Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Processadores] Haswell: atraso em relação ao Ivy Bridge


Posts Recomendados

Mas esses 50% de consumo baseado em que? Novas GPUs, placas de rede, displays, que acompanharão a arquitetura Haswell devem manter o consumo tal qual temos hoje. Quem sabe otimize, no caso de um MBA, para cerca de 6-7 horas em performance média-alta.

Pelo o que pesquisei a GPU integrada é da própria Intel.

Já a tecnologia empregada na tela dependerá de cada fabricante. Por exemplo, o notebook de tela com resolução superior às telas retina apresentado pela Samsung promete fornecer 30% de redução de consumo de energia em relação às telas LCDs "normais" existentes. A Apple também pode nos surpreender agregando alguma nova tecnologia que reduza o consumo. A tendência é de melhoria no consumo e não a manutenção do que temos hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que pesquisei a GPU integrada é da própria Intel.

Já a tecnologia empregada na tela dependerá de cada fabricante. Por exemplo, o notebook de tela com resolução superior às telas retina apresentado pela Samsung promete fornecer 30% de redução de consumo de energia em relação às telas LCDs "normais" existentes. A Apple também pode nos surpreender agregando alguma nova tecnologia que reduza o consumo. A tendência é de melhoria no consumo e não a manutenção do que temos hoje.

 

Claro, me referi a um caso de uma GPU dedicada.

 

Tu levantou um tema bem bacana. O consumo e o que a Apple poderia inovar, ora, poderia manter o consumo como está, reduzindo a bateria, podendo lançar máquinas ainda mais leves e eficientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Do jeito que a Apple é, ela irá reduzir o peso, e o tamanho da bateria, fazendo com que o notebook fique mais fino e leve. Entretanto eu acho que eles tentarão equilibrar um pouco, e farão com que a bateria dure até 8h, o que já é uma boa vantagem. Ainda acho que teremos uma melhora nos retinas, uma atualização na resolução seria interessante, não necessária na pratica, mas interessante no marketing (2100p no de 15", e 1800p no de 13").

O link do notebook que o Gustavo postou tem uma informação interessante, o peso dele é muito baixo (2.9kg), se comparado com os notebooks gamers da mesma categoria (geralmente os notebooks gamers possuem 4kg).

E sigma, eu acho que notebooks com 10h de duração não irão rolar até 2014/2015. Isso mataria diretamente os Ultrabooks, e, fora disso, acho que os notebooks precisam evoluir mais na questão do peso e finura (lembrando que a Apple faz uma ilusão com a finura dos MacBooks, eles são mais grossos do que aparentam), e quando melhorarem isso poderemos pensar em melhorar o tamanho da bateria. Não que eu ache que o tamanho da bateria seja o ideal, mas entre carregar 2kg (rMBP15") ou 1.6kg (rMBP13") e ter uma bateria de 10h, eu prefiro carregar menos peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Estava aqui lendo sobre os GT3e, se eles forem equivalentes aos 650m, ou, pelo menos, 10% inferior, eu acho que a Apple pode abandonar as placas de vídeos dedicadas. Por mais que, para alguns, seja um retrocesso, eu acredito que isso seria uma evolução interessante. O rMBP 15" nunca foi uma máquina para jogos, apesar de fazer bem o serviço, e com a ausência da placa dedicada teríamos um espaço livre no rMBP, o que daria para melhorar a dissipação do calor; colocar mais memória Ram, e hd SSD; deixá-lo mais leve e fino por conta de não precisar mais de tanta bateria; e além disso melhoraria o tempo de duração da bateria; sem sonhar muito daria até para imaginar memória Ram/SSD proprietária com a possibilidade de futuros upgrades por conta do espaço que sobrou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava aqui lendo sobre os GT3e, se eles forem equivalentes aos 650m, ou, pelo menos, 10% inferior, eu acho que a Apple pode abandonar as placas de vídeos dedicadas. Por mais que, para alguns, seja um retrocesso, eu acredito que isso seria uma evolução interessante. O rMBP 15" nunca foi uma máquina para jogos, apesar de fazer bem o serviço, e com a ausência da placa dedicada teríamos um espaço livre no rMBP, o que daria para melhorar a dissipação do calor; colocar mais memória Ram, e hd SSD; deixá-lo mais leve e fino por conta de não precisar mais de tanta bateria; e além disso melhoraria o tempo de duração da bateria; sem sonhar muito daria até para imaginar memória Ram/SSD proprietária com a possibilidade de futuros upgrades por conta do espaço que sobrou.

Sem dúvidas. O abandono da GPU dedicada será um baita dum avanço para os usuários comuns e isso comprova os planos da Intel, de suplantar a sua tecnologia, de forma plena, entre 2015 e 2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Sem dúvidas. O abandono da GPU dedicada será um baita dum avanço para os usuários comuns e isso comprova os planos da Intel, de suplantar a sua tecnologia, de forma plena, entre 2015 e 2017.

 

Esqueci de dizer que também teríamos um corte de preços (eu chutaria uns 200-300 dólares mais barato), como também ficaria mais fácil de programar, porque tudo ficaria voltado aos chips da Intel. Sim, teríamos sua tecnologia de forma plena em 2015 e 2017, entretanto eu chuto já em 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que também teríamos um corte de preços (eu chutaria uns 200-300 dólares mais barato), como também ficaria mais fácil de programar, porque tudo ficaria voltado aos chips da Intel. Sim, teríamos sua tecnologia de forma plena em 2015 e 2017, entretanto eu chuto já em 2014.

 

O que a Intel projetava era um período de 5 a 6 anos após o lançamento da linha Sandy Bridge, num projeto mais lento e gradual, que teria três ou quatro estágios de desenvolvimento. Creio que chegamos ao segundo ponto, que é a tentativa de abandonar das GPUs dedicadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Intel ainda nem atualizou o seu site com os processadores disponíveis no mercado e a Dell já disparou, da mesma forma que saiu na frente em 2012, o XPS 8700, cujo modelo topo de linha usa o Processador Intel Core i7-4770. O preço cobrado nos EUA ficasse um pouco abaixo brasileiro. Ao que parece teremos um leve aumento de preços também. http://www.dell.com/us/p/xps-8700-se/pd?~ck=mn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver muda tudo, todos os Macs, do Air ao Mac Pro, passando pelo MBP, rMBP 13"/15", Mac Mini e iMacs. Não faz sentido ficar usando processador descontinuado, ainda mais quando não se trata de uma mudança de litografia. E chips novos são mais baratos pois são produzidos aos montes, os antigos vão sendo deixados pra trás e seus preços sobem. 

 

Provavelmente o plano será o mesmo:

 

Macbook Air - receberá os novos Haswell com TDP de até 17W (e se Deus quiser com a Intel HD 5100 presente nos GT3)

Macbook Pro 13.3" sem retina - acho que será descontinuado, o Air de 13.3" é muito mais máquina e custa a mesma coisa nos EUA

Macbook Pro de 15.4" sem retina - Fica um modelo com processador atualizado (i7 Quad Core), com Drive Óptico, com nVidia GT 750M e HD de 5400 RPM, quem sabe uma opção de Fusion Drive com um mSATA de 128 ou 256 Gb.

Macbook Pro de 13.3" COM Retina - Atualização do processador (dual-core de 25W com o melhor vídeo possível pra categoria)  e quantidade mínima de SSD em 256 Gb, RAM minima em 8Gb. Deve mudar um pouco o design pra arrumar o problema de fabricação.

Macbook Pro de 15.4" COM Retina - Atualização do processador para Haswell, RAM minima ainda em 8Gb e SSD mínimo de 512 GB. Nada de HD ou qualquer peça mecânica. Tela com a mesma resolução e vídeo nVidia GT 750M. Não tem como enfiar uma placa muito melhor que isso no retina não, vai esquentar de mais. Talvez uma versão especial para a própria Apple, uma GTX 770M LE seria massa (768 CUDAs só que com frequências um pouco mais baixas pra diminuir a temperatura). Seria interessante uma placa de 192 bits e 2Gb GDDR5, acho que 128 bits é muito pouco pra uma máquina cara dessas. Não se esqueçam que as atuais GT 650M dos Retina são turbinadas.

 

Para os outros Macs sigo o raciocínio, e no mais otimista deles, uma GTX 780M no iMac 27" seria animal! Mac Mini só com chip Intel, como os atuais. Opção de "fusion drive" para o dual-core mais caro e para o server.

 

São essas as atualizações de hardware que eu espero, e são, ao meu ver, as mais cabíveis (tirando o meu devaneio sobre uma GTX 770M LE - ahuauhahu).

 

Falta pouco galera! Eu não sei vocês, mas essa parte dos "rumores" é a que eu mais gosto sobre o universo Apple, pois ainda não temos noção de preços, e quando saem os preços aqui no Brasil, vixi, dai acabou a graça e a vida volta ao normal usando Motorola e notebook nacional - ahuahuahu (¬¬*)

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, acho que o uso de GPUs dedicadas será cada vez menor, algo que pode sequer aparecer no MBP 15", pois a arquitetura Haswell pode permitir uma melhora na qualidade de vídeo, acredito ainda na aposentadoria do Super Drive no MBP. Quem sabe o MPB 13" não seja descontinuado e surja, em ambos o modelos, sem GPU dedicada e com uma resolução 1080p no modelo de 13", ficando o MBA 13" com a mesma resolução de 900p (seria algo ilógico, mas vá que aconteça). Gostaria que todos os novos modelos só disponibilizassem SSD, como o amigo de cima bem disse, sem partes móveis.

 

Sobre a GTX, a Dell já está trabalhando com GPUs de 192-bits e pelo menos 1,5GB GDDR5. Mas tenho que a Apple vá ficar na GTX 760M, no máximo na 770M. A Apple deve manter GPUs com 128-bits para os MBP com Retina Display, ou então subir para a categoria dos 256-bits. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Dell já liberou a nova linha de Alienware e dois modelos de Notebook com processadores Haswell, mas vale à pena ver o link dos Alienware: http://www.alienware.com/Landings/laptops.aspx?ref=hp1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo que os novos XPS da Dell vem com Intel Graphics 4600. Nada de Iris ou Iris Pro. Creio que por isso a Apple postergou o remake nos Retina Display e deve usar o mesmo Intel HD Graphics 4600 no remake dos iMac, pois a tendência de se abandonar as placas de vídeo dedicadas não deve se concretizar nesse ano. Talvez a Iris Pro possa dar a idéia do que vem pela frente, mas ainda somos dependentes das GPU dedicadas.


Pois e, tambem nunca fui com a cara desses...

 

Eu não tenho nada contra os Alienware, até porque são em geral High End e feitos para o público gamer. A mim não agrada. Jamais compraria um, primeiro, porque não sou gamer, segundo, porque gastaria a grana em um Retina Display de 15" em lugar de um Alienware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Samsung parece que quer bater de frente com a Apple no segmento de Ultrabooks e em especial no que diz respeito à resolução, como alguns colegas aqui já mencionaram. Com a resolução de 3200x1800, segundo o Tech Tudo é uma densidade inédita no mercado, o que é superior ao Retina Display de 15". Mas como a Samsung saiu na frente com o que acredito ser o Haswell acompanhado do Iris ou Iris Pro, é bem provável que a Apple supere de longe essa densidade com o próprio Retina Display de 13", logo fico pensando que o Retina Display de 15" virá com Iris Pro e o Retina Display com Iris. 

 

samsung-pc-1.jpg

 

E ao que parece o All in One da Samsung deixou a desejar, pois apenas apresenta resolução Full HD:

 

samsung-ativone-5style.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

A Samsung parece que quer bater de frente com a Apple no segmento de Ultrabooks e em especial no que diz respeito à resolução, como alguns colegas aqui já mencionaram. Com a resolução de 3200x1800, segundo o Tech Tudo é uma densidade inédita no mercado, o que é superior ao Retina Display de 15". Mas como a Samsung saiu na frente com o que acredito ser o Haswell acompanhado do Iris ou Iris Pro, é bem provável que a Apple supere de longe essa densidade com o próprio Retina Display de 13", logo fico pensando que o Retina Display de 15" virá com Iris Pro e o Retina Display com Iris. 

 

samsung-pc-1.jpg

 

E ao que parece o All in One da Samsung deixou a desejar, pois apenas apresenta resolução Full HD:

 

samsung-ativone-5style.jpg

A samsung pegou pesado. Não vejo a Apple colocando retina display nos Airs até 2015, porque é muito mais prático tentar colocar os MacBooks Pros mais leves e finos. A tecnologia da Sharp é impressionante, a tela supera ao do retina display e nem consome muito. Será que veremos adaptações dessas telas para a proporção de 16:10? A Apple tem que colocar 2100p no retina 15, e 1800p no retina 13".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. 1800p para um Display de 13" é algo fora do comum, ainda mais em se tratando de uma empresa que tem como público alvo o usuário comum. Esses Ultrabooks da Samsung não concorrem com o Retina Display e sim com os MBA. Como tu bem disse, a Samsung pegou pesado. Eu diria, a Samsung deu um passo que a Apple não deu em relação ao MBA. Quem sabe a resposta esteja em MBP Retina Display mais finos e leves, cada vez mais próximos do conceito dos MBA. Eu acredito que se Apple não colocou o Retina Display nos MBA nesse ano, talvez possa por ano que vem, mas tenho muitas dúvidas em relação a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente neste quesito a samsung foi melhor que a apple... Seria muito complicado ter aumentado a resolução do macbook air? E será porque que não aumentaram?

 

A Apple usou o Intel Graphics HD 5000. Poderia ter esperado pelo HD 5100 (Iris). Não sei o quão complicado seria aumentar a resolução, mas tenho a certeza de que 900p é agora muito pouco para um MBA 13", já que os Ultrabooks da Samsung concorrem com os MBA e não com os Retina Display. Os Samsung usam o Intel Core i5-4200U, que usa o  Intel HD Graphics 4400, ou seja, inferior ao MBA. A Autonomia é das mesmas 12 horas. Talvez a Apple esteja concentrada na linha de MBP, deixando a linha MBA como uma verdadeira linha de entrada. Quem sabe tenhamos novidades com relação aos MBP sem Tela Retina, quem sabe com uma resolução de 1080p, enquanto os Retina possam ter 1800p na versão de 13".

 

Só não entendo uma coisa: qual o porquê de tamanha resolução para um Ultrabook de uso doméstico e com o detalhe que preços e data de lançamento não estão ainda claros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...