Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac x Fotografia


Rita Tramujas

Posts Recomendados

Olá pessoal,

Sou completamente ignorante no que diz respeito ao mundo mac, por isso gostaria da ajuda de vocês.

Trabalho com fotografia digital e gostaria de comprar um mac para fazer o tratamento, porém não disponho de grana para partir para um equipamento PRO e o que ganho com fotografia não justifica a compra dele. Final de semana testei os imacs 20" 2Gb e 24" 2Gb. Notei que a tela do 20" sofre alteração nas cores conforme o ângulo de visão, o que prejudica o trabalho. O de 24" achei legal, mas o preço é salgado.

Gostaria da opinião de quem está usando mac para tratamento de qual seria melhor para início: imac ou macbook com monitor CRT?

Hoje trabalho com um note Acer (velhinho) rodando windows e monitor CRT.

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Olá, Rita. Tudo bem?

Trabalho com tratamento de imagens em um MacBook White, com um monitor de 19" como secundário. Uso o Lightroom 2 e o Photoshop CS4 e digo que é uma boa forma de trabalhar.

Não vou opinar sobre o iMac pois ainda não pude testá-lo neste ramo. Ao avaliar um iMac, procure testar e se informar antes sobre um problema com gradientes, que afirmam ser problema na tela. Não acompanhei, mas dizem ter sido resolvido em alguns modelos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rita,

sou fotógrafo também e edito minhas fotos em três máquinas:

Mac mini com um monito de 20" LCD;

PowerMac G5 dual com um LCD de 23"

e um MacBook Pro.

Nas três máquinas o trabalho ocorre sem problemas, inclusive no Mac mini.

Se você não tiver muita grana, eu recomendo um Mac mini com um monitor legal, de 19".

Para editar fotos no Photoshop CS4, Lightroom e Apertura o Mac mini não me dá problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rita,

Meu problema é igual ao seu. A muito venho tentando mudar para mac. Sou fotógrafo de uma equipe de triathlon e faço retratos. Minha idéia é partir pro imac.

Na semana passada fui dois dias seguidos à FNAC aqui de Curitiba. O vendedor da loja me disse que os dois modelos 20 e 24 têm a mesma qualidade, mesmo quando falei da diferença dos painéis. Tudo bem, né....No dia seguinte voltei lá com algumas das minhas fotos (tratadas em PC). Gostei da reprodução dos dois modelos, mas como você falou, no imac 20 as cores são afetadas de acordo com o ângulo do observador (tenho o mesmo problema no meu note hp). O 24 é bem melhor e não apresenta esse desvio, além de exibir mais detalhes. Porém é muito caro!!! R$ 5.899. Não pretendo partir pro macbook para não ter que depender de um segundo monitor e nem pro macmini, pelas restrições de hardware.

Espero que mais gente responda este tópico.

Boa sorte na sua escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald,

eu não recomendei o iMac pelo motivo que você citou das cores da tela. Para quem trabalha com fotografia, como nós, dependendo do ângulo de visão, a edição pode ficar MUITO diferente. Já tive a oportunidade de testar, e ví que realmente a diferença é muito grande.

Por esse motivo, trabalho no Mac mini ou no PowerMac.

Mas Rita, se você puder, vá de MacBook.

O MacBook faz um excelente trabalho, e ainda tem a vantagem de ser móvel.

Abraços e boa escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rita, se vc trabalha com fotografia um portátil faz falta. Se o seu problema é grana. Compre um MacBook Pro usado e um monitor Dell de 22" que já dá conta do recado. O ideal seria um Macbook Pro novo Apple de 23" mas este conjunto está bem caro.

Me aposentei e diminui muito meus equipamentos. Vendi recentemente um Mac Pro e um G4 Dual por falta de uso. Atualmente só uso MacBook Pro e monitor de 30", isso por que já havia comprado no ano passado, do contrário compraria um monitor de 23".

Boa sorte na sua escolha.

Editado por Drummond
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rita

Bom, como alguns já sabem, sou designer e trabalho com gerenciamento e tratamento de imagens a pelo menos 12 anos. Aposentei meus monitores de CRT a uns 4 anos. Hj em dia só uso LCD.

Bom, existem fatores que vc precisa levar em consideração quando vai migrar de plataforma ou mudar seu fluxo de trabalho. O que julgo principal é a qualidade do seu trabalho, a qualidade do seu publico e a qualidade de onde vc faz a saida (revela) o material.

Não adianta vc ter um super mac com monitores eizo se o laboratório onde vc revela não aceita nem perfil icc personalizado.

Bom, como já foi dito em outros topicos aqui no forum, o imac de 20 possui um painel (lcd) que aceita calibragem de cor, tem boa resolução, porém, não mantem essa calibragem por muito tempo, além do já conhecido angulo de visão, que causa alteração na grade de cor. Porém, se seu trabalho é algo que não exige uma fidelidade de cor absurda, ele dá e sobra.

Já o imac de 24 possui um painel superior, mantém a calibragem de cor por inteiro e a distorção de cor com o ângulo é bem menor.

Entre as opções já ditas, eu gostaria de sugerir uma: Um macbook, visando a portabilidade e até facilitando sua visita a clientes e demonstração do teu trabalho e um monitor externo.

Um monitor que tenho e posso afirmar que tem uma qualidade superior ao imac de 24 (e não é glossy) é o Lenovo L220x. É um monitor moderno, de 22", com bom acabamento e com uma qualidade de imagem incrível, e o melhor, custa em média R$1400.00.

Acredito que essa configuração sairá proxima a um imac de 24, porém facilitará sua vida, pois poderá levar seu workstation pra onde quiser.

Abraço e boa sorte

Editado por Ron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu curso cinema no RS, em casa tenho um MacBook CoreDuo 2GHz com 2GB de ram.

Na faculdade temos o último iMac 20", com 2GB de Ram. O iMac dá um coro no meu macbook. Sério, levo quase metade do tempo no iMac do que no macbook, tanto por performance mas por espaço para trabalho.

Pretendo comprar um air (se o dinheiro der) e transformar meu macbook em um "desktop", com outro monitor, faço freela como fotógrafo e viajo bastante, preciso de um computador menor que o macbook e se for pra ter o macbook novo sem firewire, vou de air.

Mas presta atenção na diferença de desempenho entre o Macbook e o iMac, não sei como é com os modelos parelhos (último macbook e último imac) mas editar fotos em RAW no Lightroom e CS3 dá uma diferença danada (nos que citei anteriormente).

Sugiro que compra junto (ou após) o Apple Care, como viajo muito meu macbook sofre, em Março trocaram meu topcase e superdrive NA GARANTIA. Ontem trocaram o topcase novamente e a fonte (apertando o notebook na mochila o topcase acaba cedendo e quebrando).

Enfim, nessa brincadeira toda já deu o dobro do valor do Apple Care, e tenho mais 10 meses de garantia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigada pelas dicas.

Minha dúvida agora se resume ao imac 20" 2.6 GHz 2Gb e o macbook 2.4 GHz 2Gb.

Fotografo pessoas: famílias, crianças e gestantes. Faço tudo em RAW. Gosto da idéia da mobilidade, por isso ainda não troquei meu note velhinho por um desktop, mas a performance me preocupa. Hoje levo um tempão tratando fotos por causa do processamento mais lento.

Sei que o processador do imac é mais rápido, mas daria muita diferença no caso desses dois modelos?

Bom dia a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisando o fato que a grande diferença está mais no processamento gráfico do que no cache, em softwares adobe isso acaba sendo irrelevante, uma vez que Lr e PS não usam 3D pra gerenciar fotografias.

Claro que o ideal é vc dar tudo o que eles precisam, como por exemplo os 4GB de memoria RAM e só colocar no HD interno (no caso do MB) o que realmente for usar.

O grande problema das pessoas está em esperar de um produto destinado a uso doméstico, desempenho de um produto profissional. Eu trabalho com macpro e tenho um macbook pro pra uso pessoal, pra mim macbook, macmini e até o imac 2.4 é pra uso doméstico. Eles conseguem fazer o serviço? claro! Porém, pra quem trabalha com prazo e depende de desempenho/velocidade, processamento é o X da questão.

Então Rita, no seu caso, um macbook, com os 4GB de ram, um HD externo e um monitor legal, faria tranquilamente o mesmo que um imac.

Obs. Não se enganem achando que macpro não fica possuido quando vc abre o Lr, tenho um 8-core com 16GB de ram e quando abro o Lr, algum ser Adobeano entra na maquina e possui o sistema...rs

Editado por Ron
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rita, MacBook Pro é mais resistente tem construção infinitamente melhor que o MacBook e não é tão mais caro assim. O investimento vale !

Lembro que em 93 pedi ajuda a alguém e ele disse para eu comprar um Perfomance 630. Me arrependi logo nos primeiros dias, se tivesse gastado um pouco mais teria comprado um Power Macintosh. Que na comparação de um tempo depois seria um PowerBook Bronze com um iBook ( aqueles coloridinhos ), hoje seria um iMac com um Mac Pro. Sei que vc não deve nem fazer idéia do que estou falando mas vc paga pelo que vc tem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rita, aproveita a onda dos novos MacBooks/PRO e pega um MacBook PRO usado... tem um monte de gente vendendo os seus late2007 e early2008 aqui mesmo no forum, e te garanto que eles dão conta do recado perfeitamente (eu não troco o meu tão cedo). E estão mais em conta que um MB white novo.

De quebra ainda dá pra pegar o monitor que o Ron indicou, e ainda vai sair mais barato que o iMac...

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada mesmo, pessoal.

Vou pensar mais um pouquinho esse final de semana para decidir, sem me arrepender depois. Gostaria muito de poder comprar um Macbook Pro (mesmo usado), mas a grana tá realmente curta. Não tenho muito mais do que R$ 1.500,00 para usar no momento e por isso tenho que comprar parcelado e tem ainda a questão do PS, minha licença é para windows.

Bom fim de semana a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...