Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre sites responsivos vs. apple.com


Posts Recomendados

Olá vocês que trabalham ou com o design/criação de interfaces ou com a programação/desenvolvimento de sites.

 

Gostaria de levantar a questão do responsive web design, o que acham desse recurso? Acham primordial nos dias de hoje ou não dão muita importância a isso?

 

Eu comecei muito recentemente a ter contato com web design responsivo, tanto na criação da interface quanto na codificação, e confesso que acho meio confuso o método de desenvolvimento visando a deixar um site capaz de se adaptar a qualquer resolução, sem contar que o CSS fica gigante!

 

Bem, é aí que entra a Apple... às vezes digo em tom de brincadeira: "se nem a Apple, que é uma empresa de tecnologia/computação se preocupou em tornar seu site responsivo, por que eu deveria me preocupar?"

Mas tirando a brincadeira,  vocês acham que Apple deveria se preocupar com esse detalhe? Acham que seria interessante abrir o site apple.com nos nossos iPhones e não precisarmos ficar dando zoom no detalhe que desejamos ler?

 

A propósito, o site da Microsoft já a um tempinho que é responsivo (e muito bonito, por sinal), estaria ela uma passo à frente da Apple neste quesito?

Editado por paradokset
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito da ideia de sites responsivos. Acho essa prática muito interessante. Como estou iniciando na área da Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário, venho procurado ler sobre isso e, em meus projetos — mesmo que às vezes apenas esboços para estudo — tenho sempre pensado em formas de tornar a navegação fácil e intuitiva em qualquer plataforma.

 

Recentemente ao acessar o site da Apple no meu iPhone me surpreendi pelo fato de ele não ser otimizado para outros dispositivos. Ao meu ver, ele deveria ser responsivo, adaptando-se aos mais diversos dispositivos, sobre tudo, aos da maçã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto muito da ideia de sites responsivos. Acho essa prática muito interessante. Como estou iniciando na área da Arquitetura de Informação e Experiência do Usuário, venho procurado ler sobre isso e, em meus projetos — mesmo que às vezes apenas esboços para estudo — tenho sempre pensado em formas de tornar a navegação fácil e intuitiva em qualquer plataforma.

 

Recentemente ao acessar o site da Apple no meu iPhone me surpreendi pelo fato de ele não ser otimizado para outros dispositivos. Ao meu ver, ele deveria ser responsivo, adaptando-se aos mais diversos dispositivos, sobre tudo, aos da maçã.

 

Pois é, uma questão que você citou que eu acho interessante é "Ao meu ver, ele deveria ser responsivo (...)". Será que ele deve mesmo ser responsivo?

Ou poderia ser melhor uma versão específica mobile? Quero dizer, em vez de o aparelho acessar exatamente o mesmo site feito para desktops, não poderia haver uma versão feita especificamente para mobile (por exemplo acessando um endereço "m.apple.com", onde "m" indica que o navegador do site está acessando um outro site feito totalmente para o dispositivo móvel)?

 

Um dispositivo móvel, com menos poder de processamento que um desktop, no caso responsivo, faz as mesmas requisições que um desktop realiza, acessando códigos e recursos que não vão ser renderizados no mobile.

Se fosse uma versão específica mobile, o dispositivo só requisitaria os recursos e códigos que ele de fato vai utilizar e renderizar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valia uma versão para iOS sim.

 

Mas discordo quando você diz que o CSS fica gigante. Se código de marcação estiver bem escrito é possível adaptar o layout sem maiores problemas.

 

O grande problema dos grandes portais é que o código de marcação é muito dinâmico, fazendo essa adaptação beirar o impossível. Nessa situação, um site desenvolvido para plataformas móveis é mais indicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valia uma versão para iOS sim.

 

Mas discordo quando você diz que o CSS fica gigante. Se código de marcação estiver bem escrito é possível adaptar o layout sem maiores problemas.

 

O grande problema dos grandes portais é que o código de marcação é muito dinâmico, fazendo essa adaptação beirar o impossível. Nessa situação, um site desenvolvido para plataformas móveis é mais indicado.

Bem, para sites comuns, institucionais, sem recursos como login de usuário e essas coisas, concordo que o CSS não fica tão imenso. Mas que ele fica bem maior que um CSS para site não-responsivo, fica. E dependendo de como vc usar as media queries (quantos "pontos de quebra" e se vai definir aquele pixel ratio para telas retina), o CSS pode dar um pouco de dor de cabeça sim.

Acho que eu disse sobre o CSS ficar gigante por causa da minha rotina, de trabalhar em uma empresa de TI onde o mais comum é fazer sistemas grandes e muito dinâmicos, e não esses sites mais simples, institucionais e afins. Então eu já tenho a rotina de trabalhar com CSS grande e tal, por isso acabei generalizando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia é boa quando bem feita, mas eu particularmente odeio a grande maioria. Por que?

-Quero procurar por uma imagem no Google imagens pra mandar pra alguém e na versão pra iPad e pra iPhones simplesmente não da. Se eu tento mudar pra versão desktop, eu demoro um ano porque ir descendo pra apertar o link faz carregar mais imagens.

-Sites de noticia que tem versão pra tablet geralmente são ruins porque na versão desktop visualiza em uma página, mas na de tablet você tem que ficar passando várias vezes e isso irrita, pois algumas vezes trava. Fora que quando clica na versão desktop, ele sai da noticia e vai pra home.

-O site da mlb não tem versão pra iPad, isso não é ruim, pois o site é excelente, mas várias vezes eles carregam aleatoriamente a versão mobile e não tem como mudar de versão, ou seja, você é obrigado.

-O site da New Era para celulares é ruim. Usando iPad eles me obrigam a usar a versão mobile, dai eu carrego um link para me redirecionar para a versão desktop e várias vezes eles me obrigam aleatoriamente a usar a versão mobile, ou seja, não memorizou a minha opção.

-O site do Rock in Rio mobile eu cliquei para ver a programação e apareceu tudo bonitinho, menos a programação.

-O site da loja housegames é simplesmente inutilizável na versão mobile.

Enfim, tem um monte de problemas com esses tipo de sistema e eu só citei alguns, pois ficaria grande demais. Antes de finalizar tem alguns sites sim que eu curto acessar a versão mobile como o macmagazine, nba.com e o gamegen por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, tem um monte de problemas com esses tipo de sistema e eu só citei alguns, pois ficaria grande demais. Antes de finalizar tem alguns sites sim que eu curto acessar a versão mobile como o macmagazine, nba.com e o gamegen por exemplo.

Você me fez lembrar de um detalhe que acho ruim em sites responsivos (não os que são versão exclusiva para mobile, os responsivos mesmo), é que dependendo do site, alguns recursos e funções são ocultados (para o site ficar adequado à tela pequena, alguns recursos que não ficariam bem acomodados são ocultados). A vantagem de se ter uma versão exclusiva mobile, é que se legumes recurso não estiver disponível nela, posso encontrar um link como "abrir site na versão desktop), e mesmo que eu tenha que ficar dando zoom, pelo menos posso ter acesso ao recurso que estava indisponível no mobile.

Um exemplo é o site do Hotmail, as funções principais estão disponíveis mobile, mas algumas mais específicas não. Aí eu tenho a opção de acessar a versão desktop do site e posso usar aquela função.

Editado por paradokset
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um cliente meu solicitou de um webdesigner para fazer site responsivo e ele pediu 1800 reais.

 

Foi até engraçado a discussão pois ele queria o site dele normal, e se futuramente quisesse adaptar as telas, ele pediria o responsivo.

Aí o webdesigner, na verdade a empresa, deu um desconto de 600 reais pois se fizesse o site normal sem adaptar a tela, seria muito trabalhoso adaptar o site pronto ao responsivo.

 

Enfim, achei cômico o webdesigner querer passar o trabalho para o cliente.

Estilo assim:

 

"senhor, faça o pacote responsivo do seu site que a gente trabalha menos para adaptar futuramente. fizer o site sem ser responsivo e depois você quiser, vai nos dar muito trabalho..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha que confusão!

Na verdade o site quando é solicitado para ser responsivo tem que ser muito bem pensado desde o começo, pois fazer manutenção em estrutura/diagramação/layout de site responsivo pode dar muito trabalho mesmo!

Por falar em responsivo, alguém já usou Bootstrap? Ainda não dei uma estudada nele, mas vi comentários que ele facilita o processo de criar um layout responsivo, é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha que confusão!

Na verdade o site quando é solicitado para ser responsivo tem que ser muito bem pensado desde o começo, pois fazer manutenção em estrutura/diagramação/layout de site responsivo pode dar muito trabalho mesmo!

Por falar em responsivo, alguém já usou Bootstrap? Ainda não dei uma estudada nele, mas vi comentários que ele facilita o processo de criar um layout responsivo, é isso mesmo?

 

Já usei. Minha única consideração é que consome muito recurso do navegador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí não é questão de dar uma limpada no código?

Porque ele é um framework completo, preparado para todo o tipo de necessidade, mas não quer dizer que seu projeto vá usar extamente TUDO o que ele oferece. Se der uma limpada no que não é utilizado, será que não consome menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí não é questão de dar uma limpada no código?

Porque ele é um framework completo, preparado para todo o tipo de necessidade, mas não quer dizer que seu projeto vá usar extamente TUDO o que ele oferece. Se der uma limpada no que não é utilizado, será que não consome menos?

 

Não é uma boa prática alterar o código-fonte de frameworks pois o impacto nas atualizações (do framework) passa a ser crítico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...