Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

4GB de RAM são suficientes no Mac?


Júnior Krebs

Posts Recomendados

Bom pessoal eu sou usuário de PC e estou pensando futuramente em comprar um Mac Mini pois é o que tem o menor preço da linha de desktops da Apple, porém adicionando 8GB de RAM na Apple Store on-line o preço não ficou muito convidativo, rs.

 

Eu usaria ele para tarefas básicas, talvez um pouco de edição e imagens no Photoshop, porém me pergunto se 4 GB de RAM são suficiente no Mac? E por quanto tempo esses 4GB de RAM serão suficientes? Pois usaria ele por um bom tempo. Existe a possibilidade de comprar memória RAM "não-Apple" e usar no Mac Mini?

 

Só fiz esta pergunta porque não achei nada relacionado no fórum na pesquisa e nunca utilizei o Mac pra saber se o sistema é "pesado" neste quesito.  Fico grato com quem me ajudar. :)

Editado por Júnior Krebs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fácil de resolver.

 

A troca de modulos de memoria no Mac Mini é uma barbada de fazer. Até porque os preços de upgrade de qualquer natureza na Apple nunca compensam.

Da pra abrir o computador depois sem nem precisar usar chave nenhuma, pois é pra isso mesmo!!! Compra e depois compra as memorias por fora, se sentir necessidade!!

 

Obs: Tenho um Mac mini de servidor e fiz isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o título devia ser "4gb de RAM são suficientes para o que vou fazer no Mac?" :D

 

Sim, a resposta é sim. Você consegue trabalhar muito tranquilo com 4gb de RAM, pode até editar vídeos em full hd se precisar... caso os anos passem e vc sinta necessidade, é só comprar por fora e plug and play!

 

Boas compras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo fortemente que você espere pela atualização do mac mini que normalmente ocorre antes do fim do ano, provavelmente em outubro. Também recomendo fortemente que você pegue um mac mini com fusion drive. Memória RAM você compra por fora depois, quando puder e você mesmo instala. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe com a memória RAM na hora de comprar (não no Mac Mini). Depois que chegar, você usa e vê se está atendendo as suas necessidades. Se precisar, compra e instala mais!

 

Eu atualmente uso 20gb de memória RAM no meu iMac, e 12gb de memória RAM no meu Macbook Pro e ainda sinto falta de mais. Mas eu uso para edição de vídeo e computação gráfica, o que puxa muito da ram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, obrigado pelas dicas. 

Mas já que descobri que os upgrades são fáceis de fazer, fica a dúvida, o tipo da memória é normal como a de todos os computadores (DDR3 de desktops? Ou notebooks?) ou é em um formato proprietário da Apple?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso amigo faustompc matou a pau ali em cima... O desempenho da atual GPU compartilhada (HD 4000) é apenas regular... Os chips Haswell, que serão inclusos na próxima atualização dos Mini, tem pelo menos o dobro de performance gráfica... isso COM CERTEZA fará bastante diferença, principalmente a longo prazo.

 

No quesito armazenamento tbm sou obrigado a te dizer q o fusion drive faz uma diferença BRUTAL na performance da máquina... se ficar pesado encomendá-lo direto da Apple, tem como comprar e instalar um SSD vc msm (vários tutoriais no youtube)... 

 

E finalmente chegando no ponto da sua pergunta: 4 GB são suficientes hoje em dia... mas hoje em dia! Recomendo vc pegar o Mini com 4GB e fazer upgrade pra 8 ou 16GB em casa. Assim sua máquina fica suave por MUITO tempo, msm com vários apps pesados rodando simultaneamente.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, obrigado pelas dicas. 

Mas já que descobri que os upgrades são fáceis de fazer, fica a dúvida, o tipo da memória é normal como a de todos os computadores (DDR3 de desktops? Ou notebooks?) ou é em um formato proprietário da Apple?

São memórias de de notebook mesmo, da uma olhada no site de Apple que lá fala como trocar, qual modelo e marcas recomendadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experiência própria, 4GB vai chegar um dia que trabalhará no gargalo !!!

Vai chegar um dia em que 400GB vai trabalhar no gargalo, rsrsrs.

2 pentes de 8GB tá praticamente o mesmo preço de um SSD Sata3 de 120GB, se eu tivesse que escolher eu optaria pelo SSD.

Alguns meses depois que comprei o meu macbook eu comprei 8GB de RAM + SSD 120GB; quando troquei as memórias teve uma leve melhora, mas quando instalei o SSD meu sorriso ficou de orelha a orelha !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me refiro ao gargalo a curtissimo prazo porque fica pouca memoria livre basta abrir um office, safari e itunes que comeca a lerdeza ...

Verdade...

Com meu padrão de uso o Mac ta quase sempre com 6 Gb ocupados de RAM. Em raras atividades mais de 8.

Mas 4 Gb bate no teto todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me refiro ao gargalo a curtissimo prazo porque fica pouca memoria livre basta abrir um office, safari e itunes que comeca a lerdeza ...

Por outro lado, a área de swap fica muito mais rápida com SSD.

Eu tô rodando bem tranquilo o Photoshop + Sketchup + Indesign + Safari + Pré-Visualização (e outras tranqueirinhas).

Como eu falei antes, quando fiz upgrade de 4 pra 8GB ficou um pouquinho melhor (não senti mais velocidade mas ficou um pouco mais estável), mas quando coloquei o SSD virou outra máquina.

Não sou o único aqui do fórum com essa opinião pois já discutimos isso em outros tópicos e isso é quase unânime.

Uma coisa que ocupa muita memória são VM's (o que não é o meu caso pois só uso o MacOs mesmo) e nesse caso é bom ter bastante memória proporcional a quantidade de VM's que a pessoa costuma usar simultaneamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não, mas acho que 4GB não são mais suficientes. Acho que ele vai trabalhar bem no limite.
O meu MBP tem 4GB e é muito raro ficar com 2GB livres, isso com nada (ou quase nada aberto). E olha que o mais pesado que tenho feito são alguns vídeos no Final Cut.
Pensando seriamente em fazer um UP no final do ano, só não sei se vou de SSD ou de memória. Os dois juntos, infelizmente não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não, mas acho que 4GB não são mais suficientes. Acho que ele vai trabalhar bem no limite.

O meu MBP tem 4GB e é muito raro ficar com 2GB livres, isso com nada (ou quase nada aberto). E olha que o mais pesado que tenho feito são alguns vídeos no Final Cut.

Pensando seriamente em fazer um UP no final do ano, só não sei se vou de SSD ou de memória. Os dois juntos, infelizmente não dá.

 

Mas você está sentindo lentidão no sistema?

 

Se raramente tem metade livre é pq o sistema está fazendo bom uso da memória e usando menos a área de swap, se você tivesse 32GB a tendência é a mesma, ainda mais editando vídeos no Final Cut, que demanda de bastante processamento e memória.

 

Tenho um macmini de primeira geração (G4 1,25GHz) com 1GB de memória apenas (DDR 333), e ele roda Photoshop (entre outros aplicativos) liso.

 

Claro que no meu Macbook Pro ele consegue aplicar filtros em menor tempo, mas, para uso caseiro, não faz diferença se o filtro demora 2 seg ou 0,2 seg; dá pra usar muito tranquilamente 4GB pra esse trabalho, ainda mais se for num macmini atual.

 

Eu te garanto que o UP para SSD vai te deixar muito mais contente (basta ler outros tópicos falando disso e relatos por aí afora pra você confirmar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal, consegui achar no site da Apple as memórias recomendadas e encontrei kits de 8GB da Corsair por um preço muito mais em conta do que a da loja on-line. Eu não vou comprar o Mac Mini neste momento, mas pelo que vocês falaram do SSD ou do Fusion Drive faz muita diferença resolvi esperar mais um pouco para ter mais dinheiro e investir nisso. Acho que vou esperar os novos lançamentos e pedir para alguém trazer de outro país. 

Acho que é isso pessoal, sem mais dúvidas.

E agradeço muito mesmo por todas as dicas e experiências suas. :)

Editado por Júnior Krebs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...