Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2.8 Travando, freezing, beachball, HD, trava tudo !


indiox

Posts Recomendados

Oi Gente, tenho um iMac (mid 2007) 2.8 24"com 500GB de HD (WD) e 4GB de Memoria (Crucial) desde Fevereiro de 2007.

Desde que comprei, estou acostumado a ficar semanas com ele ligado, sempre abri todos os programas que

queria ao mesmo tempo, tipo o creative suite inteiro, mais word, excel, mail.app, safari com 30 abas, Vuze, transmission,

Transmit, WOW, aperture, Itunes, MSN Messenger, Skype, Dashboard com 30 widgets, etc etc etc ... ele nunca deu sequer

uma travada, nem pediu pinico e socorro. Claro, que depois de tudo isto aberto ele as vezes pode demora a focar num

programa, mas em alguns segundos ele funciona e nunca realmente parou ou travou ou passou mais de 5 segundos

seguidos "pensando". Aquela sensação de que agora, você realmente teve um ganho de produtividade e valeu todo

o investimento no preço/qualidade dos produtos Apple.

Este é um exemplo de ótima performance, claro que não fico abrindo isso tudo a hora toda só pra testar a performance dele,

mas com certeza é normal está com muita coisa ao mesmo tempo aberta e trabalhando sem problema algum - mesmo- , eu fico

impressionado até hoje com o gerenciamento de memória do Mac OS X.

Bem, o problema é o seguinte, há algum tempo atrás, tipo 01 mês, tudo que gera acesso a disco com maior intensidade,

do tipo, copiar uma pasta de 2GB, Gravar um DVD e continuar trabalhando normalmente sem nem lembrar que está gravando

um DVD, Abrir o Mail.app com 3.000 emails, etc, acaba "travando" o iMac.

O que vem acontecendo é que ele fica minutos ( 2, 5, 10, 15 ), ou longos segundos sem responder, enquanto a "beachball", aquela

rodinha da cor do arc-íris fica rodando e nada fica acessível, nada responde ao comando, tem vezes que o Expose inclusive trava

enquanto as janelas estão se movendo, ou o dock fica expandido e travado e é impossível executar qualquer tarefa. Já aconteceu

de simplesmente parar por muito tempo e eu ter que desligar no Power pra poder voltar a trabalhar.

Eu desconfio que seja problema com o HD, mas fiz o Apple Hardware Test, fiz repair no HD, reparei permissões, troquei as memorias,

criei outra conta de usuário, usei safe boot, usei o AppleJack 1.5, e nada, nenhum deles acusa NADA nem quanto a memória nem quanto ao HD.

Eu não sei mais o que fazer, só falta fazer backup e fazer clean install ou archive and install ( mas estou sem HD externo no momento ) e/ou

levar na Tropical Mac aqui em Recife- PE ( e arrumar um jeito de continuar trabalhando com um PC temporario ).

Alguém já passou por isso? Alguém tem alguma dica, sugestão ? Compartilhar um pensamento ? Qualquer coisa ? ;)

Adicionei um screenshot tirado em Julho de 2008, numa dessas vezes que abri tudo que é programa ao mesmo tempo e interagi

com eles ainda assim, pra mostrar a um amigo e ele entender o que era um MAC.

Agradeço desde já qualquer feedback. Obrigado pela atenção.

post-1124-1226688597_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 17
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

O gerenciamento de memória é muito bom, mas tudo isso se deve a um gerenciamento inteligente do swap, e não de um uso menor de RAM pelos programas/sistema propriamente. Você checou se tem espaço livre o suficiente no HD? Com esse uso intensivo, o swap da sua máquina deve ter pelo menos uma dezena de gigas. Pra você ter uma idéia, estou com o Opera, Mail, Preview e Pages abertos apenas, e meu arquivo de swap passa dos 2Gb. Lembrando que o swap no MacOSX é dinâmico, aumentando e diminuindo conforme a necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, o Swap está em 500MB/1GB em idle, com nada rodando, somente safari e programas e plugins de background do sistema.

Já vi chegar a 50GB/70GB (quando monitorando a memória) em alguns momentos. O Espaço livre está em 200GB sobrando ainda.

PageIn e PageOut depois de um dia de produção estão assim: ≅300.000 in / ≅30.000 Out

A memória assim: Wired ≅590MB / Active ≅1.09GB / Inactive ≅1.42GB / Free ≅920MB

Temperaturaas entre ≅40˚/ ≅60˚.

Ventiladores a ≅1500 / ≅2000 rpm, com o smcfancontrol.

Obrigado pelo feedback. Alguém mais pode dar uma luz nisso ?

Agradeço desde já a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iniox: Vc levou este negócio de "Multitarefa" bem a sério.... :)

Parece problema no HD ou diretório corrompido. Duas idéias:

• Vc já tentou passar Disk Warrior ? Já tive problemas com um dirve que só ele resolveu.

• vc poderia descolar um drive externo e clonar (via CCC) o HD do sistema e ver se o problema some.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@iniox,

Se você fosse um usuário de Windows, eu provavelmente iria dar a dica:

"Que tal passar o antivirus, fazer uma Limpeza de Disco e uma Desfragmentação? Não adiantou? Então formate!" :)

Cara... Você realmente leva a multi-tarefa BEM a sério! :D

Antes de pensar em qualquer outro problema, já tentou reinstalar o Mac OS X, mantendo os arquivos?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, tentei de tudo, inclusive as dicas e feedback do pessoal, só falta agora fazer backup e reinstalar, usar o

Leopard sem as atualizações e ver se é algo assim, e/ou levar na Tropical Mac (assistência Apple) aqui em Recife -PE.

Está dando muito erro no finder "Error -36", pesquisei por aí e é um erro um tanto genérico,

parece que quando o HD não consegue acessar o arquivo ou pasta ou o arquivo está "corrompido"

daí aparece este erro.

Estava pensando em fazer Archive and Install, mas parece que fazer backup e fazer um Clean Install é o melhor,

me lembra o Windows XP antigamente, eu reinstalava a máquina de trabalho a cada 1, 2 meses...

Vou ver se compro ou consigo emprestado aqui com os amigos um HD externo e faço isso.

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Obrigado pelas respostas.

Vocês sabem se eu fizer uma cópia da minha Home folder, tem como usar o migration assistent

para recuperar meus emails, contas de email, minhas configurações, minhas smart folders, etc ?

De repente nem vale a pena, não sei, talvez recuperar o que quero na mão mesmo seja mais prático.

Esta semana vi alguns erros disk I/O error, enquanto tentava otimizar o mail.app

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição, tudo leva a crer que seja o HD com problema físico. Experimente passar o Tech Tool Deluxe e fazer um exame detalhado de superfície do disco, pra ver o que ele apresenta no report. Se tiver bad blocks e dificuldade de leitura em alguns pontos (e, principalmente, se o mac TRAVAR enquanto faz o teste - já tive esse problema com um disco defeituoso), pode providenciar um disco novo, que seu problema terá sido confirmado como Disco defeituoso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela sua descrição, tudo leva a crer que seja o HD com problema físico. Experimente passar o Tech Tool Deluxe e fazer um exame detalhado de superfície do disco, pra ver o que ele apresenta no report. Se tiver bad blocks e dificuldade de leitura em alguns pontos (e, principalmente, se o mac TRAVAR enquanto faz o teste - já tive esse problema com um disco defeituoso), pode providenciar um disco novo, que seu problema terá sido confirmado como Disco defeituoso mesmo.

Eu segui teu conselho. Realmente, ele reportou 9 bad blocks encontrados,

travou durante o processo, reportou que há errors com o finder e suas referências, etc.

Agora de manhã quando estava começando a trabalhar, o SmartReporter me aparece com

uma notícia que dizia que o S.M.A.R.T do HD estava falhando.

Está anexada uma imagem do Disk Utility, que mostra este comportamento.

Pedi a um amigo um HD externo emprestado, espero que ele possa me fornecer

o quanto antes para fazer um backup formatar, testar novamente, e se confirmado,

levar na Tropical Mac aqui em recife e torcer que os caras sejam o mais eficientes

e rápidos possível na troca deste HD.

A parte ruim disto é ter que ficar sem mac para trabalhar. :(

Que sorte a minha hein ? :blink:

post-1124-1228396637_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como imaginei, Gustavo. Providencie o backup o quanto antes. Evite manter a máquina ligada neste ínterim. Quando começa a falhar desta maneira, pode parar de vez de uma hora pra outra.

Faz o seguinte, manda um email pra AT com esse screenshot (se tiver tirado do report do techtool manda tb) pra comprovar o defeito no HD e vê se eles já pedem pra vc o HD novo, pra vc só ter que levar lá pra trocar e pronto.

Boa sorte com a espera pela troca. Qualquer dúvida estou por aqui agora, já que minha casa anterior (MacPress) parece que fechou... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, fiz um backup do HD com o SuperDuper, dei boot pelo HD Externo,

a única palavra/comentário que posso fazer a respeito é : Fantástico !

O Mac está novamente como eu me lembro nos primeiros meses, impressionante

sua performance novamente.

A parte ruim; tenho que levar o mac para ser analisado. Segundo a Tropical Mac,

este processo pode levar até 72 horas, para analisar e confirmar que é o HD.

Ainda segundo eles, se o HD estiver presente no estoque da apple Brasil, demora de 7

a 8 dias pra chegar o HD aqui em Recife pra ser trocado.

Mas pelo que entendi, eu não posso levar e trazer de volta. Tipo, levo pra analisar, fica lá 72 horas,

eles constatam que é o HD, fazem o pedido do HD para ser enviado pra Recife, se tem no estoque,

em 7 dias está aqui e a troca é feita; senão, levará até 20 dias pra trocar.

O problema é que eu não tenho outra maquina disponível, queria levar pra analisar, quando eles fizessem o pedido,

eu queria trazer o iMac de volta; quando o HD chegasse, eu levaria de volta para a troca e todo mundo ficava feliz.

Mas pelo que entendi, não pode ser feito assim, uma vez aberto, o iMac deve ficar lá desmontado e aberto até a troca do HD.

Eles não me informaram isto, estou apenas supondo.

Mas, não tenho certeza pois achei o email que eles enviaram um pouco confuso, sabe aquele estilo de pessoa

que pra responder seu email, esta pessoa adiciona um texto em negrito e em cor vermelha abaixo da

sua pergunta dentro do texto do seu próprio email enviado ? De forma bem curta e direta, bem técnico ?

Eu considero isto uma falha de comunicação - mas normal, tem pessoas que não sabem se comunicar por email -

até por que o email vem sem assinatura nenhuma, você só distingue com quem está falando, pelo endereço

de email que vem no header do email.

Estou pensando em ligar pra lá pra e ter uma conversa mais íntima, de repente por telefone esta conversa

tenha um espaço maior pra fluir com naturalidade, por email, até agora, a comunicação foi um tanto seca.

Manterei vocês atualizados, acredito que seja importante compartilhar este tipo de experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bem, pra quem acompanhou, aqui vai a resolução.

Hd foi trocado, um novo foi colocado no lugar.

Levei na Tropical Mac, analisaram por 2 dias, pediram o HD, chegou com 5 dias, trocaram com

total de 7 dias após ter sido requisitado à Apple Brasil.

Atendimento foi perfeito. O pessoal foi super educado e atencioso.

Se tive sorte, não sei. Sei que estou muito satisfeito com todo o processo, apesar dos feriados

terem atrasado as coisas e ter sido no final do ano, fora isso, perfeito.

Meu iMac está de volta, tudo funcionando ultra multitasking como deve ser !

Obrigado a todos que me deram feedback.

Feliz Ano NOVO !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...