Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novo usuário Mac chegando! =)


Adriano Arruguetti

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Finalmente, depois de muito tempo sonhando com essas máquinas, acabo de embarcar no mundo da maçã a bordo de um iMac G3 (http://lowendmac.com/imacs/350-mhz-imac-g3-blueberry.html). Mesmo com uma velocidade sofrível, ainda dá pra se divertir bastante enquanto não tenho meu Mac "de verdade". Tenho algumas poucas dúvidas, para não lotar o fórum vou reuni-las todas aqui neste tópico. ^^

1) Atualmente ele está com 320 (64+256) MB de RAM. Vale a pena colocar mais? Qual é o máximo de memória que ele suporta? Estou pensando em instalar o Tiger.

2) É necessário fazer atualização de firmware?

3) Não queria abandonar o Mac OS 9. Alguém conhece algum navegador moderno para OS 9 que suporte os padrões de Web atuais? Como faço para instalar suporte a flash nele?

4) Alguém aqui ainda usa Mac OS 9? =D

5) Meu slot loading tem dificuldade para ejetar mídia. Ainda com dificuldade eu consigo exorcisá-la com o truque do clipe, mas tem como consertar esse problema?

6) De uns dias pra cá, depois de algum tempo ligado a tela do iMac começa a piscar. Depois ela se apaga de vez e a luz verde de força fica intermitente. Seria essa a famigerada fuga do flyback?? (NOOOOOO!!!) (Estou escrevendo em um PC porque isso acabou de acontecer de novo.) Ou apenas falta de usar um estabilizador?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

1) Atualmente ele está com 320 (64+256) MB de RAM. Vale a pena colocar mais? Qual é o máximo de memória que ele suporta? Estou pensando em instalar o Tiger.

O maximo é 1Gb de RAM, 2 pentes de 512mb. Mas ele é meio manhoso para memoria, se for comprar mais, teste antes ou compre de alguém que aceite devolução caso não funcione.

2) É necessário fazer atualização de firmware?

Atualizações de firmware para esse iMac são poucas. Acho que só tem uma, se tiver. Procure no site da Apple/suport e veja se há alguma. Se tiver, instale.

3) Não queria abandonar o Mac OS 9. Alguém conhece algum navegador moderno para OS 9 que suporte os padrões de Web atuais? Como faço para instalar suporte a flash nele?

Não existe navegador moderno para OS 9, existe um menos velho que é o Mozilla WaMcom 1.31. Instalar o Flash é na pagina da adobe, oras. Google it: Flash for MacOS 9

4) Alguém aqui ainda usa Mac OS 9? =D

Eu

5) Meu slot loading tem dificuldade para ejetar mídia. Ainda com dificuldade eu consigo exorcisá-la com o truque do clipe, mas tem como consertar esse problema?

Você deve desmontar a maquina, abrir o drive e limpar os roletes que ejetam o CD. Não é tarefa trivial, exige paciência e intimidade no desmonte de computadores.

6) De uns dias pra cá, depois de algum tempo ligado a tela do iMac começa a piscar. Depois ela se apaga de vez e a luz verde de força fica intermitente. Seria essa a famigerada fuga do flyback?? (NOOOOOO!!!) (Estou escrevendo em um PC porque isso acabou de acontecer de novo.) Ou apenas falta de usar um estabilizador?

É bem provavel que seja o Flyback. Numa maquina de quase 10 anos de idade, é bem provavel você ter esse tipo de problemas. Ainda assim, o conserto disso é facil por meio de sucatas uma vez que esse Mac pode ser encontrado com facilidade lá. Um amigo tem placa de upgrade para essa maquina, você passa ela para 500, 600 ou 700Mhz através da troca da placa mãe e ainda leva de brinde uma placa gráfica melhor com 16mb de vídeo.

Se tiver interesse, eu falo com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão

Aqui, vc encontra especificações sobre seu iMac

http://support.apple.com/kb/SP121

Existe também um site bem bacana com inúmeras dicas, chamado - http://www.macmundi.com/pt/

Bem vindo a Plataforma

Meu primeiro computador foi um iMac 500, indigo, muito bom

Rodava nele o 9 e o Jaguar, na época

Coloque a capacidade total de memória que conseguir, terás que ver até que modelo de OS, consegue instalar, sei que o Leopard, não roda, mas os demais devem rodar, veja se tem alguém chegado pra fazer a instalação, pois lembro que quando fiz o upgrade do meu, tive que instalar até a útlima versão do OS 9, fazer firmware, e o escambál.

Aproveite a maçã

Aloha

Marcio Negrini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@metallordz: Mau negócio, sério? Isso é pouco ambicioso. Legal fazer um aquário com ele...hahaha (Que maldade!!)

@ferrari: Como posso consertar o flyback? Existe assistência técnica, autorizada ou coisa do tipo que eu possa levá-lo? Sai muito caro? (Estou em desespero! =S) Você não quer gastar muito numa máquina que já vale pouco... Opa! Me interessei :D

@negrini: Obrigado pela dica! Esse site é um must see pra quem chegou há pouco tempo na plataforma, já adicionei nos meus favoritos :)

@titobosco: Não foi uma doação, mas chegou perto. Comprei por módicos R$100 de um amigo (sem arredondar nem nada, 100 pilas!).

Editado por Adriano Arruguetti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vejo esse pessoal aqui no forum com G3 eu me arrependo de não ter comprado na época em que se vendia o imac G3 nos supermercados. Eu lembro que eu tava pesquisando pra comprar um pc e vi o imac no mercado todo colorido. Aí eu pensei: Tão caro e tão lento (vi a velocidade do processador sem nem saber que era PowerPC auhehueahue)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ferrari: Como posso consertar o flyback? Existe assistência técnica, autorizada ou coisa do tipo que eu possa levá-lo? Sai muito caro? (Estou em desespero! =S) Você não quer gastar muito numa máquina que já vale pouco... Opa! Me interessei :P

Você pode ir em uma assistência Apple e deixar seu rim lá pelo conserto. Agora se você arrumar um técnico em monitores mais "chegado" ele também pode consertar. Um amigo levava num técnico o iMac com a placa mãe desmontada e a carcaça também. Aí o tecnico em monitores consertava o monitor, meu amigo montava o Mac denovo e tava feito.

Deixe seu e-mail que vejo se o emerson pode entrar em contato. Não sei se ele troca seu Flyback, mas a placa mãe ele certamente troca e isso vai deixar seu iMac BEM mais rápido pois além do processador com 50% a mais de clock, ainda tem uma placa de vídeo melhor com 16mb, a interface do HD que vai de ATA-66 para ATA-100... Enfim, só ganhos.

Agora o cara parece estar meio ocupado, mas assim que der ele entra em contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, tudo bom?

Respondendo um pouco do que sei sobre o iMac!

1.) Você pode instalar até 1GB de RAM PC-100 no seu iMac 350MHz sim. Não é oficialmente suportado, mas o Mac funciona com 1GB. É interessante pegar módulos de memória de "marcas boas", entende? Para evitar possíveis problemas. Recomendo Corsair (são um pouco caras!) ou Kingston.

2.) Existe 3 atualizações de firmwire (pelo que eu me lembro), e se estiverem disponíveis, vale a pena baixar e instalar sim. Elas devem corrigir algumas falhas critícas no iMac!

3.) Você não precisa abandonar o OS 9 (classic). Se não me engano, o Tiger tem suporte aos aplicativos do Tiger (correto?). Ou se você quiser, pode "brincar" com ele de vez em quando via um emulador. Já fiz uns testes e o sistema roda beeem rapidinho.

4.) Creio que a maioria das pessoas usem Mac OS X, mas deve existir uma boa parcela que ainda goste ou necessite usar o Mac OS classic.

5.) A dica do ferrari é a mais válida: limpe os roletes que ejetam o CD do drive. Tenha um pouco de cuidado, tendo em mente que se esse drive for "estragado", será difícil de encontrar outro, sem contar que se você encontrar ele, vai lhe custar os rins! :D

6.) Problema no monitor? A primeira resposta o Flyback! É possível encontrar alguns no Mercado Livre por preços até bons. Não entendo muito dos iMacs por dentro, mas, já tentou desmontar ele inteiro e "mexer nos cabos que ligam o monitor à logic board"? Não poderia ser um mal-contato?

Eu acho que a troca desse disco rígido (provavelmente é 5400RPM) para um disco mais rápido deve resolver alguns probleminhas de velocidade. Seu iMac suporta discos de até 128GB, interface ATA-66 (pode instalar um ATA-100/133, mas funcionará a velocidade ATA-66).

Casamento perfeito? iMac 350MHz com 1GB de RAM e novo HD + Panther!

Se rolar a possibilidade de comprar uma Logic Board mais rápida, aí até um Tiger rola! :D

Eu não encaro a compra desse iMac como "ruim". É um tanto antigo (poxa, 9 anos!), mas acho que vale a pena preserva-lo sim! Por R$ 100,00 eu compraria também!

Sem contar que são LINDOS para decoração, não? :wub:

Boa sorte e seja feliz com seu novo iMac! :D

Editado por Rodolfo Belentani
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adriano, pesquisei um pouco e encontrei aqui uma versão do Firmwire compatível com seu hardware.

Esse update de firmwire foi lançado em 2001.

http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=75130

Vale a pena instala-lo se você não tiver.

Como já conheço seu Mac, tenho certeza que esse firmwire é compatível! :wub:

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.6k
×
×
  • Criar Novo...