Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor adaptador pra substituir o Optical Drive?


Vinicius Navarro

Posts Recomendados

Olá galera, sempre acompanho vocês aqui no forum, mas nunca tirei uma dúvida antes aqui. Procurei no forum, mas não achei nada relacionado com a minha dúvida.

 

Tenho um macbook pro early 2011 e resolvi fazer o meu tão sonhado upgrade com um  SSD 256Gb e 16Gb RAM.

Meu macbook veio com 320Gb de HDD e agora estou sentindo a falta dos 70Gb de folga que tinha antes.

 

Então resolvi ir atrás daquele adaptador que substitui o drive optico por um HDD. Mas a dúvida: Qual comprar?

Pesquisei no youtube alguns tutoriais e vi alguns videos sobre o Caddy, então fui na Santa Ifigenia atras de um, não consegui achar em lugar algum, um técnico de uma assistencia disse que ele não presta, que tenho que ir atrás de um OWC

 

 

Gostaria de saber da opinião de vocês, qual é o melhor? Um OWC ou um CADDY? E por favor, onde vcs compraram?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Fala Vinicius,

Semana passada fiz esse procedimento no meu Macbook pro 13 - MID 2010.

Fui de SSD + HDD e coloquei um caddy generico. 
 

Como não podia ficar esperando importação, pois uso o macbook para tocar e precisava da folga daquela semana para fazer o upgrade dos HDs, acabei indo no Mercado LIvre mesmo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496314619-case-adaptador-p-segundo-hd-macbook-pro-25-ssd-sata-raid-_JM

Que me atendeu perfeitamente, veio até uma chave Philipies pequena para fazer a troca.

 

Acho que se vc não tem pressa, pode importar um genérico e pagar merreca....ou se gostar de gastar dinheiro, comprar um OWC. Particularmente, não vejo motivo para gastar tanto com esse último.

 

Como vc pode ler aqui:

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1422217 apesar de alguns relatos que, em alguns casos de genericos, os parafusos vieram mal alinhados ou, ainda, o proprio caddy quase não coube no ligar do superdrive. Eu ainda aconselho vc comprar o mesmo que o meu, no Mercado LIvre que coube perfeitamente e me poupou o tempo de espera. A loja entregou de Brasilia a interior de SP em 2 dias.

 

Único cuidado que recomendo é na hora de tirar os parafusos origniais do superdrive. Eles estavam muito apertados no meu, e eu acabei espanando um deles. Com ajuda do meu pai, que me deu uma dica, conseguir retirar o superdrive emsmo com esse parafuso espanado.

 

Do resto.....tranquilidade, muito sussa.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Vinicius,

Semana passada fiz esse procedimento no meu Macbook pro 13 - MID 2010.

Fui de SSD + HDD e coloquei um caddy generico. 

 

Como não podia ficar esperando importação, pois uso o macbook para tocar e precisava da folga daquela semana para fazer o upgrade dos HDs, acabei indo no Mercado LIvre mesmo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496314619-case-adaptador-p-segundo-hd-macbook-pro-25-ssd-sata-raid-_JM

Que me atendeu perfeitamente, veio até uma chave Philipies pequena para fazer a troca.

 

Acho que se vc não tem pressa, pode importar um genérico e pagar merreca....ou se gostar de gastar dinheiro, comprar um OWC. Particularmente, não vejo motivo para gastar tanto com esse último.

 

Como vc pode ler aqui:

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1422217 apesar de alguns relatos que, em alguns casos de genericos, os parafusos vieram mal alinhados ou, ainda, o proprio caddy quase não coube no ligar do superdrive. Eu ainda aconselho vc comprar o mesmo que o meu, no Mercado LIvre que coube perfeitamente e me poupou o tempo de espera. A loja entregou de Brasilia a interior de SP em 2 dias.

 

Único cuidado que recomendo é na hora de tirar os parafusos origniais do superdrive. Eles estavam muito apertados no meu, e eu acabei espanando um deles. Com ajuda do meu pai, que me deu uma dica, conseguir retirar o superdrive emsmo com esse parafuso espanado.

 

Do resto.....tranquilidade, muito sussa.

 

abs

Eae tchelo, muito obrigado pela ajuda, mas tenho mais uma pergunta. Depois que instalou o Caddy, o seu mac esquentou bastante? O vendedor da Sta ifigenia disse que o Caddy não deixa entrar ventilação no HDD, isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, 
Não notei nenhum mudança anormal na temperatura. Mas faz sentido sim esquentar um pouco mais, pois no baia original do HD, ele tem todo um suporte / encaixe bem feito, que além de ajudar a reduzir impacto, também deve dar uma ajuda na circuação de ar. Já ao colocar o HD no caddy, o HD não fica exposto. Deve esquente um pouco sim, mas nada comprometedor. Esse caddy do Mercadolivre é feito de material metálico, não sei se é aluminio, mas vem escrito "Feito com liga metálica, para ajudar a dissipação de calor". rsrs

 

Eu nem me preocuparia com isso, talvez com a duração da bateria, afinal tocar 2 Hds deve consumir mais bateria do que apenas 1. Mas não sei o quanto isso é afeta, pois nem testei a bateria ainda. Estou usando apenas no carregador.

 

Ah, eu tinha esquecido de mencionar uma coisa sobre caddy genérico: li naquele link ali que alguns caddy não conseguem atingir a velocidade do SATA 6 gb (SATA 3). Eu nem me preocupei com isso, pois meu macbook Mid 2010 tem apenas SATA 3 gb em ambas conexões. Se seu macbook for dos mais recentes, e ainda dependendo de qual HD for colocar no lugar do superdrive, talvez vc queira verificar isso para aproveitar uma possível conexão SATA 6gb no lugar do superdrive (macbooks recentes).

 

Abs

Editado por tchelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Vinicius,

Semana passada fiz esse procedimento no meu Macbook pro 13 - MID 2010.

Fui de SSD + HDD e coloquei um caddy generico. 

 

Como não podia ficar esperando importação, pois uso o macbook para tocar e precisava da folga daquela semana para fazer o upgrade dos HDs, acabei indo no Mercado LIvre mesmo:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496314619-case-adaptador-p-segundo-hd-macbook-pro-25-ssd-sata-raid-_JM

Que me atendeu perfeitamente, veio até uma chave Philipies pequena para fazer a troca.

 

Acho que se vc não tem pressa, pode importar um genérico e pagar merreca....ou se gostar de gastar dinheiro, comprar um OWC. Particularmente, não vejo motivo para gastar tanto com esse último.

 

Como vc pode ler aqui:

http://forums.macrumors.com/showthread.php?t=1422217 apesar de alguns relatos que, em alguns casos de genericos, os parafusos vieram mal alinhados ou, ainda, o proprio caddy quase não coube no ligar do superdrive. Eu ainda aconselho vc comprar o mesmo que o meu, no Mercado LIvre que coube perfeitamente e me poupou o tempo de espera. A loja entregou de Brasilia a interior de SP em 2 dias.

 

Único cuidado que recomendo é na hora de tirar os parafusos origniais do superdrive. Eles estavam muito apertados no meu, e eu acabei espanando um deles. Com ajuda do meu pai, que me deu uma dica, conseguir retirar o superdrive emsmo com esse parafuso espanado.

 

Do resto.....tranquilidade, muito sussa.

 

abs

 

Tchelo poderia passar a dica de como tirar o parafuso espanado? Volta e meia tenho que tirar algum, e sempre tenho dificuldade! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae du_skn ?!

 

Cara, é meio difícil mesmo. Um deles, que não espanou tanto assim (permitindo ainda ter algum contato entre a chave e as fendas do parafuso) eu consegui tirar fazendo pressão com a chave philipies para um dos "lados" do parafuso. Não sei se deu pra entender, mas se vc pensar na idéia do parafuso espanado perder o contato com as fendas da chave, vc pode "ajudar" a firmar esse contato entre a chave e as fendas parafuso, fazendo pressão para um dos lados, a medida que força para baixo também, girando a chave, de modo que a chave se "fixe" melhor na fenda e evite deslizar e desgastar ainda mais o parafuso. Isso funciona quando vc percebe que está difícil de sair e está começando a espanar. Se já espanou muito,  não irá adiantar mesmo.

 

Foi o que aconteceu com o último dos parafusos do superdrive. Espanou geral mesmo e não saia de jeito nenhum. Como era o último parafuso, nós conseguíamos mover um pouco superdrive. E foi assim que o parafuso saiu facilmente: movimentando o superdrive de uma lado para o outro, e tentando usar a chave mesmo com o parafuso espanado. Se o parafuso estivesse em um local sem mobilidade, como na carcaça do laptop, isso também não iria adiantar. Acho que foi sorte mesmo. Mas sempre que possível, mover as peças que estão aparafusadas ajuda na hora de tirar um parafuso que espanou.

 

Mas tem esse gif aqui que mostra um modo de tirar, mas eu nunca tentei isso:

 

https://vine.co/v/bU61aqq2YOp

 

abs

Editado por tchelo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...