Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como rodar o sistema operacional a partir de um HD externo


Icaro Gama

Posts Recomendados

Olá pessoal, a pouco tempo tive um problema com meu Macbook Pro, e na necessidade de utilizar programas que só tenho nele, retirei o HD, e utilizando uma aparelhagem para ligar HDs via USB, consegui rodar meu sistema em um Macbook Air , que estou utilizando neste momento (emprestado), acontece que essa minha aparelhagem, não é confiável, e instável além de ser um dilema pra fazer o arranque correto. Gostaria de saber como posso fazer uma versão do meu sistema (copia) em um HD externo, e como roda-lo, se não copia, apenas rodar o Sistema a partir do HD e dai eu reinstalaria todos o programas necessários. Vi tópicos na internet falando sobre Windows, mas não sei o procedimento é o mesmo no Mac. 

 

É possível?
Como?

Grato a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

 

Semana passada também passei por isso, mas em questões diferentes. O meu MBP também resolveu dar uma de genioso e não iniciava, dando a entender que o HD tinha pifado. Tentei formatar, mas o bendito se 'autoejetava' e eu não conseguia resolver.

Como sem sistema operacional eu não conseguiria sobreviver, resolvi dar boot através do Live CD do Ubuntu 12.04 e usei por alguns dias. No feriado de São Paulo na terça passada, pesquisei e encontrei algo relacionado a RAID que consistia em ligar vários HDs de modo que virassem um único dispositivo e, como tinha no momento dois pendrives de 16 e 8 gigas, montei uma unidade de 24GB. Consegui instalar o Snow Leopard satisfatoriamente nele e a partir do RAID iniciava o sistema, mas não era o suficiente para restaurar o backup que a Time Machine guarda no HD externo que tenho de 1TB.

 

Comprei outro HD, maior, e ele chegou apenas nessa sexta-feira. Mas, foi o suficiente para o HD original sentir ciumes e voltar a funcionar. Como eu já havia tentado de tudo nele, tive que instalar o Snow Leopard e posteriormente o Mountain Lion. Mas, ao dar o boot no sistema sem que nenhum dispositvo, o HD externo, que contém os backups de várias datas, se oferece a várias opções: Restaurar algum backup, Reinstalar o ML, Executar o Disk Utility.

 

O que fiz foi trazer de voltar um backup do dia 23/06/13 e que está até agora operando normalmente.

 

Recomendo que você dê o boot com o HD que tem as informações que deseja guardar e plugar o HD externo, setando ele como Time Machine e deixando-o fazer um backup do sistema. Isso irá lhe garantir que não perca seus dados da referida data e, com isso, poder restaurar o backup quando estiver resolvido o seu problema, caso aconteça algum defeito no HD.

 

Não sei se isso irá lhe ajudar, mas fica aqui o meu relato.

 

Abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi... Eu vi o pessoal comentando que dá pra fazer, rodar o sistema a partir do HD USB, mas fica lento, confesso que até utilizando minha aparelhagem nada confiável, o sistema rodou satisfatoriamente atendendo minha necessidade, só desligava do nada as vezes, e era uma luta pra conseguir dar o arranque correto, reconhecia pela barulho, quando arranca correto ele faz como um avião acionando os motores, o som é progressivo e crescente, quando não arranca correto, ele fica dando uns estalinhos continuos ou faz que arranca e "morre", sons bem característicos.
Mas no fim das contas eu ainda tenho outra dúvida, o MAC não aceita qualquer tipo de formatação do Hd, tanto que pra usar meu HD, utilizo o NTFS for MAC, no caso, para utilizar o sistema a partir do HD externo, ele deverá estar em uma formatação compatível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Entendi... Eu vi o pessoal comentando que dá pra fazer, rodar o sistema a partir do HD USB, mas fica lento, confesso que até utilizando minha aparelhagem nada confiável, o sistema rodou satisfatoriamente atendendo minha necessidade, só desligava do nada as vezes, e era uma luta pra conseguir dar o arranque correto, reconhecia pela barulho, quando arranca correto ele faz como um avião acionando os motores, o som é progressivo e crescente, quando não arranca correto, ele fica dando uns estalinhos continuos ou faz que arranca e "morre", sons bem característicos.

Mas no fim das contas eu ainda tenho outra dúvida, o MAC não aceita qualquer tipo de formatação do Hd, tanto que pra usar meu HD, utilizo o NTFS for MAC, no caso, para utilizar o sistema a partir do HD externo, ele deverá estar em uma formatação compatível?

 

Esses barulhos de HD que tu esta se referindo são do HD dando 'spinup', acelerando o disco ate chegar na velocidade certa e os estalinhos acontecem geralmente quando se liga um HD que recebe energia da USB em uma USB que não esta fornecendo energia suficiente. Isso deve estar acontecendo por causa do teu equipamento 'não muito confiavel'.

 

Pela minha experiência (faço muito isso pois trabalho como técnico especializado em Apple) não fica lento rodar o sistema a partir da USB não.

O único problema é que fica um pouco mais arriscado do que trabalhar com o HD interno da maquina, se você retirar o cabo do HD sem querer com o sistema ligado, você pode ter arquivos do sistema ou o esquema de partição corrompidos e ele ficar inacessível. Também ao movimenta-lo, se o mesmo sofrer qualquer pequeno impacto vai estar mais propenso a dar defeito pois o sistema de proteção do HD por movimentos bruscos só funciona para o HD interno do Mac.

 

Para fazer uma copia do teu sistema para o HD externo podes fazer uma copia mesmo, pelo utilitário de disco do instalador do Mac OS ou da partição de recovery do teu HD, ou podes fazer uma instalação limpa do Mac OS no HD externo também através de um instalador ou da partição de recovery e depois importar todo o conteúdo do teu HD para essa instalação nova usando o assistente de migração que aparece quando se liga um sistema pela primeira vez. Eu prefiro o segundo método...

 

Você pode baixar o Mavericks da AppStore e criar um pendrive de instalação do sistema, o método mais simples e fácil de fazer isso é esse:

http://coolestguides...10-9-mavericks/

 

Sobre a formatação, para instalar e dar boot no Mac OS em um HD ele tem que estar formatado para Mac OS Expandido (reg. cronológico) e com o esquema de partição GUID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...