Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
cefas

Duvidas de um novato

Posts Recomendados

Olá Galera, boa noite!

Sou novo no OSX, comprei um mac mini para mim a uma semana, e tenho algumas duvidas.
1-Como faço para ter o instalador do sistema operacional que veio na minha maquina?Para se um dia eu quiser formatar ou recuperar.

2- Eu comprei a pouco, será que a apple libera para eu baixar o Mavericks de graça? Se e não gostar do Mavericks posso voltar para o Mountain Lion?

3- Ouvi dizer que Macs não pegam virus, é verdade? Também já ouvi falar que isso é mito.
Se for verdade, é seguro baixar programar que não são de desenvolvedores conhecidos? Por exemplo eu baixei um layout de teclado gratuito e quando fui instalar ele falou que não era de um desenvolver conhecido, programas similares podem ser perigosos?

4-Vocês preferem o Office ou o Pages, Notes, Keynote?

 

5- Há alguma dica para manter o mac com um bom desempenho? Ouvi dizer que alguns usuários reclamam de desempenho dele depois que o tem por um tempo, mas não digo despenho por causa de hardware, eu digo se é necessario limpar arquivos temporarios, e coisas assim.

 

6- Alguém conhece algum tutorial de comandos do terminal?

 

7- Como limpar memoria inativa?É bom fazer isso?
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A performance dele é boa, estou usando a pouco tempo(nem uma semana), nem tenho todos meus aplicativos instalados nele ainda, mas até agora esta muito bom, procura no google depois sobre speedmark 8, mostra o desempenho dos modelos dos imacs, mac mini, macbook pro, por aí vai.
Mas até agora estou bem satisfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou tentar responder algumas das perguntas.

1- Acredito que tenha vindo com o Mountain Lion, e desde o lançamento do lion nao é fornecido mais o cd junto com macs novos,há uma partição recovery, aqui no site da Apple tem as instruções dos procedimentos caso precise restaurar o sistema http://support.apple.com/kb/HT4718?viewlocale=pt_BR

2- Como o lançamento do Mavericks ainda esta um pouco distante nao creio que será liberado para quem esta comprando macs agora, acho que deve ser liberado para quem compra algumas semanas antes, quem comprou antes do lançamento do Mountain lion e teve direito ao sistema de graça deve ter mais noção. Mas espero que a Apple continue com o preço de $20 para a compra de novos OS.

3- Mac pega vírus sim, existem menos vírus comparados ao windows pois o Mac ainda nao tem o mesmo número de usuários, mas ja deve ter notado que quando instala algo pede sua senha, então voce esta sabendo o que esta colocando na sua maquina, baixe sempre de lugares conhecidos, como baixaki por exemplo,

4- tenho os 2 , mas uso mais o office, acho que ele tem uma versão trial , teste ela e se gostar compre a licença, o iWork também é bom.

5- Acho que para manter com bom desempenho é deixar as atualizações em dia, as vezes fazer a reparação de disco, e se mais pra frente precisar pode fazer upgrade de memória e HD, passando para um SSD.

6- terminal nao vou me arriscar, acho que seria semelhante ao Cmd do windows, se fizer besteira pode prejudicar sua maquina

Espero que tenha ajudado em alguma coisa, mas vai gostar do os X, o sistema é muito bom e fácil de se acostumar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vírus é algo que não precisa se preocupar muito. Tenho Mac a 4 anos e nunca peguei um vírus. Uso o computador normalmente, para todos os tipos de site e downloads. Claro que o mínimo de bom senso é necessário, pelo que ví você falando não parece ser inocente, então, fica despreocupado.

 

A manutenção do computador quanto a lerdeza é bem tranquilo. De vez em quando repare as permissões de disco através do utilitário de disco, evite baixar programas desnecessários, e quando quiser dar uma renovada pode instalar o OSX por cima da instalação atual. Isso tudo melhora o desempenho, mas nada como uma instalação limpa. Mas pode ficar tranquilo que nunca ví um MAC ficar carroça igual máquina windows que CHORA por uma instalação limpa.

 

O terminal do OSX é baseado em Unix. Se você tem facilidade com linux, o terminal será natural para você. Se não tem, o buraco é mais embaixo. Não é tão tranquilo feito DOS não. Mas nada que o google não ajude.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Entre para seguir isso  

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Conteúdo Similar

    • Por Matheus Machado
      Boa tarde! Gostaria de saber se tem como atualizar o Snow Leopard para o El Capitan de alguma forma. Eu tenho um Macbook White 2,1 e pela App Store nÃo está sendo possível. Alguém pode me dar uma ajuda? 
    • Por UnderEu
      Senta que lá vem um pouquinho de história.
       
      Desde que atualizei meu MacBook para o macOS 10.14.4 (Build 18E226), notei o seguinte comportamento:
      - Você usa o notebook normalmente durante um certo período. Daí vc precisa sair de perto do notebook, fecha a tampa, resolve a vida, abre a tampa, digita a senha e segue o jogo;
      - Você repete esse processo umas 2 ou 3x, sempre na normalidade... até que na 4ª vez vc abre a tampa do notebook e a sessão carrega SEM PEDIR TUA SENHA!
      E exatamente após isso:
      - O processo loginwindow está travado no Monitor de Atividade (e não dá pra matar o processo, nem mesmo forçando);
      - As teclas de função (brilho da tela, brilho do teclado, controle de volume, controles multimídia) param de funcionar;
      - O app FaceTime não abre (anulando a possibilidade de atender ligações até no próprio iPhone);
      - Vc não consegue desligar/reiniciar/fazer logoff no menu da maçã (Pop-up de confirmação não aparece).
      Só com "dedoff" (vulgo Desligar no botão, de qualquer jeito) pra restaurar o comportamento correto até que o ciclo se repita.
       
      E eis a parte assustadora do negócio:
      * FileVault está LIGADO;
      * Sistema está configurado p/ pedir minha senha IMEDIATAMENTE após o repouso;
      * E tudo isso foi somente após a atualização do macOS para a versão 10.14.4 (18E226).
       
      Reportei pra Apple no chat de suporte e tbm. por DM no Twitter @AppleSupport e essa foi a conversa (em resumo):
      - "Vocêr já tentou atualizar pra última versão?" -_-'
      - "Você já tentou reiniciar a máquina?" -_-' -_-'
      - "Você já tentou resetar o SMC?" - Já
      - "Você já tentou resetar a NVRAM?" - Já
      - "Você já fez o teste com outro usuário logado na máquina?" - Já
      - "Então, vou te pedir pra vc agendar um horário numa assistência pois tua máquina tá com defeito!" - Não, Apple... minha máquina não tá com defeito. Hardware dela tá funcionando perfeitamente e tudo isso passou a acotecer somente após essa atualização.
      - "Então, não podemos fazer nada se você não agendar um horário em uma assistência para verificar tua máquina! Teu case está cancelado!".
       
      E já que a Apple faz de tudo para inibir que o pessoal faça downgrade dos softwares dela (e também porque meu backup do Time Machine já foi atualizado com essa versão), tive q forçosamente baixar o Beta público do 10.14.5 (18F108f) e me livrar dessa brecha - até o momento, tudo normal - mas fica o alerta para quem estiver usando o macOS Mojave e por algum milagre não tiver atualizado pro 10.14.4 (18E226)... evitem!
      E pra quem já atualizou, queria saber se já notaram o mesmo ou algo parecido?
      É extremamente preocupante saber que o sistema não está protegendo a sessão do usuário devidamente, mesmo com criptografia de disco ativada, mesmo com as configurações forçando para que isso aconteça instantaneamente e a Apple, uma empresa do tamamho que é do valor que adquiriu, se faz de desentendida... bota a culpa no usuário... não admite que o software dela tá bichado... fala que "não tem nada que possa ser feito!", que "você está usando o teu equipamento errado!". E mesmo que haja Radar pra reportar esses bugs, ou eles caem num limbo temporal infinito para alguém dar qualquer resposta daqui uns 10 anos ou simplesmente fecham alegando que o problema já tá sendo tratado (famoso "Duplicate" - o que eu duvido MUITO que realmente esteja).
       
      Só porque eu tava contente com o Mojave, até agora... 😕
      Saudades, macOS Sierra
    • Por Pico
      Tenho um Mac mini 2014 faz uns 2 anos, o modelo i5 2.6ghz / 8Gb e que já tinha trocado o HD por um SSD, e estou na dúvida se vale a pena vender para pegar um 2018 de 6 cores com talvez 32Gb de RAM( que eu mesmo faria a troca da RAM)
      Eu uso só para programar, pouco, apps de iphone/ipad (Xcode) e por enquanto me atende bem apesar de achar um pouco lento em algumas coisas. Mas não sei por quanto tempo ainda vai aguentar. Eu por exemplo ainda nem instalei o Mojave nele, não sei se ficaria bom ou não.
      Minha maior dúvida da troca é pelos altos preços, na verdade compraria o novo nos EUA, mas mesmo assim é um valor alto. E pelo próprio site da apple fala que o tempo de build no xcode é de até 2.2X no máximo comparado um i7 dual core antigo com o i7 6 cores novo. O que pra mim não é muita coisa.
      Será que vale a pena o upgrade ou esperar mais um ou dois ano? Se o 2014 aguentar...
    • Por Eliimar Couto
      Bom dia galera, estou com um probleminha que está me tirando do sério rsrs!
      Tenho um MacBook Air e quando coloco para carregar e continuo usando o cursor do mouse fica louco, não responde direito a nada, porém quando retiro o carregador ele volta ao normal imediatamente.
      Alguém pode me ajudar com isso?
    • Por Tony_Rafael
      Oi pessoal, recentemente instalei um Ssd da Sandisk no meu Mac mini para ganhar um pouco mais de desempenho na máquina. Só que, ao fazer teste no Ssd recém instalado, a taxa de escrita é muito aquém do que eu esperava, fica entre 100 e 150 Mbps, enquanto a taxa de escrita fica acima dos 500 Mbps. Há alguma configuração a ser feita para a escrita melhorar um pouco? O disco é o Sandisk Plus g26 de 240gb.

    • Por Xande Carlos Alexandre
      Pessoal, bom dia.
      Preciso de ajuda!
      Tenho um Mac Mini, o mesmo possui a saída hdmi (que uso no meu monitor principal), também as portas usb 3, firewire e thunderbolt/displayport.
      O uso é pra um home estúdio e não posso abrir mão do uso de um segundo monitor.

      O meu 2º monitor conta com duas opções de conexões de entrada, VGA ou DVI. Atualmente uso com um adaptador baratinho Displayport x VGA.
      Mas preciso liberar essa saída pra minha nova placa de áudio, que será conectada nessa porta thunderbolt única do meu mac mini.

      Sou novo em uso de Mac e seus sistemas, comprei há pouco já com o sistema macOS Sierra (versão 10.12.6).
      Preciso de ajuda para solucionar o dilema:

      - escolho um adaptador usb (2.0 ou 3.0, acho que tanto faz) para VGA (ou DVI);
      - ou alguma outra ideia que vocês usuários mais experientes possam propor. (continue lendo, agora que vem o verdadeiro problema rs)

      Assim como o adaptador displayport baratinho que eu usei até hoje, agora preciso de uma outra solução (usb, ou até mesmo firewire, se houver).
      Só que tem que ser algo que me garanta a compatibilidade com o sistema OS Sierra.
      A maioria das opções de adaptador que encontro só descrevem vagamente a compatibilidade com "mac OS X" e alguns acrescentam que só suportam até o sistema Lion ou alguma das outras versões bem anteriores ao Sierra.

      Quando digo outras soluções é porque eu também já pensei em algumas, mas como novo usuário de Mac não fiquei convicto que daria certo, achei mais que faria besteira e gastaria dinheiro a toa.
      Pensei em um adaptador usb 3.0 para displayport fêmea (pra usar na sequência o adaptador Displayport x vga que já tenho aqui). Mas não encontro um desses. Nem sei se daria certo.
      Também cogitei usar a saída hdmi com um conversor pra vga ou dvi pra mandar pro meu monitor secundário e conseguir um adaptador usb para hdmi pro meu monitor principal (porque seria um adaptador mais fácil de encontrar com compatibilidade ao Sierra).
      Especulei e cogitei essas e outras opções, mas todas sem convicção rsrs.
      Obs.: o tal 2º monitor que preciso conectar é um Samsung SyncMaster B2230, o monitor principal é uma tv Philips 32PFL3018D/78 e o computador é um Mac mini (Late 2012) com Intel HD Graphics 4000.
      Dos adaptadores usb que estava inclinado a comprar:
      Adaptador UGA - Usb 2.0 Multi Display (Hdmi/dvi/vga)
      Adaptador USB 2.0 para VGA DVI - Kensington

      Preciso de ajuda. Algum usuário de Mac mais experiente pode me salvar com alguma ideia brilhante ou me certificar sobre algumas das ideias que cogitei?

      Desde já, agradeço muito a cooperação dos amigos. Aguardo alguma resposta.
      Grande abraço!
    • Por Lívia Xavier
      Galera, eu tenho um Mac mini 2011, ele não caiu nem nada.. estava vendo um vídeo nele e começou a dar pau no vídeo, o mac se reiniciava, até na hora que reiniciou e quando eu ligo, faz o som, aparece a maçã, carrega mas fica numa tela branca/cinza eterna.. não consigo dar boot pelo pen drive, não entra em modo de segurança, nem em recuperação via internet.. já testei o hd em outro mac e subiu normal, já testei as memórias e também estão normais.. fiz o teste próprio da Apple para verificar hardware e mesmo no teste próprio da Apple ele não alega nenhum problema em nenhum hardware.. alguém tem ideia do que pode ser e como arrumar ? Não chega nem aparecer a tela de login
    • Por Júlio Miguel
      Olá pessoal, tudo bem com vocês?

      Eu tenho um Macbook pro Final de 2011, e atualmente estou usando o Mac OS High Sierra. 

      Queria saber o tempo de suporte das versões do sistema.
    • Por phenriq
      Trabalho em uma empresa que possuí diversos Macs, mas não configuramos com nenhuma conta icloud. 
      Minhas dúvidas são:
      * Existe algum serviço de controle de contas icloud da Apple? 
      * Se eu deixar os usuários colocarem suas contas na máquina, eles podem bloqueá-las? 
      * Qual a melhor maneira para ter controle sobre as máquina, por exemplo, bloquear remotamente em caso de roubo, ter a localização e etc. 
      * Eu trabalho com o G Suite, tem como eu ter o controle da máquina com uma conta Google? 
      * Tem como eu vincular vários dispositivos em uma conta icloud e ai ter o controle de bloquear e localizar. 
      Resumidamente, o que eu preciso é de contas onde eu possa ter controle em um só lugar, para colocar nas máquinas para baixar aplicativos e bloquear se for preciso. 
      Obrigado pela atenção. 
       
    • Por JefSilva
      Olá amigos!
      Fiz nessa semana a instalação limpa do High Sierra, e até então estava tudo certo, funcionando perfeitamente.
      Como uso o MacBook Pro fechado conectado ao Cinema Display, utilizava o app MacsFanControl para controle da ventoinha, no Sierra.
      Quando instalei ele no High Sierra, o mesmo não deixa eu modificar a velocidade. Então procurei aqui no fórum e vi indicações do smcFanControl e iStat Menus. Instalei os 2, e mesmo modificando a velocidade o mesmo não acontece, parece que não tenho controle sobre a ventoinha.
      Alguém sabe se consigo autorizar isto através do Terminal ou outra maneira?
      Valeu!
  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      48.235
    • Total de Posts
      413.560
×
×
  • Criar Novo...