Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como vc liga seu Mac?


Em.Bra

Posts Recomendados

Como vc liga seu Mac? Direto na tomada? Usa estabilizador? NoBreak?

 

Há dois anos uso meu iMac 27 com um NoBreak SMS 1300, mas recentemente descobri que apesar de ser senoidal, não é indicado para fontes PFC. Me parece que fontes de Mac são PFC. Então, fiquei preocupado se meu Mac seria prejudicado.

 

Vejo também que, em vários fóruns por aí, as opiniões são bem contraditórias e ainda não deu pra confiar em ninguém. Alguns dizem que é melhor ligar direto na tomada, outros dizem que é melhor usar filtro de linha. Alguns dizem que filtro de linha não serve pra nada.

 

Apesar da rede elétrica de onde moro ser bastante estável, algumas vezes cai, outras a tensão oscila, percebo isso pelos tiques do nobreak quando liga a geladeira ou algum outro aparelho.

 

Enfim, o que é realmente recomendável para conectar um Mac na energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Esta é minha opinião

Estabilizador

Esses aparelhos protegem seu equipamento eletrônico até mesmo de uma sobrecarga, filtrando a eletricidade antes de enviá-la aos equipamentos conectados. Foram criados para proteger os eletrônicos das variações bruscas de tensão, corrigindo as diferenças de tensão da rede. Ou seja, se a rede estiver baixa, ele eleva sua potência e, do contrário, a limita para que o computador receba o nível de energia mais próximo do ideal. O computador e todos seus periféricos devem ser ligados ao estabilizador.

Para escolher o estabilizador correto, some as potências de todos os aparelhos que serão conectados a ele e acrescente uma folga de 20%.

No Break

Funcionam como os estabilizadores, mas, dependendo do modelo, são muito mais potentes, seguros e contam com uma vantagem: usam bateria, assim a proteção é maior em caso de queda de energia, já que o computador continua funcionando por algum tempo usando a bateria do no-break.

Se os estabilizadores garantem o nível de energia constante, são inúteis em caso de blecautes. Os No-breaks funcionam como baterias externas que garantem o fornecimento de energia em caso de alguma emergência nesse sentido. Também chamados de UPS podem tanto funcionar por apenas alguns minutos, para que o usuário possa desligar normalmente o computador sem a perda de dados e, neste caso, são chamados shortbreakes, quanto por longos períodos. Sua autonomia depende da potência de suas baterias e também da quantidade de equipamentos que estiverem ligados a ele.

Filtro de Linha

Eles eliminam ou minimizam os ‘ruídos’ da rede elétrica gerados por outros equipamentos conectados a rede como motores, fontes chaveadas e aparelhos de solda ou ainda por descargas atmosféricas.

Seu funcionamento é muito simples: quando a linha apresenta uma corrente maior do que a indicada pelo aparelho seu fusível se funde interrompendo o fornecimento. Essa, é uma das principais diferenças entre um filtro de linha e uma extensão comum.

Mas, veja o aterraremos terra da sua casa ou ap, pois se não estiver correto vc terá problemas, pois o fuzil dos aparelhos acima ira pifar sempre dando o trabalho de traçar quando preciso. Eu uso filtro de linha no meu iMac é mais barato e aqui a rede elétrica oscila muito e nunca tive problema, só comprovam de boa qualidade.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se em dois anos não parou então já esta de bom tamanho  :P

Eu nunca me preocupei com isso não, sempre usei direto na tomada mesmo.

 

Oi iEdmar, na verdade comecei a pesquisar sobre o assunto porque a ventoinha do meu nobreak passou a me incomodar, ficando ligada o tempo todo. Daí encontrei artigos que falavam sobre este assunto e entendi que a falta de atenção aos aspectos, no caso o nobreak, pode provocar uma degradação à longo prazo na fonte do computador. Como o meu iMac 27" i7, com placa de vídeo de primeira, custou beeeeem caro e pretendo conserva-lo por muito tempo, comecei a me preocupar sim. A discussão serve pelo menos como um alerta sobre um assunto, na minha opinião, muito pouco esclarecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...