Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
cefas

Duvidas de um novato

Posts Recomendados

Olá Galera, boa noite!

Sou novo no OSX, comprei um mac mini para mim a uma semana, e tenho algumas duvidas.
1-Como faço para ter o instalador do sistema operacional que veio na minha maquina?Para se um dia eu quiser formatar ou recuperar.

2- Eu comprei a pouco, será que a apple libera para eu baixar o Mavericks de graça? Se e não gostar do Mavericks posso voltar para o Mountain Lion?

3- Ouvi dizer que Macs não pegam virus, é verdade? Também já ouvi falar que isso é mito.
Se for verdade, é seguro baixar programar que não são de desenvolvedores conhecidos? Por exemplo eu baixei um layout de teclado gratuito e quando fui instalar ele falou que não era de um desenvolver conhecido, programas similares podem ser perigosos?

4-Vocês preferem o Office ou o Pages, Notes, Keynote?

 

5- Há alguma dica para manter o mac com um bom desempenho? Ouvi dizer que alguns usuários reclamam de desempenho dele depois que o tem por um tempo, mas não digo despenho por causa de hardware, eu digo se é necessario limpar arquivos temporarios, e coisas assim.

 

6- Alguém conhece algum tutorial de comandos do terminal?

 

7- Como limpar memoria inativa?É bom fazer isso?
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A performance dele é boa, estou usando a pouco tempo(nem uma semana), nem tenho todos meus aplicativos instalados nele ainda, mas até agora esta muito bom, procura no google depois sobre speedmark 8, mostra o desempenho dos modelos dos imacs, mac mini, macbook pro, por aí vai.
Mas até agora estou bem satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder algumas das perguntas.

1- Acredito que tenha vindo com o Mountain Lion, e desde o lançamento do lion nao é fornecido mais o cd junto com macs novos,há uma partição recovery, aqui no site da Apple tem as instruções dos procedimentos caso precise restaurar o sistema http://support.apple.com/kb/HT4718?viewlocale=pt_BR

2- Como o lançamento do Mavericks ainda esta um pouco distante nao creio que será liberado para quem esta comprando macs agora, acho que deve ser liberado para quem compra algumas semanas antes, quem comprou antes do lançamento do Mountain lion e teve direito ao sistema de graça deve ter mais noção. Mas espero que a Apple continue com o preço de $20 para a compra de novos OS.

3- Mac pega vírus sim, existem menos vírus comparados ao windows pois o Mac ainda nao tem o mesmo número de usuários, mas ja deve ter notado que quando instala algo pede sua senha, então voce esta sabendo o que esta colocando na sua maquina, baixe sempre de lugares conhecidos, como baixaki por exemplo,

4- tenho os 2 , mas uso mais o office, acho que ele tem uma versão trial , teste ela e se gostar compre a licença, o iWork também é bom.

5- Acho que para manter com bom desempenho é deixar as atualizações em dia, as vezes fazer a reparação de disco, e se mais pra frente precisar pode fazer upgrade de memória e HD, passando para um SSD.

6- terminal nao vou me arriscar, acho que seria semelhante ao Cmd do windows, se fizer besteira pode prejudicar sua maquina

Espero que tenha ajudado em alguma coisa, mas vai gostar do os X, o sistema é muito bom e fácil de se acostumar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vírus é algo que não precisa se preocupar muito. Tenho Mac a 4 anos e nunca peguei um vírus. Uso o computador normalmente, para todos os tipos de site e downloads. Claro que o mínimo de bom senso é necessário, pelo que ví você falando não parece ser inocente, então, fica despreocupado.

 

A manutenção do computador quanto a lerdeza é bem tranquilo. De vez em quando repare as permissões de disco através do utilitário de disco, evite baixar programas desnecessários, e quando quiser dar uma renovada pode instalar o OSX por cima da instalação atual. Isso tudo melhora o desempenho, mas nada como uma instalação limpa. Mas pode ficar tranquilo que nunca ví um MAC ficar carroça igual máquina windows que CHORA por uma instalação limpa.

 

O terminal do OSX é baseado em Unix. Se você tem facilidade com linux, o terminal será natural para você. Se não tem, o buraco é mais embaixo. Não é tão tranquilo feito DOS não. Mas nada que o google não ajude.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Bruno Vasques
      Fala pessoal, beleza?
      Recentemente adquiri um Mac Mini 2010 com o intuito de entrar no mundo Apple.
      Como queria ver se me adaptaria, resolvi comprar um Mac Mini 2010 com 8gb de RAM e SSD de 120gb. Paguei R$1.200 nele.
      Até aí beleza, porque meu objetivo sempre foi uso leve, navegação na internet, youtube, edição de blog etc.
      O problema é que como eu sou totalmente leigo, estou enfrentando alguns problemas que, não sei se são devido ao hardware antigo ou se é alguma falta de configuração.
      1. Quando eu abro um vídeo no Youtube ele roda tranquilo em 720p, se eu coloco em 1080p ele trava, rodando só o áudio.
      Tentei atualizar a placa de video (GeForce 320M) mas não achei o driver.
      Detalhes: meu monitor é um LG Ultrawide de 25" - Ele tem somente 2 entradas HDMI.
      Vi no manual do Mac que ele não suporta a resolução desse monitor, somente se for conectado via DisplayPort, então fui lá e comprei um adaptador Mini DisplayPort para DVI.
      Como dito anteriormente, meu monitor não tem entrada DVI, então comprei MAIS UM adaptador DVI > HDMI, mas quando conecto tudo, não dá nem sinal de vídeo.
       
      2. O airdrop não funciona. Eu deixo tudo habilitado, wifi, bluetooth etc... E quando abro o Finder não tem aquela opção pra deixar o Mac visível pra outros dispositivos poderem enviar os arquivos.
      Estou usando o High Sierra, S.O. mais atualizado que ele aceita nativamente.
       
      De resto ele está funcionando muito bem. Não demora a iniciar, os programas abrem rápido, a navegação pelas pastas é fluida etc...
       
      Alguém tem alguma ideia de solução? Valeu!
       
       
    • Por Raul Duelis
      Fala galera! Blz?
      Qual o sistema mais recente que consigo instalar no MacBook White 4,1, Sem ter bugs?
      Instalei o Mountain Lion mas a versão 10.8.4. ademais, não consigo atualizar o iTunes. 
      Já coloquei o Yosemite mas fiquei com os problemas de áudio, brilho e de não poder colocar o Mac em repouso. 
      Se alguém puder me ajudar, agradeço!
       
      Abraços!
    • Por Luis Passarella
      Colegas, peço opiniões sobre o que seria melhor: Mac Mini 2012 i7 quadricore 2.6 com placa de vídeo intel graphics 4000 ou Mac Mini 2014 i7 dualcore 3.0 com placa de vídeo intel graphics 5100. Ambos com 16gb. Minha finalidade principal é fotografia em geral com uso de photoshop e similares. Agradeço as sugestões. Ambos estariam com hd fusion drive mas pretendo colocar SSD. Grato. 
    • Por Rdamico
      Olá pessoal tudo bem?
      Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.
      eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).
      hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.
      comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?
      um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?
      obrigado
      abracao 
    • Por Raul Duelis
      Fala Galera! Blz?
      Seguinte, tenho um MacBook White (Early 2008) com um Core 2 Duo de 2,4GHz e 4Gb de RAM. Como ele está com o Lion, que já está muito defasado, vou instalar o MacOS Sierra através de um Patch. Mas, gostaria de saber se consigo fazer dual boot com o Mac OS X Lion e com o MacOS Sierra, pois sei que com versões mais recentes o MacBook White pena um pouco. 
      Desde já agradeço. 
      Vlw!!!
    • Por Matheus Machado
      Boa tarde! Gostaria de saber se tem como atualizar o Snow Leopard para o El Capitan de alguma forma. Eu tenho um Macbook White 2,1 e pela App Store nÃo está sendo possível. Alguém pode me dar uma ajuda? 
    • Por UnderEu
      Senta que lá vem um pouquinho de história.
       
      Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento:
      - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo;
      - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA!
      E exatamente após isso:
      - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando);
      - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar;
      - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone);
      - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece).
      Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita.
       
      E eis a parte assustadora do negócio:
      * FileVault está LIGADO;
      * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso;
      * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226).
       
      Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo):
      - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-'
      - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-'
      - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já
      - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já
      - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já
      - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização.
      - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!".
       
      E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem!
      E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido?
      É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja).
       
      Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕
      Saudades, macOS Sierra
    • Por Pico
      Tenho um Mac mini 2014 faz uns 2 anos, o modelo i5 2.6ghz / 8Gb e que já tinha trocado o HD por um SSD, e estou na dúvida se vale a pena vender para pegar um 2018 de 6 cores com talvez 32Gb de RAM( que eu mesmo faria a troca da RAM)
      Eu uso só para programar, pouco, apps de iphone/ipad (Xcode) e por enquanto me atende bem apesar de achar um pouco lento em algumas coisas. Mas não sei por quanto tempo ainda vai aguentar. Eu por exemplo ainda nem instalei o Mojave nele, não sei se ficaria bom ou não.
      Minha maior dúvida da troca é pelos altos preços, na verdade compraria o novo nos EUA, mas mesmo assim é um valor alto. E pelo próprio site da apple fala que o tempo de build no xcode é de até 2.2X no máximo comparado um i7 dual core antigo com o i7 6 cores novo. O que pra mim não é muita coisa.
      Será que vale a pena o upgrade ou esperar mais um ou dois ano? Se o 2014 aguentar...
    • Por Eliimar Couto
      Bom dia galera, estou com um probleminha que está me tirando do sério rsrs!
      Tenho um MacBook Air e quando coloco para carregar e continuo usando o cursor do mouse fica louco, não responde direito a nada, porém quando retiro o carregador ele volta ao normal imediatamente.
      Alguém pode me ajudar com isso?
    • Por Tony_Rafael
      Oi pessoal, recentemente instalei um Ssd da Sandisk no meu Mac mini para ganhar um pouco mais de desempenho na máquina. Só que, ao fazer teste no Ssd recém instalado, a taxa de escrita é muito aquém do que eu esperava, fica entre 100 e 150 Mbps, enquanto a taxa de escrita fica acima dos 500 Mbps. Há alguma configuração a ser feita para a escrita melhorar um pouco? O disco é o Sandisk Plus g26 de 240gb.

  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      49.669
    • Total de Posts
      421.524
×
×
  • Criar Novo...