Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Novos Macbooks Pro com Iris Pro


Sichieri

Posts Recomendados

Fala pessoal! Bom dia! Tudo beleza?

 

Tempo de férias é tempo de ócio, e isso nos leva a procurar coisas que normalmente não teríamos tempo.

 

Já algum tempo venho matutando sobre as possíveis configurações dos Macbooks 13", pois se trata do modelo mais barato e acessível a todos, e é sem duvida o mais popular dos Macbooks, pelo menos no Brasil.

 

Divagando sobre a possibilidade de nele haver uma Iris Pro, resolvi pesquisar quais os modelos de processadores Haswell possuem essa tecnologia, e para minha surpresa, os chips com GT3e, aqueles com eDRAM de 128 Mb, que funciona como um cache dando um ganho sensível de desempenho para essa APU, só está presente em CPUs Quad-Cores de alto custo e TDP (Thermal Design Power) na casa dos 47W, chegando a 55W com o TurboBoost. Verifiquei também nessa pesquisa que não há arquitetura GT3e em CPUs Dual-Core.

 

Ai o que veio em minha mente é que nessa história toda que vai se dar mal somos nós consumidores, e os motivos são:

 

1 - A Apple não vai colocar GPU quad-core nos modelos de 13.3". Definitivamente não.

 

2 - O desempenho da Intel HD 5100 fica muito aquém do que se espera de uma máquina Pro. Claro que se comparado às HD 3000 e 4000 as novas 5000/5100 são superiores, mas pra mim não justifica abandonar o vídeo dedicado.

 

O que concluí com essa história toda é que muito provavelmente as configurações, de modo genérico, ficam assim:

 

Pro 13" - i5 + HD 5000

Pro 13" RD - i5 + 5100

Pro 15" - i7 + Iris Pro

Pro 15" RD - i7 +  nVidia 750M*

 

*Quem sabe, com muito otimismo, uma GTX 765M ai no lugar da GT 750M

 

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Haswell_(microarchitecture)

 

No âmbito do armazenamento, eu continuo apostando em HDDs para os Macbooks sem tela Retina e no Flash PCI-Express (assim como nos Airs) para os Retina, mas dessa vez o 13 RD deve começar com 256GB e o 15 RD com 512 GB, ou é muito otimismo de minha parte?

 

Bom, ta chegando! Provavelmente até o final do mês teremos novidades.

 

E ai, o que vocês acham?

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

Sinceramente? Eu acredito que os Macbooks Pro irão acabar. Sério, não há necessidade deles. Quem quer uma opção de baixo custo pegue o MBA (eles estão com um preço muito bom), mas quem quer algo potente parta para os rMBP ou iMacs.

 

Há uma possibilidade, mesmo que remota, dos rMBP 13" virarem quad-core, e apresentarem Iris Pro. Afinal, os Haswells prometem um ganho considerável de autonomia de bateria, e um novo modelo XPS da Dell (de 15") apresenta 13h de autonomia de bateria, mesmo que perca 3h devido aos quad-core no notebook de 13", seria um ganho fora do comum, além disso justificaria o preço cobrado pelo modelo de 13", como também aumentaria a autonomia de bateria em relação ao modelo passado. Novamente, é mais uma questão pessoal da Apple, mas que é possível, é.

 

Porém, eu acredito que será assim:
MBA => HD5000

rMBP 13" => HD5100

rMBP 15" => 755m

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ter evento da Apple ainda em outubro?

 

Lá no MacRumors há um tópico com mais de 10 mil respostas, mas de maneira geral todos estão apostando sim em um evento em outubro. A discussão está mais ligada a data específica, se será no dia 15 ou no dia 22. Caso ocorra no dia 15 saberemos amanhã, pois a Apple envia os convites aos jornalistas com uma semana de antecedência. Caso não surja nenhum convite provavelmente o evento será no dia 22 sendo que os convites seriam enviados no dia 15.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também li num sei exatamente onde, acho Gizmodo BR, que será dia 15. Vamos descobrir isso amanhã.

Voltando ao assunto Macbooks, um Retina 13" Quad-core com Iris Pro seria muito massa. O problema é dissipar todo aquele calor, mas nada que boa vontade e um fan maior não resolva lol

Editado por Sichieri
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também li num sei exatamente onde, acho Gizmodo BR, que será dia 15. Vamos descobrir isso amanhã.

Voltando ao assunto Macbooks, um Retina 13" Quad-core com Iris Pro seria muito massa. O problema é dissipar todo aquele calor, mas nada que boa vontade e um fan maior não resolva lol

 

Os atuais Retina 13 assopram bem quente. Achei que seria tranquilo iguais aos Air mas depois de usar fiquei meio decepcionado com o calor que sai bem nas pernas, se estiver usando dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então, tem que ver isso ai (...)

Eu acho 47W muito pra um notebook fino como o Retina de 13". Pra ter um comparativo, o Air atual tem processador de 17W, e o do Retina atual é 25W, e se já "venta quente", imagina então então a CPU Quad + Iris Pro, vão ter que colocar water cooler - ahuahuahu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá no MacRumors há um tópico com mais de 10 mil respostas, mas de maneira geral todos estão apostando sim em um evento em outubro. A discussão está mais ligada a data específica, se será no dia 15 ou no dia 22. Caso ocorra no dia 15 saberemos amanhã, pois a Apple envia os convites aos jornalistas com uma semana de antecedência. Caso não surja nenhum convite provavelmente o evento será no dia 22 sendo que os convites seriam enviados no dia 15.

Ouvi no ultimo MacMagazine no Ar que teremos evento da Nike dia 15 (para apresentar a pulseira Fuelband 2, talvez), entao provavelmente nao teriamos evento da Apple nesse dia. Acho muito mais provavel dia 22 ou 29 de outubro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest LiveinRiot

É então, tem que ver isso ai (...)

Eu acho 47W muito pra um notebook fino como o Retina de 13". Pra ter um comparativo, o Air atual tem processador de 17W, e o do Retina atual é 25W, e se já "venta quente", imagina então então a CPU Quad + Iris Pro, vão ter que colocar water cooler - ahuahuahu.

Na verdade, os processadores do rMBP 13" são de 37w. Quando vier os haswells, eles cairão para 25w, ou seja, eles terão uma grande redução de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, os processadores do rMBP 13" são de 37w. Quando vier os haswells, eles cairão para 25w, ou seja, eles terão uma grande redução de calor.

Ah ta, então esses atuais tem 37W, achei q era 25W igual ao meu, mas o meu tem video dedicado...

Porém se abaixar pra 25 eh ctz que não terá Iris Pro mesmo, pois como eu disse, na pesquisa que fiz, o processador com Iris Pro "mais barato" tem TDP de 47W.

A não ser que a Intel esteja preparando uma versão i5 dual-core com Iris Pro, o que eu não acho impossível, visto que se ela vende-lo apenas pra Apple ainda assim serão milhões de unidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

&nbsp;

Lá no MacRumors há um tópico com mais de 10 mil respostas, mas de maneira geral todos estão apostando sim em um evento em outubro. A discussão está mais ligada a data específica, se será no dia 15 ou no dia 22. Caso ocorra no dia 15 saberemos amanhã, pois a Apple envia os convites aos jornalistas com uma semana de antecedência. Caso não surja nenhum convite provavelmente o evento será no dia 22 sendo que os convites seriam enviados no dia 15.

&

Mesmo sabendo da nova geração em breve, eu acabei de comprar um rMBP 13.3 (upgrade para Core i7, 8GB RAM, 256GB SSD) nos EUA... Não deu para esperar porque minha irmã volta com a máquina para o Brasil no dia 11 de outubro próximo... A diferença de valores (US$ 1.899,00 + impostos (no caso 7%) lá e aqui R$ 7.700,00) é simplesmente ridícula !

Editado por Z_H
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

John Gruber acaba de comentar no Twitter que acredita que teremos um evento no dia 22 de outubro. No entanto isso não significa necessariamente que veremos um novo MacBook retina, mas eu acredito que sim. Ele já acertou no passado sobre o iPad mini mas também já errou quando comentou que veríamos um iPad 3 em 2012. Se for no dia 22 eu serei um sortudo, pois estarei em Orlando e espero que as vendas iniciem no dia seguinte. Caso contrário terei que comprar o atual MacBook retina :( .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que pela qualidade do vídeo que o Haswell tem e pela duração da bateria aumentada na quarta geração de processadores da Intel que esperar é o melhor negócio.

Se a diferença de valores for significativa eu abro mão das novidades tranquilamente.

Pegando o exemplo dos novos iMacs, com certeza o preço vai subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah cara sei lá, se não subir nos EUA é só tu comprar com alguem vendedor aqui do fórum que vai sair mesma coisa. Eles variam o preço de acordo com o Dollar, então o dollar abaixando tanto faz o preço no Brasil, o preço dos Macbooks aqui (no forum) caem tbm :D

 

Quanto ao lançamento, até o final do ano sai com ctz. O que estou estranhando é que as outras marcas também não estão lançando muitos modelos, são poucas as que já apresentaram alguma coisa. A Intel ta mostrando que cada vez mais ta ficando difícil renovar seus processadores, e isso ta exposto em atrasos, problemas em protótipos entre outras coisas. Dessa vez acho que a "bucha" é por causa da Iris Pro, deve ter atrasado porque eles estão refinando alguma coisa que não saiu como planejado. Especulo sobre isso porque até agora só vi 2 modelos de i5 circulando, o presente nos Macbooks Air (que variam apenas o clock) e o presente no VAIO Pro, que tem video HD 4400M (...)

 

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...