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Filipe M.

iPhone 3G, uma saga.

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Olá colegas de fórum, vim aqui relatar minha pequena saga com o aparelho desde a pré-compra até os dias atuais, informando problemas, contatos com operadora e dúvidas que tive/tenho.

Aviso: Texto LONGO!

O início:

Fortaleza - CE, um grande incoveniente: iPhone 3G = Claro.

Triste, porém real.

Dia 19 de Outubro, Domingo:

Fui ao Shopping Iguatemi aqui de Fortaleza em busca de comprar meu iPhone 3G.

Começo com uma fila de quase 35 minutos, atendimento realmente bem lento, mesmo com 8 atendentes ativos, fiquei esperando ansiosamente.

Ao chegar no balcão, munido de informações e preços, comecei a questionar um possível desconto, já que pagaria à vista e pegaria o modelo de 16GB Preto. Insisti por cerca de 20 minutos, questionando o porque do preço de módicos R$2.299,00 sem possibilidade de descontos não importando o plano adiquirido ou forma de pagamento, recebo a resposta: "O contrato firmado entre a Claro e a Apple não permite."

Desbloqueio? Sim, porque não? Indaguei a atendente sobre o desbloqueio e a resposta foi bem rápida: "Após a compra podemos dar início ao processo, é registrado o pedido e seu aparelho é o senhor recebe uma resposta com o código em até 5 dias úteis, ou então é feito remotamente."

Bem, ela me esclareceu o que eu queria saber e como estava REALMENTE querendo o aparelho, cedi, porém com um plano de valor bem baixo.

Aqui começou a seqüência de desgraças.

Aproximadamente as 21 horas, termino o processo todo da compra e recebo a caixa do aparelho com o blister do uSIM, sendo direcionado a voltar à atendente para a ativação via iTunes. Ótimo, aparelho ativado, linha ativada. Desbloqueio? Não por enquanto.

Por um "congestionamento" de serviço a atendente me pediu para retornar á loja na Terça-Feira (21 de Outubro), pois o sistema não tinha completado todo o sistema de ativação da linha devido o "congestionamento", esta ainda estava registrada como sendo pertencente a um Motorola V3 e por incompatibilidade de informações eu retornasse que seria aberto o protocolo.

Em casa, começo a desvendar meu aparelho, conecto-me a rede wi-fi de minha casa e abro o Safari.

Navegação ótima, tudo indo perfeito, quando vou usar o acelerômetro para girar o aparelho para horizontal... Ops!

Sim, OPS! Ele não girou. Hm, deve ser para o outro lado. Tentei e foi. Não sei se existe essa limitação de rotação (home button para esquerda, receptor para direita), mas meu iPhone só gira Safari/iPod para o lado oposto de quando se abre o YouTube.

Aceitei como uma restrição de rotação, mesmo achando estranho.

Conectei ao meu notebook e iniciei a atualização do firmware, vindo com a versão 2.0.2, atualizei para 2.1.

Inicio a sincronização, lenta, porém finalizada depois de quase 1 hora (6GB dos 14,64GB disponíveis) e fui testar games e aplicativos interessantes que havia baixado previamente.

Joguei "iGolf" e "Catch The Egg" por um tempo, até perceber que não conseguia mais mirar o ovo do "Catch The Egg" ao apontar, mesmo tentando bastante.

Segui para o "AquaForest" e percebo que ao por elementos, eles se direcionavam para o canto inferior direito da tela, o que não deveria acontecer, pois seguindo o tutorial em vídeo e a jogabilidade, ele deveria só fazer isso caso o aparelho estivesse inclinado. Inclinado? Ele estava completamente vertical, apontando para cima nitidamente.

"Veio com defeito no acelerômetro ou está descalibrado?" - A dúvida que persistia na minha mente.

Bem, o aparelho não é só acelerômetro, vamos utilizar outras coisas, ver tudo possível e procurar o atendimento da Claro no dia seguinte.

Dia 20 de Outubro, Segunda-Feira:

Devido ao feriado, ligo para a central de atendimento buscando uma resolução para o problema, questões de trocas e afins.

Aproximadamente 20 minutos depois, cansado de esperar, tento o "Atendimento Online", mesmo sem muita fé.

Consigo uma atendente em 5 minutos agora, bem impressionante. Fui bem claro no problema, questões de firmware e testes que executei ao ser questionado pela atendente, ela percebe que realmente é um erro do aparelho, defeito de fábrica e me dá as direções a tomar: ir na loja. Nossa, que elucidador! (/ironia)

Antes de pedir o número do protocolo, peço para ela registrar que eu estava no exato momento, com mais de 40 minutos a espera de um atendente do call-center. Terminando, ela me passou o número de protocolo e eu olhei novamente para o tempo do call-center, 56:25. Absurdo!

Agora estou aqui, digitando o imenso texto como uma experiência à ser compartilhada, afinal, devemos estar preparados para o que vier.

Estarei atualizando constantemente aqui com o resumo dos acontecimentos, ligações, idas em lojas e afins.

Espaço de Imagens:

http://i297.photobucket.com/albums/mm207/poolt/08-1.jpg (AquaForest)

http://i297.photobucket.com/albums/mm207/poolt/08.jpg (Call-Center Claro)

Editado por Filipe M.

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Eu queria ter editado, mas enfim, não aparece a opção. How sad.

Dia 21 de Outubro, Terça-Feira:

Cheguei à loja da Claro por volta de 10 horas da manhã para aproveitar que o shopping tinha acabado de abrir e não haveria ninguém na loja. Engano meu.

Ao chegar na porta, haviam cerca de 17 pessoas na fila de espera, grande parte para aquisição de aparelhos. Cheguei ao "Pré-Atendimento" e informei que queria solicitar uma troca de aparelho, pois meu iPhone recém comprado estava com defeito de fábrica, recebi uma senha para "Atendimento Especial" e assim que recebi, fui chamado.

Apesar da minha simpatia natural (cof.) eu estava ligeiramente estressado, pois achava absurdo logo eu ter recebido um aparelho defeituoso. A moça do atendimento era bem simpática, perguntou meu problema, expliquei detalhadamente, mostrei exemplos com os aplicativos nativos e com games, ela pediu o aparelho, olhou e disse: "Realmente seu aparelho veio com problemas de fábrica, porém existe uma norma interna onde a troca na loja, sem envio para assistência, é feita no prazo de 7 dias a partir da compra ou 60 minutos de chamadas. Seu aparelho infelizmente ultrapassou os 60 minutos.".

Compreensivo, expliquei, mostrei e provei por uma screenshot da ligação para o 1052 que dos 67 minutos utilizados (sim, por causa de 7 minutos) foram 56:25 só para ele, novamente ela me disse que não poderia fazer nada e que poderia enviar para a assistência técnica da Apple Brasil.

"Não, eu quero a troca imediata, me chame sua supervisora, alguém com poder para isso." - Falei em voz normal, porém com aquele tom de poucos amigos e a atendente me informa que chamará, mas provavelmente ela não abriria excessões.

Cerca de 20 minutos depois, a supervisora veio até mim e disse que estava autorizada pela central para fazer a troca. "Ufa!"

Ela pediu o Cupom Fiscal, caixa do aparelho e conferiu acessórios, até elogiou por ter guardado os plásticos todos, o que para mim é normalíssimo, e disse que como estava tudo certo levaria o aparelho para a técnica da loja fazer um restore e após isso me entregar um novo aparelho.

Depois de cerca de 1 hora e 20 minutos vem a supervisora com a nova caixa LACRADA em mãos e o aparelho antigo pedindo que eu verifique se foi realmente tudo apagado e que fariam a nova ativação com um "brinde" pelo erro e pela espera.

Não entendi de início o brinde, fizeram a ativação inicial pelo iTunes como de praxe e pedi para a atendente iniciar um protocolo de desbloqueio, que não tinha sido iniciado anteriormente. Aí entra o "brinde". Não foi necessário um protocolo, desbloquearam na HORA, só pediram que ao chegar em casa, sincronizasse o aparelho com chip de outra operadora e ele estaria desbloqueado, pois o processo é todo feito via internet pelo sistema online da Claro.

Cheguei em casa, sincronizei com um chip da Oi e voilá! Aparelho desbloqueado.

Muito mais fácil do que eles alegam, muito!

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AeeEE, parabens!!!

Q bom q conseguiu a troca, nada mais justo...

Ps: vc pode sim editar um post seu

Ps2: meu desbloqueio pela vivo também foi dessa forma, vc não ganhou brinde algum....

AbraZZ!

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AeeEE, parabens!!!

Q bom q conseguiu a troca, nada mais justo...

Ps: vc pode sim editar um post seu

Ps2: meu desbloqueio pela vivo também foi dessa forma, vc não ganhou brinde algum....

AbraZZ!

Aqui as opções de editar para o post não estão aparecendo. =(

E quando falamos de Claro, sim, foi um "brinde". Demoram muito para fazer algo que é Online e instantâneo, pedem um prazo de 5 dias e chegam a demorar mais até.

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Aqui as opções de editar para o post não estão aparecendo. =(

E quando falamos de Claro, sim, foi um "brinde". Demoram muito para fazer algo que é Online e instantâneo, pedem um prazo de 5 dias e chegam a demorar mais até.

Editar post somente após alguns minutos de adicionado.

[]'s

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Cara... eu ja teria mandado alguém tomar no olho do . se tem uma paciência invejável!

Cara ... a paciência é uma virtude !!! hehehehe

Eu acho assim ... ninguém nasceu sabendo ... hoje eu tenho mais de 500 mensagens e são pra ajudar desde uma simples dúvida até a mais cabulosa possível ... naum é pq sou um "POWER USER" que me sinto com direito de dar meu "ar da graça" para dar tacada em todos.

Como publicitário procuro excelência em atendimento para meus clientes (aqueles que aceitam, pois alguns acham besteira). Odeio ser mal atendido com maus atendentes desestimulados e por isso acho um diferencial o bom atendimento. Hoje em dia você é escravo de filas, apesar de pagar e caro pelas coisas, o Brasileiro (não só ele) aostumou, acomodou com isso, acho um absurdo. Bajulação não custa nada e atrai clientes. Vejo o Blog hoje em constante desenvolvimento e aqui também é como uma empresa e precisa de bom atendimento pra quem chega. Afinal até eu me senti perdido no começo e ficava com medo de postar e fazer cagada.

Ajudo qualquer um, a qualquer hora para qualquer dúvida.

Desculpa aí mas isso é somente um desabafo geral e não específico.

[]'s

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Complementando:

Lembre-se que conquistar um cliente é fácil, difícil é mantê-lo !!!!! Serve para qualquer coisa essa frase, desde um namoro até um cara perdido na internet procurando infomações sobre Mac.

[]'s

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No mesmo dia que estava fazendo a troca do aparelho, havia um cliente Argentino na loja da Claro sendo atendido enquanto eu esperava as malditas 1 hora e 20 minutos.

Bem, no Nordeste a mais desesperada quanto a entrada da Vivo é a Claro, fato.

O engraçado é como os Argentinos são bem folgados, mas esse até tinha um pouco de razão. Ele era cliente Claro desde que veio da Argentina para morar no Brasil, de lá mesmo pediu uma linha nova, transferência de planos e tudo mais para o Brasil, ele explicando era engraçadíssimo.

Ele por gastar míseros R$1.200,00 mensais, aproximadamente, com a Claro, ganhou 2 descontos, sendo um de R$400,00 para adiquirir qualquer iPhone 3G e mais um de R$850,00 para adiquirir um Nokia N95 8GB.

O que ele fez? O que a maioria dos brasileiros não faria.

"Vocês só estão me dando isso? Eu pago mensalmente em torno de MIL E DUZENTOS REAIS de conta em débito automático, ou seja, nunca atrasa e vocês me dão só esses míseros descontos? Ou vocês me dão algo a mais ou eu vou até a Vivo receber gratuidades."

Simples. Ele levou 2 iPhone 3G 16GB, um preto e um branco, e 1 N95 8GB, na hora.

Foi uma lição para mim, fato.

Não precisa-se fazer um barraco, só falar firme e persistente e aproveitar que a portabilidade ainda não chegou, nem a lei do cancelamento imediato e conseguir o que for possível!

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