Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook ideal para Designers Gráficos


Renan Costa

Posts Recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui, estou cheio de dúvidas... Então, vamos lá.

 

Estou aprendendo algumas coisas relacionadas a Design Gráfico, e já estou criando algumas coisas bem "pobres" no CorelDraw (banners, propagandas, panfletos, cartões de visita) no meu notebook Windows, mas quero comprar um MacBook que seja ideal para essa profissão já em um nível profissional.

 

Estou em dúvida entre o Macbook Air 13"/4GB/I5Haswell ou se eu vou precisar de um MacBook Pro Retina 15"/8GB/I7IviBridge em um futuro próximo, ou se vocês me recomendam outro Mac.

 

Queria saber de vocês Designers qual vocês usam e qual poder de processamento essa profissão exige, e qual será o melhor custoXbenefício.

 

Desde já, obrigado ;)

Editado por Renan Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Falaí Renan! Tudo bem ?

Sou Designer gráfico e recentemente migrei do Windows para o MAC!

 

E posso te dizer que foi uma das melhores escolhas da minha vida! heheh

Comprei um singelo Macbook Pro 13 i5 com 4gb ram. E o bichinho tem me atendido perfeitamente!

Porém tenho vontade de fazer um upagrade para 8gb de RAM!

 

Algumas coisas que você deve ficar atento, primeiramente ESQUEÇA o CorelDraw!! Liberte-se dessa mal o mais rápido possível! heheh

O MAC não roda Corel, por isso sugiro que você migre para o Illustrator o mais rápido possível! 

 

Eu também usava Corel no Windows e passei para o Illustrator quando comecei a tabalhar em uma agência aqui do RJ.

Você verá que é muito melhor, sem contat com a integração com o resto da suíte Adobe!

 

Utilizo mais Illustrator e Photoshop nesse Mac que te falei, pois sou Web Designer, mas acabei instalando a suíte CS6 toda, e já precisei usar o Premiere e After Effects e não me deixaram na mão (claro que não fiz nada muito pesado).

 

Sobre um iMac ou macbook, você deverá levar em conta se precisará de praticidade, ou transporte da sua ferramente de trabalho.

Optei pelo Macbook justamente por isso, e pelo $$$ claro.

Tenho usado o meu ligado em um monitor externo Samsung de 22'' e nunca tive problemas!

 

Foi uma ótima escolha. Porém, se puder pegar um de 15'' vai fundo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, será que o MacBook Air que eu descrevi seria bom para tudo isso?

Eu ainda não tenho noção pois ainda não trabalho com isso, essa é minha única dúvida,

MacBook Air 13" Haswell ou MacBook Pro Retina 15".

 

Valeu mesmo hein :D 

Estou praticando muito para pegar experiência logo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Renan!

 

Não sou designer, mas vou deixar a minha opinião.

Pelos rumores os novos PRO serão lançados em outubro, enquanto os Air já foram atualizados recentemente.

E a diferença de preço é muito alta aqui no Brasil, até mesmo no exterior. Achei um pouco entranho você estar em dúvida entre esses Macs.

 

Se tiver sobrando vá de 15", se não opte por um PRO 13" retina ou ate o PRO 15" non-retina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Macbook Air de 13 polegadas e o Macbook Pro de 15 polegadas com tela Retina são máquinas diferentes, com propostas diferentes, e principalmente, valores (bem) diferentes.

 

Eu não sou designer gráfico, mas acredito que para o seu uso, o Air lhe atenderá perfeitamente. Esse último upgrade melhorou muito uma máquina que já era muito boa.

 

O Retina de 15 é uma máquina top, e bem cara por sinal. Eu não sei se você utilizaria todo o potencial da máquina. E caso você opte por essa, saiba que uma atualização desta linha é iminente, e eu recomendaria esperar alguns meses.

 

No seu caso, a escolha racional seria o Air. Porém, se você tem dinheiro e dá pra comprar, o Retina é top, e você terá um Mac para muitos anos.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos sabemos que é burrice besteira comprar Mac no Brasil, eu vou comprar fora (não sei se nos EUA ou no Paraguay).

Mas pensei bem, acho que vou comprar um Air mesmo, ainda estou decidindo, exatamente por não usar todo o potencial de um Retina de 15" e torrar dinheiro por besteira.

 

Agora queria saber como vou colocar os 8GB de Ram no Air, sendo que vou compra-lo em loja física.

 

Valeu pessoal :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu te indicaria um macmini se puder ser desktop pelo custo/benefício e se precisar de portabilidade um macbook pro.

O air supre as suas necessidades mas o pro (non retina) é um pouco mais flexível para upgrades (o air não faz upgrade de memória).

Comece a brincar também com o Indesign para editoração.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que tem que ser um Macbook, mais precisamente um desses dois.

 

Estive simulando compras no site da Apple:

MacBook Air US$ 1,399,00

  • 1.3GHz Dual-Core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.6GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB Flash Storage

MacBook Pro US$ 2,199,00

  • 2.4GHz Quad-core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.4GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 256GB Flash Storage

Diferença de US$ 800,00 (+/- R$ 1600,00)

Pergunto a você que entendem mais que eu se para o que eu vou fazer qual compensa mais.

Da para comprar um iPhone 5 32GB com a diferença de preço.

O Air (com 8GB/Ram) aguenta mesmo o trampo de graphic designer?

 

Desde já obrigado a todos pela paciência comigo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder colocar 16 ram, compre fora, sai mais barato. Se der para abrir o Air, se não der, eu compraria o macbook pro modelo anterior, sem ser retina, que acho que dá para abrir, dai colocaria 16 ram logo de cara, comprando em lojas fora da Apple, nos EUa mesmo, se vais comprar por lá. Abrir e trocar  a memória é bem simples e tem tutorial na rede para isso. Se comprar com 8, em pouco tempo vai estar desatualizado, se é que já não esteja. Qualquer destas máquinas que vc falou serve para o que vc quer. Exceto para video que o bom é mesmo já sair com 16.

Quanto ao Corel, delete este virus de seu computador. Para design, Photoshop, ilustrator e InDesing, para video AE e Final Cut Pro X.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara uma coisa que acho que não foi falado aqui dessa forma foi sobre a resolução da tela. Não é pelo fato do "retina" ter esses zilhões de pixels a mais q ele é tem uma boa tela, pelo menos não apenas por isso, mas sim pela área util de trabalho que tu vai ter com uma máquina dessa. Trabalhar em 1440x900 é meio chato, eu tive por pouco mais de um ano um Macbook Pro de 15" com tela 1440x900 e sentia falta de uma área de trabalho maior, então ligava numa tela externa full HD, e é o Full HD que eu aceito como o mais agradável para se trabalhar hoje em dia, inclusive a tela do notebook que estou digitando esse texto é 15.6" e é full HD e não fica pequeno como dizem, fica normal, tu acostuma. Então se tu vai TRABALHAR mesmo com o Macbook pegue o Retina de 15". 

 

Uma coisa ta errada ai, os preços, no Paraguai eles são mais caros que nos EUA, coisa de uns 150 ou 200 dolares a mais, e ainda tem a cotação do Dollar que está acima dos R$2,40, então a pancada vai doer :D

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que tem que ser um Macbook, mais precisamente um desses dois.

 

Estive simulando compras no site da Apple:

MacBook Air US$ 1,399,00

  • 1.3GHz Dual-Core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.6GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB Flash Storage

MacBook Pro US$ 2,199,00

  • 2.4GHz Quad-core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.4GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 256GB Flash Storage

Diferença de US$ 800,00 (+/- R$ 1600,00)

Pergunto a você que entendem mais que eu se para o que eu vou fazer qual compensa mais.

Da para comprar um iPhone 5 32GB com a diferença de preço.

O Air (com 8GB/Ram) aguenta mesmo o trampo de graphic designer?

 

Desde já obrigado a todos pela paciência comigo :D

Esse Pro que você listou é o Retina e o upgrade de memória não é tão fácil como nos Pro non-retina.

Por U$100 a mais que esse Air você consegue:

 

13-inch: 2.9GHz
  • 2.9GHz dual-core Intel Core i7
  • Turbo Boost up to 3.6GHz
  • 8GB 1600MHz memory
  • 750GB 5400-rpm hard drive1
  • Intel HD Graphics 4000

ou pega um de entrada e bota um SSD de 250 GB

 

Tem esse lance que o Sichieri comentou, mas acho que a densidade de pixels é diferente dos monitores normais e não sei como seria a paridade com displays de 72 e 90 dpi's (principalmente com trabalhos para web).

Mas se for pra comparar com o Air esses Pro que listei são mais potentes e a resolução é pouca coisa menor.

Mesmo que sirva o Air não foi projetado para trabalhos profissionais, o foco dele é outro.

Editado por Fabio Seiji
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

MacBook Air US$ 1,399,00

  • 1.3GHz Dual-Core Intel Core i5, Turbo Boost up to 2.6GHz
  • 8GB 1600MHz LPDDR3 SDRAM
  • 256GB Flash Storage

MacBook Pro US$ 2,199,00

  • 2.4GHz Quad-core Intel Core i7, Turbo Boost up to 3.4GHz
  • 8GB 1600MHz DDR3L SDRAM
  • 256GB Flash Storage

Diferença de US$ 800,00 (+/- R$ 1600,00)

 

Eu tenho um Macook Air 2012 1.3GHz i5 ivybridge com 4gb ram, 128GB 11 polegadas.

 

Em questao de processamento, ele é ótimo, Uso Pixelmator, Blender e Archicad, ele aplica os efeitos de blur rapidamente, renderiza rápido e suporta desenhos complexos. Pra ser específico, a única vez que ele engasgou na taxa de quadros foi quando abri um projeto de 15 andares, com janelas, caixilhos, arvores...

 

Já em questao de Interface, o trackpad é bom pro dia a dia, mas não é ideal pra usar profissionalmente. E a tela (a minha é de 11 polegadas) é muito pequena, dá pra trabalhar, mas nao é ideal. O teclado é quase perfeito, o único problema são as teclas de funçao, que tem 1/4 do tamanho de uma tecla de letra... e nao ter numpad, que nao faz muita falta, mas as vezes é util...

 

Para games, ele é satisfatório, jogo Bioshock, Portal, Fallout, Metro, Mass Effect, WoW, Starcraft, Diablo, X-COM, Dead Island, Quase todos eles com graficos no médio, alguns até no maximo (metade desses jogos só rodam no windows, tenho uma partiçao de 30 gb pra isso, os jogos ficam num HD externo e o USB 3.0 faz a performace ser satisfatória)

 

Moral da história, recomendo o macbook air. Se você quer um laptop, é por que quer portabilidade, se quer portabilidade, Air>Pro. Considerando que o meu seja o suficiente, e o que você quer tem o dobro da RAM, o dobro do Storage, 2 polegadas a mais e um processador mais novo, aí nem se fala.

 

Use a diferença pra comprar um HD externo e um adaptador pra HDMI ou o que seu monitor precisar, e se for do seu gosto, uma mesa digitalizadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalho como designer grafico desde 1997. O MPB que uso atualmente esta plugado em um monitor EIZO.

Como o membro acima disse, se quer uma maquina pra uso profissional, não existe outra escolha sem ser o PRO.

A melhor maquina ainda é a mais barata:

post-7824-0-28977200-1375916478_thumb.pn

 

MPB da assinatura eu comprei no Brasil, vem com a gravação no chassis da ANATEL. Eu entro e saio do Brsil sem nem precisar levar nota fiscal.

 

PS: Se tu prestar atenção nos processadores, nem precisa perguntar qual comprar ... o PRO sem retina é a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um Macbook Pro i5 e é mais que bom para um designer, mas fiz o update para 8GB pois ao usar Photoshop e Illustrator com frequência você começa a perceber lentidão no processamento. O Air é interessante se você vai muito a cliente, pois pra carregá-lo é bem mais prático. Por outro lado, o armazenamento interno é menor, então num momento você irá sentir falta de um maior. O drive de DVD também pode ser um plus no PRO já que alguns arquivos de clientes são enviados nessa mídia.

 

Eu utilizo o Illustrator como padrão para ilustrações, porém você começará a ter clientes que enviarão arquivos em Corel para os seus trabalhos (como marcas, por exemplo). Então, se você não tem aquele amigão que usa Windows e pode converter para EPS prepare-se para ter o Windows instalado num Parallels da vida. 

 

Se pretende trabalhar com web o Windows também terá que estar presente virtualmente (pelo menos), para fazer os testes nos navegadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com Design Gráfico. Migrei pro OS X em 2008 (foi um iMac) e hoje eu tenho um 'MacBookPro early 2011 - 15pol - Core i7 2,2' com placa dedicada de 1Gb, SSD de 240Gb pro sistema, um HD 7200rpm na baia do CD, além de outro HD externo no FireWire para arquivos/backup. Ele está com 16Gb de RAM. Eu estava pensando em trocar, mas minha decisão foi por colocar o SSD. Não havia ganho de performance que justificasse a troca, tanto no retina quanto nos non-Retina. Os ganhos seriam pelas portas (USB 3.0 e mais 1 thunderbolt).

E trabalho em um monitor da LG com painel IPS de 23 pol. Como o Xico Pires falou, é difícil se livrar do Corel, principalmente nas peças de comunicação visual e se vocé fecha arquivos para produtoras pequenas pelos rincões do Brasil, como nós. Vai ter que rodar o Parallels para abrir os arquivos e até mesmo manipulá-los. Estou tentando largar dele definitivamente desde o início do ano e olhe aí... Estamos em agosto e até agora naaaaada.

Se você vai fazer dinheiro com o equipamento, pegue um MacBook Pro non-Retina, coloque 16Gb de RAM, um SSD e manda bala!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...