Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mavericks: Uso da memória e outras considerações.


Odicesar Santi

Posts Recomendados

Olá pessoal.

Meu primeiro tópico aqui pois não encontrei nada a esse respeito do recém-lançado Mavericks.

 

Vou relacionar algumas dúvidas e desde já agradeço a colaboração dos mais experientes.

 

1) Uso da memória:

Depois de reiniciar o sistema e utilizando o Monitor de Atividade eu notei que o sistema está usando aproximadamente 2 GB da memória (sem nenhum app aberto). Eu queria saber se esse valor é normal ou está muito alto.

Se eu abro o Safari com uma única aba e o Mensagens esse valor já sobe para 2,8 GB.

 

2) Boot:

Meu MacBook Pro é de 2011 e veio com o Snow Leopard. Com aquele OS ele "bootava" em 45 segundos.

Depois que fiz a atualização para o Lion o tempo de boot passou para 60 segundos.

Agora no Mavericks eu não cheguei a cronometrar mas com certeza está acima de 60 s.

Vocês notaram essa diferença?

 

3) Launchpad:

No Lion eu rolava entre as duas telas de apps do Launchpad com suavidade, usando o gesto de swipe com 2 dedos.

Agora no Mavericks eu faço o mesmo movimento e frequentemente a rolagem trava, ficando parada entre as duas telas, mostrando parte dos ícones de uma e parte da outra. Daí tenho que repetir o movimento duas, três vezes até que funcione.

Achei isso muito estranho.

 

4) Botão de power:

Trata-se mais de uma curiosidade do que uma reclamação...

No Lion o botão de power do MacBook abria uma janela com as opções: Desligar / Reiniciar / Repouso.

No Mavericks acionar o botão de power tem o mesmo efeito que a combinação shift+control+eject, isso é, desliga a tela e a retroiluminação do teclado.

Imagino que tenha um jeito de voltar à configuração anterior, através de linha de comando, pois nas opções de sistema não achei.

 

Por enquanto é isso.

Se eu achar mais alguma coisa estranha eu posto aqui.

 

No geral estou gostando bastante da atualização.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Meu primeiro tópico aqui pois não encontrei nada a esse respeito do recém-lançado Mavericks.

 

Vou relacionar algumas dúvidas e desde já agradeço a colaboração dos mais experientes.

 

1) Uso da memória:

Depois de reiniciar o sistema e utilizando o Monitor de Atividade eu notei que o sistema está usando aproximadamente 2 GB da memória (sem nenhum app aberto). Eu queria saber se esse valor é normal ou está muito alto.

Se eu abro o Safari com uma única aba e o Mensagens esse valor já sobe para 2,8 GB.

 

2) Boot:

Meu MacBook Pro é de 2011 e veio com o Snow Leopard. Com aquele OS ele "bootava" em 45 segundos.

Depois que fiz a atualização para o Lion o tempo de boot passou para 60 segundos.

Agora no Mavericks eu não cheguei a cronometrar mas com certeza está acima de 60 s.

Vocês notaram essa diferença?

 

3) Launchpad:

No Lion eu rolava entre as duas telas de apps do Launchpad com suavidade, usando o gesto de swipe com 2 dedos.

Agora no Mavericks eu faço o mesmo movimento e frequentemente a rolagem trava, ficando parada entre as duas telas, mostrando parte dos ícones de uma e parte da outra. Daí tenho que repetir o movimento duas, três vezes até que funcione.

Achei isso muito estranho.

 

4) Botão de power:

Trata-se mais de uma curiosidade do que uma reclamação...

No Lion o botão de power do MacBook abria uma janela com as opções: Desligar / Reiniciar / Repouso.

No Mavericks acionar o botão de power tem o mesmo efeito que a combinação shift+control+eject, isso é, desliga a tela e a retroiluminação do teclado.

Imagino que tenha um jeito de voltar à configuração anterior, através de linha de comando, pois nas opções de sistema não achei.

 

Por enquanto é isso.

Se eu achar mais alguma coisa estranha eu posto aqui.

 

No geral estou gostando bastante da atualização.  ;)

 

 Aqui tá rolando 2,20GB sem nenhum app aberto e 2,54GB só com o Chrome aberto. Também achei um valor bem elevado.

 

Launchpad também não rola com suavidade aqui e o botão do Power tem a mesma função que o seu.

 

Nas Preferências do Sistema ele me diz que não é possível abrir as configurações de Mail, Contatos e Calendários porque esse serviço não funciona em Mac com base Intel e as configurações do Trackpad também não abrem, mas só dá um recado dizendo que não foi possível abrir.

 

Não achei nada ainda sobre nenhum desses problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bang_a_gong

Valeu pela resposta.

 

Na verdade agora que vc falou eu nem achei aqui a opção Mail, Contatos e Calendários nas Preferências do Sistema!

Deve ter mudado de nome.

 

Aqui as opções de Trackpad abrem normalmente.

 

Acho que eles devem liberar updates em pouco tempo pra corrigir essas besteirinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bang_a_gong

Valeu pela resposta.

 

Na verdade agora que vc falou eu nem achei aqui a opção Mail, Contatos e Calendários nas Preferências do Sistema!

Deve ter mudado de nome.

 

Aqui as opções de Trackpad abrem normalmente.

 

Acho que eles devem liberar updates em pouco tempo pra corrigir essas besteirinhas.

As funções de mail mudaram para contas de internet.

 

Apertando apenas uma vez o power ele entra em sleep, como se fechasse a tampa do note.

Para ter o menu antigo agora é fn + control + power.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

4) Botão de power:

 

No Lion o botão de power do MacBook abria uma janela com as opções: Desligar / Reiniciar / Repouso.

No Mavericks acionar o botão de power tem o mesmo efeito que a combinação shift+control+eject, isso é, desliga a tela e a retroiluminação do teclado.

Imagino que tenha um jeito de voltar à configuração anterior, através de linha de comando, pois nas opções de sistema não achei.

 

 

 

Não precisa entrar com linha de comando, basta manter o botão de Desligar/Ligar pressionado até aparecer na tela a antiga janela com as opções de reinicie, sleep, desligar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu iMac 2008 desisti de usar por causa do consumo de RAM. Meu iMac só suporta 4 GB e SÓ pra rodar o Maverick lá se vão 2 GB e alguns quebrados. Se abrir o Safari então, aí dançou, vai pra 3 GB e karalhada. Não quero nem pensar se eu for usar o PhotoShop. Pra mim, sem chance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

O uso de memoria aqui no meu Macbook Pro final de 2011 está da faixa de 2GB também, assim como no ML. Vou fazer testes mais adequados para ver como se comporta o novo sistema de gerenciamento da memoria, no ML eu utilizava softwares de terceiros como o FreeMemory para ter um rendimento melhor. Acredito que no Mavericks isso não será necessário.

 

Em relação ao Boot eu não notei nada de diferente em relação ao ML.

 

O Launchpad foi a unica coisa que não me agradou até o momento, realmente ele não está fluido da umas engasgadas que incomodam muito.  


Bom dia!

O uso de memoria aqui no meu Macbook Pro final de 2011 está da faixa de 2GB também, assim como no ML. Vou fazer testes mais adequados para ver como se comporta o novo sistema de gerenciamento da memoria, no ML eu utilizava softwares de terceiros como o FreeMemory para ter um rendimento melhor. Acredito que no Mavericks isso não será necessário.

 

Em relação ao Boot eu não notei nada de diferente em relação ao ML.

 

O Launchpad foi a unica coisa que não me agradou até o momento, realmente ele não está fluido da umas engasgadas que incomodam muito.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu iMac 2008 desisti de usar por causa do consumo de RAM. Meu iMac só suporta 4 GB e SÓ pra rodar o Maverick lá se vão 2 GB e alguns quebrados. Se abrir o Safari então, aí dançou, vai pra 3 GB e karalhada. Não quero nem pensar se eu for usar o PhotoShop. Pra mim, sem chance.

 

 

Tem um detalhe: Quanto mais memória o computador tem, mais o sistema usa. Por exemplo, o Snow roda em máquina com 2Gb de RAM, segundo a Apple. Parece bastante razóavel imaginar que esses 2GB usados pelo sistema não são exclusivos e amarrados, caso contrário não seria possível abrir nenhum app. 

 

Agora, com um tanto de programas abertos, tenho usado 2,8 gb (uso o Snow). As tarefas que faço agora, eu fazia antes, quando tinha somente 2Gb instalados. 

 

Isso pode parecer um contra-senso, certo? Mas ilustra o que eu estou tentando dizer. 

Editado por ferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...e o boot na minha máquina ficou mais lento também, além de algumas engasgadas na interface no uso geral. Realmente impraticável. Eu sei que é uma máquina defasada, mas a usabilidade ficou bem ruim pra mim. Voltei pro Snow que é o último sistema operacional que funciona fluido aqui e com consumo de memória baixo. Fazer o que? É a vida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe: Quanto mais memória o computador tem, mais o sistema usa. Por exemplo, o Snow roda em máquina com 2Gb de RAM, segundo a Apple. Parece bastante razóavel imaginar que esses 2GB usados pelo sistema não são exclusivos e amarrados, caso contrário não seria possível abrir nenhum app. 

 

Agora, com um tanto de programas abertos, tenho usado 2,8 gb (uso o Snow). As tarefas que faço agora, eu fazia antes, quando tinha somente 2Gb instalados. 

 

Isso pode parecer um contra-senso, certo? Mas ilustra o que eu estou tentando dizer. 

 

Ai que tá o problema no meu caso, Ferrari, com falei, meu micro so aguenta 4 GB e eu tenho 3 GB nele. 2/3 da minha memoria fisica sao consumidos pelo Mavericks. Se eu abrir o Safari, aí já começa a utilizar a memoria virtual. Realmente soa como um contra-senso, mas testei de tudo que foi jeito e é isso mesmo...

 

Ainda se eu tivesse, sei lá, 8 GB instalado, vá lá... Mas 3 GB físicos e 2/3 consumidos SÓ pelo sistema??? Sem chance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como eu disse, a memória usada pelo sistema é muito dinâmica, acho que você não entendeu. Ele sempre usa uma margem grande da memória física disponível. Se eu instalar 8gb de RAM, o sistema irá consumir mais memória já no próximo boot.

 

Não estou discordando de você, só estou dizendo que a alocação de memória não é rigida/fixa para você achar que o OS X por consumir 2gb de memória e só sobrará nada para outros apps. Essa alocação é dinâmica

 

O que importa é se o sistema rodou liso ou não. No seu caso, você já afirmou que não. 

 

Eu tenho uma máquina igual (de 2008) e pretendo aguardar bastante por novos updates. Não curto ser um early adopter. Em geral, a gente só se ferra de começo. Vamos ver como fica e principalmente aguardar por mais testes 

Editado por ferrari
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, como eu disse, a memória usada pelo sistema é muito dinâmica, acho que você não entendeu. Ele sempre usa uma margem grande da memória física disponível. Se eu instalar 8gb de RAM, o sistema irá consumir mais memória já no próximo boot.

 

Não estou discordando de você, só estou dizendo que a alocação de memória não é rigida/fixa para você achar que o OS X por consumir 2gb de memória e só sobrará nada para outros apps. Essa alocação é dinâmica

 

O que importa é se o sistema rodou liso ou não. No seu caso, você já afirmou que não. 

 

Eu tenho uma máquina igual (de 2008) e pretendo aguardar bastante por novos updates. Não curto ser um early adopter. Em geral, a gente só se ferra de começo. Vamos ver como fica e principalmente aguardar por mais testes 

Bom, acho que agora eu saquei o que vc quis dizer na questao da memoria, Ferrari. Mas o que eu senti na pratica e que o Maverick nao rodou liso na minha maquina nao. Eu tambem detesto ser cobaia de sistema operacional recem saido do forno, ai pra isso eu tenho uma partiçaozinha no meu hd reservada pra esses "testes". Infelizmente ainda nao foi dessa vez. Voltei pra partiçao do Snow mesmo. Sem fazer benchs nem nada do tipo, da pra sacar na usabilidade que o Snow roda bem lisinho aqui. Ate o painel de  preferencias do sistema engasga qdo eu rodo o Mavericks, ai e soda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia!

O uso de memoria aqui no meu Macbook Pro final de 2011 está da faixa de 2GB também, assim como no ML. Vou fazer testes mais adequados para ver como se comporta o novo sistema de gerenciamento da memoria, no ML eu utilizava softwares de terceiros como o FreeMemory para ter um rendimento melhor. Acredito que no Mavericks isso não será necessário.

 

Em relação ao Boot eu não notei nada de diferente em relação ao ML.

 

O Launchpad foi a unica coisa que não me agradou até o momento, realmente ele não está fluido da umas engasgadas que incomodam muito.  

 

 

Memória: Bom, pelo menos fico tranquilo sabendo que o uso de 2GB é normal.

Boot: Como eu pulei do Lion direto pro Mavericks notei sim o boot mais lento. Tá levando de 70 a 80 segundos.

Launchpad: Essas engasgadas são bem chatas mesmo. Espero que corrijam logo.

 

Mas repito, no meu MacBook de 2011, no geral, o Mavericks tá ótimo!

Fiz atualização por cima do Lion mesmo. Nada de instalação limpa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Memória: Bom, pelo menos fico tranquilo sabendo que o uso de 2GB é normal.

Boot: Como eu pulei do Lion direto pro Mavericks notei sim o boot mais lento. Tá levando de 70 a 80 segundos.

Launchpad: Essas engasgadas são bem chatas mesmo. Espero que corrijam logo.

 

Mas repito, no meu MacBook de 2011, no geral, o Mavericks tá ótimo!

Fiz atualização por cima do Lion mesmo. Nada de instalação limpa.

 

Você atualizou pro Mavericks via Apple Store ou fez um clean install?

Digo isso por que quando atualizei pro ML via Store ficou um tranqueira de lento. Daí fiz um clean install e, pqp, melhorou uns 500%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Meu primeiro tópico aqui pois não encontrei nada a esse respeito do recém-lançado Mavericks.

 

Vou relacionar algumas dúvidas e desde já agradeço a colaboração dos mais experientes.

 

1) Uso da memória:

Depois de reiniciar o sistema e utilizando o Monitor de Atividade eu notei que o sistema está usando aproximadamente 2 GB da memória (sem nenhum app aberto). Eu queria saber se esse valor é normal ou está muito alto.

Se eu abro o Safari com uma única aba e o Mensagens esse valor já sobe para 2,8 GB.

 

2) Boot:

Meu MacBook Pro é de 2011 e veio com o Snow Leopard. Com aquele OS ele "bootava" em 45 segundos.

Depois que fiz a atualização para o Lion o tempo de boot passou para 60 segundos.

Agora no Mavericks eu não cheguei a cronometrar mas com certeza está acima de 60 s.

Vocês notaram essa diferença?

 

3) Launchpad:

No Lion eu rolava entre as duas telas de apps do Launchpad com suavidade, usando o gesto de swipe com 2 dedos.

Agora no Mavericks eu faço o mesmo movimento e frequentemente a rolagem trava, ficando parada entre as duas telas, mostrando parte dos ícones de uma e parte da outra. Daí tenho que repetir o movimento duas, três vezes até que funcione.

Achei isso muito estranho.

 

4) Botão de power:

Trata-se mais de uma curiosidade do que uma reclamação...

No Lion o botão de power do MacBook abria uma janela com as opções: Desligar / Reiniciar / Repouso.

No Mavericks acionar o botão de power tem o mesmo efeito que a combinação shift+control+eject, isso é, desliga a tela e a retroiluminação do teclado.

Imagino que tenha um jeito de voltar à configuração anterior, através de linha de comando, pois nas opções de sistema não achei.

 

Por enquanto é isso.

Se eu achar mais alguma coisa estranha eu posto aqui.

 

No geral estou gostando bastante da atualização.  ;)

 

No meu MacBook White Unibody 2011 que veio com o Snow Leopard - 2GB de RAM e atualizei para 4GB. Para quem estava acostumado como Windows, achei  rápido o boot, depois instalei o Mountain Lion e ficou com uma demora de 15 minutos, isso mesmo que estão lendo, 15 minutos para aparecer a tela principal(mesa)! :angry:  Fiz um post sobre esse fato e me indicaram a instalar do zero o ML ou retornar ao SL, Mas como não desisto na primeira luta,esperei e anteontem após a instalação do OS X Mavericks, ficou em 2 minutos, estou super feliz! Não vou retornar nel ao ML como o SL,  ficarei com o Mavericks. :D

Editado por Mundo MacBook
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...