Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas de um novato


cefas

Posts Recomendados

Olá Galera, boa noite!

Sou novo no OSX, comprei um mac mini para mim a uma semana, e tenho algumas duvidas.
1-Como faço para ter o instalador do sistema operacional que veio na minha maquina?Para se um dia eu quiser formatar ou recuperar.

2- Eu comprei a pouco, será que a apple libera para eu baixar o Mavericks de graça? Se e não gostar do Mavericks posso voltar para o Mountain Lion?

3- Ouvi dizer que Macs não pegam virus, é verdade? Também já ouvi falar que isso é mito.
Se for verdade, é seguro baixar programar que não são de desenvolvedores conhecidos? Por exemplo eu baixei um layout de teclado gratuito e quando fui instalar ele falou que não era de um desenvolver conhecido, programas similares podem ser perigosos?

4-Vocês preferem o Office ou o Pages, Notes, Keynote?

 

5- Há alguma dica para manter o mac com um bom desempenho? Ouvi dizer que alguns usuários reclamam de desempenho dele depois que o tem por um tempo, mas não digo despenho por causa de hardware, eu digo se é necessario limpar arquivos temporarios, e coisas assim.

 

6- Alguém conhece algum tutorial de comandos do terminal?

 

7- Como limpar memoria inativa?É bom fazer isso?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

A performance dele é boa, estou usando a pouco tempo(nem uma semana), nem tenho todos meus aplicativos instalados nele ainda, mas até agora esta muito bom, procura no google depois sobre speedmark 8, mostra o desempenho dos modelos dos imacs, mac mini, macbook pro, por aí vai.
Mas até agora estou bem satisfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder algumas das perguntas.

1- Acredito que tenha vindo com o Mountain Lion, e desde o lançamento do lion nao é fornecido mais o cd junto com macs novos,há uma partição recovery, aqui no site da Apple tem as instruções dos procedimentos caso precise restaurar o sistema http://support.apple.com/kb/HT4718?viewlocale=pt_BR

2- Como o lançamento do Mavericks ainda esta um pouco distante nao creio que será liberado para quem esta comprando macs agora, acho que deve ser liberado para quem compra algumas semanas antes, quem comprou antes do lançamento do Mountain lion e teve direito ao sistema de graça deve ter mais noção. Mas espero que a Apple continue com o preço de $20 para a compra de novos OS.

3- Mac pega vírus sim, existem menos vírus comparados ao windows pois o Mac ainda nao tem o mesmo número de usuários, mas ja deve ter notado que quando instala algo pede sua senha, então voce esta sabendo o que esta colocando na sua maquina, baixe sempre de lugares conhecidos, como baixaki por exemplo,

4- tenho os 2 , mas uso mais o office, acho que ele tem uma versão trial , teste ela e se gostar compre a licença, o iWork também é bom.

5- Acho que para manter com bom desempenho é deixar as atualizações em dia, as vezes fazer a reparação de disco, e se mais pra frente precisar pode fazer upgrade de memória e HD, passando para um SSD.

6- terminal nao vou me arriscar, acho que seria semelhante ao Cmd do windows, se fizer besteira pode prejudicar sua maquina

Espero que tenha ajudado em alguma coisa, mas vai gostar do os X, o sistema é muito bom e fácil de se acostumar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vírus é algo que não precisa se preocupar muito. Tenho Mac a 4 anos e nunca peguei um vírus. Uso o computador normalmente, para todos os tipos de site e downloads. Claro que o mínimo de bom senso é necessário, pelo que ví você falando não parece ser inocente, então, fica despreocupado.

 

A manutenção do computador quanto a lerdeza é bem tranquilo. De vez em quando repare as permissões de disco através do utilitário de disco, evite baixar programas desnecessários, e quando quiser dar uma renovada pode instalar o OSX por cima da instalação atual. Isso tudo melhora o desempenho, mas nada como uma instalação limpa. Mas pode ficar tranquilo que nunca ví um MAC ficar carroça igual máquina windows que CHORA por uma instalação limpa.

 

O terminal do OSX é baseado em Unix. Se você tem facilidade com linux, o terminal será natural para você. Se não tem, o buraco é mais embaixo. Não é tão tranquilo feito DOS não. Mas nada que o google não ajude.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...