Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor upgrade: Memória RAM ou Processador?


odeivid

Posts Recomendados

Para o dia-a-dia a memória faz maior diferença. Na prática você terá sempre vários programas abertos ao mesmo tempo, isso custa memória.

 

Além disso, o processador melhor só vai fazer diferença quando estiver utilizando um programa pesado, que faça uso de maior processamento, como Photoshop, por exemplo. Para as demais aplicações os processadores atuais sobram em desempenho.

 

Pra finalizar, programas mais pesados também necessitam de mais memória, assim, não adiantará ter mais processador sem ter memória para acompanhar. 

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

invista na memoria, existem mais reclamações quanto a falta de memória do que a baixa performance do processador. Alem do mais a única diferença significativa entre o i5 e o i7 é o hyperthreading do i7, mas ele só faz diferença em alguns poucos aplicativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma nota. Nessa geração todos os modelos de CPU mobile i7, i5 e i3 possuem hyperthreading.

 

De uma olhada na lista dos modelos.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Haswell_(microarchitecture)

 

A diferença entre os dois CPUs presentes no Macbook Air parece ser o o cache que é maior no i7 e o Clock de base. O i7 também parece ser uma leva de CPU melhores uma vez que precisa de um pentelhonesimo de voltagem a menos pra operar na mesma frequencia que o modelo utilizado pelo i5. O review da anandtech não deixa claro se isso é uma escolha comercial, uma vez que não foi possivel alterar artificialmente os parametros.
E, por último, mas de pouca importância é que as novas instruções de manejo de banco de dados só estarão disponíveis em CPUs i7 nessa geração. Não que faça diferença em uma máquina dessas...

Editado por Gustavo Wentz Biasuz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode aproveitar e pegar um I7, e futuramente fazer upgrade de RAM.

Depois que vc pegar o Mac vc pode fazer upgrade de RAM e HD menos do processador.

Agora se a grana for curta e nao poder pegar memória depois pega um I5 e Maia memória tenho um core I5 e me atende perfeitamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pode aproveitar e pegar um I7, e futuramente fazer upgrade de RAM.

Depois que vc pegar o Mac vc pode fazer upgrade de RAM e HD menos do processador.

Agora se a grana for curta e nao poder pegar memória depois pega um I5 e Maia memória tenho um core I5 e me atende perfeitamente

O problema é que pelo que sei, ele não pode aumentar depois a ram no air porque a mesma é soldada na placa mãe.

 

 

@Topic

 

Eu compraria ele com mais memória.

Não sei o seu uso, mas o processador em si, não seria um 'problema', na maior parte das vezes , como a memória em muitas tarefas é quando falta hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente o gargalo dos micro-computadores é mais a velocidade do HDD (que está sendo sanado pelo aumento do uso de Flash) e depois do barramento, do que a quantidade de memória (visto que a maioria já vem com, pelo menos, 4GB).

 

Outro detalhe é que a memória é escalonada em cash L1, cash L2, RAM, buffer HDD e HDD (com algumas variações).

 

Ter o dobro de L1 ou L2 é mais significativo, em performance, do que ter o dobro de RAM, assim como ter o dobro de RAM é mais significativo do que ter o dobro de buffer de HDD.

 

Se tiver um processador mais rápido, mesmo que ele nunca alcance o pico da performance, ele faz tudo de forma mais rápida, startup, shutdown, abertura e fechamento de aplicativos e processamento em geral e o i7 em questão é, em média, 16% mais rápido (principalmente em cálculo em ponto flutuante) que o i5 (também em questão).

 

Dessa forma um processador mais rápido implica numa performance melhor no dia-a-dia do que uma quantidade maior de memória caso não use o espaço da RAM sempre no talo.

 

Se o usuário costuma alocar muita memória, como em VM's por exemplo, aí sim uma maior quantidade de memória é essencial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Macbook Air não permite alteração posterior de RAM. 

Até permite troca de SSD, mas é complicado e caro. 

 

O amigo Fabio Seiji  fez um ótimo comentário acima. Mas... Eu tenho um MBA 11" i5 e 128Gb e posso dizer, quase tudo nele é quase instantâneo, do boot ao carregamento de um photoshop.

 

Assim, o ganho de 16% de um i7 sobre um i5... não consigo nem mensurar isso mentalmente. 

 

Vai do uso de cada um. Eu se tivesse que escolher, colocaria mais RAM, depois, mais SSD, por último, mais processador. 

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o Air já é bem rápido por conta do SSD.

 

Geralmente num upgrade de processador o que fazemos é trocar o aparelho por um mais novo mas no caso do Air o upgrade de memória também precisa trocar.

 

Mas geralmente isso demora anos pois é difícil de acontecer de ficar uma lentidão insuportável a ponto de ser realmente necessária a atualização.

 

Tenho um macmini de primeira geração (G4 1,25GHz 1GB) e uso muito para Photoshop, Sketchup e Indesign e, sinceramente, ele funciona muito bem; só pra assistir vídeos ele trava bastante mas não uso ele pra isso.

 

Então o que vale é o uso de cada um mesmo, senão a Apple simplesmente não ofereceria ambas as opções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, pretendo comprar um MBA 13" com 8gb nas próximas semanas em NY e estou com uma dúvida: a médio-longo prazo (3-4 anos), esses 8gb podem se tornar um gargalo? Basicamente, irei utilizar de forma simultânea Axure RP, editores de texto e planilhas, algum editor de imagens iTunes, Mail e quem sabe mais alguma coisa nativa, como o Preview.

 

Aqui na agência onde trabalho utilizo um iMac 2009 com 4gb e no momento (pra fins de teste) estou com os seguintes aplicativos abertos: Axure RP 6.5 Pro, Word, Excel, Photoshop CS5, Chrome, Safari, iTunes, Preview e iChat. No monitor de atividade consta que estou com aproximadamente 100mb de memória livre, 820mb residente, 2,2gb ativa e 850mb inativa.

 

Com base nesses números, posso concluir que 8gb serão suficientes a longo prazo?

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A não ser que você mude os programas que usa ou se esses programas forem atualizados de forma que aloquem muita memória, os 8GB nunca ficarão defasados.

 

Vale lembrar que o aumento de memória nunca é proporcional ao aumento de performance e pode acontecer de instalar muita memória e não ter ganho de performance significativa em relação a uma pequena fração da mesma, pois o gargalo está em outra parte.

 

Por exemplo, se você instalar 64GB num equipamento antigo pode ser que ele funciona na mesma velocidade que se ele tivesse apenas 2GB pois em outras parte do hardware (chipset, controladora de memória, barramento...) pode não ter condições de utilizar esses 64GB da forma que ele seja bem aproveitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falaram, vai depender muito do uso. 

Só que uma coisa a ser levada em conta é que o preço do upgrade da RAM tende a ser mais barato do que o do processador.

Dependendo do uso a diferença pode ser pequena ou enorme... Outro upgrade que faz toda a diferença é o de um SSD. Sai caro, mas para certos usos fica tão rápido que parece tu comprou um novo computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falaram, vai depender muito do uso. 

Só que uma coisa a ser levada em conta é que o preço do upgrade da RAM tende a ser mais barato do que o do processador.

Dependendo do uso a diferença pode ser pequena ou enorme... Outro upgrade que faz toda a diferença é o de um SSD. Sai caro, mas para certos usos fica tão rápido que parece tu comprou um novo computador.

O Macbook Air já sai com armazenamento Flash (SSD).

 

A diferença de preço de um upgrade para outro é de R$175 (i7 mais caro do que 8GB)

 

Mas agora que eu me atentei para o detalhe que o i5 é 1,3GHz e o i7 é 1,7GHz, então eu acho que esses R$175 à mais valem à pena.

 

Se tem condições de fazer o upgrade do processador, acho que a dica do Z_H é muito válida pois aumenta R$350, mas se parcelar em 12X sai menos de R$30 (à mais) por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Macbook Air já sai com armazenamento Flash (SSD).

 

A diferença de preço de um upgrade para outro é de R$175 (i7 mais caro do que 8GB)

 

Mas agora que eu me atentei para o detalhe que o i5 é 1,3GHz e o i7 é 1,7GHz, então eu acho que esses R$175 à mais valem à pena.

 

Se tem condições de fazer o upgrade do processador, acho que a dica do Z_H é muito válida pois aumenta R$350, mas se parcelar em 12X sai menos de R$30 (à mais) por mês.

Putz. É verdade. Foi mal, viajei na maionese. Tava pensando em upgrades genericos. Valeu pela correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz. É verdade. Foi mal, viajei na maionese. Tava pensando em upgrades genericos. Valeu pela correção.

Como o Air já vem com o SSD muita gente se surpreende com a performance tão boa, mas num micro com HDD eu concordo plenamente quando você diz que "fica tão rápido que parece tu comprou um novo computador".

 

E o preço dos SSD estão caindo aqui no BR também, um de 120GB tá praticamente o preço de 16GB de RAM (DDR3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando coloquei 16gb no meu. Cara nao dava pra acreditar... foi melhor coisa do mundo  nao ter comprado um SSD e sim Memoria ram.

ainda mais que eu nunca desligo o meu mac...

colocar ssd no marcbook no inicio até parece que fica rápido... mais ao decorrer do tempo nao vale apena. se nao tiver memoria. pois o mac usa mais ram do que hd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando coloquei 16gb no meu. Cara nao dava pra acreditar... foi melhor coisa do mundo  nao ter comprado um SSD e sim Memoria ram.

ainda mais que eu nunca desligo o meu mac...

colocar ssd no marcbook no inicio até parece que fica rápido... mais ao decorrer do tempo nao vale apena. se nao tiver memoria. pois o mac usa mais ram do que hd

 

Mas qual o seu micro?

 

Você chegou a instalar um SSD depois de ter feito upgrade da memória?

 

Não entendi o lance de ser melhor por nunca desligar, pode explicar melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu MacBook que tinha 4gb de RAM vivia com umas lentidões esquisitas e o Monitor de Atividade sempre mostrava a RAM cheia, mesmo só com Safari, iTunes, Mail e iPhoto abertos. O ML é um monstro comedor de RAM e gasta muito mesmo. Eu fiz o upgrade pra 8GB e a performance melhorou MUITO. 

Mas eu tenho que admitir que há de fato dois gargalos na velocidade de PCs atualmente: RAM e HDD. A RAM eu fiz o upgrade e não me arrependo. Comprei um HDD+SSD (híbrido), pois pelos benchmarks eu vi que tem o melhor custo/benefício. Tô aguardando chegar pra ver qual dos dois upgrades se demonstra mais significativo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...