Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac-mini: Windows XP & Mac OS X - Partições


Posts Recomendados

Graças a meus caros colegas desse fórum, consegui abstrair um pouco das idéias "Windows" e fz td pelo modo Mac. Na verdade era td bem simples, mas estava tentando fazer do modo errado.

Tenho o hábito de usar no mínimo 2 volumes no sistema, sendo um pro sistema (C: ou /) e outro para os dados (D: ou /vol). Isso porque, se eu precisar formatar algo, fica mais prático.

Tentei instalar o Mac OS e XP usando 3 partições, mas na hora de usar o Bootcamp, ele recusa. Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer isso.

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Tentei instalar os 2 sistemas de diferentes formas e vi que realmente o negócio só fluiu quando eu instalei primeiro o Mac OS X (em uma única partição) e depois usei o Bootcamp para instalar o Windows XP. Contudo, fiquei com uma dúvida: se eu tiver instalado primeiro o Windows XP, não tem como instalar o Mac OS X depois? Só formatando, instalando o Mac OS X primeiro, usar o Bootcamp e depois o Windows ?

Sds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra constar o que eu já tentei fazer:

1) Particionar pelo instalador do Windows, instalar normal e depois bootar pelo DVD do Mac OS X e tentar instalar. Criei as partições (tinha deixado espaço livre), mas ae ele dá um erro falando que eu to usando MBR e tal.. Não me deixou mudar o tipo.

2) Instalei o MAC OS X, depois dei boot pelo Windows.. Mas o instalador dele não viu as partições que eu tinha criado no particionar do MAC.. Tava tudo uma coisa só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida que eu fiquei e não to afim de formatar (de novo) pra ver se vira, rs..

Em uma das vezes que tentei instalar, deixei 3 partições criadas: 20Gb NTFS (Windows), 20Gb MAC (Mac OS), 34Gb MAC (Volume). Contudo, quando fui instalar o Bootcamp, ele me deu uma mensagem dizendo que havia mais de uma partição criada e que eu deveria ter apenas uma. A minha dúvida é se tivesse apenas a do Mac-Sistema e Mac-Volume, se teria dado certo instalar o Bootcamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já vi que o Mac OS X ve normal a partição NTFS. Contudo, o Windows não ve a do Mac.

Seria o ideal pra quem usa os 2 sistema no mesmo PC, ter 3 partições, sendo uma pro Mac-Sistema, outra pro Xp-Sistema e um Volume-NTFS para que ambos o sistema vejam os arquivos comuns (músicas, vídeos, etc.) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

POR FAVOR, PRESTE ATENÇÃO NO FÓRUM ONDE POSTA SEUS TÓPICOS.

Eu nem sequer sabia que dava para instalar o Windows no Mac formatando a máquina do zero e só ter ele instalado.

Isso não é possível porque a forma com o Windows formata e particiona o HD não é compatível com o Mac OS X.

O procedimento correto é ter o Mac OS X instalado e usar o Boot Camp para instalar o Windows numa 2ª partição. Ou virtualizá-lo com Parallels, VMWare Fusion etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já vi que o Mac OS X ve normal a partição NTFS. Contudo, o Windows não ve a do Mac.

Seria o ideal pra quem usa os 2 sistema no mesmo PC, ter 3 partições, sendo uma pro Mac-Sistema, outra pro Xp-Sistema e um Volume-NTFS para que ambos o sistema vejam os arquivos comuns (músicas, vídeos, etc.) ?

e sobre essa dúvida aqui? é o mais correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já vi que o Mac OS X ve normal a partição NTFS. Contudo, o Windows não ve a do Mac.

Seria o ideal pra quem usa os 2 sistema no mesmo PC, ter 3 partições, sendo uma pro Mac-Sistema, outra pro Xp-Sistema e um Volume-NTFS para que ambos o sistema vejam os arquivos comuns (músicas, vídeos, etc.) ?

e sobre essa dúvida aqui? é o mais correto?

Cara, o ideal é você formatar a máquina com 1 partição, instalar o Mac OS X e usá-lo para criar outra partição para o Windows via Boot Camp, ponto final. Não inventa onda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que agora tem o recurso do Time Machine, que parece ser muito bom, mas o bom não seria ter partições diferentes para o sistema e para o resto dos arquivos ? Vai que amanhã dá um pau no Sistema e preciso reinstalar... Sendo 2 partições, eu "mato" a do sistema, instalo o sistema de novo e boa.. Sem mexer no volume dos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que agora tem o recurso do Time Machine, que parece ser muito bom, mas o bom não seria ter partições diferentes para o sistema e para o resto dos arquivos ? Vai que amanhã dá um pau no Sistema e preciso reinstalar... Sendo 2 partições, eu "mato" a do sistema, instalo o sistema de novo e boa.. Sem mexer no volume dos dados.

Mais uma vez você pensa Windows. Tenha calma cara, cê já tá pensando no futuro, SE DER PAU, como se isso fosse acontecer.

Bom, mas creio que não saiba que, ao instalar o Mac OS X, você pode optar por formatar a máquina e instalar o sistema (jeito Windows de ser), apenas atualizá-lo ou instalar o sistema do zero mantendo os arquivos intactos e colocando o sistema antigo em uma pasta separada, caso você precise de alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU sei o que vc quer....

Com o OSX instalado e o XP via Bootcamp instalados. Abra o Disk Utilitie no Leo e redimensione o HD (diminua a particao do Leo) e crie uma nova particao OSX Like (HFS+) e jogue la tudo o que quer.

O XP nao vai ler mas se tiver que formatar o OSX um dia, terá tudo salvo nesta particao.

Se fizer isso mas com NTFS, o XP vai ler e escrever e o OSX somente ler. Ele nao escreve em NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Windows eu uso muito o Norton Ghost.

Tiro uma imagem do sistema, jogo em outro disco e boa.. Se der algum pau, retorno a imagem em menos de 10 minutos.

Sei que o Mac OS X agora tem o time machine que, segundo li, é muito bom. Mas em caso de pau físico, como fica?

Não entendi. O backup não é justamente pra evitar perda de dados em caso, por exemplo, de um pau físico no HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá,

Sou nova neste mundo Mac, comprei um Macbook no fim de semana...Já me meti em aventuras com instalações nele, e descobri que é muito simples o processo no mac, só um pouco demorado.

Desculpe intrometer no assunto, mas até mesmo quero uma opinião. No fim de todos meus experimentos, optei por deixar uma terceira partição em Fat32, para ser lido pelos dois sistemas, fiz besteira? Separei pastas somente para arquivos de OS e outras para Windows.

Vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, uma dica interessante:

Para quem instalou o Win em NTFS, pode somente ler os arquivos na partição NTFS e não escrever/alterar. Para solucionar isso há o programa gratuito NTFS-3G http://macntfs-3g.blogspot.com/ . Com ele você tem acesso igual ao FAT32, uma beleza.

Quando você está no sistema Windows, não consegue ver o HD do Mac. Para solucionar há o programa MacDrive http://www.mediafour.com/products/macdrive/ . Não é grátis, mas há versão de teste.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Pessoal, uma dica interessante:

Para quem instalou o Win em NTFS, pode somente ler os arquivos na partição NTFS e não escrever/alterar. Para solucionar isso há o programa gratuito NTFS-3G http://macntfs-3g.blogspot.com/ . Com ele você tem acesso igual ao FAT32, uma beleza.

Quando você está no sistema Windows, não consegue ver o HD do Mac. Para solucionar há o programa MacDrive http://www.mediafour.com/products/macdrive/ . Não é grátis, mas há versão de teste.

Abraço

Só precisava disso... Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...