Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para um fanboy da MS que comprou um Mac Mini


mattbiondi

Posts Recomendados

Olá Matt, seja bem vindo ao mundo Apple.

Eu também era como você, usava o Windows para tudo, desde o trabalho até para coisas da faculdade. Depois que conheci a Apple foi amor a primeira vista, primeiro foi um iPod Nano, depois um MacBook, iMac e minha recente aquisição um MacMini. O OSX é mais fácil de operar e temos menos preocupações em relação ao Windows. Mas nem tudo são flores, vou logo avisando...hehehehehehe

Hoje, depois de quase 5 anos de Apple, acredita que estou retornando um pouco para a Microsoft? Atualmente uso um PC com Windows 8 e meu celular principal é um Nokia Lumia com o WP. Isso tudo por que a Apple parou de inovar faz um certo tempo e hoje quem tem novidades mesmo é a MIcrosoft. Mas é assim mesmo, aconselho não se cegar com a Apple mas sim sempre ficar aberto as novidades de todas as empresas...! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou primeira noite, t"o apanhando muito principalmente com o teclado e apps que n'ao sei onde baixar...

Recomendo dar uma lida na primeira página do tópico que criei para os novatos em Apple - tem muita coisa interessante lá! Detalhes que passam desapercebido e são importantes, como o fato de que no OS X não é necessário e nem adianta muito ficar criando pastas para guardar os arquivos e etc.

 

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/41567-os-paradigmas-do-os-x-dicas-para-novatos-e-experientes/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tudo é mais fácil. Há certas chatices no mundo Apple dependendo do seu nível de uso do Windows. O sistema é bem mais fechado e as vezes isso é ruim. 

 

Há uns dispositivos bluetooth que não posso usar no iPhone/iPad porque a Apple bloqueou parte do bluetooth para transmissão de dados. Só rola no Android. Outra é alguns programas Apple meio estranhos, por exemplo o iPhoto, que bagunça sua biblioteca para deixar tudo organizado para você na tela. Estranho. 

 

Mas no geral, a máquina é muito boa eu gosto muito. O melhor é a confiabilidade da base Unix. Para mim, a vida é Mac ou Linux, ainda que eu tenha achado o W7 muito bom . O maior problema aqui no Brasil é precisar trocar de máquina quando a Apple resolve que um iMac básico deve custar R$6500

 

Só comentando o segundo parágrafo: É que a Apple procura evitar o uso de arquivos. Fotos, músicas e vídeos para a Apple não são arquivos, são itens no banco de dados chamado de "biblioteca". Se a Apple pudesse baneria completamente arquivos e pastas de seus sistemas, como ela já fez com o iOS. No iOS não existem arquivos e pastas... e nem no OS X quando se trata dos programas nativos da Apple como iTunes, iPhoto, etc...

 

Depois de se livrar do paradigma de pastas e arquivos fica bem mais fácil de entender e usar o sistema.

 

Movi pra criar pastas atalhos no dock. organizei que nem no meu celular por tipos: media, util, design e social. Mas acho que não deveria ter feito

O Dock é bem inútil... deixe nele somente meia dúzia de ícones para ficar mais bonitinho... no dia-a-dia é melhor lançar aplicativos e abrir itens pelo spotlight (a lupinha no canto superior direito - atalho command espaço).

 

O Spotlight serve como calculadora (escreva nele por exemplo 42/2), e também para encontrar apps, documentos, emails, contatos, etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Mouse: é realmente gosto muito pessoal. Mas já experimentei o MagicMouse por uma semana e acabei voltando pra um mouse Microsoft (veja só...). Faz alguns anos utilizo mouses Microsoft que tenham 5 botões (esquerdo, direito, apertando a rodinha, e mais um botão lateral a esquerda e mais um botão lateras a direita). Os dos botões laterais uso como Copy e Paste.  Atualmente utilizo o Microsoft Wireless Mouse 5000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo dar uma lida na primeira página do tópico que criei para os novatos em Apple - tem muita coisa interessante lá! Detalhes que passam desapercebido e são importantes, como o fato de que no OS X não é necessário e nem adianta muito ficar criando pastas para guardar os arquivos e etc.

 

http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/41567-os-paradigmas-do-os-x-dicas-para-novatos-e-experientes/

Eu tô seguindo esse tópico também tentando ler tudo ele é gigante rs :)

Editado por ramadeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Movi pra criar pastas atalhos no dock. organizei que nem no meu celular por tipos: media, util, design e social. Mas acho que não deveria ter feito

 

Então, isso que você queria é possível fazer no Launchpad, aquele ícone do "foguetinho" no dock, com atalho pelo F4 nos teclados mais novos. Ali você tem a liberdade de organizar como quiser sem danificar nada. É bem a cara do iOS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso deixar somente um pente de memória no mini mac? E deixar o outro slot liberado pra quando puder comprar outro?

Pode sim, mas atente-se ao seguinte.

 

A recomendação é usar a memória em Dual Channel, assim ele consegue otimizar a velocidade delas, ficando melhor do que usando 1 pente só.

 

Para usar dual channel, não é somente tem 2 pentes, precisam ter exatamente a mesma especificação, então usar um pente agora e depois passar para 2 pentes poderá ser bem difícil de conseguir o segundo com a mesma especificação do primeiro.

 

Não sei como foi a sua negociação, mas te adianto que se conseguir seu dinheiro de volta pelos 4gb adicionais que comprou, eu te falaria para pegar. O valor da memória na Apple é ridículo. Você pode comprar 16gb de memória Corsair pelo preço da expansão para 8gb que deve ter comprado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim, mas atente-se ao seguinte.

 

A recomendação é usar a memória em Dual Channel, assim ele consegue otimizar a velocidade delas, ficando melhor do que usando 1 pente só.

 

Para usar dual channel, não é somente tem 2 pentes, precisam ter exatamente a mesma especificação, então usar um pente agora e depois passar para 2 pentes poderá ser bem difícil de conseguir o segundo com a mesma especificação do primeiro.

 

Não sei como foi a sua negociação, mas te adianto que se conseguir seu dinheiro de volta pelos 4gb adicionais que comprou, eu te falaria para pegar. O valor da memória na Apple é ridículo. Você pode comprar 16gb de memória Corsair pelo preço da expansão para 8gb que deve ter comprado.

 

 

Pois é complicado, comprei de um vendedor aqui do fórum(o cara foi super bem recomendado e o pessoal aqui fala super bem dele) o pedido veio errado e ele me ofereceu um pente pra sanar o problema, não estou podendo comprar outro por agora pois já gastei muito na máquina, essa história tá me dando uma mega dor de cabeça.

 

Quando você diz mesma especificação seria mHz? Varia por fabricante? Não é só comprar uma ddr3 1600? =/

 

Indica algum lugar que eu possa comprar?

Editado por ramadeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não! Eu não saberia te informar os parâmetros que validam o dual channel não. Sei que as memórias tem que ser iguais, normalmente elas sendo do mesmo fabricante, barramento, capacidade e modelo dá certo. Exemplo: Corsair Vengeance 8gb DDR3 1600mhz.

 

Vamos ver se aparece alguém por aqui com mais propriedade para falar sobre isso do que eu.

 

Lugar pra comprar? Eu comprei no ML. Tem muitos vendedores bons aqui também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não! Eu não saberia te informar os parâmetros que validam o dual channel não. Sei que as memórias tem que ser iguais, normalmente elas sendo do mesmo fabricante, barramento, capacidade e modelo dá certo. Exemplo: Corsair Vengeance 8gb DDR3 1600mhz.

 

Vamos ver se aparece alguém por aqui com mais propriedade para falar sobre isso do que eu.

 

Lugar pra comprar? Eu comprei no ML. Tem muitos vendedores bons aqui também. 

 

 

Esperando uma boa alma me ajudar... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando saiu esse esquema de dual channel a Intel recomendava comprar os packs duplos que os fabricantes começaram a vender.

O fato de você comprar duas memórias teoricamente iguais, não significa que vá ativar o dual channel. Se forem de lotes diferentes, por exemplo, o dual channel pode ser ignorado pelo sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando saiu esse esquema de dual channel a Intel recomendava comprar os packs duplos que os fabricantes começaram a vender.

O fato de você comprar duas memórias teoricamente iguais, não significa que vá ativar o dual channel. Se forem de lotes diferentes, por exemplo, o dual channel pode ser ignorado pelo sistema.

 

é comecei com pé esquerdo no mundo apple...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Mac Mini a uma semana, estou simplesmente adorando o sistema. No começo é um pouco difícil, mas não impossível. É incrível como o Mac OS facilita as coisas, principalmente pelo spotlight. Estou me adaptando na organização dos arquivos, lendo e vendo exemplos da forma que eu poderia me adaptar, porque como venho do ambiente windows, tenho tudo em pastas.

 

Quanto ao monitor, estou usando um LG 1742S, de forma provisória, até chegar meu Dell S2340L http://accessories.la.dell.com/sna/productdetail.aspx?c=br&l=pt&s=dhs&cs=brdhs1&sku=320-9800, que até onde pesquisei, é um ótimo monitor.

 

Estou usando também de forma provisória um mouse da HP, até decidir se compro o magic mouse ou o trackapd, estou inclinado ao trackpad pela facilidade e aumento na produtividade com a utilização de gestos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho de imac, macbook pro e agora peguei meu primeiro mac mini (late 2012). 

Mas tive uma decepção. Na realidade (acho) que o mini não tem culpa. 

Meu TV/Monitor não consegue receber a imagem do mini e a tela fica mostrando sem sinal.
Tentei conectar pelo hdmi - hdmi, por hdmi - vga e hoje a tarde vou tentar pelo thunderbolt - vga para ver o que rola.

Alguém já teve este problema?

ps. testei na TV da minha cunhada (sony) e lá o mini funcionou certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho de imac, macbook pro e agora peguei meu primeiro mac mini (late 2012). 

Mas tive uma decepção. Na realidade (acho) que o mini não tem culpa. 

Meu TV/Monitor não consegue receber a imagem do mini e a tela fica mostrando sem sinal.

Tentei conectar pelo hdmi - hdmi, por hdmi - vga e hoje a tarde vou tentar pelo thunderbolt - vga para ver o que rola.

Alguém já teve este problema?

ps. testei na TV da minha cunhada (sony) e lá o mini funcionou certinho.

 

Eu tenho um tv monitor samsung funcionou normal na mesma hora que pluguei. não fiz nenhuma configuração adicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Venho de imac, macbook pro e agora peguei meu primeiro mac mini (late 2012). 

Mas tive uma decepção. Na realidade (acho) que o mini não tem culpa. 

Meu TV/Monitor não consegue receber a imagem do mini e a tela fica mostrando sem sinal.

Tentei conectar pelo hdmi - hdmi, por hdmi - vga e hoje a tarde vou tentar pelo thunderbolt - vga para ver o que rola.

Alguém já teve este problema?

ps. testei na TV da minha cunhada (sony) e lá o mini funcionou certinho.

 

Olá galera blz?

Tenho um mac mini de 2011 com 8GB de RAM e utilizo ele como media center ligado a uma TV Samsung de 42 ligada por cabo ótico a um HT Blu ray Sony, e não tive problema com relação a imagem o problema é a resolução que se colocar em 1080p fica difícil para navegar na net as letras ficam mt pequenas, um problema que tive e achei uma solução meio gambiarra foi com relação ao som, simplesmente não saia som pelo HDMI, tive que instalar o Soundflower para sair som, e ainda não testei com filmes com 5.1 para ver se funciona nesse modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera blz?

Tenho um mac mini de 2011 com 8GB de RAM e utilizo ele como media center ligado a uma TV Samsung de 42 ligada por cabo ótico a um HT Blu ray Sony, e não tive problema com relação a imagem o problema é a resolução que se colocar em 1080p fica difícil para navegar na net as letras ficam mt pequenas, um problema que tive e achei uma solução meio gambiarra foi com relação ao som, simplesmente não saia som pelo HDMI, tive que instalar o Soundflower para sair som, e ainda não testei com filmes com 5.1 para ver se funciona nesse modo.

 

Soundflower é mágico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quanto migrar da M$ para a Apple foi a melhor coisa que fiz, mas tenho que  dizer algo e que muitos já passaram ou passarão por isso:

Muitos programas existentes para M$ ainda não estão na plataforma da Apple e isso pode ser resolvido pelo Bootcamp, o que eu acho ruim, uma vez que se você migrou para a Apple para que usar Windows?

 Outro exemplo que vivi à poucos dias: converter de VHS para DVD, qual foi a minha saída: usar um adaptador para windows para captar o VHS convertendo para  *.mpeg e depois entrar no mac utilizando um aplicativo conversor para DVD(*.vob), que por sinal foi free com licença, um achado!. Pois bem, o programa para Mac que faz a conversão de VHS para DVD custa em torno de R$250,00 enquanto que gastei R$60,00 no aparelhinho para windows, estão vendo a diferença, captaram o problema? Tudo para Mac é muito caro, por quê?

Quanto ao Magic Mouse uso faz anos e não tenho nada contra, questão de costume mesmo. Não discordo que no início a adaptção foi meio que quase desistência, mas afinal eu optei por isso, não foi barato e tinha que sair vencedor e fui! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...