Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Uma dura crítica e uma sugestão aos editores do MacMagazine


T-Bond

Posts Recomendados

Acompanho há um bom tempo o site e o fórum pra tirar dúvidas e acompanhar as novidades da Apple.

Porém tenho reparado que muitos (se não todos) os artigos do site tem um teor muito evidente de "fanboy".

Me dá a impressão que se lançarem uma cueca ou cereal da Apple, o editor vai lá e vai comprar. Isso é doença meu rs

Ao ler um artigo, quero me informar sobre assuntos relacionados a Apple mas não é porque o site trata de assunto da empresa que deve-se tirar a imparcialidade de uma informação pra enaltecer e endeusar essa empresa.

Se eu quisesse ficar "bolinando" a Apple, entrava no site deles. Aqui entro pra saber justamente o que eles não falam lá.

Vou dar um exemplo...

O aritgo a seguir fala sobre um possível problema que a Apple passa com uma parte do site. Ora, toda empresa tem problemas.

http://macmagazine.com.br/2013/07/19/portal-da-apple-para-desenvolvedores-esta-fora-do-ar-ha-quase-dois-dias/

Mas ao invés de tentar informar melhor sobre o que se passa, ou tentar um contato pra pegar mais detalhes, o autor ainda encontra uma forma de alfinetar a Microsoft.

Isso eu acho um absurdo pois a própria Apple está passando por um problema e o cidadão ainda enche o saco de outra empresa.

Como se a Apple fosse um deus, entendem?

Há uma tênue linha que separa um texto informativo de um "fanboysista".

Imagino que a MacMagazine não seja uma fã page, de pessoas adoradoras da Apple, mas sim um canal especializado em passar notícias da empresa, seus produtos e novidades.

Outro exemplo...

http://macmagazine.com.br/2013/07/19/graficos-do-dia-o-fim-do-monopolio-do-windows/

O gráfico não mostra nada do fim do monopólio de empresa alguma, apenas demonstra as tendências dos dispositivos e sistemas operacionais.

Mas novamente serviu de canal pra atacar o Windows, como se ele não tivesse seus próprios méritos. Pôxa, pega um gráfico que tem um indicador com o nome do Windows, já estoura o champagne quando encontra um defeito?

Eu quero saber da Apple!

A página se tornou um canal de fãs Apple, um fã clube, que gosta de tirar um sarro de outras empresas, como se não tivessem mérito.

E quando acontece um problema com a Apple, o sr editor fica quietinho. Por que não tira um sarrinho também?

Isso não era assim. Tenho reparado na queda de qualidade e imparcialidade das informações.

Uma hora é com a Sansung, outra com a Microsoft, outra com o Google.

Já a Apple não tem defeito nenhum. É perfeita né?

Agora se outra pisa na jaca, ganha destaque.

Deveria haver o objetivo de informar de forma séria e clara notícias relacionadas a Apple e não ser um canal de fofocas empresariais ou, como é hoje, absurdamente puxa-saco.

Isso atrapalha os leitores, que ficam com a sensação que a Apple não erra, é milagrosa e ninguém mais presta, só Apple.

Além de isolar o site só pro pessoal que tem a cabeça fechada.

Minha sugestão é que o editor amadureça e abra a cabeça pra voltar a fazer o bom trabalho que antes fazia ao invés de criar uma seita.

Sensatez por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto das informações do MM e sim, eles ficam do lado da Apple mesmo e não vejo nada de errado nisso. É um site sobre Apple, então é para serem relativamente parciais.

 

É crime, pecado ou erro ser fanboy? As pessoas tem direito de escolher qual lado estão? A rivalidade existe e sempre existirá, e haverá defensores de ambos lados. 

 

Está incomodado com a parcialidade do site? Não o acesse mais, pronto. Eu não fico buscando informações em sites de android, windows, etc. porque não gosto dessas plataformas. Se gostasse delas não acessaria o MM, porque não seria de meu interesse.

 

De qualquer forma se vc for mais observador eles também tecem críticas a Apple. Por exemplo, num podcast o Breno se referindo ao Mac Mini disse: "Chuta que é macumba!", sendo ele um ferrenho crítico desse mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto das informações do MM e sim, eles ficam do lado da Apple mesmo e não vejo nada de errado nisso. É um site sobre Apple, então é para serem relativamente parciais.

 

É crime, pecado ou erro ser fanboy? As pessoas tem direito de escolher qual lado estão? A rivalidade existe e sempre existirá, e haverá defensores de ambos lados. 

 

Está incomodado com a parcialidade do site? Não o acesse mais, pronto. Eu não fico buscando informações em sites de android, windows, etc. porque não gosto dessas plataformas. Se gostasse delas não acessaria o MM, porque não seria de meu interesse.

 

De qualquer forma se vc for mais observador eles também tecem críticas a Apple. Por exemplo, num podcast o Breno se referindo ao Mac Mini disse: "Chuta que é macumba!", sendo ele um ferrenho crítico desse mac. 

 

Cara a questão não é a parcialidade, é a doença de achar que a Apple é perfeita.

Se for pra falar da Apple, que fale dela então, não fique gastando tempo criticando ou encontrando defeito em outras marcas.

Você diz pra mim parar de acessar o site. Não é assim que o mundo funciona.Tem que saber aceitar a crítica e aprender com isso.

A crítica é pro site melhorar, ser mais profissional.

Não é crime ou pecado, é doença ser fanboy rs

O site tem que falar da Apple, e não criticar o tempo todo as outras.

As pessoas tem que entender que a marca é que tem que se adequar ao consumidor e não o consumidor adorar a marca e fazer o que ela manda.

Fanboy faz o segundo. Fanboy não encontra defeito em nada da marca.

Consequentemente ele é o menos indicado pra falar sobre, pois ele não vai falar o que a marca é na real, só o que tá no mundo perfeito da cabeça fechada dele.

O que o leitor da MM quer ler é que a Apple lançou isso, fez aquilo, errou aqui, acertou ali... e não que a Apple é melhor que a Sansung... que a Microsoft foi passada pra trás, que o Google é um imitador... o tempo todo criticando outras marcas. Isso enche o saco. Parece insegurança de ter que ficar o tempo todo, a todo o momento, mostrando que é melhor que alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto das informações do MM e sim, eles ficam do lado da Apple mesmo e não vejo nada de errado nisso. É um site sobre Apple, então é para serem relativamente parciais.

 

É crime, pecado ou erro ser fanboy? As pessoas tem direito de escolher qual lado estão? A rivalidade existe e sempre existirá, e haverá defensores de ambos lados. 

 

Está incomodado com a parcialidade do site? Não o acesse mais, pronto. Eu não fico buscando informações em sites de android, windows, etc. porque não gosto dessas plataformas. Se gostasse delas não acessaria o MM, porque não seria de meu interesse.

 

De qualquer forma se vc for mais observador eles também tecem críticas a Apple. Por exemplo, num podcast o Breno se referindo ao Mac Mini disse: "Chuta que é macumba!", sendo ele um ferrenho crítico desse mac. 

 

 

Mas eu acho que quando há parcialidade por parte do autor, aquilo deixa de ser um texto informativo e passa a ser uma crônica ou uma carta de opinião apenas. Perde-se todo o espírito jornalístico ao qual o MacMagazine se propôs (ou pelo menos é o que eu acho). Acompanho o site há muito tempo e tenho notado que as notícias tem ficado bastante tendenciosas e demasiado fanáticas. Um bom exemplo foi a notícia recente de uma jovem chinesa que morreu electrocutada. O autor ao divulgar a notícia já quase partiu do pressuposto de que o problema poderia ser de um carregador falsificado, visto que tal problema se verificava com certa frequencia na China. Penso que já foi decoberto de que de fato o problema pode ter advindo do carregador, mas e se não fosse? Não só poderia partir do pressuposto de que a Apple poderia ter culpa ? 

Enfim, gosto bastante da Apple e sou usuário afinco de seus produtos, mas não vou encarar uma empresa como uma seita messiânica, é preciso haver limites e algum bom senso.

Além disso, esse argumento de que se não estamos satisfeitos, devemos parar de acessar o site mostra apenas o quão autoritário e "narrow mind" você pode ser. Não podemos opinar acerca de algo que nós gostamos ?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu acho que quando há parcialidade por parte do autor, aquilo deixa de ser um texto informativo e passa a ser uma crônica ou uma carta de opinião apenas. Perde-se todo o espírito jornalístico ao qual o MacMagazine se propôs (ou pelo menos é o que eu acho). Acompanho o site há muito tempo e tenho notado que as notícias tem ficado bastante tendenciosas e demasiado fanáticas. Um bom exemplo foi a notícia recente de uma jovem chinesa que morreu electrocutada. O autor ao divulgar a notícia já quase partiu do pressuposto de que o problema poderia ser de um carregador falsificado, visto que tal problema se verificava com certa frequencia na China. Penso que já foi decoberto de que de fato o problema pode ter advindo do carregador, mas e se não fosse? Não só poderia partir do pressuposto de que a Apple poderia ter culpa ? 

Enfim, gosto bastante da Apple e sou usuário afinco de seus produtos, mas não vou encarar uma empresa como uma seita messiânica, é preciso haver limites e algum bom senso.

Além disso, esse argumento de que se não estamos satisfeitos, devemos parar de acessar o site mostra apenas o quão autoritário e "narrow mind" você pode ser. Não podemos opinar acerca de algo que nós gostamos ?

É exatamente o que eu quiz dizer Leonan90.

Um exemplo disso é a matéria que citei no primeiro post, sobre o problema na página de desenvolvedores.

Por causa desse artigo, fiquei sabendo que a Microsoft está estimulando os desenvolvedores a conhecerem o ambiente deles.

Precisava dar essa notícia no artigo?

Não, mas como o autor não se aguentou ficar sem criticar a concorrência, acabei sabendo de coisas da Microsoft que nem me interessavam saber.

Ou seja, a única informação que me foi agregada nem foi algo sobre a Apple, foi sobre a Microsoft.

É esse tipo de ambiente "barraqueiro" que o negócio está se tornando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos! Eu considero o conteúdo do site 100% adequado. Sobre o "problema" de quase 2 dias no servidor de desenvolvimento, não é nenhum problema e sim a Apple ajustando para o iOS 7, a meu ver. 

 

Na crítica incluiu-se um comentário sobre a Apple soltar uma cueca ou um cereal matinal, por favor não deixem de avisar se sair, certamente vai ter QUALIDADE, um diferencial da Apple, não é questão de ser fã, é questão de gostar de qualidade!!!! 

 

Quem não exige qualidade que use Android e Windows e continue correndo atrás de seus Malwares, Virus, etc. 

 

Parabéns, MAC MAGAZINE pelo conteúdo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente o que eu quiz dizer Leonan90.

Um exemplo disso é a matéria que citei no primeiro post, sobre o problema na página de desenvolvedores.

Por causa desse artigo, fiquei sabendo que a Microsoft está estimulando os desenvolvedores a conhecerem o ambiente deles.

Precisava dar essa notícia no artigo?

Não, mas como o autor não se aguentou ficar sem criticar a concorrência, acabei sabendo de coisas da Microsoft que nem me interessavam saber.

Ou seja, a única informação que me foi agregada nem foi algo sobre a Apple, foi sobre a Microsoft.

É esse tipo de ambiente "barraqueiro" que o negócio está se tornando.

 

Meu camarada, o mundo é assim mesmo e nem eu e nem você vai mudar isso, do mesmo jeito que você está criticando a alfinetada no final do artigo, a microsoft quando faz propaganda do surface também alfineta o iPad, é assim que as coisas funcionam, que não chora não mama!huahauuhahuahuahuahu Sempre vai existir fanboy ou parcialidade, o quê não pode é ter uma alienação descontrolada. O único tipo de texto informativo que não tem parcialidade é bula de remédio! uhauhauhauhahuauhauhauhauhauh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho o site desde meados de 2007, portanto acompanhei boa parte da evolução editorial e dos percalços passados dessa segunda encarnação do MacMagazine.

Numa primeira fase que durou até mais ou menos idos de 2008 o site tinha um tom ingênuo, com vários erros nos poucos posts que se pretendiam mais técnicas, e o diálogo com o leitor era constante e mesmo certas vezes era excessivamente humilde. E era notório que havia algo piadista e heróico do Mac x Wintel, incentivado pelas peças publicitárias da Apple.

Na segunda fase, que durou mais ou menos até fins de 2009 ou inicio de 2010, já havia maior preocupação com um rigor editorial, o site estava crescendo, a preocupação comercial já se mostrava, mas mantinha-se o diálogo com o leitor. Nessa época estimo que houve o maior número proporcional de contribuições dos leitores para as matérias. Para mim foi a melhor fase.

Na terceira fase, cujo marco final coloco na queda do Intense Debate, o número de leitores subiu exponencialmente. E havia muito fanboysismo nos comentários. O diálogo foi reduzido ao mínimo. A preocupação comercial era mais nítida, havendo muitas vezes um excessivo número de posts diários. Dessa fase se encontram diversas acusações de que alguns posts eram meras traduções (não vou entrar no mérito) e de que o site parou com o conteúdo que atraiu leitores mais antigos (vídeo-aulas, por exemplo) em favor de ser um replicador de rumores. Começa a haver um certo tom de arrogância editorial.

Na quarta e atual fase, há uma tentativa do resgate da conversa com o leitor nos comentários. Só que o tom é nitidamente arrogante. O tom das matérias volta a ter mais pessoalidade também, para o bem e para o mal. O site parece querer defender não a Apple, mas uma certa imagem da Apple.

Enfim, esta é minha percepção e é claro que pode ser rebatida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho o site desde meados de 2007, portanto acompanhei boa parte da evolução editorial e dos percalços passados dessa segunda encarnação do MacMagazine.

...

 

T-Bond, parabéns por mexer em um vespeiro.

 

Chrono, você escreveu os meus pensamentos.

Acompanho o site desde 2008 e sinto o mesmo que você.

 

Teve uma época em que parei de entrar no site porque não conseguia digerir nem mesmo os títulos dos posts.

 

Mais absurdo que certos posts são os comentários empolgados daqueles que defendem a Apple como se fosse um membro da família. E ofendem quem discorda da opinião de que a Apple é a mais inteligente, sexy e açucarada empresa do mundo.

 

Mas passei a ver por outro lado, venho, leio o que interessa e o que não interessa deixo pra lá. 

 

Vez ou outra tem algo realmente interessante por aqui, como as indicações das promoções da Saraiva. Mas hoje o conteúdo útil tornou-se escasso.

 

Como no final das contas o que importa é ter inteligência para saber aceitar as diversidades, sigo a minha vida, vindo aqui vez ou outra.

 

Agora vou ali ler aquela super-imparcial-útil matéria de hoje chamada "Samsung continua fazendo o que sabe de melhor: copiar a Apple". 

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto da MM como ela é, pois se quisesse apenas notícias da Apple iria ao Engadget, GSMArena, The Verge e vários afins. O Site é um Wordpress, ou seja o negócio é um blog, ele não é "passivo" tão pouco neutro, estamos aqui sim para falar mal de todo resto que não venha da Maçã e sim a grande maioria incluindo os redatores são fanboys, qual problema?

 

Digo sim, que concordo que o site caiu a qualidade, que os post andam fracos, o conteúdo ainda mais fraco. Acompanho o site desde 2009 quando comprei meu primeiro iPhone e só vejo decadência desde então. As discussões ao menos estão bem acima do um TecMundo da vida, que eu simplesmente não me atrevo a postar porquê só tem comentário burro. Mas o MM esta afundando.

Editado por Buenojhs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TBond,

 

O MacMagazine é um blog que trata de assuntos relacionados à Apple e não nunca negaram que são fans da Apple, o que me espanta é alguém que acompanha o blog "gratuitamente" e ainda vem reclamar do blog aqui no fórum, fórum este que é "gratuito" também, é como eu deixar minha casa aberta para qquer um entrar sem a necessidade de convite e ainda estes reclamarem da minha comida.

 

O MacMagazine fala sim de vários erros da Apple mas são fans da marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho o site desde meados de 2007, portanto acompanhei boa parte da evolução editorial e dos percalços passados dessa segunda encarnação do MacMagazine.

 

Descrição perfeita de como eu vejo a evolução deste blog.

Eu parei de acompanhar na terceira fase: se tornou insuportável, pra mim. Mentalidade de fanboy é uma coisa que não me faz o menor sentido, seja em Apple x PC/Android, seja em videogames, câmeras, qualquer coisa. Detesto essa polarização que colocam em tudo. E esse blog virou uma representação precisa dessa mentalidade.

Me afastei e agora só passo aqui no fórum de vez em quando, pra ver se tem alguma discussão bacana rolando. 

 

TBond,

 

O MacMagazine é um blog que trata de assuntos relacionados à Apple e não nunca negaram que são fans da Apple, o que me espanta é alguém que acompanha o blog "gratuitamente" e ainda vem reclamar do blog aqui no fórum, fórum este que é "gratuito" também, é como eu deixar minha casa aberta para qquer um entrar sem a necessidade de convite e ainda estes reclamarem da minha comida.

 

Acho esse discurso bem fraco. Também tenho um serviço gratuito online e já passei por uma fase de querer rebater críticas com "vocês não pagam, não podem reclamar". Hoje vejo que não é assim que funciona. O serviço está sendo disponibilizado para o público e depende deste público pra ser bem sucedido. O público não tem o direito de reclamar e criticar? Eu estou errado se for até o fórum do Google reclamar de alguma mudança no Gmail? Estou errado em mandar um email para o Uol pra reclamar de algum artigo? Em ligar pra Globo pra reclamar de um programa?

 

O blog dá dinheiro para os donos (se não dá atualmente, certamente essa é a intenção deles. E não estão errados nisso, de forma alguma.)

O público é quem viabiliza esse lucro. Essa postura de "é isso aqui e se não gostou vai embora" não seria nem um pouco adequada. Ela só colaria se estivéssemos falando de um produto indiscutivelmente fantástico, estilo Soup Nazi.

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve-se criticar sim, sem público esse site/blog não existiria, não teria ganhos com publicidade nem nada, sem querer ser pretencioso, mas somos nós que mantemos esse site funcionando, e se os administradores e dono forem inteligentes vão analisar como um termômetro a opinião dos frequentadores para melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os posts sāo tendenciosos ou nāo…? e daí? A Microsoft e Samsung atacam e copiam a Apple de qualquer maneira possível sem escrupulos e ética. Os posts tem muita informaçāo e toda oportunidade de demonstrar a fragilidade dessas "concorrentes" tem que ser dita! Isso T-Bond é informaçāo e a gente tem o direito de saber. Antigamente talvez nāo houvesse concorrência tāo anti-etica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que é pra dar opinião....

Chato mesmo são os usuários. Entro num site chamado macmagazine, num tópico sobre iphone e o cara vem me convencer a comprar um Nokia lumia ou um Galaxy. Ainda bem que eu gosto de contar até 10, se eu fosse admin seria um cara muito grosseiro, nego só fala besteira como se fosse um gênio entendedor de mercado e tendências. E o que dizer das viuvas do bom e velho Windows? Nego acha que só pq aqui geral usa que isso é uma tendência no mundo inteiro. Once you get a Mac, you never go back. Acho que as travadas, os vírus, os defeitos de driver e ter que formatar direto virou parte do dia a dia...hahahaha. Mas, isso não vem ao caso. Gostei muito de terem filtrado os comentários dos usuários mudando o sistema de comentários, por mim bloqueava, mas ai nego iria falar que virou ditadura.

Esse tópico que vcs falaram do Windows está certa a opinião do autor. Antigamente o acesso era somente feito por desktops e mais recentemente os laptops. A noticia mostra o quão mudou depois da criação dos "espertofones".

O site cria a matéria que quiser e ler quem quer. Eu não gosto do Techmundo e nem do gizmodo por serem xiitas contra a apple e não é porque eu coloquei a minha opinião que eles vão mudar. Acessa quem estiver afim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se os posts sāo tendenciosos ou nāo…? e daí? A Microsoft e Samsung atacam e copiam a Apple de qualquer maneira possível sem escrupulos e ética. Os posts tem muita informaçāo e toda oportunidade de demonstrar a fragilidade dessas "concorrentes" tem que ser dita! Isso T-Bond é informaçāo e a gente tem o direito de saber. Antigamente talvez nāo houvesse concorrência tāo anti-etica.

 

 

Se "a Microsoft e Samsung atacam e copiam a Apple de qualquer maneira possível sem escrupulos e ética", isso é problema da Apple, não dos fãs dela. Se ela achar que deve, fará o que for necessário para reverter a situação. O que não entendo é o motivo pelo qual os fãs ficam tão bravos e indignados (nota-se pelos comentários dos artigos), como se fossem os diretamente lesados pelo copia/cola das outras empresas.

Editado por Maddo Garan
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maddo Garan, Tudo bem te entendo e vc tá certo realmente o problema é da Apple, mas cá entre nós.....fä é fä né. A gente fica meio que indignado mesmo.....na boa! Valeu! e voltando ao topico eu acho o MM é uma boa fonte de informaçāo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se os posts sāo tendenciosos ou nāo…? e daí? A Microsoft e Samsung atacam e copiam a Apple de qualquer maneira possível sem escrupulos e ética. Os posts tem muita informaçāo e toda oportunidade de demonstrar a fragilidade dessas "concorrentes" tem que ser dita! Isso T-Bond é informaçāo e a gente tem o direito de saber. Antigamente talvez nāo houvesse concorrência tāo anti-etica.

 

Get a Mac manda lembranças. Tratavam os usuarios de PC`s como idiotas, com muitos exemplos irreais, caricatos e absurdos. Apple com Get a Mac não tem moral nenhuma pra reclamar de ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal é a informação em si. Sempre visito o MM e comento, mas tem alguns posts que chegam a dar nojo, tamanho o puxa-saquismo. Defendem a Apple de tudo quanto é forma, e não perdem nenhuma oportunidade de cutucar Android, Samsung e Microsoft... 

Tudo o que lemos, deve ser interpretado, separado o que é a informação e o que é alienação e opinião absurda. O MM é uma boa fonte de informação, e o que mais da trabalho de se separar o que é informação e o que é opinião de "fanboy".

 

Frase famosa, mas que é muito valida: O ruim não é a Apple, são os fãs da Apple. Pior raça de "fanboy" que existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...