceis de flashar para uso em Mac Pros.

Mas também vejo vários casos de sucesso com placas Gigabyte, XFX, PNY, Zotac, etc.

Eu não me prenderia muito a isso não, exceto se o seu intuito é flashar ou modificar a placa. Aí sim, um modelo de marca específica pode ser melhor para realizar modificações do que outra, por isso mencionei que é importante pesquisar antes de bater o martelo e fechar a compra de uma ou outra.

Como disse antes, os modelos de referência tem maiores chances de funcionar sem stress pois seguem rigorosamente as especificações dos projetos originais.

Os cabos de 6 pinos são fáceis de encontrar Internet afora, com uma busca rápida no ML vi esse anúncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-720247907-cabo-de-forca-6-pinos-placa-de-video-mac-powermac-g5-macpro-_JM

Nunca comprei deste vendedor e tampouco estou fazendo propaganda mas os cabos do Mac Pro são exatamente estes que ele está vendendo.

Eu não sei qual seu target de valor pra investir numa placa gráfica, mas hoje, se fosse fazer upgrade para uma nVidia eu iria de GTX 980 (modelo de referência) pois ela tem excelente capacidade de processamento, utiliza apenas 2 PCIe-AUX de 6 pinos, tem excelente eficiência energética pela performance que oferece e já conta com 4GB GDDR5 de VRAM que são importantes se pretende em algum momento usar 4K. Ou seja, uma placa futureproof pois com certeza essa placa irá te atender muito bem pelos próximos 3~4 anos.

Ahhh, outra coisa, a GTX 980 traz suporte a monitores 5K para nossos Mac Pro, sei que é algo ainda longe de nossa realidade, mas nem os novos Mac Pros (lixeira) topo de linha suportam a resolução máxima em monitores 5K.

O barefeats tem vários benchmarks interessantes focados em placas novas nVidia e ATi/AMD instaladas em Mac Pros, vale a pena dar uma conferida.

http://barefeats.com/gtx980b.html

O MacVidCards vende placas já flashadas e modificadas para funcionar perfeitamente com o Mac Pro, eles também tem um serviço de flashing na sua placa, os valores são salgados mas eles são bem atenciosos e participam ativamente dos forums gringos esclarecendo dúvidas e testando modelos novos de placas gráficas quando são lançadas.

Vale uma visita ao site para tirar mais algumas dúvidas pois eles tem páginas de FAQ, Drivers e um Blog.

Sucesso e boa sorte no seu upgrade !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pollaris, sem palavras! Muito obrigado mesmo pela ajuda.

Infelizmente já comprei esses cabos pela AliExpress. E olha que procurei nesse ML. Mas tudo bem. Até lá irei pesquisando realmente se fico com a GTX 960 ou a GTX 980. Assim que estiver tudo instalado, posto aqui fotos e testes com a nova placa.

Mais uma vez, muito obrigado!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alessko disse:

Pollaris, sem palavras! Muito obrigado mesmo pela ajuda.

Infelizmente já comprei esses cabos pela AliExpress. E olha que procurei nesse ML. Mas tudo bem. Até lá irei pesquisando realmente se fico com a GTX 960 ou a GTX 980. Assim que estiver tudo instalado, posto aqui fotos e testes com a nova placa.

Mais uma vez, muito obrigado!!!

 

Alessko,

Em relação aos cabos sem stress, se já comprou agora e só esperar chegar.

Em relação as placas avalie bem, a GTX 960 é da mesma geração da GTX 980 e tem ótima eficiência energética também, tanto que a GTX 960 se não estou enganado usa apenas uma conexão PCIe-AUX de 6 pinos, ou seja, daria ate para usar 2 no Mac Pro. Assim como a GTX 980 ela também oferece suporte 4K e até 5K mas acredito que ficará limitada e irá saturar devido os 2GB de VRAM, não encontrei benchmarks dela no Barefeats, portanto, pesquise se realmente é uma opção interessante para usar com o Mac Pro embora saibamos que ela também funciona.

Eu falo muito da GTX 980 pq hoje ela é a placa mais potente para Mac Pro da linha nVidia com custo atrativo e energeticamente eficiente, os modelos de referência usados no ML estão entre 1600 e 2200 reais, pelo que oferece não acho um valor tão alto. Outra opção interessante e mais barata é a GTX 970 que também é bastante usada em Mac Pros com alta taxa de sucesso.

Como curiosidade dê uma olhada neste benchmark de 5K de um Mac Pro usando uma GTX 980 contra um iMac 5K e um Hackintosh também equipado com uma GTX 980, note que o iMack 5K é simplismente destroçado hahahahahaha

http://barefeats.com/mpt5k.html

Claro que estamos comparando uma placa classe mobile (iMac 5K) com uma placa desktop (GTX 980) e é natural a GTX 980 ter mais poder de fogo, mas não deixa de ser interessante ver o quanto o valor desses iMacs são superestimados sendo que um Mac Pro 4.1 ou 5.1 + uma boa placa gráfica desempenham um bom trabalho gráfico por um custo no mínimo 50% menor.

E quando fizer posta sim fotos, testes e seu review para ajudar outros usuários que estão no mesmo barco.

Abraço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá pessoal. Sou novo no fórum. Tenho um Mac Pro 4,1 octa, 2.26 x 2. Também passei pelo dilema de como atualizar a placa de vídeo. Optei por ir para uma ASUS MATRIX Radeon HD7970, pelo fato de funcionar sem necessidade de drivers e, embora as GTX tenham o webdriver para download, pelo que entendi, o processo de atualização do OS X quando se tem uma Nvidia não é tão tranquilo, pelo fato de não se ter o webdriver sempre no número do build (o meu, por exemplo, é 15G1004). Quanto ao consumo de energia, resolvi buscar nos sites de benchmarks o consumo das placas que me interessavam, e vi que o consumo da ASUS MATRIX HD7970 era, em pico, 209W. Como a somatória dos conectores PCIe + o slot totalizam 225W, a placa poderia funcionar, pois não pretendo usá-la no limite. Os cabos, comprei no ML mesmo. Estão funcionando bem. Fiquei receoso no primeiro boot (retirei a GT120 original), mas  foi tudo muito tranquilo. A máquina realmente é fantásticas e pode ser muito atualizada (processador, memória, tudo enfim). Muito melhor que a lixeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola, eu resolvi dar um fôlego novo ao meu mac pro 5.1, 8 core, com mais 32 GB de memoria (totalizano agora 64 GB) e um SSD pro sistema, a placa gráfica que veio nele é uma ATI Radeon HD 5770, então resolvi comprar uma GTX980, só que não consigo faze-la funcionar, primeiro deu um trabalhão pra achar o cabo de força, já que a atx usa apenas um cabo e a gtx980 dois, chegou ontem e passei a tarde inteira baixando drivers, instalando e sempre dando errado, alguém aqui tem o driver correto para o funcionamento pleno da mesma? meu sistema operacional é o  10.12.2 (16C67)

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.28.png

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.38.png

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.52.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dhanathom disse:

Ola, eu resolvi dar um fôlego novo ao meu mac pro 5.1, 8 core, com mais 32 GB de memoria (totalizano agora 64 GB) e um SSD pro sistema, a placa gráfica que veio nele é uma ATI Radeon HD 5770, então resolvi comprar uma GTX980, só que não consigo faze-la funcionar, primeiro deu um trabalhão pra achar o cabo de força, já que a atx usa apenas um cabo e a gtx980 dois, chegou ontem e passei a tarde inteira baixando drivers, instalando e sempre dando errado, alguém aqui tem o driver correto para o funcionamento pleno da mesma? meu sistema operacional é o  10.12.2 (16C67)

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.28.png

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.38.png

Captura de Tela 2016-12-31 às 09.45.52.png

Oficialmente essa placa não recebeu uma versão para Mac e a NVIDIA removeu os drivers do site, que até um tempo atrás eram distribuídos :( (a última placa da NVIDIA para o Mac Pro Tower foi a GTX 680).

Tente instalar algum driver de vídeo dessa lista: http://www.macvidcards.com/drivers.html (os links são do site da NVIDIA mesmo, mas talvez seja de alguma seleção diferente da que você está utilizando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2016 at 11:57, DanielPsJr disse:

Oficialmente essa placa não recebeu uma versão para Mac e a NVIDIA removeu os drivers do site, que até um tempo atrás eram distribuídos :( (a última placa da NVIDIA para o Mac Pro Tower foi a GTX 680).

Tente instalar algum driver de vídeo dessa lista: http://www.macvidcards.com/drivers.html (os links são do site da NVIDIA mesmo, mas talvez seja de alguma seleção diferente da que você está utilizando).

ja havia tentado esses drivers mas não deram certo :(
to vendo que vou ter que anunciar a placa pior que vi tantos vídeos no youtu be com mac pro 5.1 como o meu usando as gtx 980...

Captura de Tela 2017-01-02 às 11.12.33.png

Captura de Tela 2017-01-02 às 11.12.50.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, qual problema exatamente você está tendo ?

A GTX980 funciona muito bem com os Mac Pro 4.1 e 5.1 inclusive no MacOS Sierra. A NVIDIA disponibilizou todos os drivers necessários inclusive o driver para ativar o CUDA.

Uma coisa que notei pelos seus screenshots (prints) é que no NVIDIA Driver Manager > Graphics Drivers você está usando o Driver nativo do OS X (OS X Default Graphics Driver) quando deveria estar usando a opção "NVIDIA Web Driver".

Apenas atente para 2 pontos:

1 - Se sua GTX980 não for flashada com Mac EFI, você não terá a tela inicial de boot, quando os drivers estiverem devidamente instalados e ativados ao ligar sua máquina, seu monitor só irá exibir imagem a partir da tela de login do OS X quando estiver usando uma placa não original ou flashada e isso é perfeitamente normal OK ?!?!?!

2 - Para instalar e ativar o NVIDIA Web Driver você precisa de uma placa nativa para Mac (Mac EFI) devendo só trocá-la pela GTX980 após o driver estiver devidamente instalado e ativado, esse passo é importante. Nestes casos uma NVIDIA GT120 (Padrão desses Mac Pro) quebra um baita galho já que você pode manter as duas instaladas simultaneamente na máquina e facilita nos processos de atualização de drivers. Menciono a GT120 pois ela não usa nenhum dos conectores auxiliares de energia (PCIe AUX).

Outra coisa, tenha em mente, que toda vez que você atualizar o sistema operacional, os drivers da NVIDIA deverão ser atualizados também, por isso, é importante antes de atualizar o OS X sempre verificar se a NVIDIA já lançou os drivers compatíveis com o novo sistema.

Infelizmente esse é preço a se pagar por usar uma placa não original (ou não flashada) no Mac Pro, apesar desses contratempos, o ganho em performance faz todo o trabalho valer a pena.

Abraço !

Editado por pollaris
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, dhanathom disse:

ja havia tentado esses drivers mas não deram certo :(
to vendo que vou ter que anunciar a placa pior que vi tantos vídeos no youtu be com mac pro 5.1 como o meu usando as gtx 980...

Captura de Tela 2017-01-02 às 11.12.33.png

Captura de Tela 2017-01-02 às 11.12.50.png

Calma lá, rsrs, nada de pânico.

Se outras pessoas já conseguiram, não há nenhum motivo para que você não consiga também, precisamos apenas entender melhor o que está acontecendo.

 

4 horas atrás, pollaris disse:

Cara, qual problema exatamente você está tendo ?

A GTX980 funciona muito bem com os Mac Pro 4.1 e 5.1 inclusive no MacOS Sierra. A NVIDIA disponibilizou todos os drivers necessários inclusive o driver para ativar o CUDA.

Uma coisa que notei pelos seus screenshots (prints) é que no NVIDIA Driver Manager > Graphics Drivers você está usando o Driver nativo do OS X (OS X Default Graphics Driver) quando deveria estar usando a opção "NVIDIA Web Driver".

Apenas atente para 2 pontos:

1 - Se sua GTX980 não for flashada com Mac EFI, você não terá a tela inicial de boot, quando os drivers estiverem devidamente instalados e ativados ao ligar sua máquina, seu monitor só irá exibir imagem a partir da tela de login do OS X quando estiver usando uma placa não original ou flashada e isso é perfeitamente normal OK ?!?!?!

2 - Para instalar e ativar o NVIDIA Web Driver você precisa de uma placa nativa para Mac (Mac EFI) devendo só trocá-la pela GTX980 após o driver estiver devidamente instalado e ativado, esse passo é importante. Nestes casos uma NVIDIA GT120 (Padrão desses Mac Pro) quebra um baita galho já que você pode manter as duas instaladas simultaneamente na máquina e facilita nos processos de atualização de drivers. Menciono a GT120 pois ela não usa nenhum dos conectores auxiliares de energia (PCIe AUX).

Outra coisa, tenha em mente, que toda vez que você atualizar o sistema operacional, os drivers da NVIDIA deverão ser atualizados também, por isso, é importante antes de atualizar o OS X sempre verificar se a NVIDIA já lançou os drivers compatíveis com o novo sistema.

Infelizmente esse é preço a se pagar por usar uma placa não original (ou não flashada) no Mac Pro, apesar desses contratempos, o ganho em performance faz todo o trabalho valer a pena.

Abraço !

Havia me esquecido do detalhe mencionado acima pelo @pollaris. Você precisa ter outra placa Mac EFI NVIDIA pré-instalada com o driver antes de instalar a GTX 980 (o pessoal no YouTube costuma mostrar isso, de fato) - os demais detalhes também já foram muito bem explicados acima.

Quanto a informação que te passei, realmente está correta. A NVIDIA não distribui mais os drivers de vídeo para placas não suportadas oficialmente pelo macOS (tudo bem que você pode baixar o da GT 120 / GTX 680, mas acredito que o desempenho não seria o mesmo que um driver liberado especificamente para a GTX 980 - mas de qualquer forma, acredito também que ainda assim possa entregar um desempenho melhor que o driver nativo do sistema - vale fazer o teste utilizando algum benchmark):

Print_NVIDIA.tiff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...