Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Que Livro você está lendo?


Posts Recomendados

Na graduação, li muito Hobsbawn. Gosto bastante da "Era dos Extremos" e "Era dos Impérios". Mais do primeiro.

Tive um professor que estudou com ele e falava que ele é maluco de pedra... deixava as meias secando presas no ar-condicionado, na sua sala na universidade...

 

Pois é, li o dos Extremos na minha primeira graduação. Agora, já na segunda graduação, li no semestre passado para uma disciplina o "Era das Revoluções", agora o do Capital. É provável que mesmo senão pedirem leia o volume que falta. Sobre os hábitos, loucura e genialidade sempre andam muito próximas. É uma pena que tenha falecido, pois adoraria ler um livro dando continuidade aos "Eras".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, uma pena mesmo! Há um livro dele, meio autobiográfico, chamado Tempos Interessantes, em que ele fala da própria vida, relacionando-a aos fatos históricos. Ainda não li.

Por curiosidade: quais são as graduações, a concluída e a por concluir?

Abraços!

Pelo que ouvi falar o "Tempos Interessantes" é excelente para quem gosta da história num olhar de um personagem específico. Não sou muito fã de biografias, mas um dia pretendo lê-la.

Terminei Direito pela PUC-PR no fim de 2008. O "Era dos Extremos" estava na bibliografia complementar de sociologia senão me engano. Comecei Filosofia na UFPR este ano. Hobsbawn é quase obrigatório para quem se interessa por Marx, como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não são milhões de páginas. São só mil e poucas somando os três livros. Os livros que compõem o clássico "Em Busca do Tempo Perdido" somam mais que o triplo. Idem para "Crônicas de Gelo e Fogo". Acredito que toda a "A Comédia Humana" seja ainda maior.

Como incentivo para você, após a parte inicial do Condado a leitura dos "Senhor dos Anéis" torna-se mais agradável, com os acontecimentos lhe prendendo mais e mais. Recomendo ler sem pressa, umas 30 páginas ou 1h de leitura por dia é suficiente.

Bateu forte a inveja aqui rss

Hahaha, desculpa a demora para responder.  :lol:

 

Livrão, só precisei ler ele que as aulas foram coisas secundárias. Bem didático. Agora, to querendo pegar o do Gilmar Mendes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que ouvi falar o "Tempos Interessantes" é excelente para quem gosta da história num olhar de um personagem específico. Não sou muito fã de biografias, mas um dia pretendo lê-la.

Terminei Direito pela PUC-PR no fim de 2008. O "Era dos Extremos" estava na bibliografia complementar de sociologia senão me engano. Comecei Filosofia na UFPR este ano. Hobsbawn é quase obrigatório para quem se interessa por Marx, como eu.

 

Muito bom! Um advogado não-pragmático. Raro isso! =)

 

Marx, sem dúvida, é o maior estudioso do capitalismo. Sou graduado em economia e tive ótimos professores de economia política. Particularmente sou keynesiano, mas isso é outra história...

 

E o curso de filosofia, está gostando? Algum dia pretendo estudar um pouco mais a fundo alguns pontos que acho bem interessantes da filosofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler 1984:

 

1984_1305773984b.jpg

 

Juro que esperava mais complexidade e tensão. Mas atinge o objetivo de alertar contra a concepção de estados totalitários. Na edição disponível da Amazon (que li), os posfácios são muito esclarecedores.

Editado por Carlos_Gabriel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! Um advogado não-pragmático. Raro isso! =)

Marx, sem dúvida, é o maior estudioso do capitalismo. Sou graduado em economia e tive ótimos professores de economia política. Particularmente sou keynesiano, mas isso é outra história...

E o curso de filosofia, está gostando? Algum dia pretendo estudar um pouco mais a fundo alguns pontos que acho bem interessantes da filosofia.

Hahaah, eu por inteiro sou uma pessoa complexa e complexada rss.

Tenho muita vontade em estudar mais profundamente economia política. Se puder indicar uns dois ou três autores ou um bom manual que aborde diversas correntes, eu agradeceria muito.

Sobre o curso, é bem diferente do Direito. Não existe algo como cronologia e mini-resumos. Ora se escolhe um livro ou capítulos de um autor, ora um tema e a visão de dois ou três autores no tema. Pelo que ouço, essa é a regra não apenas na UFPR mas no Brasil todo. Pessoalmente estou mais interessado em filosofia política e em coisas que parecem ser extremamente subjetivas como estética. Por hora o mais próximo de filosofia política foi Marx (especificamente o chamado jovem Marx). E nada de estética ainda. Nas outras matérias o interesse varia de acordo com o professor, alguns realmente são bons e lhe despertam o interesse. Já outros…

Na pior das hipóteses eu saio com mais um diploma e com um pouquinho mais de conhecimento, além de ter conhecido uma galera muito bacana. E não tenha dúvida, o pessoal que faz filosofia é muito gente boa. Além disso, eu tenho mais afinidade com eles do que com a média do pessoal da área jurídica. Pode-se discutir desde física até Marighella, pois quase todo mundo possui interesses múltiplos (e uns 50% dos meus colegas faz filosofia como segunda faculdade), bem diferente e mais aberto que o Direito.

Editado por Chrono
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Acabei de ler 1984:

 

Este livro é um tapa na nossa cara sobre como estamos "sendo controlados" ora pelo Estado, ora pelo Marketing. Todos deveriam ler este livro.

 

 

 

Terminei o Espadachim de Carvão em 10 horas e comecei: 

 

748_471.jpg

Editado por BordaDePizza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma conta inativa. Prefiro o brasileiro Skoob. É mais fácil de usar, possui bons recursos, os livros são os encontrados no mercado editorial brasileiro.

 

É interessante o suficiente? Dei uma navegada e achei mais propaganda que qualquer outra coisa...

 

 

 

Este livro é um tapa na nossa cara sobre como estamos "sendo controlados" ora pelo Estado, ora pelo Marketing. Todos deveriam ler este livro.

 

Não achei tanto tapa na cara assim... O esquema de manter o domínio sob o medo é bem interessante mas nenhum ponto espetacular. Do Orwell, achei a Revolução dos Bichos mais complexo.

 

Novamente, essa é minha opinião. Um dos posfácios fala justamente da simplicidade do texto e dos personagens, muitas vezes até simplórios e unidimensionais como a genialidade para se atingir um "objetivo maior"... concordei com a primeira parte.

 

Ah! Comecei o Clarabóia, do Saramago. Esse é para ler com calma, degustando:

 

claraboia-saramago-capa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É interessante o suficiente? Dei uma navegada e achei mais propaganda que qualquer outra coisa...

O serviço precisa se manter e atrair usuários através das cortesias, mas eu não acho a propaganda intrusiva. Eu gosto do Skoob por que é uma maneira de manter minha biblioteca organizada online, uma lista de leitura planejada, além de manter meu histórico de leitura. Acho muito bacana também ver as resenhas feitas pelos usuários. Algumas realmente são muito boas. Para quem gosta de trocar livros, a função de troca parece funcionar bem (um amigo já usou). Além disso, até hoje não deixei de encontrar nenhum livro ou edição. E apenas uma vez tive que fazer uma correção nos dados do livro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Terminei na última semana: Entre o Passado e o Futuro, de Hannah Arendt. Logo depois li a trilogia grega, A Oresteia, de Ésquilo, e agora estou lendo Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...