Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 13" com I5 ou I7 + dúvidas


Carlos Assis

Posts Recomendados

Bom dia a todos.

Sou novo por aqui e há algum tempo estou pensando em comprar um Macbook.

Após ler bastante sobre os prós e contras de cada modelo e um grande período de dúvida entre o modelo comum e o retina, resolvi comprar o comum, mesmo mais pesado e com resolução menor.

Essa decisão foi tomada pelo medo de um futuro problema em um modelo com tela retina, uma vez que o mesmo possui muitos componentes dedicados, caros e de difícil obtenção no mercado. 

 

Hoje eu uso um note Dell com Ruindows 7, 6Gb do RAM e processador I5 de 2,4Ghz que me atende perfeitamente, se não fosse pelo sistema operacional...

Navego na rede, uso o pacote office, desenho peças em SolidWorks, raramente faço edição de videos ou fotos (raro mesmo), mas na maior parte do tempo estou desenvolvendo circuitos eletrônicos e firmwares para microntroladores. 

 

Mas ainda tenho algumas dúvidas a respeito do Mac:

  1. Seria mas vantajoso comprar com processador I7 ou o I5 me atenderia?
  2. A performance do OS X é mesmo superior com o hardware inferior?
  3. Futuramente, poderia trocar o HD por um hibrido? O Slot é compatível com os modelos de HD vendidos no mercado ou também é dedicado?
  4. Algum outro detalhe, além do preço, deveria ser levado em consideração para o meu caso?

 

Me desculpem por tantas perguntas, mas é um alto investimento e eu não gostaria de me arrepender...

 

Grato desde já.

Carlos Assis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom se você tem grana pra pegar o retina vai fundo pois você já tem um hardware legal nesse dell.

 

Mas já que você pretende usá-lo com solidworks, teria que ser via boot camp no windows 8, (já faz alguns anos que eles estão prometendo solidworks pra mac em 2013) e o que mais vai pesar é a placa de vídeo que nos modelos 15 e 17 é melhor.

 

Minha experiência com o modelo de entrada de 13:

 

Trabalho com solidworks o dia todo num desktop, mas uso o macbook quando preciso trabalhar em campo e digo que já esta de bom tamanho.

Claro que eu não vou trabalhar com uma montagem de 1000 peças com ele e nem fazer uma renderização né.

Já no quesito programação é de boa, só não conheço muito sobre os programas disponíveis para mac, mas se for o caso pode até emular via crossover já que são programas leves.

HD é compatível qualquer um que seja para notebook sata 3.

 

Resumindo:

1: Vai do seu bolso.

2: Essa hd3000 faz milagres tanto no osx quanto no ruindows, imagino a hd4000 então. Fora que nem se compara os dois sistemas operacionais. Nunca imaginei me acostumar com touchpad até usar o osx no mac.

3: Sim, basta ser para notebook.

4: Para o meu uso que é parecido com o seu o modelo de entrada do pro normal já me atendeu bem, e como disse só pretendo comprar um ssd e depois 8gb de ram. E olha que já faz um ano que estou com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, visto o preço atual do Macbooks no BR, eu diria que não vale a pena. Se você for comprar ele fora, já são outros quinhentos.

 

i5 ou i7... realmente depende do seu bolso. Não conheço o solidworks para te falar, mas o que você tem que considerar é o que nele é mais sensível para performance. Processador? Placa de vídeo? Memória RAM? HD? Com certeza todos vão influenciar em alguma coisa, mas qual é o principal?

 

A única coisa que vc não estará engessado é na RAM e no HD. Esses dois eu te falo de cadeirinha que não vale a pena investir em máquina upgrade VIA apple. Compre no mercado e troque você mesmo, por 1/4 do valor.

 

Uma coisa que você pode considerar se não importa tanto o tamanho é comprar uma máquina usada (semi-nova), 15'' que tem placa gráfica dedicada. Isso fará uma grande diferença nos renders. Pelo que vejo atualmente, anda valendo a pena ($) fazer upgrade para 16gb de RAM direto em vez de só 8gb. Não sei se usa CD/DVD, mas você pode comprar um SSD de 120gb e colocar o HD original no lugar do CD e montar um Fusion Drive.

 

Acredito que pelo preço de um 13 de entrada novo, você consiga comprar um 15'' semi-novo e fazer o up para 16gb e SSD. Te garanto que ficará mais satisfeito em termos de performance. (um 13''com esses upgrades fica show tb).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores obrigado pelas respostas.

 

Tenho pensado em fugir do MBA e dos MBP com retina devido aos altos valores de futuras manutenções, embora tenho colegas que estão me incentivando a cair dentro.

Ainda não decidi o que fazer... Eu vou comprar no Brasil mesmo e já tenho o meu Dell vendido para ajudar no investimento.

 

Como não tenho noção de performance do OS X, muitas dúvidas me vêem a cabeça.

Gostei da idéia de um colega de equipa-lo (no fim da garantia) com um HD hibrido, que não é tão caro e tem um espaço de armazenamento enorme se comparados aos SSD de igual valor. Penso em instalar o OS na partição SSD e os demais arquivos no HD.

 

Assim que eu desembarcar vou até uma loja brincar um pouco com os modelos de MB e tentar visitar amigos que já possuam Mac para tentar tomar essa decisão que para mim está muito difícil.

 

Obrigado a todos e qualquer opinião será bem vinda.

Editado por Carlos Assis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores obrigado pelas respostas.

 

Tenho pensado em fugir do MBA e dos MBP com retina devido aos altos valores de futuras manutenções, embora tenho colegas que estão me incentivando a cair dentro.

Ainda não decidi o que fazer... Eu vou comprar no Brasil mesmo e já tenho o meu Dell vendido para ajudar no investimento.

 

Como não tenho noção de performance do OS X, muitas dúvidas me vêem a cabeça.

Gostei da idéia de um colega de equipa-lo (no fim da garantia) com um HD hibrido, que não é tão caro e tem um espaço de armazenamento enorme se comparados aos SSD de igual valor. Penso em instalar o OS na partição SSD e os demais arquivos no HD.

 

Assim que eu desembarcar vou até uma loja brincar um pouco com os modelos de MB e tentar visitar amigos que já possuam Mac para tentar tomar essa decisão que para mim está muito difícil.

 

Obrigado a todos e qualquer opinião será bem vinda.

 

Cara, não é assim não viu. O HD híbrido tem pouquíssimo espaço de SSD e você NÃO escolhe o que vai entrar nele. Ele automáticamente REPLICA a informação que você mais usa no SSD, como se fosse um super cache do HD.

 

Eu te aconselharia o Seagate Momentus XT 2 que tem 8gb de SSD. Eu tive o XT 1, mas não aconselho, pois ele tem somente 4gb de SSD e no panorama atual de OS's e Apps isso é nada.

 

A melhor opção se quiser realmente performance é comprar um SSD e fazer o Fusion, que vai trabalhar de forma parecida com o Híbrido, mas em vez de replicar os dados mais usados no SSD ele vai mové-los para lá, e você terá realmente performance com facilidade de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não é assim não viu. O HD híbrido tem pouquíssimo espaço de SSD e você NÃO escolhe o que vai entrar nele. Ele automáticamente REPLICA a informação que você mais usa no SSD, como se fosse um super cache do HD.

 

Eu te aconselharia o Seagate Momentus XT 2 que tem 8gb de SSD. Eu tive o XT 1, mas não aconselho, pois ele tem somente 4gb de SSD e no panorama atual de OS's e Apps isso é nada.

 

A melhor opção se quiser realmente performance é comprar um SSD e fazer o Fusion, que vai trabalhar de forma parecida com o Híbrido, mas em vez de replicar os dados mais usados no SSD ele vai mové-los para lá, e você terá realmente performance com facilidade de uso.

 

Obrigado pela informação... Pelo visto o amigo que já usa o HD hibrido não sabe o que está dizendo...

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Vou deixar aqui a minha opinião.

 

O MBP 13 retina definitivamente não vale a pena no Brasil. É caríssimo e vem com a mesma placa de video do MBP não retina.

 

Tanto faz no seu caso pegar o processador i5 ou i7, o mais importante pro SolidWorks é a placa de video, que é exatamente a mesma nos 2 modelos de MBP não retina. Na minha opinião o MBP Retina fica em desvantagem com relação a placa de video pois ele usa a mesma Intel HD4000 dos não retina e ainda tem uma tela com 4 milhões de pixels pra processar enquanto o MBP não retina tem apenas 1 milhão de pixels, a placa de video nos retinas já funciona sob maior pressão normalmente.

 

Nos MBP não retina vc pode fazer upgrade de HD pra SSD e de memória ram pra 8gb ou 16gb.

Olha o upgrade que eu fiz http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/76882-upgrade-mbp-ssd-250gb-8gb-ram/

 

Esquece essa história de HD híbrido. Ele é mais rápido que um HD normal? Sim, mas é muito mais lento e consome muito mais bateria que

que um SSD de verdade.

 

No seu lugar eu compraria o Macbook 13 i5 não retina e faria o upgrade igual eu fiz (link acima). Minha máquina está muito rápida, a diferença quando você troca um HD por um SSD é absurda, parece que trocou o computador inteiro, tudo fica mais rápido. No total achei que o investimento que fiz foi o melhor custo X beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Vou deixar aqui a minha opinião.

 

O MBP 13 retina definitivamente não vale a pena no Brasil. É caríssimo e vem com a mesma placa de video do MBP não retina.

 

Tanto faz no seu caso pegar o processador i5 ou i7, o mais importante pro SolidWorks é a placa de video, que é exatamente a mesma nos 2 modelos de MBP não retina. Na minha opinião o MBP Retina fica em desvantagem com relação a placa de video pois ele usa a mesma Intel HD4000 dos não retina e ainda tem uma tela com 4 milhões de pixels pra processar enquanto o MBP não retina tem apenas 1 milhão de pixels, a placa de video nos retinas já funciona sob maior pressão normalmente.

 

Nos MBP não retina vc pode fazer upgrade de HD pra SSD e de memória ram pra 8gb ou 16gb.

Olha o upgrade que eu fiz http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/76882-upgrade-mbp-ssd-250gb-8gb-ram/

 

Esquece essa história de HD híbrido. Ele é mais rápido que um HD normal? Sim, mas é muito mais lento e consome muito mais bateria que

que um SSD de verdade.

 

No seu lugar eu compraria o Macbook 13 i5 não retina e faria o upgrade igual eu fiz (link acima). Minha máquina está muito rápida, a diferença quando você troca um HD por um SSD é absurda, parece que trocou o computador inteiro, tudo fica mais rápido. No total achei que o investimento que fiz foi o melhor custo X beneficio.

kkjf, bacana seu upgrade! Na verdade é bem parecido com o que acho que o Carlos deveria fazer, apesar de você não ter montado o fusion (questões de bateria e espaço). 

 

A real mesmo é que se o Solid utiliza muito a GPU, o negócio é pegar um MBP 15'', por conta da GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu comprar um Mac vai precisar do WIndows pra usar o Soliworks. Ou seja, não vale a pena.

 

E outra coisa, o Windows deixou de ser "Rwindows" faz tempo cara, se ta "lento" ou "travando" é que alguma coisa errada tem no teu notebook, e não no sistema.

 

Não vou ficar discutindo isso aqui, mas hoje em dia OS X e Windows é igual escolher entre iOS e Android, é questão de gosto e costume mesmo.

 

Recomendo que tu pegue uma máquina nova com Windows 8 e vídeo dedicada, e com o preço de um Macbook Pro de 13.3" tu encontra muita coisa boa no mercado nacional.

 

Se quiser insistir no Mac, insista, mas saiba que o Windows vai ficar aberto enquanto tu trabalhar, em segundo plano, então já compre memórias para um upgrade, pois com 4Gb de RAM e HD de 5400 rpm fazer virtualização é um parto, ainda mais se for trabalhar com coisas pesadas no Windows. Recomendo 8Gb nesse caso.

 

Uma GPU dedicada pode ser vantagem, mas ai o preço vai para a estratosfera e ai é que não vai valer a pena mesmo. Acho que a Intel HD 4000 dará conta.

 

Provavelmente até o mês 7 teremos os novos Macs com Haswaell e a nova arquitetura da Intel, e segundo eles a Intel HD 4600 pode ter até 200% a mais de desempenho em alguns casos. Se não estiver com presa espere os novos Macs que pelo jeito serão bem melhores que os atuais, pelo menos no que diz respeito ao vídeo.

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Vou deixar aqui a minha opinião.

 

O MBP 13 retina definitivamente não vale a pena no Brasil. É caríssimo e vem com a mesma placa de video do MBP não retina.

 

Tanto faz no seu caso pegar o processador i5 ou i7, o mais importante pro SolidWorks é a placa de video, que é exatamente a mesma nos 2 modelos de MBP não retina. Na minha opinião o MBP Retina fica em desvantagem com relação a placa de video pois ele usa a mesma Intel HD4000 dos não retina e ainda tem uma tela com 4 milhões de pixels pra processar enquanto o MBP não retina tem apenas 1 milhão de pixels, a placa de video nos retinas já funciona sob maior pressão normalmente.

 

Nos MBP não retina vc pode fazer upgrade de HD pra SSD e de memória ram pra 8gb ou 16gb.

Olha o upgrade que eu fiz http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/76882-upgrade-mbp-ssd-250gb-8gb-ram/

 

Esquece essa história de HD híbrido. Ele é mais rápido que um HD normal? Sim, mas é muito mais lento e consome muito mais bateria que

que um SSD de verdade.

 

No seu lugar eu compraria o Macbook 13 i5 não retina e faria o upgrade igual eu fiz (link acima). Minha máquina está muito rápida, a diferença quando você troca um HD por um SSD é absurda, parece que trocou o computador inteiro, tudo fica mais rápido. No total achei que o investimento que fiz foi o melhor custo X beneficio.

 

kkjf obrigado pela resposta...

Bem, eu não pretendo viajar para fora nos próximos meses e teria que comprar aqui mesmo.

 

Revendo um pouco o meu uso para o SolidWorks digo que não é algo constante. Não é o meu trabalho e somente faço uso quando preciso imprimir  alguma peça. Já fiz uso da versão 2005 em um netbook que hoje está com minha filha e mesmo com algumas travadas quando girava as peças dava para trabalhar. Até porque eu tinha em mente as limitações que o hardware tinha.

Todos os softwares que uso hoje são os mesmos daquela época e somente alguns tiveram atualização...

 

Gosto muito da possibilidade de upgrade do MBP mas, sua resolução e peso me desanimam quando penso que pretendo ficar com esta máquina uns 4 ou 5 anos.

 

Vou continuar pesquisando e tentando avaliar o que será melhor uma vez que o investimento será considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu comprar um Mac vai precisar do WIndows pra usar o Soliworks. Ou seja, não vale a pena.

 

E outra coisa, o Windows deixou de ser "Rwindows" faz tempo cara, se ta "lento" ou "travando" é que alguma coisa errada tem no teu notebook, e não no sistema.

 

Não vou ficar discutindo isso aqui, mas hoje em dia OS X e Windows é igual escolher entre iOS e Android, é questão de gosto e costume mesmo.

 

Recomendo que tu pegue uma máquina nova com Windows 8 e vídeo dedicada, e com o preço de um Macbook Pro de 13.3" tu encontra muita coisa boa no mercado nacional.

 

Se quiser insistir no Mac, insista, mas saiba que o Windows vai ficar aberto enquanto tu trabalhar, em segundo plano, então já compre memórias para um upgrade, pois com 4Gb de RAM e HD de 5400 rpm fazer virtualização é um parto, ainda mais se for trabalhar com coisas pesadas no Windows. Recomendo 8Gb nesse caso.

 

Uma GPU dedicada pode ser vantagem, mas ai o preço vai para a estratosfera e ai é que não vai valer a pena mesmo. Acho que a Intel HD 4000 dará conta.

 

Provavelmente até o mês 7 teremos os novos Macs com Haswaell e a nova arquitetura da Intel, e segundo eles a Intel HD 4600 pode ter até 200% a mais de desempenho em alguns casos. Se não estiver com presa espere os novos Macs que pelo jeito serão bem melhores que os atuais, pelo menos no que diz respeito ao vídeo.

 

falou <o.

xD

Bem, eu tive problemas com Windows em várias versões e em máquina diferentes... O próprio Windows 8 (Original e tals) que cita, já me deu um erro de Watch Dog Timer umas duas vezes, obrigando-me a restaurar a máquina. Mas, essa é uma outra história...

 

Eu estou tentando colher informações que me ajudem a decidir qual hardware escolher..

 

Muito obrigado por sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você quer trabalhar com SolidWorks? Acredito eu que já saiba que, terá que trabalhar com Windows em seu Mac....

Mas na questão de recomendar um mac, te recomendo o Modelo de 15" com Intel Core i7 quad core, 2,6GHz que vem com a GT650M, vai te ajudar muito na criação de peças, fora que com ela vem com 8GB de memória ram, de 1600Mhz.

Se eu fosse você, esperaria mais um pouco para ver esses novos processadores que a Intel está a trazer, o Haswell. Parece que eles terão uma grande força de processamento gráfico, e serão comparados a uma GT650M....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...