Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Adaptador SSD Thunderbolt no iMac


Posts Recomendados

Bem, esses dias vi um adapatador ssd thunderbolt, onde se usa um ssd em um case e o liga ao mac pelo thunderbolt. Vi alguns benchmarks e os resultados foram bem legais, o ganho na leitura e escrita foram bastantes satisfatórias. Acredito que poderia ser um recurso para os usuários dos iMacs mais novos, uma forma de evitar a abertura do mesmo, podendo ser usado como disco principal ou em conjunto com o hd para criar um drive fusion (incerteza). Alguém teve a oportunidade de ver pessoalmente ou ter mais noção de como funciona pra compartilhar? Penso em, talvez, fazer essa "gambiarra" pra melhorar a performace sem ter que abrir o iMac.

 

link do produto: http://www.amazon.com/Seagate-GoFlex-Thunderbolt-Adapter-STAE121/dp/B006P1QWOQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Bacana saber desse acessório, embora eu já imaginava que mais cedo ou mais tarde surgiria essa aplicação, resta saber se dá para o sistema criar um Fusion Drive via Thunderbolt. Na página da Apple sobre Thunderbolt há menção a quatro soluções de armazenamento.

  • Promise Pegasus R4 e Pegasus R6
  • LaCie Little Big Disk e 2big
  • Adaptador Seagate GoFlex Thunderbolt
  • Elgato Thunderbolt SSD

Além desses e outros dispositivos para Thunderbolt citados na página da Apple, há também acessórios em desenvolvimento que prometem melhorar o desempenho da GPU tais como o da MSi, SilverStone e DIY. Seria bacana se a Apple tocasse nesse assunto no evento do dia 10/09.

msi-120110.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria uma boa, mas eu também prefiro que fique encaixado por dentro, sem gambiarras.

O iMac tem até uma entrada própria pra SSD, como falaram aí, e com certeza essa entrada faria Fusion com o HD principal.

 

Seria um upgrade e tanto pra máquina.

 

O que seria engraçado é a ideologia do iMac, de ter o mínimo de cabos, ter que ficar com o cabo do Thunderbolt e um SSD pra fora pendurado pra bootar, saca..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu citei esse método mais para os usuários, como eu, de iMacs do modelo, que pra abrir é mais arriscado e, se não me engano, não tem como colocar outro hd ou ssd junto com o que já existe. Por isso entendi que sai mais em conta comprar o adaptador + um ssd e fazer o fusion drive, se der, ou só instalar o osx no ssd e usar o hd interno como armazenamento. Se eu abrir, teria de comprar um ssd bem maior, ou comprar um menor e usar o hd que estava dentro como hd externo, que seria a mesma coisa, iria ficar um dispositivo com fio do lado de fora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa alternativa pra quem tem receio ou não quer abrir o iMac. Não acho complicado o procedimento de abrir o iMac , mas se eu fizer aqui, vai encher de poeira que nunca mais vou conseguir tirar (minha casa tem muito pó).

Porém, antes de aderir, eu faria um teste antes. Nunca utilizei um HD externo como principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho essa curiosidade, eu até me garanto em abrir, tranquilamente, mas pretendo comprar o apple care pra ficar com 3 anos de garantia e durante esse período passar pra frente, no caso vender. Por isso ainda não abri, não quero perder a garantia =/ pois conta na valorização do mac usado ele estando na garantia ainda. Outra vantagem, é que, se eu fizer essa gambiarra, poderei utilizar o ssd depois sem ter que abrir o iMac de novo, no caso de eu ter instalado ele internamente. Tem alguns vídeos no youtube falando sobre esse adaptador, e pelo que vi, vale a pena. Vou ver se esse fim de ano alguém traz pra mim dos eua o ssd e adaptador par testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou usuário de um imac 21,5 com hdd de 5200 rpm e esse adaptador fez escorrer uma lagrima aqui. Se for possível o fusion(ou alguma alternativa pelo menos próxima) isso vai ser cofre na certa.

Pesquisei em fóruns internacionais e pelo que eu li é possível sim fazer o Fusion Drive com HD externo conectado em porta Thunderbolt. No entanto o que os caras argumentam é que o boot seria dado do dispositivo externo conectado, ou seja, se propositalmente ou acidentalmente você remover esse dispositivo você simplesmente ficará sem sistema. Dessa forma ao menos para mim não parece algo prático e que ofereça segurança. Se fosse o contrário, digamos, sistema no iMac e todos os arquivos no armazenamento externo acho que também não seria nada bom, a não ser que fosse realizado backups automáticos para o armazenamento interno do Mac.

Talvez o ideal mesmo seja vender o iMac, investir uma grana (que em parte seria gasta na compra do SSD externo) e pegar um novo iMac com SSD. Ao menos é o que estou pensando em fazer no futuro, no entanto somente quando surgir um iMac com tela retina e SSD com maior capacidade de armazenamento pelo mesmo custo dos 256 GB SSD cobrados atualmente. Mas vamos aguardar o evento do dia 10/09 pois quem sabe a Apple nos surpreenda com algum Fusion Drive 2 e acessórios, afinal de contas sonhar não custa nada, kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei em fóruns internacionais e pelo que eu li é possível sim fazer o Fusion Drive com HD externo conectado em porta Thunderbolt. No entanto o que os caras argumentam é que o boot seria dado do dispositivo externo conectado, ou seja, se propositalmente ou acidentalmente você remover esse dispositivo você simplesmente ficará sem sistema. Dessa forma ao menos para mim não parece algo prático e que ofereça segurança. Se fosse o contrário, digamos, sistema no iMac e todos os arquivos no armazenamento externo acho que também não seria nada bom, a não ser que fosse realizado backups automáticos para o armazenamento interno do Mac.

Talvez o ideal mesmo seja vender o iMac, investir uma grana (que em parte seria gasta na compra do SSD externo) e pegar um novo iMac com SSD. Ao menos é o que estou pensando em fazer no futuro, no entanto somente quando surgir um iMac com tela retina e SSD com maior capacidade de armazenamento pelo mesmo custo dos 256 GB SSD cobrados atualmente. Mas vamos aguardar o evento do dia 10/09 pois quem sabe a Apple nos surpreenda com algum Fusion Drive 2 e acessórios, afinal de contas sonhar não custa nada, kkk.

Eu pensei que teria esse tipo de problema, se bem que nem é algo assim tão grave, uso o ubuntu a anos em um drive externo e nunca tive problema (tirando é claro a lerdesa da antiga USB 2.0).

Vou confessar que ja tive a idéia de vender o imac e comprar uma versão com fusion, mas na atual isso foge das minha possibilidades, os preços praticados pelo fusion são proibitivos, a solução real seria a Apple oferecer o upgrade pra fusion já que para eles nem deve ser algo tão complicado assim instalar o ssd no aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a solução real seria a Apple oferecer o upgrade pra fusion já que para eles nem deve ser algo tão complicado assim instalar o ssd no aparelho.

 

Pois é, esse seria o ideal para o consumidor, mas o histórico da Apple e de outras tantas empresas de informática é não oferecer esse tipo de serviço, pois claramente preferem vender novos equipamentos.

Além do SSD surgiram rumores em maio de que a placa no novo padrão sem fio 802.11ac pode ser instalado em iMac/MacBook antigo. Eis aí outra possibilidade de upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que problema só daria caso o adaptador pifasse. Mas pelo desempenho vale a pena, pois você compra duas coisas que não se perdem, o SSD e o adaptador, que caso o cara não curta a gambiarra, faz a troca do HD interno pelo SSD, e usa o HD como Backup com o adaptador. Eu gostaria muito de poder fazer a troca em uma autorizada, pois eu comprei o meu em uma promoção da Fnac, logo, não tinha como fazer a mudança do HD. =/ Por isso, como já disse, fico querendo manter a integridade da garantia para uma venda futura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...