Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião definitiva sobre uso de Antivirus no Mac.


hupert

Posts Recomendados

Olá,

1- Definitivamente, sem os argumentos tipo: "depende de como você navega" ou outras broncas do tipo, independente de qualquer condição, os mac precisam ou não de antivirus?

Tive um Mac mini ppc e o meu hd morreu exatamente quando estava executando o ClamXav. Congelou em uma pasta do sistema, reiniciei, insisti na mesma pasta e o hd faleceu.

2 - Ainda que eu tenha percebido sinais de que a máquina já não ia bem ha algum tempo, estou com receio de instalar o Clam no meu Mac mini novo Core2. O que acham disso? É possivel o AV prejudicar o hardware?

Queria ainda propor uma pesquisa, se já não houver alguma, sobre quantos usuários têm antivirus no seu Mac e qual o mais usado.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

@hupert,

Eu acho completamente desnecessário ter um antívirus instalado no OS X. Eu só usava um antivírus para que eu não passasse emails com vírus anexados sem querer, e também para escanear os computadores com Windows na rede.

Tirando isso, eu acho desnecessário ter mais um programa ocupando espaço em disco e memória também.

Sobre o que aconteceu com seu mini PPC, eu acho meio improvável que tenha sido o ClamXav. Pode ter sido uma grande coincidência.

Já aconteceu de eu estar gravando um DVD e o meu HD morrer também. Foi coincidência.

Eu acho que um software não pode prejudicar o hardware não.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não uso antivírus no meu MacBook. Acho desnecessário...

qto ao programinha aí que vc acha que pode ter danificado seu (@hupert) mini, é impossível, pois na Plataforma mac não existe este tipo de situação: Nenhum programa prejudica o sistema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

uso Macs há mais de 10 anos! Nunca instalei um anti-qualquer-coisa e também nunca "peguei nada", como disse o Sergio! ;)

Tudo bem que sou experiente nessa bagaça; mas, aí vai o contra-exemplo: meus pais - pessoas bem velhinhas e de saber informático limitado - usam o Mac deles todos os dias, inclusive fazendo compras e transações bancárias, há mais de 3 anos e nunca tiveram problemas.

Esperamos todos que continue assim! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A base do Mac Os é unix, portanto o usuário não tem permissão de acesso a arquivos do sistema. Em outras palavras, a parte danificável pela acão de um possível vírus é limitada apenas à conta de usuário dele. Por isso não é necessário ter antivírus no Mac ou Linux. O clamav é um antivírus muito utilizado em servidores de email no linux, para barrar conteúdo malicioso e/ou infectado.

Editado por sxistus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akamatsu,

Quase morri de rir com a tua colocação... se eu usasse chapéu, certamente o tiraria! hahahaha do cacete

Faço das minhas as tuas... põe sinistras nisso... haha

Ae, sem camisinha virtual é o oro, voto sem tb. :D

A não ser macros de office (o lixo q ainda temos que obrigatoriamente usar...) ai fica esperto...

Abs!

Mendel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta definitiva: Antivirus não vale a pena - nem para Mac, nem para Windows.

O custo é MUITO alto, não só do software mas também de desempenho. A família de produtos Norton é famosa por colocar de joelhos até os computadores mais parrudos. Além disso, esses softwares não protegem NADA, apenas dão uma falsa sensação de segurança que é muito pior do que nada - e cobram uma nota por atualizações de vírus que supostamente procuram por virus novos.

Depois de muito pesquisar por conta própria, cheguei a duas conclusões:

1. O único software de monitoramento que vale a pena ter no Mac é o Little Snitch. Isso protege você de qualquer tentativa de envio de informações de seu computador para a rede. É interessante ver quantas conexões externas acontecem sem que você tenha conhecimento.

2. A única proteção contra vírus e trojans e bombas-relógio que detonam seu sistema é o BACKUP. A única. Por quê? Porque afinal de contas a única coisa que você quer é proteger seus dados, suas fotos, sua pornogr... er... sua coleção de imagens e tudo mais, e se o vírus passar batido pelo seu caríssimo programa antivirus você se ferra do mesmo jeito. Além disso seu HD vai pifar mesmo um dia, com virus ou não.

Tomando conta desses dois pontos você, como usuário doméstico, está mais do que garantido. Então, a menos que você trabalhe na McAfee ou trabalhe gerenciando redes de empresas, nem pense em antivirus.

Ah, sim. Macs não tem vírus até o momento, mas tem keyloggers. Eles precisam ser instalados manualmente na máquina (ou seja, o espião precisa ter acesso físico à sua máquina para instalar), mas o Little Snitch serve para alertar quando esse tipo de programa tenta dar uma de engraçadinho e mandar arquivos não autorizados para a rede.

Vale a penar ler dois artigos interessantes sobre o assunto, do mesmo site (em inglês):

Choosing an Anti-Anti-Virus Software

Trojans, Rootkits and the Culture of Fear

EDIT: Outra coisa! Isso é senso comum mas vale a pena repetir: não deixe seu usuário como administrador da máquina! Tenha uma conta protegida por senha chamada Administrador para isso e você se livre de 90% dos problemas de segurança.

Editado por Fabio Romeo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com todos:

Não uso antivirus e nunca tive problema.

Baixo torrents e músicas o tempo todo.

Eu tenho antivirus no Windows instalado no BootCamp .... ele sim precisa.

A melhor segurança: Backup periódico.

Para isso, o Time Machine é a solução perfeita!!!! [;)]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a ignorância, mas qual a grande diferença de se ter ou não seu usuário como administrador do sistema? Eu usava assim antes do meu HD pifar, mas depois de substituí-lo, eu não tive saco nem de fazer qualquer outra conta, só eu uso o meu Mac aqui mesmo...

Bom, mas no papo de anti-vírus, nunca tive nenhum problema do tipo, acho meio desnecessário usar (se bem que eu baixei só de curiosidade a versão mac do avast, mas não achei muito boa)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Thiago, sem essa de ignorância! Estamos aqui para ajudar! :D

O usuário administrador (root) tem total controle sobre o sistema, podendo alterar qualquer "coisa". O usuário "normal" é um usuário mais limitado, não podendo modificar algumas configurações ou arquivos.

Além disso, o usuário root controla o que os outros usuários podem acessar.

Na minha opinião, antivírus no Mac serve apenas para você não repassar um email que veio infectado com um vírus para Windows, ou escanear outros computadores Windows na rede. Serve apenas para isso. É completamente desnecessário.

Entendeu?

Qualquer dúvida, é só dizer! ;)

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...