Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Experiências - Boot Camp; Virtual Box; Windows; 32 bits; 64 bits; SAS;

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Neste tópico ao invés de vier tirar dúvidas, veio postar minha experiência que tive nos últimos dias e como sofri muito, talvez possa ajudar alguém com problemas semelhantes.

Comprei um MBP 15 faz uns 6 meses, depois de quase um ano com o iPhone, gostei tanto do sistema da apple que decidi tentar também nos computadores.

A primeira impressão pra quem está acostumado com o windows é muito estranha, da um certo trabalho até se acostumar, principalmente que meu inglês anda meio enferrujado e uso muito word e excel.

Pois bem, como eu sempre fiz no Windows, logo que peguei o MBP nas mãos juntamente com meu HD externo, usei o utilitário de disco e criei uma repartição para meu backup para quando precisar formatar a partição do Mac OS X.

Entretanto, sempre necessito do windows para alguns programas estatísticos (SISVAR, Genes, SAS, Assistat, etc.), e como queria ter a liberdade de instalar alguns jogos, fui tentar fazer o boot camp, mas de todas as formas que eu tentava, na hora de formatar o HD dava problema que o HD era protegido (GPT se não me engano) e barrava o processo, depois de inúmeras tentativas desisti.

Baixei o demo do Desktop Parallels 8, usei o período de testes e fiquei no aguardo de algum bundle ou promoção, mas mesmo assim não me senti muito a vontade. E o tempo passou.

Bem que está semana realmente estava precisando instalar meus programas estatísticos, e vamos procurar google a fora, em fóruns, etc etc.

Descobri que meu boot camp não funcionava pois eu havia particionado anteriormente o HD para meu backup, quando voltei ao original, tudo para o Mac OS X o boot camp funcionou perfeitamente e instalei o windows, o que eu queria era o 32 bits, depois de instalado, descobri que não havia suporte de drives da Apple para o MBP 2013 para as versões 32 bits. Depois de relutar, fui obrigado a formatar novamente e instalar o 64 bits. Com exceção do SAS, todos os outros programas funcionaram bem, mas o que eu mais preciso é do SAS, logo fui para outras alternativas.

No windows 7 64 bits, instalei o Virtual PC e o Windows XP Mode mais atuais, não deu.

Instalei o Virtual PC 2007 com uma ISO do Windows XP SP3 em PT-BR (que até onde eu li em português sempre será 32 bits), não deu.

Voltei para o Mac OS X, como já tinha utilizado o Parallels Desktop pelo tempo de testes, a alternativa grátis foi o Virtual Box, apesar dos comentários não serem os melhores.

No VB dentro do Mac OS, instalei o XP e nada.

Comecei então a baixar versões do SAS diferentes, algumas "alternativas", outras específicas para 64 bits e tentava re instalar nos casos anteriores.

Uma destas versões exige que o sistema retrocede a data para antes de 2004, dentro do VB eu não consegui fazer isso, pois alguns segundos depois ele sincronizava novamente com o sistema, depois de muita labuta, descobri que instalando o VB e não o atualizando dava para fazer isto, mas mesmo assim o sistema não funcionava, versões portáveis, etc etc, nada funcionava.

Depois de umas 10 horas em frente ao MBP pensei comigo, apesar do windows XP ser 32 bits, o Mac OS X e o Windows 7 64 bits, devem impor a ele que funcione como um sistema 64 bits ao invés de 32, se eu instalar um sistema nativo que force a trabalhar em 32 bits talvez funcione.

Pois bem, dentro do VB instalei o Windows 7 32 bits, e comecei a testar as inúmeras versões do SAS que eu havia baixado, quando já estava entregando os pontos, resolvi testar a minha versão antiga, que estava guardado no fundo das pastas do meu trabalho e bingo, funcionou!!!

Depois disto, apaguei o excesso de tranqueiras que havia feito download, ajustei a RAM para o Virtual Box utilizar 3,5 Gb das 16 Gb do sistema, aumentei a memória para 32 Mb das 128 Mb possíveis da placa on-board.

E o windows 7 32 bits roda em uma outra área de trabalho perfeitamente com os meus programas.

Tive um problema com o Pen Drive e HD Externo, depois de instalar o VB é necessário baixar um extension pack e habilitar as USBs dentro do programa.

Após isso, quando o USB é conectado, é necessário ejetar ele do Mac OS X e pedir para o virtual box reconhecer dentro do windows, não tem como ele ficar visível para ambos os sistemas.

Se alguém teve coragem de ler minha história até o final, e tem experiência no assunto, deixo algumas dúvidas no ar que não sejam a atrapalhar muito, mas ajudaria a resolver outros problemas.

- Tem como tirar a sincronia da data/relógio do VB com o Mac OS X, achei bastante coisa para Linux com linhas de comando, mas no Mac eu não sei fazer isso.

- Tem como fazer Pen Drive/HD Externo (USB) ser reconhecido nos dois sistemas ao mesmo tempo?

- Tem como dedicar a placa de vídeo off-board somente para um sistema e a on-board somente para outro? OU melhorar relativamente a qualidade do vídeo do VB sem prejudicar o Mac OS X.

Bom, é isso, espero que tenha ajudado se alguém precisar e se alguém souber destas dúvidas é muito bem vindo.

Minha avaliação do VB é muito boa até o momento, gostei até mais que o Desktop Parallels, pela simplicidade.

Abraços

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

• 2 semanas depois...

Uma pena você não ter conseguido instalar o Windows via BootCamp.

Eu uso aqui o Windows 8.1 em BootCamp no meu Mac (da assinatura) e roda muito fluído. Impressionante como o Hardware da Apple é potente.

Ultrabooks com configurações semelhantes ao meu Mac são bem inferiores quanto ao desempenho, em comparações que fiz com uns amigos.

Enfim, nunca gostei de virtualizar sistema.

Também tive problema com BootCamp na primeira vez, tanto é que fiz uma besteira e tive que reinstalar o OSX apagando todas as 2 partições e criando uma para o OSX. Aí depois de instalado, rodei o Assistente do BootCamp junto com o PDF de ajuda da Apple e "aprendi" a não cometer alguns erros na hora de instalar o Windows em BootCamp, como por exemplo na hora de escolher onde vai instalar, apenas formatar a partição chamada BOOTCAMP e nada mais.

[]'z

Link para o post
  • 1 mês depois...

Cara eu instalei o Virtual Box no meu Mac. Tive o mesmo problema com o USB e baixei a extensão, mas depois de instalada a extensão eu não consegui habilitar para ele o reconhecer. Eu desativo do mac, mas mesmo assim ele não lê o pendrive. E na configuração a parte de pendrive ficou a mesma coisa antes e depois da instalação da extensão... Eu tentei achar algo na internet, mas so achei tutorial para Linux. Vi tbm posts muito antigos dizendo que tinha como abrir o pendrive e HD externo como se fosse pasta compartilhada, mas tbm não consegui... Se alguem souber de algo me ajuda que preciso com urgência!!!!

Quando a performance, eu não usei nada muito pesado, so fiz downloads e rodei um programa um pouco pesado. Mas tudo que fiz no VB foi de melhor performance que meu antigo notebook windows 7! Gostei muito. So esse pen drive que não consigo que rode...

Link para o post

Vc conseguiu testar quando estava com parallels de demonstração?

Tenho colega de trabalho que usa o VB. Vou ver se ele tem alguma dica.

Conversei com meu colega e oque ele me falou foi pra instalar o "Guest Additions" no VB. baixa ele do site do VB.

E segundo uns posts, tem que fazer o esquema de dar unmount no OSX, clicar com o botão direito no "entry for the device" no "USB devices". Com isso já deve aparecer o dispositivo.

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por llofyy
      Olá pessoal, estou com um problema. Instalei o Windows em um HD aqui no meu macbook e a instalação ocorreu tudo bem, porém o som está desativado, ele não reconhece a placa de som do mac. Estou usando um Macbook Pro mid 2012. Se alguém puder me ajudar com isso agradeceria muito.
    • Por anakessler
      Eu instalei o windows em um ssd externo, conforme a orientação desse post 
      e ao iniciar o windows o teclado e mouse não funcionam, acho que pode ter algo a ver com exportar os drivers do mac para windows, pois não entendi essa parte, quando tentei transferir pelo Bootcamp deu erro e disse que minha atualização não contém esses drivers, mesmo estando atualizado na última versão. Alguém sabe como resolver? 
    • Por guihaga
      Boa noite galera
      Preciso da ajuda de vocês, estou a quase um mês tentando e nenhum dos métodos foi para instalar o windows em um MacPro 3.1 2008 com uma ATI Radeon 2600 XT original dela, tenho um SSD nela e um HD, como tenho Catalina Patcher no SSD tentei instalar pelo bootcamp nativo dele, com uma iso de windows 10 e não ia, sempre ele travava na parte de copias de arquivos, então tentei bootar o mac direto com o pen drive, e sempre que fazia isso apenas minha tela sumia e ficava sem sinal em minha tv, tentei com o windows 8 e 7 a mesma coisa, então decide usar a ultima versão suportada para este Mac o El capitan, instalei nele, e abri o bootcamp, peguei um leitor da lg que tenho aqui em casa de um pc parado, e coloquei nele, gravei o dvd do windows 7 e comecei o processo com o bootcamp, onde ele reconheceu o dvd do windows 7 e pede para reparticionar o drive onde desejo instalar para criar a partição do bootcamp, até ai tudo certo, mas quando o mesmo termina e reinicia o mac, ele simplesmente não acontece nada, o computador liga mas nada acontece, a primeira vez a tela ficou toda preta e sem nada, e nas outras ele inicia começa a ler o disco e aparece uma pasta com o "?" no meio, e nada alem disso,, então procurei um outro metodo, que era pelo vmware onde eu apontava para o drive do bootcamp e realizava a instalação, mas em uma das etapas do processo meu MAC no terminal da o erro de que não tem permissão na pasta, sendo que chequei tudo, e nada havia proteção contra gravação, tentei bootar pen drive com o clover REFIT, o dvd de instação tambem e nada, gostaria de saber se alguem sabe como posso fazer para instalar nele

Pois estou com ele parado aqui tentando instalar o windows para utilização de uns programas de faculdade que seriam bem uteis ! mesmo com a solução nativa do bootcamp não esta sendo possivel (não chega nem a tela de instalação do windows)

Agradeço a ajuda desde já !
    • Por Furan
      Prezada comunidade,
      Diante do atual cenário, tele-working tem se convertido numa opção obrigatória nosso trabalho. Porém a necessidade de uma impressora volta a ser um tópico de discussão em nosso apartamento para assim responder as nossas necessidades (impressão simples de documentos) mas também para as tarefas de casa de nosso filho de 5 anos.
      Agradeceria sugestões impressoras com wifi que sejam compatíveis com iPhones/iPads, Mac e Windows. 

Abs.

• Por Samir Bridi
      Olá pessoal,
      Alguém utiliza o VMWare Fusion para ter o Windows no MacOS?
      Estou utilizando a versão 11.5.3, e não consigo de forma alguma estender minha tela. Já tentei usar todos os tipos Single Window, Unity ou Full Screen, e todos ficam apenas dentro de uma tela.
      No Windows, consigo fazer a função de estender e tudo, mas o software VMWare não permite estendê-lo para as duas telas.
      Se alguém tiver alguma luz, ficarei grato!
      Revirei tudo que é vídeo no Youtube e informações na internet, nada encontrei que fosse solucionar este problema.

Ps.: Queria estar utilizando o Boot Camp, mas minha máquina "Mac Pro Octa-Core (2010)", sistema Mojave 10.14.6, ao abrir o app, mostra mensagem que não é permitido. Achei a solução neste programa, o que é muito bom.
    • Por John Bravo
      Tenho um MacBook Pro 2015 com 16GB de RAM, 1TB de HD SSD, uma saída HDMI e outra Thunderbolt 2. Acabo de adquirir 2 monitores 4K da Samsung, de 28", ótimos em qualidade e preço.
      Porém ao instalar ambos tive uma decepção: um atinge a resolução de 4K/UHD (3840x2160)e outro só Full HD (1920x1080) numa tela de 28" as letras e imagens são gigantescas!! A resolução ideal para os programas como Final Cut, Adobe After Effects, Maya e Houdini é de 2500x1440 em média.
      Já troquei de monitores e de portas e a conclusão foi de que os aparelhos estão ok mas a porta Thunderbolt sempre resulta em erro (resolução inferior). Então usei o Windows numa partição Boot Camp e então... FUNCIONOU! Olha só a minha supresa, o Ruindows aproveitando todo o potencial da porta Thunderbolt.
      Disseram para mim aqui mesmo que o problema poderia ocorrer por causa do meu adaptador mas creio que não.  No Windows (Boot Camp) ambos monitores atingem a resolução 4k com o mesmo adaptador (HDMI => Thunderbolt) numa porta nativa.
      Preciso muito da ajuda de vocês pois estou sendo obrigado a usar apenas Windows no meu MacBook Pro. Resumo: é uma 💩.
      Comprei um mac muito mais pelo OS do que pelo hardware. Imaginem minha frustração. Consigo compartilhar tudo entre os dois OS mas não gastei 18 mil para usar o sistema "do Bill Gates" 😱.
      Mas que...🤬 (sem contar o custo dos dois monitores UHD).
      HELP!
    • Por Raul Duelis
      E aí, pessoal! Tudo blz?
      Tenho um MacBook White 4,1 (early 2008) e, como ele só atualiza oficialmente até o Lion, tentei instalar outras versões do MacOS. Instalei o Yosemite e então vi que o desempenho não fica nada legal, principalmente devido a bugs como o de abaixar a tela e ela não voltar depois, do áudio e do brilho da tela. 
      Decidi, então, instalar o Windows nesse MacBook, pois o desempenho do sistema é consideravelmente melhor. Como não queria tirar o OS X dele, com o próprio Boot Camp fiz dual boot nele. Infelizmente não há como atualizar esse MacBook direto para o Windows 10 com esse software da Apple, então atualizei primeiro para o Windows 7. Antes de começar a instalar ele no Mac, salvei o Software de Suporte do Boot Camp para Windows (usarei a sigla "SSBCW" para me referir a ele) em um pendrive e prossegui.
      O Windows 7 rodou super liso nesse Mac, sem engasgos, porém sem que o áudio, brilho da tela e câmera funcionassem. Pluguei o pendrive e fui executar o SSBCW, quando me surpreendi com a mensagem de erro que dizia não ser suportado com esse computador - contrariando a história de que o Boot Camp Baixa os drivers e instalador específicos de cada Mac - e imaginei que houvesse algum erro de arquivo. Alternei para o OS X, formatei o pendrive e reinstalei o SSBCW nele. Tornei a voltar para o Windows 7 e prossegui para a instalação dele, que continuou com o mesmo erro. Tentei baixar outras versões do Boot Camp mas não encontrei nenhum que funcionasse. 
      Após muita dor e sofrimento, descobri que isso é um erro que, por incrível que pareça, tem fácil solução. 
      Você deve retirar a pasta do pendrive e colá-la diretamente no "Disco Local C" e, feito isso, executar o Prompt de Comando. No CMD, vc executará os seguintes comandos:
      Digite "cd..", (sempre sem aspas" e aperte a tecla enter.
      Digite novamente "cd.." e tecle enter.
      Digite, agora, o comando "cd WindowsSupport\Drivers\Apple" e tecle enter novamente.
      Por fim, digite "msiexec /i BootCamp64.msi" e aperte enter.
      O SSBCW será executado sem erros e instalará todos os driver necessário ao completo funcionamento do Mac com o windows. Quando ele terminar, será solicitado que você reinicie sua máquina. Feito isso, com uma cópia do Windows 10 em mãos - que, caso você não tenha, poderá baixar diretamente no site da Microsoft (https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) - inicie o instalador e deixe que o computador prossiga com a instalação. Será necessário ter uma chave de ativação para prosseguir. Se você não tiver uma, poderá utilizar a chave "W269N-WFGWX-YVC9B-4J6C9-T83GX". Ela não ativará o seu Windows, mas permitirá que você prossiga com a instalação, requisitando a ativação do windows ao término. Recomendo, no entanto, que utilize uma cópia original do Windows 10.
      Pronto! O seu MacBook White 4,1 executa agora o Windows 10 sem maiores problemas.
      Considerações finais: 
      1 - O Windows 7 funciona de forma bastante fluida. Parece que o sistema nasceu para ele. Já o Windows 10, apesar de rodar razoavelmente bem, é mais lento. se instalado em um HD de 5400 RPM. Refiz um processo em um SSD e ficou bem melhor. Se você não tiver um SSD e quiser um desempenho melhor, recomendo que mantenha o Windows 7.
      2 - Apesar de ser mais trabalhoso, fiz a instalação do Windows 10 a partir do 7 devido a compatibilidade dos drivers. O MacBook White 4,1 não suporta de maneira natural o Windows 10. No assistente do Boot Camp, a única opção disponível é a de instalar o Windows 7.
      3 - Quase tudo continua funcionando normalmente no Windows 10. Quase porque até este momento, não consegui ajustar o brilho da tela (o que era possível no Windows 7). Trackpad funciona com alguns gestos, mas achei estranho o fato dele não reconhecer toques como cliques, sendo necessário pressionar o botão do trackpad. Até o momento, o clique com o botão direito não funciona (ainda não consegui descobrir algo para ajustar isso, mas esses dois últimos fatores já não funcionavam no Windows 7.
      4 - O áudio funciona normalmente, mas é possível perceber um ruído (algo como um estouro, porém em volume bem baixo) ao ajustar o volume o no começo de qualquer tipo de som. Após fica absolutamente normal, sem ruídos ou qualquer outro tipo de interferência.
      5 - Em relação a bateria, a sensação que tive é que a autonomia fica um pouco melhor. Minha bateria, no entanto, tem menos de 100 ciclos e, talvez numa bateria mais velha a autonomia seja menor. 
      Se esses fatores estiverem Ok para você, e você quer um sistema realmente mais atualizado e com menos bugs do que um patch do Mac OS X Yosemite ou mais recente, vá em frente. Pode abaixar sua tela sem medo, inclusive, que o computador entra em repouso e depois volta.
      Bom, galera, irei atualizando este tópico conforme eu conseguir solucionar os problemas que descrevi. Se alguém já tiver passado por isso e conseguiu resolver o brilho e o trackpad, serei muito grato em ler.

Forte Abraço!

• Por Arthur Bueno Dos Santos
      Quando vou instalar o Windows 8 pelo bootcamp, ao reiniciar, o teclado do Mac para de funcionar, estou tentando instalar pelo pen drive, pois não tenho mais a unidade óptica. 
      Macbook pro mid 2010
    • Por leandro_oml
      Recentemente tentei instalar o windows no Macbook pro através do BootCamp só que deu tudo errado tentei varias coisas e nada da certo , todos os comando de inicialização command+r command+option+r pen-drive bootavel , enfim depois de tanto pesquisar me perguntei se seria possível a instalação do sistema em um hd externo que depois seria inserido na maquina achei esse processo https://www.youtube.com/watch?v=8ZqerkYVILw só que com o windows , gostaria de saber se é possível fazer o mesmo só que com o sistema mac , alias estou utilizando  um pc windows para fazer isso então teria que ser um processo que seja possível ser feito no windows . vou deixar em anexo algumas imagens de como meu pc está inicializando pra ver se pode ajudar também !!  obrigado .

• Por Victor Fischer Mancini
      Boa noite a todos, 

Tenho um Macbook 12' Retina comprado em março 2018, o qual anunciei para venda há uns 10 dias aqui no Brasil. Vendi para um amigo que foi roubado e precisa do computador para trabalhar, vou pegar o dinheiro e trocar de iPhone, pois tenho também um iMac em casa que uso no dia a dia. Tive alguns problemas para "zerar" o mac antes de vender, e preciso de ajuda o mais rápido possível, pois meu amigo está me pressionando que precisa do computador para trabalhar.

1) Tentei Inicializar o Mac usando o Utilitário de disco, colocando para reinstalar o Mac OS a fim de zerar todos os dados do computador, porém recebi uma mensagem de erro.
      2) Optei por abrir o SSD e resetá-lo pelo utilitário de disco, o que ocasionou no boot do mac com uma pasta contendo um simbolo de interrogação dentro. Até ai OK.
      3) Inicializei o Mac utilizando os comandos CMD + R e Option, ambos me levaram ao "Internet Recovery". Conectei no Wifi de casa e após alguns minutos recebi a mensagem de erro app;e.com/support -2002F. Procurei na internet e falaram que pode ser algo relacionado a DNS, então tentei fazer o mesmo procedimento conectando no acesso pessoal do meu iPhone, o que ocasionou no mesmo erro.
      4) Baixei na internet o OS novo para instalar no meu mac, OS Catalina.dmg. Criei um pen drive bootavel em meu computador Windows utilizando o programa "Etcher". Porém não consigo iniciar o mac selecionando o Pen Drive bootável, todo e qualquer comando que tento ao inicializar o Mac me leva para a tela do Internet Recovery.

Obs: Meu Mac possui apenas uma entrada USB-C, portanto estou utilizando um adaptador adquirido na própria apple para conectar o pen drive ao computador. O Pen drive é novo, foi comprado hoje (Multilaser 16GB) e foi reconhecido normalmente pelo Windows. 

Alguém pode me ajudar com isso? Não quero prejudicar meu amigo que precisa do computador para trabalhar e também não quero perder a venda, pois sabemos que esse tipo de produto não é tão fácil de se vender.

Obrigado! 
  • Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      50.554
    • Total de Posts
      427.076
  • Criar Novo...