Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac mid 2011 21.5 Upgrades


JvDaP

Posts Recomendados

Também estou querendo trocar o HDD por um SSD no meu iMac 2011 21.5”. Fiz um upgrade nessa máquina há cerca de 2 anos, trocando o HDD original de 500 GB por outro de 1 TB mais um SSD de 120 GB e fazendo o “fusion drive”. O sistema “enxerga” as duas unidades como se fossem uma e a máquina ficou com a inicialização muito rápida. O problema é que o cooler fica rodando direto em alta velocidade, devido à falta do sensor térmico, e fazendo um ruído que incomoda. Já tentei contornar esse problema com o uso de aplicativos que controlam o cooler, mas não tive sucesso. Alguém sabe se, substituindo o HDD por um SSD de alta capacidade (tipo o de 960 GB da Kingston) é necessário ter o sensor térmico da máquina para evitar a alta rotação contínua do cooler? O iMac ficaria apenas com o SSD como unidade de armazenamento.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou querendo trocar o HDD por um SSD no meu iMac 2011 21.5”. Fiz um upgrade nessa máquina há cerca de 2 anos, trocando o HDD original de 500 GB por outro de 1 TB mais um SSD de 120 GB e fazendo o “fusion drive”. O sistema “enxerga” as duas unidades como se fossem uma e a máquina ficou com a inicialização muito rápida. O problema é que o cooler fica rodando direto em alta velocidade, devido à falta do sensor térmico, e fazendo um ruído que incomoda. Já tentei contornar esse problema com o uso de aplicativos que controlam o cooler, mas não tive sucesso. Alguém sabe se, substituindo o HDD por um SSD de alta capacidade (tipo o de 960 GB da Kingston) é necessário ter o sensor térmico da máquina para evitar a alta rotação contínua do cooler? O iMac ficaria apenas com o SSD como unidade de armazenamento.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

 

 

O que está no lugar do HDD, o Ssd? Tu tirou o SuperDrive e colocou um HDD ali?

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Não precisa tirar o SuperDrive. No iMac 2011, dá para colocar o SSD sem precisar mexer no SuperDrive ou no HDD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Eu sei disso amigo, a razão da pergunta era pra identificar se no lugar do Hdd estava o Ssd. Essa questão das ventoinhas disparar acontece quando o Ssd fica no lugar do HDD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2018 at 22:59, JvDaP disse:

Ah! Ok. Entendi.

O HDD está no mesmo local, mas o original de 500GB foi substituído por outro de 1TB  (Seagate) que roda integrado ao SSD de 240GB (Kingston) via Fusion Drive. Como esse HDD não tem o sensor térmico, tentei contornar o problema da ventoinha instalando o aplicativo "HDD Fan Control Monitor" e, depois, o "SSD Fan Control", sem sucesso com os dois. Já pensei em comprar um HDD de 1TB que seja homologado pela Apple, mas é caro e não sei se vai resolver o problema da ventoinha, uma vez que pretendo manter o SSD rodando com Fusion Drive.

Atualmente estou analisando a viabilidade de retirar o HDD de 1TB e o SSD de 240GB e ficar só com um SSD de 960GB. Alguém já fez isso no seu iMac? Como ficou o funcionamento da ventoinha tendo apenas o SSD na máquina? 

Meu computador é um iMac 21.5 mid 2011.

screenshot.png


Eu sei disso amigo, a razão da pergunta era pra identificar se no lugar do Hdd estava o Ssd. Essa questão das ventoinhas disparar acontece quando o Ssd fica no lugar do HDD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/13/2018 at 11:17, Wellington Santos disse:

 

Então amigo, eu já usei dessas duas formas, tanto com hdd+ssd e agora estou usando apenas com o ssd no lugar do HDD, e não tive o problema com as ventoinhas em nenhum dos dois casos.

 

Tenta com esse aqui

https://www.crystalidea.com/macs-fan-control

Ele permite gerenciar todas as ventoinhas, e configurar para que elas trabalhem como o ssd tivesse o sensor de temperatura, tu estebelece o mínimo e máximo da temperatura e o mínimo e máximo de rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, eu já usei dessas duas formas, tanto com hdd+ssd e agora estou usando apenas com o ssd no lugar do HDD, e não tive o problema com as ventoinhas em nenhum dos dois casos.
 
Tenta com esse aqui

https://www.crystalidea.com/macs-fan-control

Ele permite gerenciar todas as ventoinhas, e configurar para que elas trabalhem como o ssd tivesse o sensor de temperatura, tu estebelece o mínimo e máximo da temperatura e o mínimo e máximo de rotação.


Qual o HDD que você utilizou? Tinha a conexão com o sensor térmico do Mac?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2/21/2018 at 12:15, tonwelling disse:

 


Qual o HDD que você utilizou? Tinha a conexão com o sensor térmico do Mac?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

Já usei SSD Corsair Force, e agora estou usando da Kingston SUV300

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 27/05/2016 at 12:46, JvDaP disse:

Amigo, quando estava com o meu iMac 2011 e fiz os upgrades, eu não usei adaptador, o Ssd é menor e bem mais leve que o HD normal, e ele fica de boa na baia do HD normal. Mas se quiseres usar o adaptador vai ficar show.

Quando tu abrires ele, vais notar que o HD normal lá tem um adaptador para encaixar na baia do HD. Esse adaptador ou suporte melhor dizendo, tu vais colocar no adaptador o Ssd. É também se não quiser usar um adaptador de Ssd, esse suporte que já vem de fábrica no IMac serve para colocar no Ssd direto, ele vai ficar preso e bem seguro como se estivesse com o próprio adaptador de Ssd.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

JvDaP, td bem?

Obrigado pela disponibilidade em me auxiliar nessa tarefa.

Tinha deixado de lado o assunto, mas agora vou retomar.

Encontrei uma autorizada que faz o upgrade do HD normal (500GB) pelo SSD, mas terei que levar o SSD.

Na conversa com o técnico, perguntei se ele ia precisar de um adaptador e ele afirmou não ser necessário, que tinha acabado de realizar um upgrade sem adaptador, então bate com o que escreveu aí..

A outra coisa, eles não vendem SSD então vou ter que comprar um. Alguma sugestão?

O técnico até sugeriu que eu mantivesse contato com a Apple que eles saberiam informar o modelo/marca

A ideia é pegar o HD normal e utilizar como um externo, deixando somente o SSD.

[]'s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2018 at 14:17, Setangels disse:

JvDaP, td bem?

Obrigado pela disponibilidade em me auxiliar nessa tarefa.

Tinha deixado de lado o assunto, mas agora vou retomar.

Encontrei uma autorizada que faz o upgrade do HD normal (500GB) pelo SSD, mas terei que levar o SSD.

Na conversa com o técnico, perguntei se ele ia precisar de um adaptador e ele afirmou não ser necessário, que tinha acabado de realizar um upgrade sem adaptador, então bate com o que escreveu aí..

A outra coisa, eles não vendem SSD então vou ter que comprar um. Alguma sugestão?

O técnico até sugeriu que eu mantivesse contato com a Apple que eles saberiam informar o modelo/marca

A ideia é pegar o HD normal e utilizar como um externo, deixando somente o SSD.

[]'s

 

No iMac já usei os SSDs

Corsair force gt
kingtons HyperX
Sandisk Plus
Kingston v300 now

E agora estou usando no macbook pro SAMSUNG EVO 850

No iMac eu não usei adaptador, usei uma fita dupla face 3MM, e ficou super firme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/04/2018 at 17:27, JvDaP disse:

No iMac já usei os SSDs

Corsair force gt
kingtons HyperX
Sandisk Plus
Kingston v300 now

E agora estou usando no macbook pro SAMSUNG EVO 850

No iMac eu não usei adaptador, usei uma fita dupla face 3MM, e ficou super firme.

JvDaP

Valeu.

Estive lendo sobre esse Samsung, parece ser bom para colocar no iMac.

Existe uma diferença grande no valor entre esse EVO 850 e Sandisk Plus.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2018 at 11:33, Setangels disse:

JvDaP

Valeu.

Estive lendo sobre esse Samsung, parece ser bom para colocar no iMac.

Existe uma diferença grande no valor entre esse EVO 850 e Sandisk Plus.

 

o Samsung é melhor que o Sandisk, estou usando no MacBook Pro o samsung evo 850 de 256gb

Tem uma ótima taxa de escrita/leitura

 

YFWCijE.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ontem troquei o HD por um SSD no iMac com a ajuda do JvDaP. Não é difícil de fazer, só fiquei um pouco nervoso porque se eu causasse algum dano em algum cabo, o prejuízo seria grande. Basta prestar atenção e fazer com calma.

Infelizmente, pra ter a situação ideal no iMac é preciso um gasto extra em ferramentas, como se já não bastasse o custo do SSD. Comprei um Samsung Evo 860 500GB, foi muito caro, então pouparia no que conseguisse. Se eu comprasse tudo o que gostaria, o upgrade poderia bater nos R$1000. Não comprei adaptador para drives de 3,5", fiz uma gambiarra daquelas que acabou dando certo. Não comprei também o sensor da OWC, que encareceria muito o processo. 

Uma dica legal passada pelo JvDaP é utilizar cabides de ventosa para puxar o acrílico, ao invés daquelas ventosas que a OWC utliza. Encontrei na minha cidade por uns R$10 cada e fez o serviço muito bem. 

Para quem for fazer o upgrade, recomendo que tenha as chaves torx individuais. Achava que poderia poupar nessa parte, porque tenho um conjunto de chave e bits que comprei bem barato no Mercado Livre tempos atrás, mas o ímã da tela que prende o acrílico é muito forte e arrancava o bit da chave. Fiquei com medo de perder algum parafuso dentro da máquina, então ainda não coloquei todos os parafusos da tela, só alguns que estão distante dos ímãs.

No fim, valeu muito a pena pelo desempenho ganho, fora que o iMac ficou muito silencioso, parece que está desligado.

No futuro pretendo comprar boas chaves, um adaptador e o sensor, e aproveito para fazer uma limpeza.

 

blackmagic.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem troquei o HD por um SSD no iMac com a ajuda do JvDaP. Não é difícil de fazer, só fiquei um pouco nervoso porque se eu causasse algum dano em algum cabo, o prejuízo seria grande. Basta prestar atenção e fazer com calma.
Infelizmente, pra ter a situação ideal no iMac é preciso um gasto extra em ferramentas, como se já não bastasse o custo do SSD. Comprei um Samsung Evo 860 500GB, foi muito caro, então pouparia no que conseguisse. Se eu comprasse tudo o que gostaria, o upgrade poderia bater nos R$1000. Não comprei adaptador para drives de 3,5", fiz uma gambiarra daquelas que acabou dando certo. Não comprei também o sensor da OWC, que encareceria muito o processo. 
Uma dica legal passada pelo JvDaP é utilizar cabides de ventosa para puxar o acrílico, ao invés daquelas ventosas que a OWC utliza. Encontrei na minha cidade por uns R$10 cada e fez o serviço muito bem. 
Para quem for fazer o upgrade, recomendo que tenha as chaves torx individuais. Achava que poderia poupar nessa parte, porque tenho um conjunto de chave e bits que comprei bem barato no Mercado Livre tempos atrás, mas o ímã da tela que prende o acrílico é muito forte e arrancava o bit da chave. Fiquei com medo de perder algum parafuso dentro da máquina, então ainda não coloquei todos os parafusos da tela, só alguns que estão distante dos ímãs.
No fim, valeu muito a pena pelo desempenho ganho, fora que o iMac ficou muito silencioso, parece que está desligado.
No futuro pretendo comprar boas chaves, um adaptador e o sensor, e aproveito para fazer uma limpeza.
 
blackmagic.png.2fef9865a8991ac9107e46aba1004e10.png



Esse iMac 2011 é um tanque de guerra, vale a pena o investimento.

O primeiro iMac aberto a gente nunca esquece kkkkkkk


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Setangels disse:

Bom...

Ainda não tomei coragem para abrir, mesmo com o JvDaP se dispondo a ajudar .

Fiz um upgrade de memória, comprei via mercado livre e estou com 12GB.

Por sinal, ficou bem rápido, realmente faz diferença.

E agora acabei de comprar um Sandisk, pois não encontrava um EVO

sandisk.JPG

Se tu quiser esperar, no final de dezembro inicio de janeiro, estarei visitando meus sogros em Novo Hamburgo, se quiser posso fazer pra ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, JvDaP disse:

Se tu quiser esperar, no final de dezembro inicio de janeiro, estarei visitando meus sogros em Novo Hamburgo, se quiser posso fazer pra ti.

OK

Se eu conseguir esperar aviso...

O meu iMac por dentro deve ser só poeira, precisa de uma boa limpeza

Quanto ao SSD só encontrei e aí resolvi pegar de uma vez.

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Setangels disse:

OK

Se eu conseguir esperar aviso...

O meu iMac por dentro deve ser só poeira, precisa de uma boa limpeza

Quanto ao SSD só encontrei e aí resolvi pegar de uma vez.

Valeu !!!

É mais tranquilo do que parece. Te certifica de ter as chaves corretas e um pano que não solta fiapos para limpar a tela antes de recolocar o acrílico. 

A parte mais chata foi ao reinstalar o cabo do LCD, um que precisa puxar uma peça para retirar. Foi na terceira ou quarta tentativa que consegui colocar, mas deve ter sido apenas por falta de prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais tranquilo do que parece. Te certifica de ter as chaves corretas e um pano que não solta fiapos para limpar a tela antes de recolocar o acrílico. 
A parte mais chata foi ao reinstalar o cabo do LCD, um que precisa puxar uma peça para retirar. Foi na terceira ou quarta tentativa que consegui colocar, mas deve ter sido apenas por falta de prática.


Já tomei choque da fonte enquanto estava tentando encaixar esse cabinho aí, tenso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...