Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

128GB de SSD é o suficiente?


Alexandre Agra

Posts Recomendados

Diante dos elevados preços dos SSDs perguntas como essas surgem:

 

  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou Macbook AIR com SSD de 256 GB?

  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou optar por um Macbook PRO com HD de maior capacidade?

  • Para utilizar o OS X e Windows 8 (Dual Boot no mesmo HD), o MS Office e o iTunes (recheado de apps para iPhone e iPad) devo apenas optar por um SSD de 256 GB?

 

Obs: Aqui levaremos em consideração que o usuário armazena fotos, músicas, vídeos e arquivos de texto em um HD Externo.

 


E ai, qual a sua opinião?

Compartilhe conosco sua experiência. Ela é importante!

 

Editado por Alexandre Agra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Diante dos elevados preços dos SSDs perguntas como essas surgem:
 
  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou Macbook AIR com SSD de 256 GB?
  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou optar por um Macbook PRO com HD de maior capacidade?
  • Para utilizar o OS X e Windows 8 (Dual Boot no mesmo HD), o MS Office e o iTunes (recheado de apps para iPhone e iPad) devo apenas optar por um SSD de 256 GB?
 
Obs: Aqui levaremos em consideração que o usuário armazena fotos, músicas, vídeos e arquivos de texto em um HD Externo.
 
E ai, qual a sua opinião?
Compartilhe conosco sua experiência. Ela é importante!
 

 

 

Veja bem, já tive um MacBook Air e Pro e a reposta do SSD é muito boa, mas 128GB é pouco, mesmo usando HD externo, com o tempo você vai sentir uma limitação no espaço no Dual Boot. Tente avaliar a portabilidade entre o MacBook Air e Pro e se você precisa do leitor que vem no Pro. Vejo o pessoal comentando muito sobre a inicialização dos ssd e fusion drives, quanto a isso eu não faço tanta questão, pois nunca desligava os MacBook Air. Agora, se você pode comprar um MacBook Pro e adicioar o ssd de 128GB (Custo de 700 reais), Eu compraria um retina de 13.3 com 8GB de RAM + SSD 128GB, isso se o leitor não fizer diferença, mas talvez você ache pouco 128GB para dual boot. Lembre-se, a vantagem do MacBook Pro sem retina é poder fazer upgrades de Memória e HDD (Mais acessível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive o MB Air de 64Gb  :wacko:

 

Claro que sentia muita falta de mais espaço no SSD, mas com um HD Externo de 1TB conseguia me virar bem.

 

Como a maioria dos meus arquivos no HD externo eram músicas, acabei trocando o iTunes pelo Rdio.

Desta forma o HD não precisava ficar a todo momento conectado no MB Air.

Outros arquivos como filmes e fotos, mesmo com um espaço interno maior, acabaria armazenando os dados no externo também.

 

Ou seja, para o meu uso, 128Gb seria suficiente, levando em conta que o usaria somente para o OS X + Aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso photoshop e muse no osx e ainda tenho um partição de 25gb para alguns jogos especiais no w7, isso num ssd de 128gb

Tenho 20gb de apps no mac, 15gb na biblioteca do itunes e mais 10gb no iphoto e ainda não senti falta de mais espaço não.

Meu backup ficam no hd externo, quando vou assistir algo prefiro passar para o hd e ligar direto na tv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Diante dos elevados preços dos SSDs perguntas como essas surgem:
 
  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou Macbook AIR com SSD de 256 GB?
  • Devo comprar um Macbook PRO com SSD de 128 GB ou optar por um Macbook PRO com HD de maior capacidade?
  • Para utilizar o OS X e Windows 8 (Dual Boot no mesmo HD), o MS Office e o iTunes (recheado de apps para iPhone e iPad) devo apenas optar por um SSD de 256 GB?
 
Obs: Aqui levaremos em consideração que o usuário armazena fotos, músicas, vídeos e arquivos de texto em um HD Externo.
 
E ai, qual a sua opinião?
Compartilhe conosco sua experiência. Ela é importante!
 

 

 

Cara, da uma olhada na siciliano, ta em promoção! http://www.siciliano.com.br/informatica/macbook-pro-tela-retina-13-3%E2%80%9D-md212bz-a-intel-core%E2%84%A2-i5-dual-core-8gb-ssd-128gb-mac-os-x-lion10-7-apple?csParam=%7B%22feature%22%3A%22similaritems%22%2C%22source%22%3A%22product%2FInform%5Cu00e1tica%22%7D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo problemas em usar um HD de 128GB principalmente se os arquivos de mídia vão ficar em armazenamento externo.

 

Eu tenho um MBW com 120GB com ML, CS6 Design e iWorks. Carrego apenas os arquivos de trabalho (sincronizados nos 25GB do Skydrive)

 

Justamente por se tratar de item de mobilidade não vejo necessidade de guardar a vida inteira dentro do SSD.

 

Isso inclusive me ajudou a criar o bom hábito de manter backups em dia - todos feitos quando preciso realizar a troca de arquivos num HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o problema é que são 128GB Para o OSX e o Win 8 "Para utilizar o OS X e Windows 8 (Dual Boot no mesmo HD), o MS Office e o iTunes (recheado de apps para iPhone e iPad)".

 

Já tive uma Air com 128GB e fica complicado você deixar ele do jeito que o usuário comenta. Tenho HD externo, mas não ficava andando com ele pra todo lado junto ao MacBook Air e tive ocasiões de precisar copiar algo para dentro dele para depois copiar para o HD Externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho um macbook pro retina display, 13 inch, modelo básico de 128 gb. Eu recomendo que vc pegue o macbook pro de 128 gb, pode ficar tranquilo que vai ter espaço pra instalar o windows 8 e baixar uma tonelada de app. Caso precise de mais espaço pra armazenamento de filmes, séries, músicas, é só comprar um cartão sdxc ou hd externo 3.0. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso o MBP não seja o Retina, poderia pensar em um com HDD e fazer um dual com HDD + SSD, como o fusion, porque com os preços dos SSD's praticados pela Apple.. tu compras um SSD melhor e com mais espaço de armazenamento e talvez sobre uma graninha ainda.

 

No restante, quaisquer máquinas serão excelentes, MAS lembre-se que os atuais MBP ainda NÃO FORAM ATUALIZADOS PARA O NOVO HASWELL, a penas o MBA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Eu acho 128gb muito pouco, ainda mais no seu caso que irá fazer dual boot. E recomendo, fortemente, um SSD de no mínimo 256gb (eu recomendo 512gb, mas sairá caro...). HD externo é uma boa opção, mas dependendo do seu uso pode ser que você tenha que levá-lo todo dia, o que seria nada prático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há mais de 15 anos tenho minha vida digital - todo meu trabalho está no computador, além de minhas fotos e música. Mantenho também um portfólio completo de trabalhos anteriores: pra mim é muito importante ter tudo a mão, sempre comigo. Cada perfil de profissional tem demandas de espaço diferentes: programador costuma seu um dos mais econômicos (pois a maior parte do seu trabalho é código em texto) - já um artista/designer gráfico, web-designer, músico ou fotógrafo tem necessidades muito maiores. Tenho arquivos de projetos de interface que ocupam mais de 100 Megas, se você é precavido e vai guardando diferentes arquivos com a evolução daquele único arquivo, rapidamente tem 2 Gigas de um único 'projetinho'.

 

Ainda utilizo um MacBook White (2009) mas que agora tem um SSD de 500 GB +  640 GB de HD Magnético (instalado no lugar do drive de DVD que quase nunca utilizava).  Um HD Externo é usado de "Time Machine" para ter Backups automáticos de tudo sem dor de cabeça e sem ter que parar pra pensar.  Meu próximo Mac será um MacBook Pro (sem ser retina) justamente para que no futuro eu possa continuar trocando os discos por unidades maiores.  No meu caso não é exagero: gosto da conveniência de ter tudo à mão, e é a garantia de que os dados estão pelo menos em 2 lugares: no notebook e no backup do TimeMachine.  E os projetos em andamento ainda vão pro DropBox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra se virar bem com 128GB. Tenho um pouco mais de 20GB de músicas, quase 30 de fotos muitos apps instalados, cerca de 20GB.

 

Eu tinha o hábito de manter muita coisa inútil no HD, instalador de aplicativos, filmes que eu nunca iria assistir novamente e uma tonelada de séries, mas agora com as conexões quase decentes que temos com a internet, passei a assistir conteúdo online, Hulu, Netflix, Telecine Play e HBO GO e as poucas séries que preciso baixar, assisto e apago.

 

E ainda tem o que o Marcelo Passos falou, Rdio substitui muito bem o iTunes pra 80% da biblioteca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 No inicio do ano, comprei um SSD128Gb para turbinar meu MBP 2010, não me arrependo, até o momento não senti nenhum prejuízo pela redução de espaço. Claro que tive de me acostumar , mas para me adaptar passei a não manter videos, fotos e instaladores neste HD, apenas Musicas (cerca de 10Gb) e Documentos, também não faço um uso muito muito pesado do MBP, os programas mais pesados que tenho são office para mac e iLife. 

Também tenho Windows 8 x64 instalado em outra partição, com o espaço mínimo necessário, cerca de 40Gb, e lá também só tenho Office instalado.

Dessa forma tenho bastante espaço livre em ambas as partições, para o caso de precisar de instalar algum programa mais pesado. 

 

Cada um tem seu uso especifico, mas se costumar manter arquivos pesados de mídia e instaladores em um HD Externo por exemplo já será um grande ponto de partida.

 

No meu caso, tenho uma internet de boa velocidade em casa e no trabalho, o que sempre ajuda quando quero fazer qualquer tipo de download, por isso não faço questão de manter quase nenhum tipo de instalador, apenas programas que ultrapassam os 1Gb de download. 

 

Também tenho iPad e iPhone e não guardo seus apps no MBP, baixo do próprio aparelho sempre que necessário. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá: 

Eu aprendi a reduzir minha vida digital em tamanho (e a depender de storage externo, e aprendi a me controlar) com os seguintes truques:

 

a) Documentos ficam na nuvem (Box.net, Dropbox, Google Drive, Skydrive, pode escolher) e obvio replicados localmente, mas isso não ocupa nem 5GB no HD.

B) Fotos vão para Facebook e/ou Flickr

c) Quase não faço videos, não edito fotos. Uso muita RAM, os 4GB pra mim em geral estão fazendo swap/engasgando por isso troquei pra 8G recentemente.

d) O conteudo maior em tamanho mantenho no Airport Extreme de casa, e raramente acesso o conteudo dele pelas minhas proprias estatísticas. Tenho um Extreme em colocation dentro de um datacenter também "só pro caso" e pra ter uma redundanciazinha e não confiar só na nuvem.

e) iTunes Match e Google Music removeram minha necessidade de espaço pras musicas/iTunes, tá tudo no iCloud agora. Mantenho uma cópia das músicas num iPod Touch 4a geração que tenho só pra desaluviar (e tem uma cópia das músicas no Airport também). Isso também reduziu minha necessidade de storage no iPhone e iPad e posso comprar os modelos entry-level de 16GB ao invés de ter de desembolsar mais por causa de storage de dados.

f) Não sincronizo apps dos iGadgets com o desktop.

g) Limpar de vez em quando o HD (com o Spacie por exemplo) faz bem à saúde do mac, nem por liberar espaço, mas por deixar o acesso mais rápido de certa forma.

 

Ao invés de rodar em dual boot eu tenho um Parallels onde dentro rodo o Win8 quando estritamente necessário (nota fiscal eletronica, certificado digital A3 que a maldita certisign não tem driver pra Mac, viewers da Citrix XenServer e vmware vSphere Console que são ferramentas profissionais) e ele não ocupa muito. Meu total são 6 GB de aplicações Mac + 40GB de VMs (tem a VM com o Win8 de 30GB acho mas tem outra de testes com Ubuntu e outra com ChromeOS e outra com Android x86).

 

Assim, 64GB até cabe pra mim, mas fica apertado; e 128GB dá e sobra espaço, a menos que eu precise de alguma operação profissional onde deva-se copiar ou bufferizar algo no meu SSD (nem pensar em HD, muito lento para iniciar apps).

 

Outro item que eu tenho levado em conta: eu viajo sempre pra fora do país e sou heavy user do laptop/tablet/telefone (eu trabalho com Internet). Logo, estou sempre vendendo o que tenho como usado imediatamente antes da próxima viagem, o ciclo de vida de um iDevice na minha mão raramente passou de 1 ano. Cada vez que viajo, compro tel, note e ipad novos e a vista com o dinheiro da venda dos anteriores. Assim, vendo usado  pelo preço que comprei la fora meses antes, aqui no Brasil, que ainda é bem justo em relação ao preço de um novo; não perco meu capital e estou sempre renovando e tendo a versão mais nova do MB Air/Pro sem depreciar o valor (não perco dinheiro como quem compra carro).

Com isso, é extremamente importante pra mim que o reload/reformatação do sistema operacional quando eu compro uma maquina nova seja rapido, e eu sempre consigo configurar e instalar tudo o que preciso em menos de 8h (exceto o download da VM do Win8 que varia conforme o local e conexao de onde estou). Nisso a Apple nunca me decepcionou, o setup sempre foi bem rápido e prático. 

 

Tudo isso, pra resumir: espaço em disco é puramente psicológico. Você não precisa se tornar dependente de storage. A menos que você seja um designer gráfico, editor de vídeo, ou tenha 5PB de bootlegs que não pode/não quer subir pro iTunes Match.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sou usuário do Macbook a bastante tempo, em 2008 comprei meu primeiro Macbook White Core 2 Duo, em 2009 comprei meu segundo Macbook PRO 13" e agora em 2012 comprei meu segundo Macbook PRO 13", no intervalo deste período lançou-se o Macbook Air, que sempre me encheu os olhos. Nesta última troca fiquei em dúvida entre o Air e o PRO, porem acabei optando pelo segundo justamente pela capacidade de se fazer upgrade em seu hardware, o que não é possível com o Ari, pois o mesmo vem com as memórias soldadas na placa, impossibilitando seu aumento. Assim que eu comprei o Pro pesquisei sobre os SSDs e adquiri um SanDisk Extreme 120GB, o aumento de desempenho é fantástico, praticamente outro mundo, o boot a abertura de aplicativos e o retorno da hibernação é muito rápido.

Se vc não precisa da portabilidade de um Air, o que eu tambem não necessitava e usará o Macbook como principal computador, vá de Pro sem prensar duas vezes.

Todavia 120GB é muito pouco o que eu resolvi instalando um HD de 1TB no lugar do Superdrive (DVD), e ativei o Fusion Drive, assim o sistema faz o gerenciamento de arquivos ente os dois tipos de armazenamento. Estou muito satisfeito.

Para a realização do processo existem muitos vídeos no Youtube e para a ativação Fusion Drive é so pesquisar neste fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...