Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Sobre a Área de Desenvolvimento


Posts Recomendados

Olá a todos, sou novo aqui no fórum. Me cadastrei por interesse nessa área aqui, e tenho algumas dúvidas. Gostaria que quem já tivesse alguma experiencia pudesse me dar uma luz.

 

Tenho 18 anos, ensino médio completo e inglês fluente. Sou apaixonado pela área de desenvolvimento desde a infância e sempre tive muita vontade (e idéias) de programar.

 

A pouco menos de três anos eu comecei a ficar aficionado na plataforma iOS por ser o que ela é: simples de usar, coerente e funcional. Percebi que era para essa plataforma que eu gostaria de desenvolver.

 

Não tenho nenhuma experiencia na área e nunca tive contato com programação, pois eu tive uma série de outras coisas para dar conta e me faltava tempo para começar a estuda-lá.

 

Agora eu quero começar a desenvolver, quero poder viver disso, trabalhando sozinho ou em uma empresa.

 

Então, cortando a parte da biografia, vamos as minhas dúvidas:

 

 

Uma faculdade de Ciência da Computação (no caso na PUC-RJ por aqui), pelo que andei lendo, não vai me dar um conhecimento muito aprofundado para desenvolvimento em iOS, mas sim em diversas plataformas. Porém, como esta é uma formação superior, ela enriquece o currículo e dá uma maior abrangência na hora de procurar um emprego. Em contrapartida temos os fatores preço e tempo: a faculdade é cara e o curso leva no mínimo quatro anos.

 

Um curso mais especializado, que foi bastante comentado no MacMagazine inclusive, é o da Quaddro. Bem, eu moro do Rio de Janeiro e o curso teria que ser eLearning (a distância). O curso de lógica + formação completa iOS, duraria cerca de três meses. É aí que surgem as questões: Este tipo de curso via eLearning, somado ao meu currículo atual, me daria uma boa formação para o mercado de trabalho? Eu estou levando em conta que estudaria pelo menos seis meses para fixar o aprendizado e publicar um ou mais aplicativos para ter um portfólio.

 

Levando em consideração o meu foco, valeria a pena o curso superior e o tempo/dinheiro gasto para tal? Ou o curso específico já me deixaria bem qualificado?

 

Obrigado pela sua paciência, e quem quiser pode postar também suas experiencias, serão de grande ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá a todos, sou novo aqui no fórum. Me cadastrei por interesse nessa área aqui, e tenho algumas dúvidas. Gostaria que quem já tivesse alguma experiencia pudesse me dar uma luz.

 

Tenho 18 anos, ensino médio completo e inglês fluente. Sou apaixonado pela área de desenvolvimento desde a infância e sempre tive muita vontade (e idéias) de programar.

 

A pouco menos de três anos eu comecei a ficar aficionado na plataforma iOS por ser o que ela é: simples de usar, coerente e funcional. Percebi que era para essa plataforma que eu gostaria de desenvolver.

 

Não tenho nenhuma experiencia na área e nunca tive contato com programação, pois eu tive uma série de outras coisas para dar conta e me faltava tempo para começar a estuda-lá.

 

Agora eu quero começar a desenvolver, quero poder viver disso, trabalhando sozinho ou em uma empresa.

 

Então, cortando a parte da biografia, vamos as minhas dúvidas:

 

 

Uma faculdade de Ciência da Computação (no caso na PUC-RJ por aqui), pelo que andei lendo, não vai me dar um conhecimento muito aprofundado para desenvolvimento em iOS, mas sim em diversas plataformas. Porém, como esta é uma formação superior, ela enriquece o currículo e dá uma maior abrangência na hora de procurar um emprego. Em contrapartida temos os fatores preço e tempo: a faculdade é cara e o curso leva no mínimo quatro anos.

 

Um curso mais especializado, que foi bastante comentado no MacMagazine inclusive, é o da Quaddro. Bem, eu moro do Rio de Janeiro e o curso teria que ser eLearning (a distância). O curso de lógica + formação completa iOS, duraria cerca de três meses. É aí que surgem as questões: Este tipo de curso via eLearning, somado ao meu currículo atual, me daria uma boa formação para o mercado de trabalho? Eu estou levando em conta que estudaria pelo menos seis meses para fixar o aprendizado e publicar um ou mais aplicativos para ter um portfólio.

 

Levando em consideração o meu foco, valeria a pena o curso superior e o tempo/dinheiro gasto para tal? Ou o curso específico já me deixaria bem qualificado?

 

Obrigado pela sua paciência, e quem quiser pode postar também suas experiencias, serão de grande ajuda!

 

Na minha opinião: Não sei qual seu periodo no curso. Tipo faço o curso de Ciência da Computação e ja fiz outros cursos por fora. Afaculdade te da muita teoria de como se trabalhar, os conceitos e tudo mais, orientação a objeto e tudo mais. Mas nada o impede de estudar por conta própria e aprender da mesma forma, ja que na área de informática qualquer pessoa por se tornar um profissional.

 

Mas pelo que passei até agora, acho que vale a pena a faculdade, pois se aprende conceitos que você vai utilizar muito na frente, coisas que talvez não vai aprender no dia-a-dia, e outra que eu acho que a faculdade te força um pouco mais a estudar.

 

Mas como eu disse no começo, é apenas a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, como eu disse, eu ainda não faço curso nem faculdade.

Estou procurando opiniões de quem já é da área justamente pra eu ter uma melhor noção sobre o que eu devo optar (entre curso ou faculdade).

 

A propósito, para confirmar o que eu andei pesquisando, na faculdade eles te dão um aprofundamento no iOS? Utilizando Xcode, Objective-C e afins? Ou a programação para a área mobile é ensinada de um modo mais "geral"?

 

Agradeço o seu ponto de vista e gostaria que mais pessoas pudessem opinar a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria Ciencia da Computação, isso vai te dar uma base muito boa em matemática, lógica de programação, algoritmos, estrutura de dados e orientação a objetos que são os fundamentos essenciais para programação, te possibilitando futuramente o aprendizado de qualquer linguagem ou plataforma. E em paralelo a isso, com uma base minima em programação adquirido pela faculdade, faria os cursos específicos de desenvolvimento para iOS. 

 

No link abaixo tem um infográfico mostrando as etapas de como se tornar um desenvolvedor de apps mobile. Note que o primeiro item é a graduação.

http://www.goodinfographics.com/2012/08/how-to-become-mobile-app-developer.html

Espero ter ajudado. Abraço! 

Editado por rogermdl
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações!

 

Eu não tenho graduação ainda, mas já faço o curso de iOS Programmer na Quaddro.

O mercado encontra aquecido, muitas oportunidades surgem e eles pedem desenvolvedores Sênior, mas como falta 

mão-de-obra, eles acabam pegando desenvolvedores júnior. 

Eu desloquei da Bahia para fazer na Quaddro em São Paulo e estou gostando muito. Estou na segunda semana de curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...